FORMAÇÃO DO PEDAGOGO DOCENTE: Balanço de Dissertações e Teses (2008-2010)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Danuza Janne Ribeiro de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1065
Resumo: O objeto de pesquisa desta dissertação de mestrado é a formação do pedagogo. O objetivo geral consiste de um mapeamento e análise de conteúdo das teses e dissertações que têm por temática a formação do pedagogo, após as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Pedagogia. O problema de pesquisa expressa-se no questionamento: Em que medida, nas teses e dissertações sobre políticas de formação, o pedagogo é reconhecido como docente, pesquisador e gestor da educação? Os trabalhos dos discentes analisados, foram defendidos no período de 2008-2010, em 17 programas de pós-graduação em educação, credenciados pela Coordenação de Capacitação de Pessoal de Ensino Superior (Capes) e Sócios Institucionais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped). O referencial teórico tem como eixos principais: estudos sobre a formação do pedagogo, a partir da criação do curso de Pedagogia, como componente das orientações curriculares para os cursos de formação de professores na universidade brasileira, instituídos pelo padrão federal , em 1939, até a homologação da Resolução CNE/CP n. 01, de 15/05/2006, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Pedagogia. Outro eixo do referencial teórico contempla as políticas de formação do pedagogo pós Diretrizes Curriculares Nacionais da Pedagogia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, sustentada na metodologia do estado da arte, combinada com análise de conteúdo de 31 trabalhos, sendo sete teses e 24 dissertações. Esses trabalhos foram estudados na íntegra, a fim de elaborar os resumos expandidos ou analíticos conforme o modelo da Red Latino americana de Información y Documentación (Reduc). Resultou desta pesquisa um balanço dos 31 trabalhos discentes, que permitiu tanto revelar possibilidades e encaminhamentos dos autores, no tocante à aplicação das diretrizes curriculares nacionais do curso de Pedagogia, como as políticas de formação do docente, do pesquisador e do gestor fomentada pelas diretrizes. Resultou também na identificação de lacunas que ainda permanecem nessas investigações acerca da formação do Pedagogo.
id PUC_GO_472525b4b71ab6d0404c0b7708a5b829
oai_identifier_str oai:ambar:tede/1065
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling FORMAÇÃO DO PEDAGOGO DOCENTE: Balanço de Dissertações e Teses (2008-2010)Políticas de Formação do PedagogoDiretrizes Curriculares NacionaisDocência como Base de FormaçãoPedagogical formationNational Curriculum GuidelinesTeaching as a basis for formationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO objeto de pesquisa desta dissertação de mestrado é a formação do pedagogo. O objetivo geral consiste de um mapeamento e análise de conteúdo das teses e dissertações que têm por temática a formação do pedagogo, após as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Pedagogia. O problema de pesquisa expressa-se no questionamento: Em que medida, nas teses e dissertações sobre políticas de formação, o pedagogo é reconhecido como docente, pesquisador e gestor da educação? Os trabalhos dos discentes analisados, foram defendidos no período de 2008-2010, em 17 programas de pós-graduação em educação, credenciados pela Coordenação de Capacitação de Pessoal de Ensino Superior (Capes) e Sócios Institucionais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped). O referencial teórico tem como eixos principais: estudos sobre a formação do pedagogo, a partir da criação do curso de Pedagogia, como componente das orientações curriculares para os cursos de formação de professores na universidade brasileira, instituídos pelo padrão federal , em 1939, até a homologação da Resolução CNE/CP n. 01, de 15/05/2006, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Pedagogia. Outro eixo do referencial teórico contempla as políticas de formação do pedagogo pós Diretrizes Curriculares Nacionais da Pedagogia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, sustentada na metodologia do estado da arte, combinada com análise de conteúdo de 31 trabalhos, sendo sete teses e 24 dissertações. Esses trabalhos foram estudados na íntegra, a fim de elaborar os resumos expandidos ou analíticos conforme o modelo da Red Latino americana de Información y Documentación (Reduc). Resultou desta pesquisa um balanço dos 31 trabalhos discentes, que permitiu tanto revelar possibilidades e encaminhamentos dos autores, no tocante à aplicação das diretrizes curriculares nacionais do curso de Pedagogia, como as políticas de formação do docente, do pesquisador e do gestor fomentada pelas diretrizes. Resultou também na identificação de lacunas que ainda permanecem nessas investigações acerca da formação do Pedagogo.The research object of this Master dissertation is the formation of the pedagogue. The overall goal is a mapping and content analysis of theses and dissertations on the theme of teacher formation, in the aftermath of the National Curriculum Guidelines for the Pedagogy Course. The students researches were defended between 2008 and 2010, in 17 post-graduate programs in education, accredited by the Coordinating Committee for the Formation of Higher Education Personnel and institutional members of the National Association of Post-Graduate Studies and Research in Education. As its main axes, the theoretical framework uses studies on the formation of the pedagogue, from the setting up the Pedagogy Course, as part of the curriculum guidelines for teacher formation courses in Brazilian universities. These had been established by the federal model in 1939 and were applied until the approval of first CNE/CP Resolution of 15/05/2006, which instituted the National Curriculum Guidelines for the Pedagogy Course. It is also based on the formation policies for pedagogues drawn up after the National Curriculum Guidelines for Pedagogy. It is a qualitative study of a bibliographic nature based on state-of-the-art methodology, combined with a content analysis of 31 studies, of which 7 were theses and 24 dissertations. These works were studied in their entirety in order to draw up analytical or extended summaries according to the Red Latinoamericana de Información y Documentación (Reduc) model. This analysis of 31 student papers resulted in seeing the possibilities and guidelines offered by the authors with regard to the application of the national curriculum guidelines to the Pedagogy Course, such as formation policies for the teacher, researcher and manager promoted by the guidelines. It also resulted in the identification of lacunas which still remain in these analyses of the formation of the pedagogue.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásEducaçãoBrzezinski, Iriahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783413Z4Souza, Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro dehttp://lattes.cnpq.br/4438908621740299Araújo, Denise Silvahttp://lattes.cnpq.br/2754806857545880Almeida, Danuza Janne Ribeiro de2016-07-27T13:52:42Z2013-07-012012-08-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfALMEIDA, Danuza Janne Ribeiro de. FORMAÇÃO DO PEDAGOGO DOCENTE: Balanço de Dissertações e Teses (2008-2010). 2012. 198 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2012.http://localhost:8080/tede/handle/tede/1065porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-01T18:01:51Zoai:ambar:tede/1065Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-01T18:01:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO DO PEDAGOGO DOCENTE: Balanço de Dissertações e Teses (2008-2010)
title FORMAÇÃO DO PEDAGOGO DOCENTE: Balanço de Dissertações e Teses (2008-2010)
spellingShingle FORMAÇÃO DO PEDAGOGO DOCENTE: Balanço de Dissertações e Teses (2008-2010)
Almeida, Danuza Janne Ribeiro de
Políticas de Formação do Pedagogo
Diretrizes Curriculares Nacionais
Docência como Base de Formação
Pedagogical formation
National Curriculum Guidelines
Teaching as a basis for formation
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short FORMAÇÃO DO PEDAGOGO DOCENTE: Balanço de Dissertações e Teses (2008-2010)
title_full FORMAÇÃO DO PEDAGOGO DOCENTE: Balanço de Dissertações e Teses (2008-2010)
title_fullStr FORMAÇÃO DO PEDAGOGO DOCENTE: Balanço de Dissertações e Teses (2008-2010)
title_full_unstemmed FORMAÇÃO DO PEDAGOGO DOCENTE: Balanço de Dissertações e Teses (2008-2010)
title_sort FORMAÇÃO DO PEDAGOGO DOCENTE: Balanço de Dissertações e Teses (2008-2010)
author Almeida, Danuza Janne Ribeiro de
author_facet Almeida, Danuza Janne Ribeiro de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brzezinski, Iria
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783413Z4
Souza, Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro de
http://lattes.cnpq.br/4438908621740299
Araújo, Denise Silva
http://lattes.cnpq.br/2754806857545880
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Danuza Janne Ribeiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas de Formação do Pedagogo
Diretrizes Curriculares Nacionais
Docência como Base de Formação
Pedagogical formation
National Curriculum Guidelines
Teaching as a basis for formation
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Políticas de Formação do Pedagogo
Diretrizes Curriculares Nacionais
Docência como Base de Formação
Pedagogical formation
National Curriculum Guidelines
Teaching as a basis for formation
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O objeto de pesquisa desta dissertação de mestrado é a formação do pedagogo. O objetivo geral consiste de um mapeamento e análise de conteúdo das teses e dissertações que têm por temática a formação do pedagogo, após as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Pedagogia. O problema de pesquisa expressa-se no questionamento: Em que medida, nas teses e dissertações sobre políticas de formação, o pedagogo é reconhecido como docente, pesquisador e gestor da educação? Os trabalhos dos discentes analisados, foram defendidos no período de 2008-2010, em 17 programas de pós-graduação em educação, credenciados pela Coordenação de Capacitação de Pessoal de Ensino Superior (Capes) e Sócios Institucionais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped). O referencial teórico tem como eixos principais: estudos sobre a formação do pedagogo, a partir da criação do curso de Pedagogia, como componente das orientações curriculares para os cursos de formação de professores na universidade brasileira, instituídos pelo padrão federal , em 1939, até a homologação da Resolução CNE/CP n. 01, de 15/05/2006, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Pedagogia. Outro eixo do referencial teórico contempla as políticas de formação do pedagogo pós Diretrizes Curriculares Nacionais da Pedagogia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, sustentada na metodologia do estado da arte, combinada com análise de conteúdo de 31 trabalhos, sendo sete teses e 24 dissertações. Esses trabalhos foram estudados na íntegra, a fim de elaborar os resumos expandidos ou analíticos conforme o modelo da Red Latino americana de Información y Documentación (Reduc). Resultou desta pesquisa um balanço dos 31 trabalhos discentes, que permitiu tanto revelar possibilidades e encaminhamentos dos autores, no tocante à aplicação das diretrizes curriculares nacionais do curso de Pedagogia, como as políticas de formação do docente, do pesquisador e do gestor fomentada pelas diretrizes. Resultou também na identificação de lacunas que ainda permanecem nessas investigações acerca da formação do Pedagogo.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-31
2013-07-01
2016-07-27T13:52:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALMEIDA, Danuza Janne Ribeiro de. FORMAÇÃO DO PEDAGOGO DOCENTE: Balanço de Dissertações e Teses (2008-2010). 2012. 198 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2012.
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1065
identifier_str_mv ALMEIDA, Danuza Janne Ribeiro de. FORMAÇÃO DO PEDAGOGO DOCENTE: Balanço de Dissertações e Teses (2008-2010). 2012. 198 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2012.
url http://localhost:8080/tede/handle/tede/1065
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1809202252576980992