O papel da educação superior no desenvolvimento regional: estudo de caso da UniCerrado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Amanda Beatriz Albernaz de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4874
Resumo: Esta pesquisa é subdividida em três capítulos principais. No primeiro capítulo, foram abordadas políticas públicas de desenvolvimento, que em geral surgem em decorrência de problemas e necessidades de uma dada sociedade, a fim de buscar maior bem-estar social. Foi elaborado a partir de uma pesquisa exploratória, que pretendeu entender a importância das políticas públicas, de forma específica, estudar as que possuíam o objetivo de promoção do desenvolvimento mais igualitário entre as regiões, como as superintendências da Amazônia, do Centro Oeste, do Sul, do Nordeste e dentro desse contexto, estudar a Política nacional de Desenvolvimento Regional. A hipótese partiu do pressuposto da necessidade de intervenção do Estado para o desenvolvimento. Concluiu-se que o desenvolvimento é pautado principalmente nas disparidades e o estado possui a função de intervenção, por meio da elaboração de políticas e dessa forma, melhor redistribuição no desenvolvimento das regiões. O segundo capítulo retrata sobre o ensino superior brasileiro e sua influência no desenvolvimento regional. Realizou-se uma pesquisa exploratória, com o objetivo de levantamento de programas que contribuíram para a ampliação do ensino superior no Brasil e dessa forma, desenvolveu-se um estudo bibliográfico de como as Universidades podem ser agentes propulsores do desenvolvimento local, levantando a hipótese de que as IES promovem crescimentos multidirecionais. Concluiu-se que, o ensino superior e as universidades devem ser foco de políticas públicas, principalmente visando a expansão e maior acesso da população, e que, de 2009 a 2019, houve aumento de 12,7% na quantidade de IES no Brasil, fruto dos programas de incentivo à ampliação e expansão do Ensino Superior, dentre eles: PROUNI, SISU, REUNI, FIES e EAD. Por fim, o último capítulo, trata-se de uma pesquisa exploratória com estudo de caso, que utilizou como referência o Centro Universitário de Goiatuba, ao qual foram realizadas observações e coleta de dados para verificar eventuais influências dessa IES em seu entorno, de forma a relevar a opinião dos munícipes a respeito da possibilidade dessas influências, por meio da aplicação da escala Likert. Os objetivos foram comparar índices de desenvolvimento local da cidade de Goiatuba, com índices de duas cidades vizinhas, Morrinhos e Bom de Jesus de Goiás, escolhidas como parâmetros de comparação, visto que, não possuem Instituições de Ensino Superior e que são próximas à cidade de estudo de caso, uma com população maior e outra menor que Goiatuba. Outro objetivo, foi de entender a visão dos munícipes quanto às influências da IES na localidade. A hipótese surgiu da suposição de que a cidade universitária obteria maiores índices de arrecadação que proporcionariam desenvolvimento. Foi possível concluir que, ao longo dos anos, a chegada de novos cursos na instituição, resultaram em aumento dos índices de desenvolvimento da cidade, de forma que os participantes da pesquisa entendem que as influências econômicas e sociais da Unicerrado, são percebidas de maneira positiva e a questão ambiental, que está em zona mediana, torna possível o enfoque de políticas públicas futuras.
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Concluiu-se que o desenvolvimento é pautado principalmente nas disparidades e o estado possui a função de intervenção, por meio da elaboração de políticas e dessa forma, melhor redistribuição no desenvolvimento das regiões. O segundo capítulo retrata sobre o ensino superior brasileiro e sua influência no desenvolvimento regional. Realizou-se uma pesquisa exploratória, com o objetivo de levantamento de programas que contribuíram para a ampliação do ensino superior no Brasil e dessa forma, desenvolveu-se um estudo bibliográfico de como as Universidades podem ser agentes propulsores do desenvolvimento local, levantando a hipótese de que as IES promovem crescimentos multidirecionais. Concluiu-se que, o ensino superior e as universidades devem ser foco de políticas públicas, principalmente visando a expansão e maior acesso da população, e que, de 2009 a 2019, houve aumento de 12,7% na quantidade de IES no Brasil, fruto dos programas de incentivo à ampliação e expansão do Ensino Superior, dentre eles: PROUNI, SISU, REUNI, FIES e EAD. Por fim, o último capítulo, trata-se de uma pesquisa exploratória com estudo de caso, que utilizou como referência o Centro Universitário de Goiatuba, ao qual foram realizadas observações e coleta de dados para verificar eventuais influências dessa IES em seu entorno, de forma a relevar a opinião dos munícipes a respeito da possibilidade dessas influências, por meio da aplicação da escala Likert. Os objetivos foram comparar índices de desenvolvimento local da cidade de Goiatuba, com índices de duas cidades vizinhas, Morrinhos e Bom de Jesus de Goiás, escolhidas como parâmetros de comparação, visto que, não possuem Instituições de Ensino Superior e que são próximas à cidade de estudo de caso, uma com população maior e outra menor que Goiatuba. Outro objetivo, foi de entender a visão dos munícipes quanto às influências da IES na localidade. A hipótese surgiu da suposição de que a cidade universitária obteria maiores índices de arrecadação que proporcionariam desenvolvimento. Foi possível concluir que, ao longo dos anos, a chegada de novos cursos na instituição, resultaram em aumento dos índices de desenvolvimento da cidade, de forma que os participantes da pesquisa entendem que as influências econômicas e sociais da Unicerrado, são percebidas de maneira positiva e a questão ambiental, que está em zona mediana, torna possível o enfoque de políticas públicas futuras.This research is divided into three main chapters. In the first chapter, public development policies were addressed, which generally arise in the face of problems and needs of a given society, in order to seek greater social well-being. It was elaborated from an exploratory research in order to understand the importance of public policies, to study some policies that aimed to promote a more egalitarian development between the regions, such as the superintendencies of the Amazônia, the Midwest, the South and the Northeast, and also the National Policy for Regional Development. The hypothesis started from the assumption of the need for State intervention for development. It is concluded that development is mainly based on disparities and that it is a function of the state to intervene through policies so that there is better redistribution in the development of the regions. The second chapter portrays Brazilian higher education and its influence on regional development. It is an exploratory research that, with the objective of surveying programs that contributed to the expansion of higher education in Brazil and making a bibliographic study of how Universities can be propelling agents of local development, the hypotheses were that HEIs promote multidirectional development. Higher education was concluded and universities should be the focus of public policies, mainly aiming at expansion, and greater access for the population, and that from 2009 to 2019 there was a 12.7% increase in the number of HEIs in Brazil, as a result of the programs of incentive to the expansion and expansion of Higher Education, PROUNI, SISU, REUNI, FIES, EAD. Finally, the last chapter, which is an exploratory research with a case study, the Centro Universitário de Goiatuba, to which observations and data collection were made to verify possible influences of this IES to its surroundings and to verify the opinion of the citizens regarding these influences with Likert scale application. The objectives are to compare local development indices of the city of Goiatuba with indices of two neighboring cities, Morrinhos and Bom de Jesus de Goiás, which were chosen to have parameters of two other cities that do not have Higher Education Institutions, are close to the city. of case study, another parameter was to choose a city with a larger population and another one smaller than Goiatuba. Another objective was to understand the view of the citizens regarding the influences of the HEI in the locality. The hypothesis arose from the assumption that the university city has higher rates of collection that can provide development. And it was concluded that over the years with the arrival of new courses at the institution, the city's development rates have increased and the research participants understand that the economic and social influences of Unicerrado are perceived positively and the environmental issue is still in a median zone, making it possible to focus on future public policies.Pontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Direito, Negócios e ComunicaçãoBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Desenvolvimento e Planejamento TerritorialPasqualetto, Antôniohttp://lattes.cnpq.br/4691515540448143Theis, Ivo Marcoshttp://lattes.cnpq.br/2063932952182790Pietrafesa, Pedro Araújohttp://lattes.cnpq.br/4048337427692081Araújo, Amanda Beatriz Albernaz de2023-01-20T13:16:25Z2022-03-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfARAÚJO, Amanda Beatriz Albernaz de. O papel da educação superior no desenvolvimento regional: estudo de caso da UniCerrado. 2022. 107 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Planejamento Territorial) -- Escola de Direito, Negócios e Comunicação, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2022.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4874porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2023-01-21T04:00:24Zoai:ambar:tede/4874Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932023-01-21T04:00:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
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