A METAPOESIA DESVAIRADA DE MÁRIO DE ANDRADE: ARTE, ARTISTA E LEITOR NA MODERNIDADE.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vitoy, Vitor Fernando Perilo
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/3177
Resumo: O presente trabalho propõe um estudo Hermenêutico e Fenomenológico da obra Pauliceia desvairada de Mário de Andrade, publicada pela primeira vez em 1922, tratando de temas que relacionam a poesia, o fazer artístico, A Metalinguagem e a perda da aura, um traço marcante nas criações modernistas. A obra apresenta uma relação íntima entre arte-artista-leitor em sua comparação metalinguística. Esta dissertação é, portanto, uma forma de apontar a genialidade do criador, ao iniciar sua obra com o Prefácio Interessantíssimo, uma dedicatória dissimulada do eu - poético para o autor. A desordem da linguagem do caos, entre o passado, o futuro e as formas poéticas da modernidade, a verdadeira arte do contraponto. O desvairismo é justamente a nova arte moderna cheia de conflitos. Nesta linha de raciocínio, utilizamos obras importantes como A Estrutura da Lírica Moderna, de Hugo Friedrich, As Vanguardas Europeias de Gilberto Mendonça Teles, A Metalinguagem, de Samira Chalhub, a perda da aura com Walter Benjamin e a Estética da Recepção e Teoria do Efeito de Wolfgang Iser e Hans Robert Jauss. Ressaltamos que A proposta feita pelo eu - poético em sua obra é o sentir, para depois pensar.
id PUC_GO_682df4bb7f2101f66ca82fe06636ccb6
oai_identifier_str oai:ambar:tede/3177
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling A METAPOESIA DESVAIRADA DE MÁRIO DE ANDRADE: ARTE, ARTISTA E LEITOR NA MODERNIDADE.Paulicéia DesvairadaarteauramodernismorupturaPauliceia DesvairadaartauramodernismbreakthroughCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASO presente trabalho propõe um estudo Hermenêutico e Fenomenológico da obra Pauliceia desvairada de Mário de Andrade, publicada pela primeira vez em 1922, tratando de temas que relacionam a poesia, o fazer artístico, A Metalinguagem e a perda da aura, um traço marcante nas criações modernistas. A obra apresenta uma relação íntima entre arte-artista-leitor em sua comparação metalinguística. Esta dissertação é, portanto, uma forma de apontar a genialidade do criador, ao iniciar sua obra com o Prefácio Interessantíssimo, uma dedicatória dissimulada do eu - poético para o autor. A desordem da linguagem do caos, entre o passado, o futuro e as formas poéticas da modernidade, a verdadeira arte do contraponto. O desvairismo é justamente a nova arte moderna cheia de conflitos. Nesta linha de raciocínio, utilizamos obras importantes como A Estrutura da Lírica Moderna, de Hugo Friedrich, As Vanguardas Europeias de Gilberto Mendonça Teles, A Metalinguagem, de Samira Chalhub, a perda da aura com Walter Benjamin e a Estética da Recepção e Teoria do Efeito de Wolfgang Iser e Hans Robert Jauss. Ressaltamos que A proposta feita pelo eu - poético em sua obra é o sentir, para depois pensar.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásLiteratura e Crítica LiteráriaRodrigues, Maria AparecidaMaria Aparecida RodriguesPaes, Iêdo de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/3281218394136739Nascimento, Maria Teresinha Martins dohttp://lattes.cnpq.br/8206433968369762Vitoy, Vitor Fernando Perilo2016-08-10T11:06:51Z2013-09-162012-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfVITOY, Vitor Fernando Perilo. A METAPOESIA DESVAIRADA DE MÁRIO DE ANDRADE: ARTE, ARTISTA E LEITOR NA MODERNIDADE.. 2012. 116 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2012.http://localhost:8080/tede/handle/tede/3177porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-26T22:45:30Zoai:ambar:tede/3177Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-26T22:45:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv A METAPOESIA DESVAIRADA DE MÁRIO DE ANDRADE: ARTE, ARTISTA E LEITOR NA MODERNIDADE.
title A METAPOESIA DESVAIRADA DE MÁRIO DE ANDRADE: ARTE, ARTISTA E LEITOR NA MODERNIDADE.
spellingShingle A METAPOESIA DESVAIRADA DE MÁRIO DE ANDRADE: ARTE, ARTISTA E LEITOR NA MODERNIDADE.
Vitoy, Vitor Fernando Perilo
Paulicéia Desvairada
arte
aura
modernismo
ruptura
Pauliceia Desvairada
art
aura
modernism
breakthrough
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
title_short A METAPOESIA DESVAIRADA DE MÁRIO DE ANDRADE: ARTE, ARTISTA E LEITOR NA MODERNIDADE.
title_full A METAPOESIA DESVAIRADA DE MÁRIO DE ANDRADE: ARTE, ARTISTA E LEITOR NA MODERNIDADE.
title_fullStr A METAPOESIA DESVAIRADA DE MÁRIO DE ANDRADE: ARTE, ARTISTA E LEITOR NA MODERNIDADE.
title_full_unstemmed A METAPOESIA DESVAIRADA DE MÁRIO DE ANDRADE: ARTE, ARTISTA E LEITOR NA MODERNIDADE.
title_sort A METAPOESIA DESVAIRADA DE MÁRIO DE ANDRADE: ARTE, ARTISTA E LEITOR NA MODERNIDADE.
author Vitoy, Vitor Fernando Perilo
author_facet Vitoy, Vitor Fernando Perilo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Maria Aparecida
Maria Aparecida Rodrigues
Paes, Iêdo de Oliveira
http://lattes.cnpq.br/3281218394136739
Nascimento, Maria Teresinha Martins do
http://lattes.cnpq.br/8206433968369762
dc.contributor.author.fl_str_mv Vitoy, Vitor Fernando Perilo
dc.subject.por.fl_str_mv Paulicéia Desvairada
arte
aura
modernismo
ruptura
Pauliceia Desvairada
art
aura
modernism
breakthrough
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
topic Paulicéia Desvairada
arte
aura
modernismo
ruptura
Pauliceia Desvairada
art
aura
modernism
breakthrough
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
description O presente trabalho propõe um estudo Hermenêutico e Fenomenológico da obra Pauliceia desvairada de Mário de Andrade, publicada pela primeira vez em 1922, tratando de temas que relacionam a poesia, o fazer artístico, A Metalinguagem e a perda da aura, um traço marcante nas criações modernistas. A obra apresenta uma relação íntima entre arte-artista-leitor em sua comparação metalinguística. Esta dissertação é, portanto, uma forma de apontar a genialidade do criador, ao iniciar sua obra com o Prefácio Interessantíssimo, uma dedicatória dissimulada do eu - poético para o autor. A desordem da linguagem do caos, entre o passado, o futuro e as formas poéticas da modernidade, a verdadeira arte do contraponto. O desvairismo é justamente a nova arte moderna cheia de conflitos. Nesta linha de raciocínio, utilizamos obras importantes como A Estrutura da Lírica Moderna, de Hugo Friedrich, As Vanguardas Europeias de Gilberto Mendonça Teles, A Metalinguagem, de Samira Chalhub, a perda da aura com Walter Benjamin e a Estética da Recepção e Teoria do Efeito de Wolfgang Iser e Hans Robert Jauss. Ressaltamos que A proposta feita pelo eu - poético em sua obra é o sentir, para depois pensar.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-13
2013-09-16
2016-08-10T11:06:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VITOY, Vitor Fernando Perilo. A METAPOESIA DESVAIRADA DE MÁRIO DE ANDRADE: ARTE, ARTISTA E LEITOR NA MODERNIDADE.. 2012. 116 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2012.
http://localhost:8080/tede/handle/tede/3177
identifier_str_mv VITOY, Vitor Fernando Perilo. A METAPOESIA DESVAIRADA DE MÁRIO DE ANDRADE: ARTE, ARTISTA E LEITOR NA MODERNIDADE.. 2012. 116 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2012.
url http://localhost:8080/tede/handle/tede/3177
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Literatura e Crítica Literária
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Literatura e Crítica Literária
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1809202263544037376