Políticas educacionais e identidade cultural na comunidade quilombola Jardim Cascata, em Aparecida de Goiânia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4844 |
Resumo: | O presente trabalho, inscrito na linha de pesquisa Identidade, Tradições e Territorialidade, tem por objetivo fazer uma análise crítica do Projeto Político Pedagógico das escolas Serra das Areias e Valdir Gonçalves Aguiais, da comunidade Jardim Cascata, em Aparecida de Goiânia-GO, com a finalidade de observar os documentos oficiais que regulam a Educação Quilombola, elencando as exigências e parâmetros que essas definem como obrigatórias, como, por exemplo, os decretos nº 4.887/2003; 4.886/2003; 6.261/2007; 2.261/2007; Decreto 7.031-A, de 06 de setembro de 1878; a lei nº 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação); a Resolução nº 8, de 20 de novembro de 2012, a qual define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola na Educação Básica, entre outras. Diante disso, busca-se averiguar se a identidade desses povos está sendo resguardada nas referidas instituições, por meio da lei e do documento escolar. Para isso, foi feita uma breve retomada sobre o surgimento dos quilombos brasileiros, bem como dos elementos culturais que os formam: território, identidade e práticas religiosas. É válido destacar que, em toda a história do Brasil, os povos tradicionais, bem como os/as negros/as, tiveram suas trajetórias anuladas e, muitas vezes, invalidadas pelo Estado. Desse modo, falar sobre a importância dos quilombolas na formação da sociedade brasileira e da preservação de sua identidade e cultura através das leis é contribuir para a manutenção da memória histórica do país. Para alcançar nossos objetivos na análise dos documentos, valemo-nos de uma análise de discurso dos projetos pedagógicos e das referidas leis. |
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Diante disso, busca-se averiguar se a identidade desses povos está sendo resguardada nas referidas instituições, por meio da lei e do documento escolar. Para isso, foi feita uma breve retomada sobre o surgimento dos quilombos brasileiros, bem como dos elementos culturais que os formam: território, identidade e práticas religiosas. É válido destacar que, em toda a história do Brasil, os povos tradicionais, bem como os/as negros/as, tiveram suas trajetórias anuladas e, muitas vezes, invalidadas pelo Estado. Desse modo, falar sobre a importância dos quilombolas na formação da sociedade brasileira e da preservação de sua identidade e cultura através das leis é contribuir para a manutenção da memória histórica do país. Para alcançar nossos objetivos na análise dos documentos, valemo-nos de uma análise de discurso dos projetos pedagógicos e das referidas leis.The present work, registered in the research line Identity, Traditions and Territoriality, aims to make a critical analysis of the Political Pedagogical Project of the Serra das Areias and Valdir Gonçalves Aguiais schools, of the Jardim Cascata community, in Aparecida de Goiânia-GO, with the purpose of observing the official documents that regulate Quilombola Education, listing the requirements and parameters that they define as mandatory, such as, for example, decrees No. 4,887 / 2003; 4,886 / 2003; 6,261 / 2007; 2,261 / 2007; Decree 7.031-A, of September 6, 1878; Law No. 9,394 / 1996 (Law of Directives and Bases of Education); Resolution No. 8, of November 20, 2012, which defines the National Curriculum Guidelines for Quilombola School Education in Basic Education, among others. In view of this, it is sought to ascertain whether the identity of these peoples is being protected in the referred institutions, through the law and the school document. For this, a brief review was made about the emergence of Brazilian quilombos, as well as the cultural elements that form them: territory, identity and religious practices. It is worth noting that, throughout Brazil's history, traditional peoples, as well as blacks, had their trajectory annulled and, many times, invalidated by the State. Thus, talking about the importance of quilombolas in the formation of Brazilian society and the preservation of their identity and culture through laws is to contribute to the maintenance of the country's historical memory. In order to achieve our objectives in the analysis of documents, we use the discourse analysis of the pedagogical projects and the referred laws.Pontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e HumanidadesBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em HistóriaMarinho, Thais Alveshttp://lattes.cnpq.br/9094700593263241Rezende, Tânia Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/9438105037411040Simoni, Rosinalda Correa da Silvahttp://lattes.cnpq.br/8310800954534480Araújo, Edinaldo Alves de2022-10-03T17:20:59Z2020-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfARAÚJO, Edinaldo Alves de. Políticas educacionais e identidade cultural na comunidade quilombola Jardim Cascata, em Aparecida de Goiânia. 2020. 134 f. Dissertação (Mestrado em História) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2020.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4844porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2022-10-04T04:00:23Zoai:ambar:tede/4844Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932022-10-04T04:00:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
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O presente trabalho, inscrito na linha de pesquisa Identidade, Tradições e Territorialidade, tem por objetivo fazer uma análise crítica do Projeto Político Pedagógico das escolas Serra das Areias e Valdir Gonçalves Aguiais, da comunidade Jardim Cascata, em Aparecida de Goiânia-GO, com a finalidade de observar os documentos oficiais que regulam a Educação Quilombola, elencando as exigências e parâmetros que essas definem como obrigatórias, como, por exemplo, os decretos nº 4.887/2003; 4.886/2003; 6.261/2007; 2.261/2007; Decreto 7.031-A, de 06 de setembro de 1878; a lei nº 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação); a Resolução nº 8, de 20 de novembro de 2012, a qual define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola na Educação Básica, entre outras. Diante disso, busca-se averiguar se a identidade desses povos está sendo resguardada nas referidas instituições, por meio da lei e do documento escolar. Para isso, foi feita uma breve retomada sobre o surgimento dos quilombos brasileiros, bem como dos elementos culturais que os formam: território, identidade e práticas religiosas. É válido destacar que, em toda a história do Brasil, os povos tradicionais, bem como os/as negros/as, tiveram suas trajetórias anuladas e, muitas vezes, invalidadas pelo Estado. Desse modo, falar sobre a importância dos quilombolas na formação da sociedade brasileira e da preservação de sua identidade e cultura através das leis é contribuir para a manutenção da memória histórica do país. Para alcançar nossos objetivos na análise dos documentos, valemo-nos de uma análise de discurso dos projetos pedagógicos e das referidas leis. |
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