ABANDONO E INSTITUCIONALIZAÇÃO DE CRIANÇAS SIGNIFICADOS E SENTIDOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/1889 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo a compreensão dos significados e sentidos do abandono atribuídos por crianças que se encontram em uma instituição de abrigo na cidade de Goiânia-GO. Na construção do corpus da pesquisa, foram utilizadas a observação participante e as entrevistas semi-estruturadas, técnicas de complementação de frases, desenhos e história de livros infantis, com cinco crianças, sendo três do sexo masculino e duas do sexo feminino. A abordagem histórico-cultural de Vigotsky constitui a base teórica sobre a qual se desenvolve a pesquisa, em articulação com a epistemologia e metodologia qualitativa de González Rey, e a proposta de análise de conteúdo do mesmo autor para estudar a fala das crianças. Realizou-se um breve panorama da história do abandono no Brasil, em que se resgatam os contextos históricos até os dias atuais, condições da institucionalização de crianças, antes e depois do Estatuto da Criança e do Adolescente ECA. Constata-se na fala das crianças pesquisadas, que, apesar da proposta do ECA de assegurar à criança o lugar de sujeito de direitos, predomina a visão adultocêntrica que invariavelmente tenta calar a voz da criança. Busca-se assim, compreender os significados e sentidos do abandono para as crianças naquela instituição e sua repercussão na constituição de sua subjetividade. Os conteúdos revelados na análise das falas das crianças podem alertar as autoridades sobre a importância da participação ativa da criança no planejamento de políticas públicas que a ela dizem respeito, assim como da importância do investimento, dentro das instituições não só no fator pedagógico ou estrutural, mas no fator humano, considerando além de sua capacitação profissional, as dimensões afetivas e emocionais, imprescindíveis na constituição de subjetividades autônomas e saudáveis. |
id |
PUC_GO_7626cb920bc754bfae03f6bae8cd1e9d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ambar:tede/1889 |
network_acronym_str |
PUC_GO |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository_id_str |
6593 |
spelling |
ABANDONO E INSTITUCIONALIZAÇÃO DE CRIANÇAS SIGNIFICADOS E SENTIDOSAbandono de criançasinstitucionalizaçãoinfânciacriançasujeitosubjetividadesignificadossentidosAbandoned childreninstitutionalizationchildhoodchildrensubjectsubjectivitysensemeaningsCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAEste estudo tem como objetivo a compreensão dos significados e sentidos do abandono atribuídos por crianças que se encontram em uma instituição de abrigo na cidade de Goiânia-GO. Na construção do corpus da pesquisa, foram utilizadas a observação participante e as entrevistas semi-estruturadas, técnicas de complementação de frases, desenhos e história de livros infantis, com cinco crianças, sendo três do sexo masculino e duas do sexo feminino. A abordagem histórico-cultural de Vigotsky constitui a base teórica sobre a qual se desenvolve a pesquisa, em articulação com a epistemologia e metodologia qualitativa de González Rey, e a proposta de análise de conteúdo do mesmo autor para estudar a fala das crianças. Realizou-se um breve panorama da história do abandono no Brasil, em que se resgatam os contextos históricos até os dias atuais, condições da institucionalização de crianças, antes e depois do Estatuto da Criança e do Adolescente ECA. Constata-se na fala das crianças pesquisadas, que, apesar da proposta do ECA de assegurar à criança o lugar de sujeito de direitos, predomina a visão adultocêntrica que invariavelmente tenta calar a voz da criança. Busca-se assim, compreender os significados e sentidos do abandono para as crianças naquela instituição e sua repercussão na constituição de sua subjetividade. Os conteúdos revelados na análise das falas das crianças podem alertar as autoridades sobre a importância da participação ativa da criança no planejamento de políticas públicas que a ela dizem respeito, assim como da importância do investimento, dentro das instituições não só no fator pedagógico ou estrutural, mas no fator humano, considerando além de sua capacitação profissional, as dimensões afetivas e emocionais, imprescindíveis na constituição de subjetividades autônomas e saudáveis.This study aims at understanding the significance and meanings attributed by abandoned children who are at a sheltering institution in the city of Goiania, GO, Brazil. To constitute the research design, strategies such as participator observation, semi-structured interviews, sentence-completion techniques, drawings and stories from children s books were used with five children, being three males and two females. Vigotsky s historic-cultural approach constitutes the theoretical basis upon which this research was developed, interconnected with González Rey s epistemology and qualitative methodology, and his content analysis approach for analyzing children s speech. A brief historic overview was made on the issue of abandoned children in Brazil, in which historical contexts are presented up to the present time, as well as the conditions for institutionalizing children before and after the ECA, the Child and Adolescent Act. Findings from the studied children and their speech are that although ECA guarantees children a place as subjects with rights, an adult centered view still dominates and tries to shut children s voices. This research, thus, tries to understand the significance and meanings of abandonment for the children from that particular instituion and how it echoes in the constitution of their subjectivities. The contents revealed from the analysis of the children s speech might alert the authorities about the importance of having children participate actively in the planning of public policies related to children, as well as the importance of the investment, within the institutions, not only on the pedagogical and structural factors, but also on the human factor, considered beyond the professional skills, in order to include the caring and emotional dimensions which are fundamental to the constituion of self-governing and healthy subjectivities.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásPsicologiaSousa, Sônia Margarida Gomeshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728213E7Rey, Fernando Luis Gonzálezhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707267T6Cupolillo, Mercedes Villahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781166P9Orionte, Ivana2016-07-27T14:20:45Z2006-08-222004-08-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfORIONTE, Ivana. ABANDONO E INSTITUCIONALIZAÇÃO DE CRIANÇAS SIGNIFICADOS E SENTIDOS. 2004. 192 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2004.http://localhost:8080/tede/handle/tede/1889porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-12T21:17:52Zoai:ambar:tede/1889Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-12T21:17:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ABANDONO E INSTITUCIONALIZAÇÃO DE CRIANÇAS SIGNIFICADOS E SENTIDOS |
title |
ABANDONO E INSTITUCIONALIZAÇÃO DE CRIANÇAS SIGNIFICADOS E SENTIDOS |
spellingShingle |
ABANDONO E INSTITUCIONALIZAÇÃO DE CRIANÇAS SIGNIFICADOS E SENTIDOS Orionte, Ivana Abandono de crianças institucionalização infância criança sujeito subjetividade significados sentidos Abandoned children institutionalization childhood children subject subjectivity sense meanings CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
title_short |
ABANDONO E INSTITUCIONALIZAÇÃO DE CRIANÇAS SIGNIFICADOS E SENTIDOS |
title_full |
ABANDONO E INSTITUCIONALIZAÇÃO DE CRIANÇAS SIGNIFICADOS E SENTIDOS |
title_fullStr |
ABANDONO E INSTITUCIONALIZAÇÃO DE CRIANÇAS SIGNIFICADOS E SENTIDOS |
title_full_unstemmed |
ABANDONO E INSTITUCIONALIZAÇÃO DE CRIANÇAS SIGNIFICADOS E SENTIDOS |
title_sort |
ABANDONO E INSTITUCIONALIZAÇÃO DE CRIANÇAS SIGNIFICADOS E SENTIDOS |
author |
Orionte, Ivana |
author_facet |
Orionte, Ivana |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sousa, Sônia Margarida Gomes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728213E7 Rey, Fernando Luis González http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707267T6 Cupolillo, Mercedes Villa http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781166P9 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Orionte, Ivana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Abandono de crianças institucionalização infância criança sujeito subjetividade significados sentidos Abandoned children institutionalization childhood children subject subjectivity sense meanings CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
topic |
Abandono de crianças institucionalização infância criança sujeito subjetividade significados sentidos Abandoned children institutionalization childhood children subject subjectivity sense meanings CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
description |
Este estudo tem como objetivo a compreensão dos significados e sentidos do abandono atribuídos por crianças que se encontram em uma instituição de abrigo na cidade de Goiânia-GO. Na construção do corpus da pesquisa, foram utilizadas a observação participante e as entrevistas semi-estruturadas, técnicas de complementação de frases, desenhos e história de livros infantis, com cinco crianças, sendo três do sexo masculino e duas do sexo feminino. A abordagem histórico-cultural de Vigotsky constitui a base teórica sobre a qual se desenvolve a pesquisa, em articulação com a epistemologia e metodologia qualitativa de González Rey, e a proposta de análise de conteúdo do mesmo autor para estudar a fala das crianças. Realizou-se um breve panorama da história do abandono no Brasil, em que se resgatam os contextos históricos até os dias atuais, condições da institucionalização de crianças, antes e depois do Estatuto da Criança e do Adolescente ECA. Constata-se na fala das crianças pesquisadas, que, apesar da proposta do ECA de assegurar à criança o lugar de sujeito de direitos, predomina a visão adultocêntrica que invariavelmente tenta calar a voz da criança. Busca-se assim, compreender os significados e sentidos do abandono para as crianças naquela instituição e sua repercussão na constituição de sua subjetividade. Os conteúdos revelados na análise das falas das crianças podem alertar as autoridades sobre a importância da participação ativa da criança no planejamento de políticas públicas que a ela dizem respeito, assim como da importância do investimento, dentro das instituições não só no fator pedagógico ou estrutural, mas no fator humano, considerando além de sua capacitação profissional, as dimensões afetivas e emocionais, imprescindíveis na constituição de subjetividades autônomas e saudáveis. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-08-19 2006-08-22 2016-07-27T14:20:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ORIONTE, Ivana. ABANDONO E INSTITUCIONALIZAÇÃO DE CRIANÇAS SIGNIFICADOS E SENTIDOS. 2004. 192 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2004. http://localhost:8080/tede/handle/tede/1889 |
identifier_str_mv |
ORIONTE, Ivana. ABANDONO E INSTITUCIONALIZAÇÃO DE CRIANÇAS SIGNIFICADOS E SENTIDOS. 2004. 192 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2004. |
url |
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1889 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Ciências Humanas BR PUC Goiás Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Ciências Humanas BR PUC Goiás Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br |
_version_ |
1809202255358853120 |