Violência em adolescentes : avaliação de um programa de intervenção da psicologia positiva na cidade de Goiânia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ávila, Raissa Ferreira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4894
Resumo: A Psicologia Positiva, nos últimos anos, tem sido estudada e estruturada por meio de instrumentos e intervenções com diversos públicos e contextos (crianças, adolescentes e adultos), com a finalidade de promover saúde, bem-estar, qualidade de vida e felicidade. Estudos e noticiários apresentam dados que demonstram a necessidade de intervenções dessa ordem no ambiente escolar, local em que os adolescentes passam grande parte de seu tempo e que tem vivenciado situações de violência. O presente estudo foi resultado e conclusão do curso de Mestrado em Psicologia, realizado no programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, na linha de pesquisa Saúde: Processos, Avaliação e Intervenção. Este trabalho teve como objetivo fazer um levantamento na literatura do que tem sido produzido sobre intervenções baseadas na psicologia positiva para adolescentes, além de avaliar um programa de intervenção para tal público. Esta investigação originou-se da necessidade de material sobre o tema e também da validação de programas de intervenção para a população adolescente no contexto escolar. Para cumprir o objetivo a dissertação foi organizada em dois capítulos, sendo o primeiro intitulado “Intervenção da Psicologia Positiva em adolescentes: Revisão Sistemática da Literatura”, que tem como finalidade levantar, na literatura dos últimos vinte anos, artigos relacionados com a adolescência, a intervenção psicológica e a psicologia positiva, com a intenção de verificar o que está sendo produzido sobre o assunto. No segundo capítulo, “Intervenção Psicológica Positiva: Um estudo de eficácia”, busca-se avaliar um programa de intervenção para adolescentes baseado na psicologia positiva. Por meio dos resultados encontrados, pode- se fomentar a discussão sobre o tema, bem com contribuir para que haja mais programas e ações voltadas para a promoção de saúde e a prevenção de violências dos adolescentes, considerando as especificidades vivenciadas por eles nessa etapa do desenvolvimento humano
id PUC_GO_4709991b0ebd917e1dcbcdd2055f234e
oai_identifier_str oai:ambar:tede/4894
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling Violência em adolescentes : avaliação de um programa de intervenção da psicologia positiva na cidade de GoiâniaIntervenção psicológicaAdolescênciaPsicologia positivaPsychological interventionAdolescencePositive psychologyCiências HumanasPsicologiaA Psicologia Positiva, nos últimos anos, tem sido estudada e estruturada por meio de instrumentos e intervenções com diversos públicos e contextos (crianças, adolescentes e adultos), com a finalidade de promover saúde, bem-estar, qualidade de vida e felicidade. Estudos e noticiários apresentam dados que demonstram a necessidade de intervenções dessa ordem no ambiente escolar, local em que os adolescentes passam grande parte de seu tempo e que tem vivenciado situações de violência. O presente estudo foi resultado e conclusão do curso de Mestrado em Psicologia, realizado no programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, na linha de pesquisa Saúde: Processos, Avaliação e Intervenção. Este trabalho teve como objetivo fazer um levantamento na literatura do que tem sido produzido sobre intervenções baseadas na psicologia positiva para adolescentes, além de avaliar um programa de intervenção para tal público. Esta investigação originou-se da necessidade de material sobre o tema e também da validação de programas de intervenção para a população adolescente no contexto escolar. Para cumprir o objetivo a dissertação foi organizada em dois capítulos, sendo o primeiro intitulado “Intervenção da Psicologia Positiva em adolescentes: Revisão Sistemática da Literatura”, que tem como finalidade levantar, na literatura dos últimos vinte anos, artigos relacionados com a adolescência, a intervenção psicológica e a psicologia positiva, com a intenção de verificar o que está sendo produzido sobre o assunto. No segundo capítulo, “Intervenção Psicológica Positiva: Um estudo de eficácia”, busca-se avaliar um programa de intervenção para adolescentes baseado na psicologia positiva. Por meio dos resultados encontrados, pode- se fomentar a discussão sobre o tema, bem com contribuir para que haja mais programas e ações voltadas para a promoção de saúde e a prevenção de violências dos adolescentes, considerando as especificidades vivenciadas por eles nessa etapa do desenvolvimento humanoPositive Psychology, in recent years, has been studied and structured through instruments and interventions with various audiences and contexts (children, adolescents and adults), with the purpose of promoting health, well-being, quality of life and happiness. Studies and news reports present data that demonstrate the need for such interventions in the school environment, where adolescents spend most of their time and who have experienced situations of violence. This study was the result and conclusion of the Master's degree course in Psychology, held in the Stricto Sensu Graduate Program of the Pontifical Catholic University of Goiás, in the research line Health: Processes, Evaluation and Intervention. This work aimed to make a literature review of what has been produced about interventions based on positive psychology for adolescents, and evaluate an intervention program for such audience. This research originated from the need for material on the subject and also from the validation of intervention programs for the adolescent population in the school context. To fulfill the objective, the dissertation was organized in two chapters, the first one entitled “Positive Psychology Intervention in Adolescents: Systematic Literature Review”, which aims to raise, in the literature of the last twenty years, articles related to adolescence, the psychological intervention and positive psychology, with the intention of verifying what is being produced on the subject. In the second chapter, “Positive Psychological Intervention: An Efficacy Study”, we seek to evaluate an intervention program for adolescents based on positive psychology. Through the results found, it is possible to foster discussion on the theme, as well as contribute to more programs and actions aimed at health promotion and prevention of violence by adolescents, considering the specificities experienced by them in this stage of development. humanPontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Ciências Sociais e da SaúdeBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em PsicologiaZanini, Daniela Sacramentohttp://lattes.cnpq.br/8399407321735975Ferreira, Cintia Braghetohttp://lattes.cnpq.br/5727264135148838Campos, Daniela Cristinahttp://lattes.cnpq.br/4212242129073874Ávila, Raissa Ferreira2023-07-14T11:35:03Z2019-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfÁvila, Raissa Ferreira. Violência em adolescentes: avaliação de um programa de intervenção da psicologia positiva na cidade de Goiânia. 2019. 73 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) -- Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2019.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4894porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2023-07-15T04:00:32Zoai:ambar:tede/4894Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932023-07-15T04:00:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv Violência em adolescentes : avaliação de um programa de intervenção da psicologia positiva na cidade de Goiânia
title Violência em adolescentes : avaliação de um programa de intervenção da psicologia positiva na cidade de Goiânia
spellingShingle Violência em adolescentes : avaliação de um programa de intervenção da psicologia positiva na cidade de Goiânia
Ávila, Raissa Ferreira
Intervenção psicológica
Adolescência
Psicologia positiva
Psychological intervention
Adolescence
Positive psychology
Ciências Humanas
Psicologia
title_short Violência em adolescentes : avaliação de um programa de intervenção da psicologia positiva na cidade de Goiânia
title_full Violência em adolescentes : avaliação de um programa de intervenção da psicologia positiva na cidade de Goiânia
title_fullStr Violência em adolescentes : avaliação de um programa de intervenção da psicologia positiva na cidade de Goiânia
title_full_unstemmed Violência em adolescentes : avaliação de um programa de intervenção da psicologia positiva na cidade de Goiânia
title_sort Violência em adolescentes : avaliação de um programa de intervenção da psicologia positiva na cidade de Goiânia
author Ávila, Raissa Ferreira
author_facet Ávila, Raissa Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zanini, Daniela Sacramento
http://lattes.cnpq.br/8399407321735975
Ferreira, Cintia Bragheto
http://lattes.cnpq.br/5727264135148838
Campos, Daniela Cristina
http://lattes.cnpq.br/4212242129073874
dc.contributor.author.fl_str_mv Ávila, Raissa Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Intervenção psicológica
Adolescência
Psicologia positiva
Psychological intervention
Adolescence
Positive psychology
Ciências Humanas
Psicologia
topic Intervenção psicológica
Adolescência
Psicologia positiva
Psychological intervention
Adolescence
Positive psychology
Ciências Humanas
Psicologia
description A Psicologia Positiva, nos últimos anos, tem sido estudada e estruturada por meio de instrumentos e intervenções com diversos públicos e contextos (crianças, adolescentes e adultos), com a finalidade de promover saúde, bem-estar, qualidade de vida e felicidade. Estudos e noticiários apresentam dados que demonstram a necessidade de intervenções dessa ordem no ambiente escolar, local em que os adolescentes passam grande parte de seu tempo e que tem vivenciado situações de violência. O presente estudo foi resultado e conclusão do curso de Mestrado em Psicologia, realizado no programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, na linha de pesquisa Saúde: Processos, Avaliação e Intervenção. Este trabalho teve como objetivo fazer um levantamento na literatura do que tem sido produzido sobre intervenções baseadas na psicologia positiva para adolescentes, além de avaliar um programa de intervenção para tal público. Esta investigação originou-se da necessidade de material sobre o tema e também da validação de programas de intervenção para a população adolescente no contexto escolar. Para cumprir o objetivo a dissertação foi organizada em dois capítulos, sendo o primeiro intitulado “Intervenção da Psicologia Positiva em adolescentes: Revisão Sistemática da Literatura”, que tem como finalidade levantar, na literatura dos últimos vinte anos, artigos relacionados com a adolescência, a intervenção psicológica e a psicologia positiva, com a intenção de verificar o que está sendo produzido sobre o assunto. No segundo capítulo, “Intervenção Psicológica Positiva: Um estudo de eficácia”, busca-se avaliar um programa de intervenção para adolescentes baseado na psicologia positiva. Por meio dos resultados encontrados, pode- se fomentar a discussão sobre o tema, bem com contribuir para que haja mais programas e ações voltadas para a promoção de saúde e a prevenção de violências dos adolescentes, considerando as especificidades vivenciadas por eles nessa etapa do desenvolvimento humano
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-10
2023-07-14T11:35:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Ávila, Raissa Ferreira. Violência em adolescentes: avaliação de um programa de intervenção da psicologia positiva na cidade de Goiânia. 2019. 73 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) -- Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2019.
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4894
identifier_str_mv Ávila, Raissa Ferreira. Violência em adolescentes: avaliação de um programa de intervenção da psicologia positiva na cidade de Goiânia. 2019. 73 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) -- Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2019.
url http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4894
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1809202274688303104