Representações Sociais das Finalidades Educativas por Professores da Educação Infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Fabrícia Borges de Freitas
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4227
Resumo: Esta dissertação objetivou identificar e analisar as representações sociais dos professores sobre as finalidades da Educação Infantil, bem como investigar a influência dessas representações na construção de práticas nessa primeira etapa da Educação Básica. Utilizamos como referencial teórico-metodológico a Teoria das Representações Sociais (TRS) de Moscovici (1961), recorrendo à abordagem estrutural, proposta por Abric (2000). Articulamos esse referencial da psicologia social com a obra do professor Libâneo (2012, 2013, 2016) sobre a educação, no que tange a importância das finalidades educativas para a concretização de um ensino transformador. Focalizamos as análises deste estudo a partir de um recorte temporal do contexto das reformas educacionais, oriundas após a instituição da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB nº 9.394/96) que foram se estabelecendo em meio aos desdobramentos de influências das políticas internacionais que a utilizam como um dos instrumentos para atender a um sistema capitalista globalizado, comprometendo a qualidade do ensino das escolas públicas. Para tanto, investigamos o contexto histórico da criança e da infância, a institucionalização da Educação Infantil brasileira, as finalidades educativas escolares e o trabalho docente. Realizamos um estudo descritivo e exploratório, adotando uma abordagem quantiqualitativa. Efetuamos uma pesquisa de campo nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Aparecida de Goiânia-GO, aplicando como instrumento de pesquisa um questionário virtual elaborado no formulário do Google Forms, com perguntas fechadas e com a técnica de associação de palavras, obtendo a participação de 120 professores pedagogos. Os dados coletados foram analisados utilizando o programa Rangdgraf do software EVOC e para as análises de estatísticas, empregamos o programa Microsoft Office Excel. De modo geral, as análises apontam para finalidades educativas focadas na socialização e no desenvolvimento da criança, embasadas em valores voltados para a manutenção de práticas conservadoras que postergam o ensino como função primordial dos professores.
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Focalizamos as análises deste estudo a partir de um recorte temporal do contexto das reformas educacionais, oriundas após a instituição da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB nº 9.394/96) que foram se estabelecendo em meio aos desdobramentos de influências das políticas internacionais que a utilizam como um dos instrumentos para atender a um sistema capitalista globalizado, comprometendo a qualidade do ensino das escolas públicas. Para tanto, investigamos o contexto histórico da criança e da infância, a institucionalização da Educação Infantil brasileira, as finalidades educativas escolares e o trabalho docente. Realizamos um estudo descritivo e exploratório, adotando uma abordagem quantiqualitativa. Efetuamos uma pesquisa de campo nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Aparecida de Goiânia-GO, aplicando como instrumento de pesquisa um questionário virtual elaborado no formulário do Google Forms, com perguntas fechadas e com a técnica de associação de palavras, obtendo a participação de 120 professores pedagogos. Os dados coletados foram analisados utilizando o programa Rangdgraf do software EVOC e para as análises de estatísticas, empregamos o programa Microsoft Office Excel. De modo geral, as análises apontam para finalidades educativas focadas na socialização e no desenvolvimento da criança, embasadas em valores voltados para a manutenção de práticas conservadoras que postergam o ensino como função primordial dos professores.This dissertation aimed to identify and analyze the social representations of teachers about the purposes of Early Childhood Education, as well as to investigate the influence of these representations in the construction of practices in this first stage of Basic Education. We use as theoretical-methodological reference the Theory of Social Representations (TRS) of Moscovici (1961), using the structural approach proposed by Abric (2000). We articulate this referential of social psychology with the work of professor Libâneo (2012, 2013, 2016) on education, regarding the importance of educational purposes for the implementation of a transformative teaching. We focus the analyzes of this study from a temporal cut in the context of the educational reforms that came after the National Education Guidelines and Bases Law (LDB nº 9.394 / 96) were established, amid the unfolding influence of international policies who use it as one of the instruments to attend to a globalized capitalist system, compromising the quality of public school education. In order to do so, we investigated the historical context of the child and childhood, the institutionalization of Brazilian Infant Education, the school educational purposes and the teaching work. We conducted a descriptive and exploratory study, adopting a quantitative approach. We conducted a field research in the Municipal Infant Education Centers (Aparecida de Goiânia-GO), applying as a research instrument a virtual questionnaire elaborated in the form of Google Forms, with closed questions and the technique of association of words, obtaining the 120 pedagogical teachers. The data collected were analyzed using the Rangdgraf program of the EVOC software and for statistical analyzes, we used the Microsoft Office Excel program. In general, the analyzes point to educational purposes focused on the socialization and development of the child, based on values aimed at maintaining conservative practices that postpone teaching as a primary function of teachers.Pontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de PedagogiaBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em EducaçãoLemes, Lila Maria Spadonihttp://lattes.cnpq.br/1490734770061584Libâneo, José Carloshttp://lattes.cnpq.br/7261628151334430Maciel, Silvana Carneirohttp://lattes.cnpq.br/6245571598254760Araujo, Fabrícia Borges de Freitas2019-05-14T12:02:34Z2019-04-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfAraujo, Fabrícia Borges de Freitas. Representações Sociais das Finalidades Educativas por Professores da Educação Infantil. 2019. 180 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4227porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2019-05-15T04:00:34Zoai:ambar:tede/4227Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932019-05-15T04:00:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
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