Desenvolvimento e implementação do programa de intervenção “Desafio:+de Ti!”
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/55677 |
Resumo: | Dissertação de mestrado integrado em Psicologia |
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Desenvolvimento e implementação do programa de intervenção “Desafio:+de Ti!”AdolescênciaIntervenções psicológicas positivasDesenvolvimento positivoPsicologia clínicaAdolescencePositive psychological interventionsPositive developmentClinical psychologyCiências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado integrado em PsicologiaEste estudo de caso pretendeu contribuir para o conhecimento acerca de programas de intervenção com vista ao desenvolvimento positivo em amostras clínicas de adolescentes. Com base no programa “Desafio: Ser+”, foi construído o programa “Desafio:+de Ti!”, para uma aplicação individual e em contexto clínico. Assim, o programa foi implementado no final de um processo terapêutico principal (terapia cognitivo-comportamental), a dois participantes de 11 e 13 anos, ambos do sexo masculino. Com a implementação, pretendeu-se testar a adequação do programa, tendo sido explorados possíveis efeitos a nível de dimensões relacionadas com desenvolvimento positivo e de dimensões relacionadas com sintomatologia. Ademais, foram exploradas as apreciações dos participantes relativamente ao programa. Os resultados demonstraram que, no geral, houve uma tendência de aumento nos índices de dimensões relacionadas com o desenvolvimento positivo e uma tendência de decréscimo nos índices das dimensões relacionadas com sintomatologia, após aplicação do programa. Além disso, os participantes avaliaram o programa de forma bastante positiva. Em suma, os resultados reforçam a importância de integração de intervenções positivas na prática clínica, apoiando a perspetiva holística de que, além do alívio do sofrimento, é necessária a promoção de fatores positivos, com vista ao alcance da saúde mental plena na adolescência.This case study aimed to contribute to a greater knowledge about intervention programs that promote positive development in clinical samples of adolescents. Based on the “Challenge: to be+” program, “Challenge:+from You!” program was created, in order to be applied individually and in clinical context. Therefore, the program was implemented after a main therapeutic process (cognitive-behavioral therapy). The two male participants were 11 and 13 years old. The purpose of the implementation was to test the adequacy of the program, by exploring possible effects regarding dimensions related to positive development and dimensions related to symptomatology. Moreover, participants appreciations about the program were explored. In general, the results showed that there was an increasing tendency concerning positive development dimensions and a decreasing tendency concerning symptomatology dimensions, after the program implementation. Furthermore, participants had a positive assessment of the program. In short, findings reinforce the importance of integrating positive interventions into clinical practice. They also support the holistic perspective that to achieve full mental health in adolescence, besides relieving suffering, it is necessary to promote positive factors.Freire, TeresaUniversidade do MinhoRibeiro, Marta Ribas Vilas Boas20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/55677por201952041info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:59:18Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/55677Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:49:05.365508Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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