ABANDONO E INSTITUCIONALIZAÇÃO DE CRIANÇAS SIGNIFICADOS E SENTIDOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Orionte, Ivana
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1889
Resumo: Este estudo tem como objetivo a compreensão dos significados e sentidos do abandono atribuídos por crianças que se encontram em uma instituição de abrigo na cidade de Goiânia-GO. Na construção do corpus da pesquisa, foram utilizadas a observação participante e as entrevistas semi-estruturadas, técnicas de complementação de frases, desenhos e história de livros infantis, com cinco crianças, sendo três do sexo masculino e duas do sexo feminino. A abordagem histórico-cultural de Vigotsky constitui a base teórica sobre a qual se desenvolve a pesquisa, em articulação com a epistemologia e metodologia qualitativa de González Rey, e a proposta de análise de conteúdo do mesmo autor para estudar a fala das crianças. Realizou-se um breve panorama da história do abandono no Brasil, em que se resgatam os contextos históricos até os dias atuais, condições da institucionalização de crianças, antes e depois do Estatuto da Criança e do Adolescente ECA. Constata-se na fala das crianças pesquisadas, que, apesar da proposta do ECA de assegurar à criança o lugar de sujeito de direitos, predomina a visão adultocêntrica que invariavelmente tenta calar a voz da criança. Busca-se assim, compreender os significados e sentidos do abandono para as crianças naquela instituição e sua repercussão na constituição de sua subjetividade. Os conteúdos revelados na análise das falas das crianças podem alertar as autoridades sobre a importância da participação ativa da criança no planejamento de políticas públicas que a ela dizem respeito, assim como da importância do investimento, dentro das instituições não só no fator pedagógico ou estrutural, mas no fator humano, considerando além de sua capacitação profissional, as dimensões afetivas e emocionais, imprescindíveis na constituição de subjetividades autônomas e saudáveis.
id PUC_GO_7626cb920bc754bfae03f6bae8cd1e9d
oai_identifier_str oai:ambar:tede/1889
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling ABANDONO E INSTITUCIONALIZAÇÃO DE CRIANÇAS SIGNIFICADOS E SENTIDOSAbandono de criançasinstitucionalizaçãoinfânciacriançasujeitosubjetividadesignificadossentidosAbandoned childreninstitutionalizationchildhoodchildrensubjectsubjectivitysensemeaningsCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAEste estudo tem como objetivo a compreensão dos significados e sentidos do abandono atribuídos por crianças que se encontram em uma instituição de abrigo na cidade de Goiânia-GO. Na construção do corpus da pesquisa, foram utilizadas a observação participante e as entrevistas semi-estruturadas, técnicas de complementação de frases, desenhos e história de livros infantis, com cinco crianças, sendo três do sexo masculino e duas do sexo feminino. A abordagem histórico-cultural de Vigotsky constitui a base teórica sobre a qual se desenvolve a pesquisa, em articulação com a epistemologia e metodologia qualitativa de González Rey, e a proposta de análise de conteúdo do mesmo autor para estudar a fala das crianças. Realizou-se um breve panorama da história do abandono no Brasil, em que se resgatam os contextos históricos até os dias atuais, condições da institucionalização de crianças, antes e depois do Estatuto da Criança e do Adolescente ECA. Constata-se na fala das crianças pesquisadas, que, apesar da proposta do ECA de assegurar à criança o lugar de sujeito de direitos, predomina a visão adultocêntrica que invariavelmente tenta calar a voz da criança. Busca-se assim, compreender os significados e sentidos do abandono para as crianças naquela instituição e sua repercussão na constituição de sua subjetividade. Os conteúdos revelados na análise das falas das crianças podem alertar as autoridades sobre a importância da participação ativa da criança no planejamento de políticas públicas que a ela dizem respeito, assim como da importância do investimento, dentro das instituições não só no fator pedagógico ou estrutural, mas no fator humano, considerando além de sua capacitação profissional, as dimensões afetivas e emocionais, imprescindíveis na constituição de subjetividades autônomas e saudáveis.This study aims at understanding the significance and meanings attributed by abandoned children who are at a sheltering institution in the city of Goiania, GO, Brazil. To constitute the research design, strategies such as participator observation, semi-structured interviews, sentence-completion techniques, drawings and stories from children s books were used with five children, being three males and two females. Vigotsky s historic-cultural approach constitutes the theoretical basis upon which this research was developed, interconnected with González Rey s epistemology and qualitative methodology, and his content analysis approach for analyzing children s speech. A brief historic overview was made on the issue of abandoned children in Brazil, in which historical contexts are presented up to the present time, as well as the conditions for institutionalizing children before and after the ECA, the Child and Adolescent Act. Findings from the studied children and their speech are that although ECA guarantees children a place as subjects with rights, an adult centered view still dominates and tries to shut children s voices. This research, thus, tries to understand the significance and meanings of abandonment for the children from that particular instituion and how it echoes in the constitution of their subjectivities. The contents revealed from the analysis of the children s speech might alert the authorities about the importance of having children participate actively in the planning of public policies related to children, as well as the importance of the investment, within the institutions, not only on the pedagogical and structural factors, but also on the human factor, considered beyond the professional skills, in order to include the caring and emotional dimensions which are fundamental to the constituion of self-governing and healthy subjectivities.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásPsicologiaSousa, Sônia Margarida Gomeshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728213E7Rey, Fernando Luis Gonzálezhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707267T6Cupolillo, Mercedes Villahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781166P9Orionte, Ivana2016-07-27T14:20:45Z2006-08-222004-08-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfORIONTE, Ivana. ABANDONO E INSTITUCIONALIZAÇÃO DE CRIANÇAS SIGNIFICADOS E SENTIDOS. 2004. 192 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2004.http://localhost:8080/tede/handle/tede/1889porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-12T21:17:52Zoai:ambar:tede/1889Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-12T21:17:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv ABANDONO E INSTITUCIONALIZAÇÃO DE CRIANÇAS SIGNIFICADOS E SENTIDOS
title ABANDONO E INSTITUCIONALIZAÇÃO DE CRIANÇAS SIGNIFICADOS E SENTIDOS
spellingShingle ABANDONO E INSTITUCIONALIZAÇÃO DE CRIANÇAS SIGNIFICADOS E SENTIDOS
Orionte, Ivana
Abandono de crianças
institucionalização
infância
criança
sujeito
subjetividade
significados
sentidos
Abandoned children
institutionalization
childhood
children
subject
subjectivity
sense
meanings
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
title_short ABANDONO E INSTITUCIONALIZAÇÃO DE CRIANÇAS SIGNIFICADOS E SENTIDOS
title_full ABANDONO E INSTITUCIONALIZAÇÃO DE CRIANÇAS SIGNIFICADOS E SENTIDOS
title_fullStr ABANDONO E INSTITUCIONALIZAÇÃO DE CRIANÇAS SIGNIFICADOS E SENTIDOS
title_full_unstemmed ABANDONO E INSTITUCIONALIZAÇÃO DE CRIANÇAS SIGNIFICADOS E SENTIDOS
title_sort ABANDONO E INSTITUCIONALIZAÇÃO DE CRIANÇAS SIGNIFICADOS E SENTIDOS
author Orionte, Ivana
author_facet Orionte, Ivana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sousa, Sônia Margarida Gomes
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728213E7
Rey, Fernando Luis González
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707267T6
Cupolillo, Mercedes Villa
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781166P9
dc.contributor.author.fl_str_mv Orionte, Ivana
dc.subject.por.fl_str_mv Abandono de crianças
institucionalização
infância
criança
sujeito
subjetividade
significados
sentidos
Abandoned children
institutionalization
childhood
children
subject
subjectivity
sense
meanings
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
topic Abandono de crianças
institucionalização
infância
criança
sujeito
subjetividade
significados
sentidos
Abandoned children
institutionalization
childhood
children
subject
subjectivity
sense
meanings
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
description Este estudo tem como objetivo a compreensão dos significados e sentidos do abandono atribuídos por crianças que se encontram em uma instituição de abrigo na cidade de Goiânia-GO. Na construção do corpus da pesquisa, foram utilizadas a observação participante e as entrevistas semi-estruturadas, técnicas de complementação de frases, desenhos e história de livros infantis, com cinco crianças, sendo três do sexo masculino e duas do sexo feminino. A abordagem histórico-cultural de Vigotsky constitui a base teórica sobre a qual se desenvolve a pesquisa, em articulação com a epistemologia e metodologia qualitativa de González Rey, e a proposta de análise de conteúdo do mesmo autor para estudar a fala das crianças. Realizou-se um breve panorama da história do abandono no Brasil, em que se resgatam os contextos históricos até os dias atuais, condições da institucionalização de crianças, antes e depois do Estatuto da Criança e do Adolescente ECA. Constata-se na fala das crianças pesquisadas, que, apesar da proposta do ECA de assegurar à criança o lugar de sujeito de direitos, predomina a visão adultocêntrica que invariavelmente tenta calar a voz da criança. Busca-se assim, compreender os significados e sentidos do abandono para as crianças naquela instituição e sua repercussão na constituição de sua subjetividade. Os conteúdos revelados na análise das falas das crianças podem alertar as autoridades sobre a importância da participação ativa da criança no planejamento de políticas públicas que a ela dizem respeito, assim como da importância do investimento, dentro das instituições não só no fator pedagógico ou estrutural, mas no fator humano, considerando além de sua capacitação profissional, as dimensões afetivas e emocionais, imprescindíveis na constituição de subjetividades autônomas e saudáveis.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-08-19
2006-08-22
2016-07-27T14:20:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ORIONTE, Ivana. ABANDONO E INSTITUCIONALIZAÇÃO DE CRIANÇAS SIGNIFICADOS E SENTIDOS. 2004. 192 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2004.
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1889
identifier_str_mv ORIONTE, Ivana. ABANDONO E INSTITUCIONALIZAÇÃO DE CRIANÇAS SIGNIFICADOS E SENTIDOS. 2004. 192 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2004.
url http://localhost:8080/tede/handle/tede/1889
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1809202255358853120