ACIDENTES MOTOCICLETA-CARRO: UM ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NO TRÂNSITO EM GOIÂNIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Cintia Campos
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1895
Resumo: Este trabalho objetivou compreender os acidentes de trânsito envolvendo motocicletas e carros, a partir de um modelo psicossocial de estudo do trânsito. Assim, buscou-se conhecer o sistema representacional que orienta e justifica as práticas de condução de motociclistas e motoristas. Para tal, na operacionalização das representações a serem estudadas, optou-se por considerar a representação social do contexto trânsito, da tarefa dirigir, dos outros motoristas, das causas dos acidentes de trânsito, dos responsáveis pelos acidentes de trânsito e as justificativas comportamentais acerca dos acidentes de trânsito. Para conhecer as representações desses grupos, realizou-se uma pesquisa orientada metodologicamente pela teoria das Representações Sociais. Desenvolveu-se inicialmente um primeiro estudo que constou de uma pesquisa documental, em que foram coletados dados acerca de duzentos acidentes de trânsito, em boletins de ocorrência e acidentes de trânsito realizados pela Polícia Militar e encaminhados ao Detran de Goiás. Com base nesse primeiro estudo, desenvolveu-se o segundo, composto de dois grupos, o grupo dos motociclistas e o grupo dos motoristas. No primeiro grupo, foi aplicado um questionário em cem motociclistas e, no segundo grupo, foi aplicado um questionário em cem motoristas da cidade de Goiânia, com o objetivo de conhecer as representações sociais dos respectivos grupos. Tomados em conjunto, os resultados indicaram que ambos os grupos, apresentaram uma representação negativa do contexto trânsito, porém no grupo dos motociclistas, o elemento principal foi perigo e no grupo dos motoristas foi o elemento caos. A representação da tarefa dirigir no grupo dos motociclistas foi uma representação negativa, ou seja, estes reconheceram maior perigo em dirigir motocicleta. Em contrapartida, no grupo dos motoristas apareceu uma representação idealizada da tarefa dirigir. A representação dos outros motoristas foi uma representação negativa nos respectivos grupos. No que se refere às causas dos acidentes de trânsito, tanto no grupo dos motociclistas, quanto no grupo dos motoristas as principais causas foram a desatenção, a imprudência e o desrespeito às leis de trânsito. Na representação dos responsáveis pelos acidentes de trânsito e nas justificativas, percebeu-se que não houveram diferenças significativas entre os dois grupos acerca das atribuições dos responsáveis e nem das justificativas, porém é importante ressaltar que face a um cenário ambíguo, tanto motociclistas, quanto motoristas atribuíram maior culpa aos motociclistas, o que é contrário aos resultados apresentados no estudo um.
id PUC_GO_437b4f515b3d684bd6876af4d45451b3
oai_identifier_str oai:ambar:tede/1895
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling ACIDENTES MOTOCICLETA-CARRO: UM ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NO TRÂNSITO EM GOIÂNIAacidentes de trânsitomotociclistasmotoristasrepresentações sociaistraffic accidentsmotorbykerscar driverssocial representationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAEste trabalho objetivou compreender os acidentes de trânsito envolvendo motocicletas e carros, a partir de um modelo psicossocial de estudo do trânsito. Assim, buscou-se conhecer o sistema representacional que orienta e justifica as práticas de condução de motociclistas e motoristas. Para tal, na operacionalização das representações a serem estudadas, optou-se por considerar a representação social do contexto trânsito, da tarefa dirigir, dos outros motoristas, das causas dos acidentes de trânsito, dos responsáveis pelos acidentes de trânsito e as justificativas comportamentais acerca dos acidentes de trânsito. Para conhecer as representações desses grupos, realizou-se uma pesquisa orientada metodologicamente pela teoria das Representações Sociais. Desenvolveu-se inicialmente um primeiro estudo que constou de uma pesquisa documental, em que foram coletados dados acerca de duzentos acidentes de trânsito, em boletins de ocorrência e acidentes de trânsito realizados pela Polícia Militar e encaminhados ao Detran de Goiás. Com base nesse primeiro estudo, desenvolveu-se o segundo, composto de dois grupos, o grupo dos motociclistas e o grupo dos motoristas. No primeiro grupo, foi aplicado um questionário em cem motociclistas e, no segundo grupo, foi aplicado um questionário em cem motoristas da cidade de Goiânia, com o objetivo de conhecer as representações sociais dos respectivos grupos. Tomados em conjunto, os resultados indicaram que ambos os grupos, apresentaram uma representação negativa do contexto trânsito, porém no grupo dos motociclistas, o elemento principal foi perigo e no grupo dos motoristas foi o elemento caos. A representação da tarefa dirigir no grupo dos motociclistas foi uma representação negativa, ou seja, estes reconheceram maior perigo em dirigir motocicleta. Em contrapartida, no grupo dos motoristas apareceu uma representação idealizada da tarefa dirigir. A representação dos outros motoristas foi uma representação negativa nos respectivos grupos. No que se refere às causas dos acidentes de trânsito, tanto no grupo dos motociclistas, quanto no grupo dos motoristas as principais causas foram a desatenção, a imprudência e o desrespeito às leis de trânsito. Na representação dos responsáveis pelos acidentes de trânsito e nas justificativas, percebeu-se que não houveram diferenças significativas entre os dois grupos acerca das atribuições dos responsáveis e nem das justificativas, porém é importante ressaltar que face a um cenário ambíguo, tanto motociclistas, quanto motoristas atribuíram maior culpa aos motociclistas, o que é contrário aos resultados apresentados no estudo um.This work intends to understand traffic accidents involving motorbikes and cars, from a psychosocial model study of traffic. Thus, we have tried to know the representative system which orients and justifies the practices of driving in motorbykers and car drivers. Therefore, in the process of these representations to be studied we have opted to consider the social representation of the traffic context of the chore of driving, of other drivers, of the causes of the traffic accidents, of the culprits for traffic accidents, and to the behavioral excuses about traffic accidents. To know the representation of these groups, we have performed a methodological research based on the Social Representation Theory. Initially, a first study has been carried out, which consisted on a data research, in which data from about two hundred traffic accidents in Goiânia, reported by the Military Police and filed in Detran of Goiás, have been collected. Based on this first study, the second has been carried out, which is composed by two groups, the group of the motorbykers, and the group of the car drivers. To the first group a questionnaire has been employed on one hundred motorbykers and, to the second group, we have employed a questionnaire to one hundred car drivers in the city of Goiânia, targeting to find out the social representation of the group in question. Taken as a whole, the results have indicated that both groups have presented a negative representation of the traffic context, although, in the group of the motorbykers the main element has been the danger, and in the group of car drivers, it has been the element chaos. The representation of the task of driving, in the group of motorbykers has been a negative representation; in other words, these have acknowledged a greater danger in driving a motorcycle. On the other hand, in the group of car drives, has arisen an idealized representation of the task of driving. The representation of the other the car drivers has been a negative representation in the respective groups, both in the motorbykers group and the car driver one, and the main causes have been the inattentiveness, carelessness, and disobedience of the traffic law. In the representation of the responsibles for traffic accidents and in the given excuses there have not been significative differences as the culprits in both groups; both the car driver group and the motorbykers one assigned more blame to the motorbykers, which contradicts the results presented in study one.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em PsicologiaCampos, Pedro Humberto FariaTodorov, João Cláudiohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783554U5Rozestraten, Reinier Johannes Antoniushttp://lattes.cnpq.br/3626758444413841Ferreira, Cintia Campos2016-07-27T14:20:48Z2015-02-062006-03-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFERREIRA, Cintia Campos. ACIDENTES MOTOCICLETA-CARRO: UM ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NO TRÂNSITO EM GOIÂNIA. 2006. 169 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2006.http://localhost:8080/tede/handle/tede/1895porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2025-01-14T13:39:16Zoai:ambar:tede/1895Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932025-01-14T13:39:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv ACIDENTES MOTOCICLETA-CARRO: UM ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NO TRÂNSITO EM GOIÂNIA
title ACIDENTES MOTOCICLETA-CARRO: UM ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NO TRÂNSITO EM GOIÂNIA
spellingShingle ACIDENTES MOTOCICLETA-CARRO: UM ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NO TRÂNSITO EM GOIÂNIA
Ferreira, Cintia Campos
acidentes de trânsito
motociclistas
motoristas
representações sociais
traffic accidents
motorbykers
car drivers
social representation
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
title_short ACIDENTES MOTOCICLETA-CARRO: UM ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NO TRÂNSITO EM GOIÂNIA
title_full ACIDENTES MOTOCICLETA-CARRO: UM ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NO TRÂNSITO EM GOIÂNIA
title_fullStr ACIDENTES MOTOCICLETA-CARRO: UM ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NO TRÂNSITO EM GOIÂNIA
title_full_unstemmed ACIDENTES MOTOCICLETA-CARRO: UM ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NO TRÂNSITO EM GOIÂNIA
title_sort ACIDENTES MOTOCICLETA-CARRO: UM ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NO TRÂNSITO EM GOIÂNIA
author Ferreira, Cintia Campos
author_facet Ferreira, Cintia Campos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Campos, Pedro Humberto Faria
Todorov, João Cláudio
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783554U5
Rozestraten, Reinier Johannes Antonius
http://lattes.cnpq.br/3626758444413841
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Cintia Campos
dc.subject.por.fl_str_mv acidentes de trânsito
motociclistas
motoristas
representações sociais
traffic accidents
motorbykers
car drivers
social representation
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
topic acidentes de trânsito
motociclistas
motoristas
representações sociais
traffic accidents
motorbykers
car drivers
social representation
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
description Este trabalho objetivou compreender os acidentes de trânsito envolvendo motocicletas e carros, a partir de um modelo psicossocial de estudo do trânsito. Assim, buscou-se conhecer o sistema representacional que orienta e justifica as práticas de condução de motociclistas e motoristas. Para tal, na operacionalização das representações a serem estudadas, optou-se por considerar a representação social do contexto trânsito, da tarefa dirigir, dos outros motoristas, das causas dos acidentes de trânsito, dos responsáveis pelos acidentes de trânsito e as justificativas comportamentais acerca dos acidentes de trânsito. Para conhecer as representações desses grupos, realizou-se uma pesquisa orientada metodologicamente pela teoria das Representações Sociais. Desenvolveu-se inicialmente um primeiro estudo que constou de uma pesquisa documental, em que foram coletados dados acerca de duzentos acidentes de trânsito, em boletins de ocorrência e acidentes de trânsito realizados pela Polícia Militar e encaminhados ao Detran de Goiás. Com base nesse primeiro estudo, desenvolveu-se o segundo, composto de dois grupos, o grupo dos motociclistas e o grupo dos motoristas. No primeiro grupo, foi aplicado um questionário em cem motociclistas e, no segundo grupo, foi aplicado um questionário em cem motoristas da cidade de Goiânia, com o objetivo de conhecer as representações sociais dos respectivos grupos. Tomados em conjunto, os resultados indicaram que ambos os grupos, apresentaram uma representação negativa do contexto trânsito, porém no grupo dos motociclistas, o elemento principal foi perigo e no grupo dos motoristas foi o elemento caos. A representação da tarefa dirigir no grupo dos motociclistas foi uma representação negativa, ou seja, estes reconheceram maior perigo em dirigir motocicleta. Em contrapartida, no grupo dos motoristas apareceu uma representação idealizada da tarefa dirigir. A representação dos outros motoristas foi uma representação negativa nos respectivos grupos. No que se refere às causas dos acidentes de trânsito, tanto no grupo dos motociclistas, quanto no grupo dos motoristas as principais causas foram a desatenção, a imprudência e o desrespeito às leis de trânsito. Na representação dos responsáveis pelos acidentes de trânsito e nas justificativas, percebeu-se que não houveram diferenças significativas entre os dois grupos acerca das atribuições dos responsáveis e nem das justificativas, porém é importante ressaltar que face a um cenário ambíguo, tanto motociclistas, quanto motoristas atribuíram maior culpa aos motociclistas, o que é contrário aos resultados apresentados no estudo um.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-03-31
2015-02-06
2016-07-27T14:20:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERREIRA, Cintia Campos. ACIDENTES MOTOCICLETA-CARRO: UM ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NO TRÂNSITO EM GOIÂNIA. 2006. 169 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2006.
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1895
identifier_str_mv FERREIRA, Cintia Campos. ACIDENTES MOTOCICLETA-CARRO: UM ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NO TRÂNSITO EM GOIÂNIA. 2006. 169 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2006.
url http://localhost:8080/tede/handle/tede/1895
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1822793505997586432