INFORMÁTICA NO ENSINO DE HISTÓRIA: UMA ANÁLISE DO CURSO DE HISTÓRIA DA UEG-QUIRINÓPOLIS.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sandre, Lara Patrícia
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/3316
Resumo: O trabalho tem por objetivo compreender a utilização da informática no curso de História da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Unidade de Quirinópolis. Pretende analisar ainda, o papel do professor e a formação dos futuros profissionais da educação com o uso das tecnologias como recurso didático. A metodologia a ser adotada será a da pesquisa bibliográfica e pesquisa empírica a qual será aplicada na UEG-Quirinópolis, com entrevistas dos professores, assim como análise de questionários aplicados a alunos, no início e término do curso de História. Como resultado, espera-se compreender como a informática interfere nas disciplinas do curso de História UEG-Quirinópolis, visando a contribuir para a sua melhoria e como esta experiência poderá servir de base para outras instituições. O recorte temporal privilegia o período compreendido desde os anos de 2000 até o ano de 2010.
id PUC_GO_49d263659a02b089c562a68308cc0665
oai_identifier_str oai:ambar:tede/3316
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling INFORMÁTICA NO ENSINO DE HISTÓRIA: UMA ANÁLISE DO CURSO DE HISTÓRIA DA UEG-QUIRINÓPOLIS.Computers in History teaching: an analysis of the course of history UEG-Quirinópolis.ensino de Históriaeducaçãoinformáticaprofessoralunoteaching historyeducationinformation technologyteacherstudentCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAO trabalho tem por objetivo compreender a utilização da informática no curso de História da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Unidade de Quirinópolis. Pretende analisar ainda, o papel do professor e a formação dos futuros profissionais da educação com o uso das tecnologias como recurso didático. A metodologia a ser adotada será a da pesquisa bibliográfica e pesquisa empírica a qual será aplicada na UEG-Quirinópolis, com entrevistas dos professores, assim como análise de questionários aplicados a alunos, no início e término do curso de História. Como resultado, espera-se compreender como a informática interfere nas disciplinas do curso de História UEG-Quirinópolis, visando a contribuir para a sua melhoria e como esta experiência poderá servir de base para outras instituições. O recorte temporal privilegia o período compreendido desde os anos de 2000 até o ano de 2010.The study aims to understand the use of information in the course of History, State University of Goias (UEG), Unit Quirinopolis. Intends to further analyze the role of the teacher and training of future professionals in education with the use of technology as a teaching resource. The methodology to be adopted will be that of the literature and empirical research which is applied in UEG-Quirinopolis, interviews with teachers, as well as analysis of questionnaires administered to students at the beginning and end of the course of history. As a result, we expect to understand how informatics disciplines interfere in the course of history UEG-Quirinopolis, aiming to contribute to their improvement and how this experience can serve as a basis for other institutions. The time frame emphasizes the period from the year 2000 until the year 2010.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências Humanas e da TerraBRPUC GoiásHistóriaReimer, Ivoni Richterhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700933Y3Quadros, Eduardo Gusmão dehttp://lattes.cnpq.br/6271285275152113Duarte, Samuel de Jesushttp://lattes.cnpq.br/6477922672177661Sandre, Lara Patrícia2016-08-10T11:21:32Z2013-12-192013-05-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANDRE, Lara Patrícia. Computers in History teaching: an analysis of the course of history UEG-Quirinópolis.. 2013. 114 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e da Terra) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2013.http://localhost:8080/tede/handle/tede/3316porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-19T22:57:26Zoai:ambar:tede/3316Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-19T22:57:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv INFORMÁTICA NO ENSINO DE HISTÓRIA: UMA ANÁLISE DO CURSO DE HISTÓRIA DA UEG-QUIRINÓPOLIS.
Computers in History teaching: an analysis of the course of history UEG-Quirinópolis.
title INFORMÁTICA NO ENSINO DE HISTÓRIA: UMA ANÁLISE DO CURSO DE HISTÓRIA DA UEG-QUIRINÓPOLIS.
spellingShingle INFORMÁTICA NO ENSINO DE HISTÓRIA: UMA ANÁLISE DO CURSO DE HISTÓRIA DA UEG-QUIRINÓPOLIS.
Sandre, Lara Patrícia
ensino de História
educação
informática
professor
aluno
teaching history
education
information technology
teacher
student
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
title_short INFORMÁTICA NO ENSINO DE HISTÓRIA: UMA ANÁLISE DO CURSO DE HISTÓRIA DA UEG-QUIRINÓPOLIS.
title_full INFORMÁTICA NO ENSINO DE HISTÓRIA: UMA ANÁLISE DO CURSO DE HISTÓRIA DA UEG-QUIRINÓPOLIS.
title_fullStr INFORMÁTICA NO ENSINO DE HISTÓRIA: UMA ANÁLISE DO CURSO DE HISTÓRIA DA UEG-QUIRINÓPOLIS.
title_full_unstemmed INFORMÁTICA NO ENSINO DE HISTÓRIA: UMA ANÁLISE DO CURSO DE HISTÓRIA DA UEG-QUIRINÓPOLIS.
title_sort INFORMÁTICA NO ENSINO DE HISTÓRIA: UMA ANÁLISE DO CURSO DE HISTÓRIA DA UEG-QUIRINÓPOLIS.
author Sandre, Lara Patrícia
author_facet Sandre, Lara Patrícia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Reimer, Ivoni Richter
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700933Y3
Quadros, Eduardo Gusmão de
http://lattes.cnpq.br/6271285275152113
Duarte, Samuel de Jesus
http://lattes.cnpq.br/6477922672177661
dc.contributor.author.fl_str_mv Sandre, Lara Patrícia
dc.subject.por.fl_str_mv ensino de História
educação
informática
professor
aluno
teaching history
education
information technology
teacher
student
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
topic ensino de História
educação
informática
professor
aluno
teaching history
education
information technology
teacher
student
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
description O trabalho tem por objetivo compreender a utilização da informática no curso de História da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Unidade de Quirinópolis. Pretende analisar ainda, o papel do professor e a formação dos futuros profissionais da educação com o uso das tecnologias como recurso didático. A metodologia a ser adotada será a da pesquisa bibliográfica e pesquisa empírica a qual será aplicada na UEG-Quirinópolis, com entrevistas dos professores, assim como análise de questionários aplicados a alunos, no início e término do curso de História. Como resultado, espera-se compreender como a informática interfere nas disciplinas do curso de História UEG-Quirinópolis, visando a contribuir para a sua melhoria e como esta experiência poderá servir de base para outras instituições. O recorte temporal privilegia o período compreendido desde os anos de 2000 até o ano de 2010.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-19
2013-05-13
2016-08-10T11:21:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANDRE, Lara Patrícia. Computers in History teaching: an analysis of the course of history UEG-Quirinópolis.. 2013. 114 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e da Terra) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2013.
http://localhost:8080/tede/handle/tede/3316
identifier_str_mv SANDRE, Lara Patrícia. Computers in History teaching: an analysis of the course of history UEG-Quirinópolis.. 2013. 114 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e da Terra) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2013.
url http://localhost:8080/tede/handle/tede/3316
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas e da Terra
BR
PUC Goiás
História
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas e da Terra
BR
PUC Goiás
História
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1796791394089566208