APROPRIAÇÕES DA INTERNET PELOS JOVENS EM LAN-HOUSE: ASPECTOS EDUCATIVOS DE SUAS FORMAS DE USO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Lyandra de Azevedo
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1042
Resumo: Este estudo foi realizado dentro da linha de pesquisa Teorias da Educação e Processos Educacionais, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. O objetivo desta dissertação foi investigar a cultura digital dos jovens, visando identificar os aspectos educativos de suas formas de apropriação da internet fora do contexto escolar. O ponto de partida é a preocupação com a idéia preconcebida de que os usos que os jovens fazem da internet fora do contexto escolar são suficientes para prepará-los para o uso demandado pela escola. O estudo da questão cultural, da cultura escolar e da cultura digital tomou como referência as contribuições de Belloni (2008), Bourdieu (1998, 1999), Fourquin (1993), Peixoto (2008, 2009, 2010), dentre outros. Para a investigação das relações entre as tecnologias e os processos sociais, culturais e educativos, apoiamo-nos especialmente nas reflexões de Buckingham (2000), Castells (1999), Kenski (2007), Sacristán (2007), Sancho e Hernandez (2006) e Santaella (2004). A pesquisa de tipo qualitativa consistiu na observação de jovens utilizando a internet em lan-house situadas na região leste do município de Goiânia. Para contemplar os objetivos da pesquisa, foi adotado o diário de observação como instrumento para a coleta de dados. A discussão e análise dos resultados levaramnos a identificar quatro modalidades de uso que podem ser tomadas como elementos para caracterizar as formas de uso da internet pelos jovens em lanhouse: 1) Formas diversificadas de uso; 2) Comunicação limitada ao grupo social de convivência; 3) Comunicação virtual de forma complementar (e não substitutiva) ao processo de comunicação presencial; 4) A configuração de um leitor marcado pelos meios de comunicação eletrônicos.
id PUC_GO_4c9f14dcd31b4bafecc6ba452aa668a8
oai_identifier_str oai:ambar:tede/1042
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling APROPRIAÇÕES DA INTERNET PELOS JOVENS EM LAN-HOUSE: ASPECTOS EDUCATIVOS DE SUAS FORMAS DE USOAppropriation of Internet by young people in lan-house: the educational aspects of its forms of usepráticas digitais juvenisinternetlan-houseeducaçãotecnologiayouth digital practicesinternetlan-houseeducationtechnologyCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEste estudo foi realizado dentro da linha de pesquisa Teorias da Educação e Processos Educacionais, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. O objetivo desta dissertação foi investigar a cultura digital dos jovens, visando identificar os aspectos educativos de suas formas de apropriação da internet fora do contexto escolar. O ponto de partida é a preocupação com a idéia preconcebida de que os usos que os jovens fazem da internet fora do contexto escolar são suficientes para prepará-los para o uso demandado pela escola. O estudo da questão cultural, da cultura escolar e da cultura digital tomou como referência as contribuições de Belloni (2008), Bourdieu (1998, 1999), Fourquin (1993), Peixoto (2008, 2009, 2010), dentre outros. Para a investigação das relações entre as tecnologias e os processos sociais, culturais e educativos, apoiamo-nos especialmente nas reflexões de Buckingham (2000), Castells (1999), Kenski (2007), Sacristán (2007), Sancho e Hernandez (2006) e Santaella (2004). A pesquisa de tipo qualitativa consistiu na observação de jovens utilizando a internet em lan-house situadas na região leste do município de Goiânia. Para contemplar os objetivos da pesquisa, foi adotado o diário de observação como instrumento para a coleta de dados. A discussão e análise dos resultados levaramnos a identificar quatro modalidades de uso que podem ser tomadas como elementos para caracterizar as formas de uso da internet pelos jovens em lanhouse: 1) Formas diversificadas de uso; 2) Comunicação limitada ao grupo social de convivência; 3) Comunicação virtual de forma complementar (e não substitutiva) ao processo de comunicação presencial; 4) A configuração de um leitor marcado pelos meios de comunicação eletrônicos.This study was conducted within the research line Theories and Processes of Education, Educational Program Graduate Education at the Pontifical Catholic University of Goias. The objective of this thesis was to investigate the digital culture of young people, identifying the educational aspects of their forms of appropriation of the Internet outside school. The starting point is the concerning about the preconceived idea that the uses which young people make of the Internet outside school are sufficient to prepare them for use demanded by the school. The study of the cultural issue, of school culture and digital culture took as a reference the contributions of Belloni (2008), Bourdieu (1998, 1999), Fourquin (1993), Peixoto (2008, 2009, 2010), among others. To investigate the relationships between technologies and the social, cultural and educational processes, we rely especially on the debate of Buckingham (2000), Castells (1999), Kenski (2007), Sacristán (2007), Sancho, Hernandez (2006) and Santaella (2004). The qualitative type of research consists in the observation of young people using the internet in lan-house situated in the eastern part of the city of Goiania. To accommodate the research objectives, we adopted the daily observation as a tool for data collection. The discussion and analysis of the results led us to identify four types of use that can be taken as evidence to characterize the forms of Internet use by young people in lanhouse: 1) use of diverse forms, 2) communication limited to the social group, 3) Virtual Communications in a complementary (not substitutive) to the presential communication process, 4) Setting up a player marked by the electronic media.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásEducaçãoPeixoto, Joanahttp://lattes.cnpq.br/5636200472384576Guimarães, Maria Tereza Canezinhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788867A3Toschi, Mirza Seabrahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791070P4Pereira, Lyandra de Azevedo2016-07-27T13:52:30Z2012-05-282010-09-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPEREIRA, Lyandra de Azevedo. Appropriation of Internet by young people in lan-house: the educational aspects of its forms of use. 2010. 103 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2010.http://localhost:8080/tede/handle/tede/1042porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-12T22:44:19Zoai:ambar:tede/1042Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-12T22:44:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv APROPRIAÇÕES DA INTERNET PELOS JOVENS EM LAN-HOUSE: ASPECTOS EDUCATIVOS DE SUAS FORMAS DE USO
Appropriation of Internet by young people in lan-house: the educational aspects of its forms of use
title APROPRIAÇÕES DA INTERNET PELOS JOVENS EM LAN-HOUSE: ASPECTOS EDUCATIVOS DE SUAS FORMAS DE USO
spellingShingle APROPRIAÇÕES DA INTERNET PELOS JOVENS EM LAN-HOUSE: ASPECTOS EDUCATIVOS DE SUAS FORMAS DE USO
Pereira, Lyandra de Azevedo
práticas digitais juvenis
internet
lan-house
educação
tecnologia
youth digital practices
internet
lan-house
education
technology
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short APROPRIAÇÕES DA INTERNET PELOS JOVENS EM LAN-HOUSE: ASPECTOS EDUCATIVOS DE SUAS FORMAS DE USO
title_full APROPRIAÇÕES DA INTERNET PELOS JOVENS EM LAN-HOUSE: ASPECTOS EDUCATIVOS DE SUAS FORMAS DE USO
title_fullStr APROPRIAÇÕES DA INTERNET PELOS JOVENS EM LAN-HOUSE: ASPECTOS EDUCATIVOS DE SUAS FORMAS DE USO
title_full_unstemmed APROPRIAÇÕES DA INTERNET PELOS JOVENS EM LAN-HOUSE: ASPECTOS EDUCATIVOS DE SUAS FORMAS DE USO
title_sort APROPRIAÇÕES DA INTERNET PELOS JOVENS EM LAN-HOUSE: ASPECTOS EDUCATIVOS DE SUAS FORMAS DE USO
author Pereira, Lyandra de Azevedo
author_facet Pereira, Lyandra de Azevedo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Peixoto, Joana
http://lattes.cnpq.br/5636200472384576
Guimarães, Maria Tereza Canezin
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788867A3
Toschi, Mirza Seabra
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791070P4
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Lyandra de Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv práticas digitais juvenis
internet
lan-house
educação
tecnologia
youth digital practices
internet
lan-house
education
technology
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic práticas digitais juvenis
internet
lan-house
educação
tecnologia
youth digital practices
internet
lan-house
education
technology
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Este estudo foi realizado dentro da linha de pesquisa Teorias da Educação e Processos Educacionais, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. O objetivo desta dissertação foi investigar a cultura digital dos jovens, visando identificar os aspectos educativos de suas formas de apropriação da internet fora do contexto escolar. O ponto de partida é a preocupação com a idéia preconcebida de que os usos que os jovens fazem da internet fora do contexto escolar são suficientes para prepará-los para o uso demandado pela escola. O estudo da questão cultural, da cultura escolar e da cultura digital tomou como referência as contribuições de Belloni (2008), Bourdieu (1998, 1999), Fourquin (1993), Peixoto (2008, 2009, 2010), dentre outros. Para a investigação das relações entre as tecnologias e os processos sociais, culturais e educativos, apoiamo-nos especialmente nas reflexões de Buckingham (2000), Castells (1999), Kenski (2007), Sacristán (2007), Sancho e Hernandez (2006) e Santaella (2004). A pesquisa de tipo qualitativa consistiu na observação de jovens utilizando a internet em lan-house situadas na região leste do município de Goiânia. Para contemplar os objetivos da pesquisa, foi adotado o diário de observação como instrumento para a coleta de dados. A discussão e análise dos resultados levaramnos a identificar quatro modalidades de uso que podem ser tomadas como elementos para caracterizar as formas de uso da internet pelos jovens em lanhouse: 1) Formas diversificadas de uso; 2) Comunicação limitada ao grupo social de convivência; 3) Comunicação virtual de forma complementar (e não substitutiva) ao processo de comunicação presencial; 4) A configuração de um leitor marcado pelos meios de comunicação eletrônicos.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-09-28
2012-05-28
2016-07-27T13:52:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PEREIRA, Lyandra de Azevedo. Appropriation of Internet by young people in lan-house: the educational aspects of its forms of use. 2010. 103 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2010.
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1042
identifier_str_mv PEREIRA, Lyandra de Azevedo. Appropriation of Internet by young people in lan-house: the educational aspects of its forms of use. 2010. 103 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2010.
url http://localhost:8080/tede/handle/tede/1042
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1796791381744680960