Formação continuada de professores na escola e o papel da coordenação pedagógica: um estudo na perspectiva da teoria do ensino desenvolvimental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Luiz Marles Gonçalves dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4735
Resumo: O presente estudo tem como tema a formação continuada de professores na situação de trabalho, realçando a atuação da coordenação pedagógica nesse aspecto da formação docente. Partiu-se de dois pressupostos, o primeiro, de que os professores necessitam permanentemente aprimorar os saberes profissionais necessários ao processo de ensinoaprendizagem, especialmente os voltados à realização do processo de ensinoaprendizagem; o segundo, de que o provimento das condições de realização desse aprimoramento cabe à Coordenação Pedagógica. A questão básica posta à pesquisa foi perguntar se ações de formação continuada, conduzidas pela Coordenação Pedagógica, voltadas para a assistência pedagógica aos professores, especialmente, na sala de aula, podem contribuir para um melhor desenvolvimento do ensino e, portanto, uma aprendizagem mais efetiva por parte dos alunos. Foi estabelecido como objetivo geral conhecer e analisar conceituações e características da formação continuada na escola e o papel da Coordenação Pedagógica em prover condições e ações relacionadas com essa formação, especialmente no que diz respeito à assistência pedagógico-didática aos professores na sala de aula. Já, como objetivos específicos ficaram estabelecidos: a) Buscar nas pesquisas entendimentos acerca da definição e caracterização da formação continuada na escola; b) Contrastar diferentes olhares da pesquisa acadêmica sobre as funções da coordenação pedagógica, especialmente quanto a ações voltadas para a assistência pedagógico-didática aos professores na sala de aula; c) Trazer contribuições da teoria do ensino desenvolvimental para a atuação pedagógica da Coordenação Pedagógica no campo da didática, ou seja, como uma proposta de aprimoramento do processo de ensinoaprendizagem. Para este estudo, foi realizada pesquisa bibliográfica, de tipo exploratória, tendo como referência o materialismo histórico-dialético por percebê-lo como o método mais viável para a análise dos dados levantados. Nessa pesquisa, foram utilizados estudos teóricos e empíricos sobre formação continuada e as atribuições profissionais da Coordenação Pedagógica, especialmente em relação à formação continuada. As buscas foram feitas no portal de periódicos da CAPES e no banco de dados da BDTD. Concluído este estudo, podemos apontar nossos principais achados. Primeiro, a pesquisa bibliográfica mostrou, entre as conceituações e características da formação conceituada, aquela que a compreende como centrada nos aspectos pedagógico-didáticos do trabalho do professor, visando ao aperfeiçoamento de ações voltadas ao aprimoramento do trabalho pedagógicodidático dos professores na sala de aula. Segundo, embora estudos consultados coloquem em destaque o papel do Coordenador Pedagógico na formação continuada, as pesquisas empíricas examinadas mostraram que não é frequente nas escolas a ocorrência de ações dessa natureza, entre outras razões, por lacunas na formação profissional e atribuição ao Coordenador Pedagógico de funções burocráticas desviando-o de suas atribuições originais. Terceiro, as pesquisas mostraram, igualmente, a necessidade imperativa de ligação mais estreita entre a Coordenação Pedagógica e a atuação dos professores no processo de ensino-aprendizagem, isto é, como garantia de melhores resultados na aprendizagem dos alunos. Quarto, em face a essas constatações, foi apresentada a teoria do ensino desenvolvimental como possibilidade de propiciar elementos teóricos e práticos para auxiliar os coordenadores pedagógicos a promover a assistência pedagógico-didática direta aos professores na sala de aula
id PUC_GO_7309c99da887b55957d2da3f39a3f507
oai_identifier_str oai:ambar:tede/4735
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling Formação continuada de professores na escola e o papel da coordenação pedagógica: um estudo na perspectiva da teoria do ensino desenvolvimentalContinuing teacher education at school and the role of pedagogical coordination: a study from the perspective of developmental teaching theoryFormação Continuada. Coordenação Pedagógica. Organização e gestão da escola. Formação de Professores.Continuing Education. Pedagogical Coordination.School Organization and Management. Teacher formation.Ciencias Humanas: EducaçãoO presente estudo tem como tema a formação continuada de professores na situação de trabalho, realçando a atuação da coordenação pedagógica nesse aspecto da formação docente. Partiu-se de dois pressupostos, o primeiro, de que os professores necessitam permanentemente aprimorar os saberes profissionais necessários ao processo de ensinoaprendizagem, especialmente os voltados à realização do processo de ensinoaprendizagem; o segundo, de que o provimento das condições de realização desse aprimoramento cabe à Coordenação Pedagógica. A questão básica posta à pesquisa foi perguntar se ações de formação continuada, conduzidas pela Coordenação Pedagógica, voltadas para a assistência pedagógica aos professores, especialmente, na sala de aula, podem contribuir para um melhor desenvolvimento do ensino e, portanto, uma aprendizagem mais efetiva por parte dos alunos. Foi estabelecido como objetivo geral conhecer e analisar conceituações e características da formação continuada na escola e o papel da Coordenação Pedagógica em prover condições e ações relacionadas com essa formação, especialmente no que diz respeito à assistência pedagógico-didática aos professores na sala de aula. Já, como objetivos específicos ficaram estabelecidos: a) Buscar nas pesquisas entendimentos acerca da definição e caracterização da formação continuada na escola; b) Contrastar diferentes olhares da pesquisa acadêmica sobre as funções da coordenação pedagógica, especialmente quanto a ações voltadas para a assistência pedagógico-didática aos professores na sala de aula; c) Trazer contribuições da teoria do ensino desenvolvimental para a atuação pedagógica da Coordenação Pedagógica no campo da didática, ou seja, como uma proposta de aprimoramento do processo de ensinoaprendizagem. Para este estudo, foi realizada pesquisa bibliográfica, de tipo exploratória, tendo como referência o materialismo histórico-dialético por percebê-lo como o método mais viável para a análise dos dados levantados. Nessa pesquisa, foram utilizados estudos teóricos e empíricos sobre formação continuada e as atribuições profissionais da Coordenação Pedagógica, especialmente em relação à formação continuada. As buscas foram feitas no portal de periódicos da CAPES e no banco de dados da BDTD. Concluído este estudo, podemos apontar nossos principais achados. Primeiro, a pesquisa bibliográfica mostrou, entre as conceituações e características da formação conceituada, aquela que a compreende como centrada nos aspectos pedagógico-didáticos do trabalho do professor, visando ao aperfeiçoamento de ações voltadas ao aprimoramento do trabalho pedagógicodidático dos professores na sala de aula. Segundo, embora estudos consultados coloquem em destaque o papel do Coordenador Pedagógico na formação continuada, as pesquisas empíricas examinadas mostraram que não é frequente nas escolas a ocorrência de ações dessa natureza, entre outras razões, por lacunas na formação profissional e atribuição ao Coordenador Pedagógico de funções burocráticas desviando-o de suas atribuições originais. Terceiro, as pesquisas mostraram, igualmente, a necessidade imperativa de ligação mais estreita entre a Coordenação Pedagógica e a atuação dos professores no processo de ensino-aprendizagem, isto é, como garantia de melhores resultados na aprendizagem dos alunos. Quarto, em face a essas constatações, foi apresentada a teoria do ensino desenvolvimental como possibilidade de propiciar elementos teóricos e práticos para auxiliar os coordenadores pedagógicos a promover a assistência pedagógico-didática direta aos professores na sala de aulaThe present study has as its theme the continuing education of teachers in the work situation, highlighting the role of the pedagogical coordination in this aspect of teacher education. Two assumptions were made, the first, that teachers need to permanently improve the professional knowledge necessary for the teaching-learning process, especially those aimed atTwo assumptions were made, the first, that teachers need to permanently improve the professional knowledge necessary for the teaching-learning process, especially those aimed at Two assumptions were made, the first, that teachers need to permanently improve the professional knowledge necessary for the teaching-learning process, especially those aimed at carrying out the teaching-learning process; the second, that the provision of conditions for carrying out this improvement is the responsibility of the Pedagogical Coordination. The basic question posed to the research was to ask whether continuing education actions, conducted by the Pedagogical Coordination aimed at pedagogical assistance to teachers, especially in the classroom, can contribute to a better development of teaching and, therefore, more effective learning by students. It was established as a general objective to know and analyze concepts and characteristics of continuing education, at school and the role of the pedagogical coordination in providing conditions and actions related to this training, especially with regard to pedagogical-didactic assistance to teachers in the classroom. And as specific objectives: a) Search in research understandings about the definition and characterization of continuing education at school; b) Contrast different views of academic research on the functions of pedagogical coordination, especially regarding actions aimed at pedagogical-didactic assistance to teachers in the classroom; c) Bring contributions from the theory of developmental teaching to the pedagogical performance of the Pedagogical Coordination in the field of didactics, as a proposal to improve the teachinglearning process. For this study, an exploratory bibliographic research was carried out, using the historical-dialectical materialism as a reference, as it was perceived as the most viable method for data analysis. In this research, theoretical and empirical studies on continuing education and the professional attributions of the Pedagogical Coordination were used, especially in relation to continuing education. Searches were made on the CAPES journal portal and on the BDTD database. At the end of this study, we can point out our main findings. First, the literature search showed, between the conceptualizations and characteristics of conceptualized training, the one that understands it as centered on the pedagogical-didactic aspects of the teacher's work, aiming at the improvement of actions aimed at improving the pedagogical-didactic work of teachers in the classroom. Second, although studies consulted highlight the role of the Pedagogical Coordinator in continuing education, the empirical research consulted showed that it is not common in schools the occurrence of actions of this nature, among other reasons by gaps in professional training and attribution to the Pedagogical Coordinator of bureaucratic functions, diverting him from his original attributions. Third, research has shown, equally, the imperative need for a closer link between Pedagogical Coordination and the role of teachers in the teaching-learning process, as a guarantee of better results in learning of the students Fourth, given these findings, the theory of developmental teaching was presented as a possibility to provide theoretical and practical elements to help pedagogical coordinators to promote direct pedagogical-didactic assistance to teachers in the classroomPontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de PedagogiaBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em EducaçãoLibâneo, José Carloshttp://lattes.cnpq.br/7261628151334430Libâneo, José CarlosAlfonsi, Selma OliveiraMesquita, Maria Cristina das Graças DutraSantos, Luiz Marles Gonçalves dos2021-11-17T18:42:31Z2021-08-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSantos, Luiz Marles Gonçalves dos. Formação continuada de professores na escola e o papel da coordenação pedagógica: um estudo na perspectiva da teoria do ensino desenvolvimental. 2021. 101 fl. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4735porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2021-11-18T04:00:35Zoai:ambar:tede/4735Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932021-11-18T04:00:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação continuada de professores na escola e o papel da coordenação pedagógica: um estudo na perspectiva da teoria do ensino desenvolvimental
Continuing teacher education at school and the role of pedagogical coordination: a study from the perspective of developmental teaching theory
title Formação continuada de professores na escola e o papel da coordenação pedagógica: um estudo na perspectiva da teoria do ensino desenvolvimental
spellingShingle Formação continuada de professores na escola e o papel da coordenação pedagógica: um estudo na perspectiva da teoria do ensino desenvolvimental
Santos, Luiz Marles Gonçalves dos
Formação Continuada. Coordenação Pedagógica. Organização e gestão da escola. Formação de Professores.
Continuing Education. Pedagogical Coordination.School Organization and Management. Teacher formation.
Ciencias Humanas: Educação
title_short Formação continuada de professores na escola e o papel da coordenação pedagógica: um estudo na perspectiva da teoria do ensino desenvolvimental
title_full Formação continuada de professores na escola e o papel da coordenação pedagógica: um estudo na perspectiva da teoria do ensino desenvolvimental
title_fullStr Formação continuada de professores na escola e o papel da coordenação pedagógica: um estudo na perspectiva da teoria do ensino desenvolvimental
title_full_unstemmed Formação continuada de professores na escola e o papel da coordenação pedagógica: um estudo na perspectiva da teoria do ensino desenvolvimental
title_sort Formação continuada de professores na escola e o papel da coordenação pedagógica: um estudo na perspectiva da teoria do ensino desenvolvimental
author Santos, Luiz Marles Gonçalves dos
author_facet Santos, Luiz Marles Gonçalves dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Libâneo, José Carlos
http://lattes.cnpq.br/7261628151334430
Libâneo, José Carlos
Alfonsi, Selma Oliveira
Mesquita, Maria Cristina das Graças Dutra
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Luiz Marles Gonçalves dos
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Continuada. Coordenação Pedagógica. Organização e gestão da escola. Formação de Professores.
Continuing Education. Pedagogical Coordination.School Organization and Management. Teacher formation.
Ciencias Humanas: Educação
topic Formação Continuada. Coordenação Pedagógica. Organização e gestão da escola. Formação de Professores.
Continuing Education. Pedagogical Coordination.School Organization and Management. Teacher formation.
Ciencias Humanas: Educação
description O presente estudo tem como tema a formação continuada de professores na situação de trabalho, realçando a atuação da coordenação pedagógica nesse aspecto da formação docente. Partiu-se de dois pressupostos, o primeiro, de que os professores necessitam permanentemente aprimorar os saberes profissionais necessários ao processo de ensinoaprendizagem, especialmente os voltados à realização do processo de ensinoaprendizagem; o segundo, de que o provimento das condições de realização desse aprimoramento cabe à Coordenação Pedagógica. A questão básica posta à pesquisa foi perguntar se ações de formação continuada, conduzidas pela Coordenação Pedagógica, voltadas para a assistência pedagógica aos professores, especialmente, na sala de aula, podem contribuir para um melhor desenvolvimento do ensino e, portanto, uma aprendizagem mais efetiva por parte dos alunos. Foi estabelecido como objetivo geral conhecer e analisar conceituações e características da formação continuada na escola e o papel da Coordenação Pedagógica em prover condições e ações relacionadas com essa formação, especialmente no que diz respeito à assistência pedagógico-didática aos professores na sala de aula. Já, como objetivos específicos ficaram estabelecidos: a) Buscar nas pesquisas entendimentos acerca da definição e caracterização da formação continuada na escola; b) Contrastar diferentes olhares da pesquisa acadêmica sobre as funções da coordenação pedagógica, especialmente quanto a ações voltadas para a assistência pedagógico-didática aos professores na sala de aula; c) Trazer contribuições da teoria do ensino desenvolvimental para a atuação pedagógica da Coordenação Pedagógica no campo da didática, ou seja, como uma proposta de aprimoramento do processo de ensinoaprendizagem. Para este estudo, foi realizada pesquisa bibliográfica, de tipo exploratória, tendo como referência o materialismo histórico-dialético por percebê-lo como o método mais viável para a análise dos dados levantados. Nessa pesquisa, foram utilizados estudos teóricos e empíricos sobre formação continuada e as atribuições profissionais da Coordenação Pedagógica, especialmente em relação à formação continuada. As buscas foram feitas no portal de periódicos da CAPES e no banco de dados da BDTD. Concluído este estudo, podemos apontar nossos principais achados. Primeiro, a pesquisa bibliográfica mostrou, entre as conceituações e características da formação conceituada, aquela que a compreende como centrada nos aspectos pedagógico-didáticos do trabalho do professor, visando ao aperfeiçoamento de ações voltadas ao aprimoramento do trabalho pedagógicodidático dos professores na sala de aula. Segundo, embora estudos consultados coloquem em destaque o papel do Coordenador Pedagógico na formação continuada, as pesquisas empíricas examinadas mostraram que não é frequente nas escolas a ocorrência de ações dessa natureza, entre outras razões, por lacunas na formação profissional e atribuição ao Coordenador Pedagógico de funções burocráticas desviando-o de suas atribuições originais. Terceiro, as pesquisas mostraram, igualmente, a necessidade imperativa de ligação mais estreita entre a Coordenação Pedagógica e a atuação dos professores no processo de ensino-aprendizagem, isto é, como garantia de melhores resultados na aprendizagem dos alunos. Quarto, em face a essas constatações, foi apresentada a teoria do ensino desenvolvimental como possibilidade de propiciar elementos teóricos e práticos para auxiliar os coordenadores pedagógicos a promover a assistência pedagógico-didática direta aos professores na sala de aula
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-17T18:42:31Z
2021-08-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Santos, Luiz Marles Gonçalves dos. Formação continuada de professores na escola e o papel da coordenação pedagógica: um estudo na perspectiva da teoria do ensino desenvolvimental. 2021. 101 fl. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4735
identifier_str_mv Santos, Luiz Marles Gonçalves dos. Formação continuada de professores na escola e o papel da coordenação pedagógica: um estudo na perspectiva da teoria do ensino desenvolvimental. 2021. 101 fl. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.
url http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4735
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1809202273357660160