Ensino de física e cinema de ficção científica: possibilidades didático-pedagógicas de ensino e aprendizagens
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4407 |
Resumo: | Esta investigação bibliográfica1 , vinculada à Linha de Pesquisa Educação, Sociedade e Cultura, do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE da PUC Goiás e Diretório de Pesquisa CNPq – PROPE/PUC Goiás Educação, História, Memória e Culturas em diferentes espaços sociais, fundamenta-se na seguinte questão de pesquisa: ENSINO DE FÍSICA E CINEMA DE FICÇÃO CIENTÍFICA: possibilidades didático-pedagógicas de ensino e aprendizagens, na perspectiva de pensar, dentre outras experiências nacionais e internacionais, recorre-se ao cinema visando à construção de novas possibilidades didático-pedagógicas de ensino e aprendizagens. Objetiva-se aprender instrumentos conceituais motivacionais que possibilitem a formulação de atividades com o uso de filmes de ficção científica no ensino de Física em termos de sua contribuição para uma nova concepção do espírito científico sob a luz da epistemologia de Gaston Bachelard, que possibilite também que a Física contemple conteúdos históricos e filosóficos mediados pelo cinema, visando contribuir para a construção de uma alfabetização científica. Soma-se propositivamente ao conjunto de outras pesquisas que intentam superar, cotidianamente, a tradição educacional de se tratar de uma matéria/disciplina de difícil compreensão e apropriação teórico-conceitual. Para a construção do presente objeto de pesquisa, foram definidas as seguintes questões orientadoras: a) Pode o uso de filmes de ficção científica despertar o interesse dos alunos do ensino médio brasileiro pela Ciência? b) A utilização de filmes, como recurso didático, contribui para a aprendizagem de conceitos da Física? Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, de cunho teórico-bibliográfica, fundamentada na epistemologia de Gaston Bachelard. Tal análise assume as obras cinematográficas não como um simples recurso didático, mas como discursividades regidas por mecanismos ficcionais e que se vale desses mecanismos para veicular posições, ideias e debates em torno de temas científicos atuais. No plano epistemológico busca-se abordar criticamente a ênfase de Bachelard na separação entre a racionalidade científica e a imaginação poética que podem permitir o trabalho em relação aos obstáculos epistemológicos com aqueles alunos que não se sentem motivados ao estudo da Física. As obras cinematográficas escolhidas foram as seguintes: 2001: Uma Odisseia no Espaço, Interestelar e Perdido em Marte, discutiram temáticas espaciais que envolvem conceitos da Física Moderna, pouco trabalhados no Ensino Médio, mas que despertam grande curiosidade dos estudantes, ajudando-os a reconhecerem a Física como um empreendimento humano e, portanto, mais próximos a eles. Constata-se que o tema é muito intrigante, e foi possível levantar questões para serem debatidas e direcionadas visando à melhoria do processo de ensino e aprendizagem, contribuindo para uma discussão necessária sobre o papel dos obstáculos cognitivo-epistemológicos na aprendizagem de conceitos envolvidos na Física Moderna |
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Ensino de física e cinema de ficção científica: possibilidades didático-pedagógicas de ensino e aprendizagensScience fiction physics and cinema teaching: didactic-pedagogical possibilities of teaching and learningEnsino de Física. Filmes de Ficção Científica. Ensino e Aprendizagens.Physics Teaching. Science Fiction Films. Teaching and LearningCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEsta investigação bibliográfica1 , vinculada à Linha de Pesquisa Educação, Sociedade e Cultura, do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE da PUC Goiás e Diretório de Pesquisa CNPq – PROPE/PUC Goiás Educação, História, Memória e Culturas em diferentes espaços sociais, fundamenta-se na seguinte questão de pesquisa: ENSINO DE FÍSICA E CINEMA DE FICÇÃO CIENTÍFICA: possibilidades didático-pedagógicas de ensino e aprendizagens, na perspectiva de pensar, dentre outras experiências nacionais e internacionais, recorre-se ao cinema visando à construção de novas possibilidades didático-pedagógicas de ensino e aprendizagens. Objetiva-se aprender instrumentos conceituais motivacionais que possibilitem a formulação de atividades com o uso de filmes de ficção científica no ensino de Física em termos de sua contribuição para uma nova concepção do espírito científico sob a luz da epistemologia de Gaston Bachelard, que possibilite também que a Física contemple conteúdos históricos e filosóficos mediados pelo cinema, visando contribuir para a construção de uma alfabetização científica. Soma-se propositivamente ao conjunto de outras pesquisas que intentam superar, cotidianamente, a tradição educacional de se tratar de uma matéria/disciplina de difícil compreensão e apropriação teórico-conceitual. Para a construção do presente objeto de pesquisa, foram definidas as seguintes questões orientadoras: a) Pode o uso de filmes de ficção científica despertar o interesse dos alunos do ensino médio brasileiro pela Ciência? b) A utilização de filmes, como recurso didático, contribui para a aprendizagem de conceitos da Física? Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, de cunho teórico-bibliográfica, fundamentada na epistemologia de Gaston Bachelard. Tal análise assume as obras cinematográficas não como um simples recurso didático, mas como discursividades regidas por mecanismos ficcionais e que se vale desses mecanismos para veicular posições, ideias e debates em torno de temas científicos atuais. No plano epistemológico busca-se abordar criticamente a ênfase de Bachelard na separação entre a racionalidade científica e a imaginação poética que podem permitir o trabalho em relação aos obstáculos epistemológicos com aqueles alunos que não se sentem motivados ao estudo da Física. As obras cinematográficas escolhidas foram as seguintes: 2001: Uma Odisseia no Espaço, Interestelar e Perdido em Marte, discutiram temáticas espaciais que envolvem conceitos da Física Moderna, pouco trabalhados no Ensino Médio, mas que despertam grande curiosidade dos estudantes, ajudando-os a reconhecerem a Física como um empreendimento humano e, portanto, mais próximos a eles. Constata-se que o tema é muito intrigante, e foi possível levantar questões para serem debatidas e direcionadas visando à melhoria do processo de ensino e aprendizagem, contribuindo para uma discussão necessária sobre o papel dos obstáculos cognitivo-epistemológicos na aprendizagem de conceitos envolvidos na Física ModernaThis bibliographic research2 , linked to the Education, Society and Culture Research Line, of the Postgraduate Program in Education - PPGE of PUC Goiás and CNPq Research Directory - PROPE / PUC Goiás Education, History, Memory and Cultures in different social spaces, It is based on the following research question: PHYSICS TEACHING AND SCIENCE FICTION CINEMA: didactic-pedagogical possibilities of teaching and learning, from the perspective of thinking, among other national and international experiences, we resort to cinema aiming at the construction of new possibilities didactic-pedagogical teaching and learning. The objective is to learn motivational conceptual instruments that enable the formulation of activities using science fiction films in physics teaching in terms of their contribution to a new conception of the scientific spirit in the light of Gaston Bachelard's epistemology, which also enables Physics contemplates historical and philosophical contents mediated by cinema, aiming to contribute to the construction of a scientific literacy. It is purposely added to the set of other researches that attempt to overcome, daily, the educational tradition of dealing with a subject / discipline of difficult understanding and theoretical-conceptual appropriation. For the construction of the present research object, the following guiding questions were defined: a) Can the use of science fiction films arouses the interest of Brazilian high school students for science? b) Does the use of films as a didactic resource contribute to the learning of physics concepts? Methodologically, it is an exploratory research, qualitative in nature, with a theoretical and bibliographic nature, based on the epistemology of Gaston Bachelard. Such analysis assumes the cinematographic works not as a simple didactic resource, but as discursivities governed by fictional mechanisms and that uses these mechanisms to convey positions, ideas and debates around current scientific themes. At the epistemological level we seek to critically address Bachelard's emphasis on the separation between scientific rationality and poetic imagination that may allow work in relation to epistemological obstacles with those students who are not motivated to study physics. The films selected were as follows: 2001: A Space Odyssey, Interstellar and The Martian, discussed spatial themes involving concepts of Modern Physics, little worked in high school, but arouse great curiosity of students, helping them to recognize Physics as a human endeavor and, therefore, closer to them. The theme is very intriguing, and it was possible to raise questions to be debated and directed to improve the teaching and learning process, contributing to a necessary discussion about the role of cognitive-epistemological obstacles in the learning of concepts involved in Modern Physics.Pontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de PedagogiaBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em EducaçãoBaldino, José Mariahttp://lattes.cnpq.br/2750664629773893Valverde, Clodoaldohttp://lattes.cnpq.br/1788161332524461Porfiro, Leandro Danielhttp://lattes.cnpq.br/5146672358460742Cavalcante, Cláudia Valentehttp://lattes.cnpq.br/2596699122693694Scarel, Estelamaris Branthttp://lattes.cnpq.br/3146220000623241Santos, Lucio José Braga dos2019-12-09T22:46:16Z2019-09-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSantos, Lucio José Braga dos. Ensino de física e cinema de ficção científica: possibilidades didático-pedagógicas de ensino e aprendizagens. 2019. 154 f. Tese( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4407porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2019-12-10T04:00:35Zoai:ambar:tede/4407Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932019-12-10T04:00:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
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