Abuso Sexual na Infância: uma Leitura Fenomenológica-Existencial através do Psicodiagnóstico Rorschach
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/1847 |
Resumo: | Este estudo realizou uma leitura qualitativa, fenomenológica-existencial, das respostas de conteúdo animal e humano fornecidas por 8 crianças vítimas de abuso sexual, submetidas aos estímulos das manchas do Psicodiagnóstico Rorschach. Buscou-se compreender como estas crianças percebem o humano em si e na convivência interpessoal; e detectar se havia danos psíquicos associados à capacidade de se relacionar interpessoalmente. Esta leitura revelou a necessidade de sintonizar a codificação destes conteúdos às experiências que estavam sendo comunicadas, o que nos motivou a propor um questionamento dos atuais códigos. Os resultados revelaram que a maioria das respostas do grupo (46%) se referiu à percepções de personagens agressivos e amedrontadores; personagens agredidos ou em situações de sofrimento físico ou psíquico representaram 30% das respostas; conteúdos que expressavam percepções positivas e construtivas dos personagens foram os menos freqüentes (24%); e 62% das crianças projetaram no teste a relação agressor-vítima. Concluiu-se que o humano e os relacionamentos são, em sua maioria, imbuídos de conotações negativas, relacionadas à violência e dor, confirmando a presença de dano psíquico; e que o Rorschach é capaz de estimular um discurso projetivo no qual o sujeito revela, simbolicamente, fatos reais de uma história de vida. |
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Abuso Sexual na Infância: uma Leitura Fenomenológica-Existencial através do Psicodiagnóstico RorschachAbuso sexual infantilPsicodiagnóstico Rorschachtestes projetivosperícia forensedano psíquicopesquisa qualitativafenomenologiamétodo fenomenológicoChild sexual abuseRorschach Psychodiagnosis, projective techniquesforensic expertisepsychic damagequalitative researchPhenomenologyphenomenological methodCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAEste estudo realizou uma leitura qualitativa, fenomenológica-existencial, das respostas de conteúdo animal e humano fornecidas por 8 crianças vítimas de abuso sexual, submetidas aos estímulos das manchas do Psicodiagnóstico Rorschach. Buscou-se compreender como estas crianças percebem o humano em si e na convivência interpessoal; e detectar se havia danos psíquicos associados à capacidade de se relacionar interpessoalmente. Esta leitura revelou a necessidade de sintonizar a codificação destes conteúdos às experiências que estavam sendo comunicadas, o que nos motivou a propor um questionamento dos atuais códigos. Os resultados revelaram que a maioria das respostas do grupo (46%) se referiu à percepções de personagens agressivos e amedrontadores; personagens agredidos ou em situações de sofrimento físico ou psíquico representaram 30% das respostas; conteúdos que expressavam percepções positivas e construtivas dos personagens foram os menos freqüentes (24%); e 62% das crianças projetaram no teste a relação agressor-vítima. Concluiu-se que o humano e os relacionamentos são, em sua maioria, imbuídos de conotações negativas, relacionadas à violência e dor, confirmando a presença de dano psíquico; e que o Rorschach é capaz de estimular um discurso projetivo no qual o sujeito revela, simbolicamente, fatos reais de uma história de vida.The present study has accomplished a qualitative phenomenological-existential reading of the animal and human content responses given by 8 children who were victims of sexual abuse, subject to the Rorschach Psychodiagnosis blots. We sought to understand how these children percieve human element in themselves and in interpersonal exchange; and detect whether there were psychic damage to their capacity of relating interpersonally. Such reading has revealed the need to tune the human and animal content codes to the experiences which were being told by the children, which motivated us to propose of questioning the current codes. The results showed that most of the group responses (46%) were regarding scary and aggressive characters. Offended characters or characters in physically or psychically painful situations accounted for 30% of the responses. Contents expressing positive and constructive views of the character were the least frequent reaching only 24%. Overall, 62% of the children reflected in the test the relation offender-victim. We conclude that most of the times the human and the relationships are most times embedded in negative connotations associated to violence and pain, confirming the presence of psychic harm; and that the Rorschach diagnosis is able to stimulate a projective speech in which the subject reveals symbolically real facts from his life story.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásPsicologiaPetrelli, Rodolfohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781175D7Jung, Flávia Hermann2016-07-27T14:20:26Z2006-08-182006-03-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfJUNG, Flávia Hermann. Abuso Sexual na Infância: uma Leitura Fenomenológica-Existencial através do Psicodiagnóstico Rorschach. 2006. 200 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2006.http://localhost:8080/tede/handle/tede/1847porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-07T18:36:29Zoai:ambar:tede/1847Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-07T18:36:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
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Este estudo realizou uma leitura qualitativa, fenomenológica-existencial, das respostas de conteúdo animal e humano fornecidas por 8 crianças vítimas de abuso sexual, submetidas aos estímulos das manchas do Psicodiagnóstico Rorschach. Buscou-se compreender como estas crianças percebem o humano em si e na convivência interpessoal; e detectar se havia danos psíquicos associados à capacidade de se relacionar interpessoalmente. Esta leitura revelou a necessidade de sintonizar a codificação destes conteúdos às experiências que estavam sendo comunicadas, o que nos motivou a propor um questionamento dos atuais códigos. Os resultados revelaram que a maioria das respostas do grupo (46%) se referiu à percepções de personagens agressivos e amedrontadores; personagens agredidos ou em situações de sofrimento físico ou psíquico representaram 30% das respostas; conteúdos que expressavam percepções positivas e construtivas dos personagens foram os menos freqüentes (24%); e 62% das crianças projetaram no teste a relação agressor-vítima. Concluiu-se que o humano e os relacionamentos são, em sua maioria, imbuídos de conotações negativas, relacionadas à violência e dor, confirmando a presença de dano psíquico; e que o Rorschach é capaz de estimular um discurso projetivo no qual o sujeito revela, simbolicamente, fatos reais de uma história de vida. |
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