INFORMÁTICA NO ENSINO DE HISTÓRIA: UMA ANÁLISE DO CURSO DE HISTÓRIA DA UEG-QUIRINÓPOLIS.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/3316 |
Resumo: | O trabalho tem por objetivo compreender a utilização da informática no curso de História da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Unidade de Quirinópolis. Pretende analisar ainda, o papel do professor e a formação dos futuros profissionais da educação com o uso das tecnologias como recurso didático. A metodologia a ser adotada será a da pesquisa bibliográfica e pesquisa empírica a qual será aplicada na UEG-Quirinópolis, com entrevistas dos professores, assim como análise de questionários aplicados a alunos, no início e término do curso de História. Como resultado, espera-se compreender como a informática interfere nas disciplinas do curso de História UEG-Quirinópolis, visando a contribuir para a sua melhoria e como esta experiência poderá servir de base para outras instituições. O recorte temporal privilegia o período compreendido desde os anos de 2000 até o ano de 2010. |
id |
PUC_GO_49d263659a02b089c562a68308cc0665 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ambar:tede/3316 |
network_acronym_str |
PUC_GO |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository_id_str |
6593 |
spelling |
INFORMÁTICA NO ENSINO DE HISTÓRIA: UMA ANÁLISE DO CURSO DE HISTÓRIA DA UEG-QUIRINÓPOLIS.Computers in History teaching: an analysis of the course of history UEG-Quirinópolis.ensino de Históriaeducaçãoinformáticaprofessoralunoteaching historyeducationinformation technologyteacherstudentCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAO trabalho tem por objetivo compreender a utilização da informática no curso de História da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Unidade de Quirinópolis. Pretende analisar ainda, o papel do professor e a formação dos futuros profissionais da educação com o uso das tecnologias como recurso didático. A metodologia a ser adotada será a da pesquisa bibliográfica e pesquisa empírica a qual será aplicada na UEG-Quirinópolis, com entrevistas dos professores, assim como análise de questionários aplicados a alunos, no início e término do curso de História. Como resultado, espera-se compreender como a informática interfere nas disciplinas do curso de História UEG-Quirinópolis, visando a contribuir para a sua melhoria e como esta experiência poderá servir de base para outras instituições. O recorte temporal privilegia o período compreendido desde os anos de 2000 até o ano de 2010.The study aims to understand the use of information in the course of History, State University of Goias (UEG), Unit Quirinopolis. Intends to further analyze the role of the teacher and training of future professionals in education with the use of technology as a teaching resource. The methodology to be adopted will be that of the literature and empirical research which is applied in UEG-Quirinopolis, interviews with teachers, as well as analysis of questionnaires administered to students at the beginning and end of the course of history. As a result, we expect to understand how informatics disciplines interfere in the course of history UEG-Quirinopolis, aiming to contribute to their improvement and how this experience can serve as a basis for other institutions. The time frame emphasizes the period from the year 2000 until the year 2010.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências Humanas e da TerraBRPUC GoiásHistóriaReimer, Ivoni Richterhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700933Y3Quadros, Eduardo Gusmão dehttp://lattes.cnpq.br/6271285275152113Duarte, Samuel de Jesushttp://lattes.cnpq.br/6477922672177661Sandre, Lara Patrícia2016-08-10T11:21:32Z2013-12-192013-05-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANDRE, Lara Patrícia. Computers in History teaching: an analysis of the course of history UEG-Quirinópolis.. 2013. 114 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e da Terra) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2013.http://localhost:8080/tede/handle/tede/3316porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-19T22:57:26Zoai:ambar:tede/3316Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-19T22:57:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INFORMÁTICA NO ENSINO DE HISTÓRIA: UMA ANÁLISE DO CURSO DE HISTÓRIA DA UEG-QUIRINÓPOLIS. Computers in History teaching: an analysis of the course of history UEG-Quirinópolis. |
title |
INFORMÁTICA NO ENSINO DE HISTÓRIA: UMA ANÁLISE DO CURSO DE HISTÓRIA DA UEG-QUIRINÓPOLIS. |
spellingShingle |
INFORMÁTICA NO ENSINO DE HISTÓRIA: UMA ANÁLISE DO CURSO DE HISTÓRIA DA UEG-QUIRINÓPOLIS. Sandre, Lara Patrícia ensino de História educação informática professor aluno teaching history education information technology teacher student CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
title_short |
INFORMÁTICA NO ENSINO DE HISTÓRIA: UMA ANÁLISE DO CURSO DE HISTÓRIA DA UEG-QUIRINÓPOLIS. |
title_full |
INFORMÁTICA NO ENSINO DE HISTÓRIA: UMA ANÁLISE DO CURSO DE HISTÓRIA DA UEG-QUIRINÓPOLIS. |
title_fullStr |
INFORMÁTICA NO ENSINO DE HISTÓRIA: UMA ANÁLISE DO CURSO DE HISTÓRIA DA UEG-QUIRINÓPOLIS. |
title_full_unstemmed |
INFORMÁTICA NO ENSINO DE HISTÓRIA: UMA ANÁLISE DO CURSO DE HISTÓRIA DA UEG-QUIRINÓPOLIS. |
title_sort |
INFORMÁTICA NO ENSINO DE HISTÓRIA: UMA ANÁLISE DO CURSO DE HISTÓRIA DA UEG-QUIRINÓPOLIS. |
author |
Sandre, Lara Patrícia |
author_facet |
Sandre, Lara Patrícia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Reimer, Ivoni Richter http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700933Y3 Quadros, Eduardo Gusmão de http://lattes.cnpq.br/6271285275152113 Duarte, Samuel de Jesus http://lattes.cnpq.br/6477922672177661 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sandre, Lara Patrícia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino de História educação informática professor aluno teaching history education information technology teacher student CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
topic |
ensino de História educação informática professor aluno teaching history education information technology teacher student CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
description |
O trabalho tem por objetivo compreender a utilização da informática no curso de História da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Unidade de Quirinópolis. Pretende analisar ainda, o papel do professor e a formação dos futuros profissionais da educação com o uso das tecnologias como recurso didático. A metodologia a ser adotada será a da pesquisa bibliográfica e pesquisa empírica a qual será aplicada na UEG-Quirinópolis, com entrevistas dos professores, assim como análise de questionários aplicados a alunos, no início e término do curso de História. Como resultado, espera-se compreender como a informática interfere nas disciplinas do curso de História UEG-Quirinópolis, visando a contribuir para a sua melhoria e como esta experiência poderá servir de base para outras instituições. O recorte temporal privilegia o período compreendido desde os anos de 2000 até o ano de 2010. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-19 2013-05-13 2016-08-10T11:21:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANDRE, Lara Patrícia. Computers in History teaching: an analysis of the course of history UEG-Quirinópolis.. 2013. 114 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e da Terra) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2013. http://localhost:8080/tede/handle/tede/3316 |
identifier_str_mv |
SANDRE, Lara Patrícia. Computers in History teaching: an analysis of the course of history UEG-Quirinópolis.. 2013. 114 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e da Terra) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2013. |
url |
http://localhost:8080/tede/handle/tede/3316 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Ciências Humanas e da Terra BR PUC Goiás História |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Ciências Humanas e da Terra BR PUC Goiás História |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br |
_version_ |
1809202264225611776 |