Violência em adolescentes : avaliação de um programa de intervenção da psicologia positiva na cidade de Goiânia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4894 |
Resumo: | A Psicologia Positiva, nos últimos anos, tem sido estudada e estruturada por meio de instrumentos e intervenções com diversos públicos e contextos (crianças, adolescentes e adultos), com a finalidade de promover saúde, bem-estar, qualidade de vida e felicidade. Estudos e noticiários apresentam dados que demonstram a necessidade de intervenções dessa ordem no ambiente escolar, local em que os adolescentes passam grande parte de seu tempo e que tem vivenciado situações de violência. O presente estudo foi resultado e conclusão do curso de Mestrado em Psicologia, realizado no programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, na linha de pesquisa Saúde: Processos, Avaliação e Intervenção. Este trabalho teve como objetivo fazer um levantamento na literatura do que tem sido produzido sobre intervenções baseadas na psicologia positiva para adolescentes, além de avaliar um programa de intervenção para tal público. Esta investigação originou-se da necessidade de material sobre o tema e também da validação de programas de intervenção para a população adolescente no contexto escolar. Para cumprir o objetivo a dissertação foi organizada em dois capítulos, sendo o primeiro intitulado “Intervenção da Psicologia Positiva em adolescentes: Revisão Sistemática da Literatura”, que tem como finalidade levantar, na literatura dos últimos vinte anos, artigos relacionados com a adolescência, a intervenção psicológica e a psicologia positiva, com a intenção de verificar o que está sendo produzido sobre o assunto. No segundo capítulo, “Intervenção Psicológica Positiva: Um estudo de eficácia”, busca-se avaliar um programa de intervenção para adolescentes baseado na psicologia positiva. Por meio dos resultados encontrados, pode- se fomentar a discussão sobre o tema, bem com contribuir para que haja mais programas e ações voltadas para a promoção de saúde e a prevenção de violências dos adolescentes, considerando as especificidades vivenciadas por eles nessa etapa do desenvolvimento humano |
id |
PUC_GO_4709991b0ebd917e1dcbcdd2055f234e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ambar:tede/4894 |
network_acronym_str |
PUC_GO |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository_id_str |
6593 |
spelling |
Violência em adolescentes : avaliação de um programa de intervenção da psicologia positiva na cidade de GoiâniaIntervenção psicológicaAdolescênciaPsicologia positivaPsychological interventionAdolescencePositive psychologyCiências HumanasPsicologiaA Psicologia Positiva, nos últimos anos, tem sido estudada e estruturada por meio de instrumentos e intervenções com diversos públicos e contextos (crianças, adolescentes e adultos), com a finalidade de promover saúde, bem-estar, qualidade de vida e felicidade. Estudos e noticiários apresentam dados que demonstram a necessidade de intervenções dessa ordem no ambiente escolar, local em que os adolescentes passam grande parte de seu tempo e que tem vivenciado situações de violência. O presente estudo foi resultado e conclusão do curso de Mestrado em Psicologia, realizado no programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, na linha de pesquisa Saúde: Processos, Avaliação e Intervenção. Este trabalho teve como objetivo fazer um levantamento na literatura do que tem sido produzido sobre intervenções baseadas na psicologia positiva para adolescentes, além de avaliar um programa de intervenção para tal público. Esta investigação originou-se da necessidade de material sobre o tema e também da validação de programas de intervenção para a população adolescente no contexto escolar. Para cumprir o objetivo a dissertação foi organizada em dois capítulos, sendo o primeiro intitulado “Intervenção da Psicologia Positiva em adolescentes: Revisão Sistemática da Literatura”, que tem como finalidade levantar, na literatura dos últimos vinte anos, artigos relacionados com a adolescência, a intervenção psicológica e a psicologia positiva, com a intenção de verificar o que está sendo produzido sobre o assunto. No segundo capítulo, “Intervenção Psicológica Positiva: Um estudo de eficácia”, busca-se avaliar um programa de intervenção para adolescentes baseado na psicologia positiva. Por meio dos resultados encontrados, pode- se fomentar a discussão sobre o tema, bem com contribuir para que haja mais programas e ações voltadas para a promoção de saúde e a prevenção de violências dos adolescentes, considerando as especificidades vivenciadas por eles nessa etapa do desenvolvimento humanoPositive Psychology, in recent years, has been studied and structured through instruments and interventions with various audiences and contexts (children, adolescents and adults), with the purpose of promoting health, well-being, quality of life and happiness. Studies and news reports present data that demonstrate the need for such interventions in the school environment, where adolescents spend most of their time and who have experienced situations of violence. This study was the result and conclusion of the Master's degree course in Psychology, held in the Stricto Sensu Graduate Program of the Pontifical Catholic University of Goiás, in the research line Health: Processes, Evaluation and Intervention. This work aimed to make a literature review of what has been produced about interventions based on positive psychology for adolescents, and evaluate an intervention program for such audience. This research originated from the need for material on the subject and also from the validation of intervention programs for the adolescent population in the school context. To fulfill the objective, the dissertation was organized in two chapters, the first one entitled “Positive Psychology Intervention in Adolescents: Systematic Literature Review”, which aims to raise, in the literature of the last twenty years, articles related to adolescence, the psychological intervention and positive psychology, with the intention of verifying what is being produced on the subject. In the second chapter, “Positive Psychological Intervention: An Efficacy Study”, we seek to evaluate an intervention program for adolescents based on positive psychology. Through the results found, it is possible to foster discussion on the theme, as well as contribute to more programs and actions aimed at health promotion and prevention of violence by adolescents, considering the specificities experienced by them in this stage of development. humanPontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Ciências Sociais e da SaúdeBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em PsicologiaZanini, Daniela Sacramentohttp://lattes.cnpq.br/8399407321735975Ferreira, Cintia Braghetohttp://lattes.cnpq.br/5727264135148838Campos, Daniela Cristinahttp://lattes.cnpq.br/4212242129073874Ávila, Raissa Ferreira2023-07-14T11:35:03Z2019-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfÁvila, Raissa Ferreira. Violência em adolescentes: avaliação de um programa de intervenção da psicologia positiva na cidade de Goiânia. 2019. 73 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) -- Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2019.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4894porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2023-07-15T04:00:32Zoai:ambar:tede/4894Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932023-07-15T04:00:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Violência em adolescentes : avaliação de um programa de intervenção da psicologia positiva na cidade de Goiânia |
title |
Violência em adolescentes : avaliação de um programa de intervenção da psicologia positiva na cidade de Goiânia |
spellingShingle |
Violência em adolescentes : avaliação de um programa de intervenção da psicologia positiva na cidade de Goiânia Ávila, Raissa Ferreira Intervenção psicológica Adolescência Psicologia positiva Psychological intervention Adolescence Positive psychology Ciências Humanas Psicologia |
title_short |
Violência em adolescentes : avaliação de um programa de intervenção da psicologia positiva na cidade de Goiânia |
title_full |
Violência em adolescentes : avaliação de um programa de intervenção da psicologia positiva na cidade de Goiânia |
title_fullStr |
Violência em adolescentes : avaliação de um programa de intervenção da psicologia positiva na cidade de Goiânia |
title_full_unstemmed |
Violência em adolescentes : avaliação de um programa de intervenção da psicologia positiva na cidade de Goiânia |
title_sort |
Violência em adolescentes : avaliação de um programa de intervenção da psicologia positiva na cidade de Goiânia |
author |
Ávila, Raissa Ferreira |
author_facet |
Ávila, Raissa Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Zanini, Daniela Sacramento http://lattes.cnpq.br/8399407321735975 Ferreira, Cintia Bragheto http://lattes.cnpq.br/5727264135148838 Campos, Daniela Cristina http://lattes.cnpq.br/4212242129073874 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ávila, Raissa Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Intervenção psicológica Adolescência Psicologia positiva Psychological intervention Adolescence Positive psychology Ciências Humanas Psicologia |
topic |
Intervenção psicológica Adolescência Psicologia positiva Psychological intervention Adolescence Positive psychology Ciências Humanas Psicologia |
description |
A Psicologia Positiva, nos últimos anos, tem sido estudada e estruturada por meio de instrumentos e intervenções com diversos públicos e contextos (crianças, adolescentes e adultos), com a finalidade de promover saúde, bem-estar, qualidade de vida e felicidade. Estudos e noticiários apresentam dados que demonstram a necessidade de intervenções dessa ordem no ambiente escolar, local em que os adolescentes passam grande parte de seu tempo e que tem vivenciado situações de violência. O presente estudo foi resultado e conclusão do curso de Mestrado em Psicologia, realizado no programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, na linha de pesquisa Saúde: Processos, Avaliação e Intervenção. Este trabalho teve como objetivo fazer um levantamento na literatura do que tem sido produzido sobre intervenções baseadas na psicologia positiva para adolescentes, além de avaliar um programa de intervenção para tal público. Esta investigação originou-se da necessidade de material sobre o tema e também da validação de programas de intervenção para a população adolescente no contexto escolar. Para cumprir o objetivo a dissertação foi organizada em dois capítulos, sendo o primeiro intitulado “Intervenção da Psicologia Positiva em adolescentes: Revisão Sistemática da Literatura”, que tem como finalidade levantar, na literatura dos últimos vinte anos, artigos relacionados com a adolescência, a intervenção psicológica e a psicologia positiva, com a intenção de verificar o que está sendo produzido sobre o assunto. No segundo capítulo, “Intervenção Psicológica Positiva: Um estudo de eficácia”, busca-se avaliar um programa de intervenção para adolescentes baseado na psicologia positiva. Por meio dos resultados encontrados, pode- se fomentar a discussão sobre o tema, bem com contribuir para que haja mais programas e ações voltadas para a promoção de saúde e a prevenção de violências dos adolescentes, considerando as especificidades vivenciadas por eles nessa etapa do desenvolvimento humano |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-10 2023-07-14T11:35:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Ávila, Raissa Ferreira. Violência em adolescentes: avaliação de um programa de intervenção da psicologia positiva na cidade de Goiânia. 2019. 73 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) -- Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2019. http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4894 |
identifier_str_mv |
Ávila, Raissa Ferreira. Violência em adolescentes: avaliação de um programa de intervenção da psicologia positiva na cidade de Goiânia. 2019. 73 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) -- Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2019. |
url |
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4894 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Escola de Ciências Sociais e da Saúde Brasil PUC Goiás Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Escola de Ciências Sociais e da Saúde Brasil PUC Goiás Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br |
_version_ |
1809202274688303104 |