Comunidades remanescentes de quilombo em Paranã-Tocantins: educação escolar, história, memória, cultura e narrativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Maria Edimaci Teixeira Barbosa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4712
Resumo: Esta investigação é filiada à Linha de Pesquisa "Sociedade Cultura e Educação", do programa de Pós-Graduação em Educação, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Como objetivo geral, busca-se compreender o processo de transmissão do conhecimento identitário da memória e da história do povo quilombola, ao longo de sua formação, na manutenção e transmissão de sua cultura. No campo específico, pretendeu-se analisar as manifestações culturais das narrativas e das memórias passadas de geração em geração; investigar quais práticas foram internalizadas como habitus no processo de formação cultural, relacionando, por meio das narrativas de sujeitos envolvidos nesta construção, como esse saber é repassado também na educação escolar. Diante disso, pretendeu-se registrar a história e as narrativas da memória em seus saberes e fazeres, sua trajetória de experiências no processo de formação dos remanescentes, assim como sua cultura e identidade quilombola. Isso possibilitou compreender as diversas formas de percepção do mundo, a representação social dada à escola, como também o desenvolvimento da relação do ensinar e do aprender. A pesquisa partiu da seguinte problemática: Como ocorre o processo de transmissão histórico-cultural da comunidade Quilombola Claro, Prata, Ouro Fino e Kalunga Mimoso-Albino a partir da memória e história na manutenção e difusão de sua cultura? Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que orientou a análise das memórias e narrativas dos sujeitos dos quilombos a partir da revisão bibliográfica na história, memória e identidade com base na metodologia da História Oral e, em alguns aspectos, pelo corpus documental e oral, revelam traços da pesquisa etnográfica e da iconografia. Utilizou-se de entrevistas, depoimentos e histórias de vida, registros e outras fontes, que contribuíram para a investigação. Ressalta-se que as fontes utilizadas se respaldaram nos referenciais teóricos no campo da História Cultural. Considera-se que as comunidades quilombolas Claro, Plata, Ouro Fino e Kalunga Mimoso-Albino, de Paranã (TO), vivenciam as marcas do momento histórico e político experienciados pelo processo de emancipação. Justifica-se, assim, a relevância deste estudo ao trazer para a Academia os embates vivenciados pelas comunidades quilombolas em busca de mudanças sociais. Espera-se que esta tese contribua no resgate e registro da cultura quilombola, visando a preparação do povo também para a participação política e a valorização de sua cultura, bem como das rotinas que lhes foram narradas pela tradição oral, conservando suas crenças e práticas herdadas das gerações anteriores
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No campo específico, pretendeu-se analisar as manifestações culturais das narrativas e das memórias passadas de geração em geração; investigar quais práticas foram internalizadas como habitus no processo de formação cultural, relacionando, por meio das narrativas de sujeitos envolvidos nesta construção, como esse saber é repassado também na educação escolar. Diante disso, pretendeu-se registrar a história e as narrativas da memória em seus saberes e fazeres, sua trajetória de experiências no processo de formação dos remanescentes, assim como sua cultura e identidade quilombola. Isso possibilitou compreender as diversas formas de percepção do mundo, a representação social dada à escola, como também o desenvolvimento da relação do ensinar e do aprender. A pesquisa partiu da seguinte problemática: Como ocorre o processo de transmissão histórico-cultural da comunidade Quilombola Claro, Prata, Ouro Fino e Kalunga Mimoso-Albino a partir da memória e história na manutenção e difusão de sua cultura? Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que orientou a análise das memórias e narrativas dos sujeitos dos quilombos a partir da revisão bibliográfica na história, memória e identidade com base na metodologia da História Oral e, em alguns aspectos, pelo corpus documental e oral, revelam traços da pesquisa etnográfica e da iconografia. Utilizou-se de entrevistas, depoimentos e histórias de vida, registros e outras fontes, que contribuíram para a investigação. Ressalta-se que as fontes utilizadas se respaldaram nos referenciais teóricos no campo da História Cultural. Considera-se que as comunidades quilombolas Claro, Plata, Ouro Fino e Kalunga Mimoso-Albino, de Paranã (TO), vivenciam as marcas do momento histórico e político experienciados pelo processo de emancipação. Justifica-se, assim, a relevância deste estudo ao trazer para a Academia os embates vivenciados pelas comunidades quilombolas em busca de mudanças sociais. Espera-se que esta tese contribua no resgate e registro da cultura quilombola, visando a preparação do povo também para a participação política e a valorização de sua cultura, bem como das rotinas que lhes foram narradas pela tradição oral, conservando suas crenças e práticas herdadas das gerações anterioresThis investigation is affiliated to the Research Line "Society Culture and Education", of the Post-Graduate Program in Education, at the Pontifical Catholic University of Goiás. As a general objective, it seeks to understand the process of transmission of the identity knowledge of memory and history of the quilombola people, throughout their formation, in the maintenance and transmission of their culture. In the specific field, it was intended to analyze the cultural manifestations of narratives and memories passed from generation to generation; investigate which practices were internalized as habitus in the process of cultural formation, relating, through the narratives of subjects involved in this construction, how this knowledge is also passed on in school education. Therefore, it was intended to record the history and narratives of memory in their knowledge and practices, their trajectory of experiences in the process of formation of the remnants, as well as their quilombola culture and identity. This made it possible to understand the different forms of perception of the world, the social representation given to the school, as well as the development of the relationship between teaching and learning. The research started from the following issue: How does the process of cultural and historical transmission of the Quilombola Claro, Prata, Ouro Fino and Kalunga Mimoso-Albino community take place, based on memory and history in the maintenance and dissemination of their culture? This is a qualitative research, which guided the analysis of the memories and narratives of the subjects of the quilombos from the bibliographical review on history, memory and identity based on the methodology of Oral History and, in some aspects, on the documental and oral corpus, reveal traces of ethnographic research and iconography. Interviews, testimonies and life stories, records and other sources were used, which contributed to the investigation. It is noteworthy that the sources used were supported by theoretical references in the field of Cultural History. It is considered that the quilombola communities Claro, Plata, Ouro Fino and Kalunga Mimoso-Albino, of Paranã (TO), experience the marks of the historical and political moment experienced by the emancipation process. Thus, the relevance of this study is justified by bringing to the Academy the clashes experienced by quilombola communities in search of social change. It is expected that this thesis will contribute to the rescue and registration of quilombola culture, aiming to prepare the people also for political participation and the appreciation of their culture, as well as the routines that were narrated to them by oral tradition, preserving their inherited beliefs and practices from previous generationsPontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de PedagogiaBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em EducaçãoAlmeida, Maria Zeneide Carneiro Magalhães dehttp://lattes.cnpq.br/5736362178244406Almeida, Maria Zeneide Carneiro Magalhães deAlves, Amone InáciaCosta, Magda Suely PereiraGonçalves, Maria Célia da SilvaCavalcante, Cláudia ValenteLeite, Maria Edimaci Teixeira Barbosa2021-10-07T19:36:18Z2021-08-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfLeite, Maria Edimaci Teixeira Barbosa. Comunidades remanescentes de quilombo em Paranã-Tocantins: educação escolar, história, memória, cultura e narrativas. 2021. 230 fl. Tese( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4712porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2021-10-08T04:00:27Zoai:ambar:tede/4712Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932021-10-08T04:00:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
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