A educação nas políticas judiciárias de enfrentamento à violência contra as mulheres no Estado de Goiás

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Aleandro
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4683
Resumo: Diante da expansão da violência sofrida pelas mulheres e do descrédito nas políticas públicas para este tema, este trabalho apresenta um primeiro olhar sobre as ações e projetos desenvolvidos pelo Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) para o enfrentamento à violência contra as mulheres. Assim, o objetivo desta dissertação é conhecer e analisar como a educação é expressa nas ações e nos documentos que normatizam as políticas judiciárias de enfrentamento à violência contra as mulheres no estado de Goiás e se aparecem como instrumento de empoderamento e emancipação das mulheres. A pesquisa se justifica nos altos índices deste tipo de violência e na percepção de como a educação pode transformar a realidade e se firmar como condição de prevenção à violência contra as mulheres. O trabalho é norteado pelo materialismo histórico dialético por entendê-lo como o único método capaz de permitir a busca das condições reais de existência das mulheres. A pesquisa seguiu a metodologia de levantar o material bibliográfico e documental, analisá-lo e interpretá-lo, e realizar uma pesquisa empírica com aqueles servidores do Judiciário goiano que estão em contato direto com o fenômeno. O referencial teórico contou com contribuições de Afonso, Azevedo, Bandeira, Brzezinski, Carneiro, Engels, Freire, Marx, Netto, Saffioti, Trivinõs, dentre outros. Já a discussão buscou saber se nos projetos e ações do TJGO a educação aparece como instrumento de emancipação e prevenção à violência contra as mulheres. O resultado indica que as políticas públicas que estão sendo implementadas são viáveis como instrumento de complementariedade da educação emancipatória das mulheres e indica também a imperiosidade de se expandir as ações. Espera-se que o trabalho possa contribuir para essa expansão e para que mulheres em situação de violência saiam da condição de dominação
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Assim, o objetivo desta dissertação é conhecer e analisar como a educação é expressa nas ações e nos documentos que normatizam as políticas judiciárias de enfrentamento à violência contra as mulheres no estado de Goiás e se aparecem como instrumento de empoderamento e emancipação das mulheres. A pesquisa se justifica nos altos índices deste tipo de violência e na percepção de como a educação pode transformar a realidade e se firmar como condição de prevenção à violência contra as mulheres. O trabalho é norteado pelo materialismo histórico dialético por entendê-lo como o único método capaz de permitir a busca das condições reais de existência das mulheres. A pesquisa seguiu a metodologia de levantar o material bibliográfico e documental, analisá-lo e interpretá-lo, e realizar uma pesquisa empírica com aqueles servidores do Judiciário goiano que estão em contato direto com o fenômeno. O referencial teórico contou com contribuições de Afonso, Azevedo, Bandeira, Brzezinski, Carneiro, Engels, Freire, Marx, Netto, Saffioti, Trivinõs, dentre outros. Já a discussão buscou saber se nos projetos e ações do TJGO a educação aparece como instrumento de emancipação e prevenção à violência contra as mulheres. O resultado indica que as políticas públicas que estão sendo implementadas são viáveis como instrumento de complementariedade da educação emancipatória das mulheres e indica também a imperiosidade de se expandir as ações. Espera-se que o trabalho possa contribuir para essa expansão e para que mulheres em situação de violência saiam da condição de dominaçãoGiven the of violence suffered by women and the discredit in public policies for this topic, this paper presentes a first look at the actions and profects developed by the Court of Justice of Goiás - TJGO to fight violence Against women. Thus, the objective of this dissertation is to know and analyze how education is expressed in the judicial policies to combat violence Against women in the state the Goiás and appear as an instrument of women`s empowerment and emancipation. The research justifiel by the high rates of this type of violence and the perception of how education can transform reality and establish itself as a condition for preventing violence Against women. The work is guided by dialectical historical materialism as it is understood as the Only method capable of allowing the search for women`s real conditions of existence. The research followed the methodology of surveying bibliographic and documentary material, analyzing and interpreting it, and conducting an empirical research with those civil servants in Goiás who are in direct contact with the phenomenon. The theoretical included contributions from Afonso, Azevedo, Bandeira, Brzezinski, Carneiro, Engels, Freire, Marx, Netto, Saffioti, Trivinõs, among others. The discussion, on the Other hand, sought to know whether education appears in TJGO`s projects and actions as an instrument for emancipation and prevention of violence Against women. The result indicates that the public policies that are being implemented are viable as an instrument to complement the emancipatory education of women and also indicate the need to expand actions. It is hoped that the work can contribute to this expansion and for women in situations of violence to leave the condition of dominationPontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de PedagogiaBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em EducaçãoAfonso, Lúcia Helena Rincónhttp://lattes.cnpq.br/6875047675834170Arbués, Margareth PereiraBrzezinsk, IriaRodrigues, Aleandro2021-08-17T19:43:50Z2021-06-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRodrigues, Aleandro. A educação nas políticas judiciárias de enfrentamento à violência contra as mulheres no Estado de Goiás. 2021. 140 fl. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4683porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2021-08-18T04:00:34Zoai:ambar:tede/4683Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932021-08-18T04:00:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
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