IDENTIDADE PROFISSIONAL DO PROFESSOR DO CURSINHO GARRA DE GOIÂNIA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/1170 |
Resumo: | O presente trabalho tem como tema a identidade profissional do professor de Cursinho . O objetivo geral é distinguir esse professor que ministra aulas em um tipo de escola não-formal e que tem contribuído com muitos na conquista de uma vaga no Ensino Superior. A relevância social do tema encontra-se no fato de que, mesmo atuando no ensino não-formal, esse professor é alguém que interage com centenas de alunos egressos do Ensino Médio e que buscam nos colégios preparatórios para o vestibular um auxílio para conseguir êxito nos processos seletivos realizados pelas Instituições de Ensino Superior. Compreender como a identidade do professor de Cursinho é constituída, tendo como referência as relações estabelecidas com alunos, direção e seus pares, nesse espaço muito próprio, consistiu no problema dessa investigação que exigiu o traçado dos seguintes objetivos: estudar o alcance e as limitações do uso do conceito identidade; analisar a formação e a profissionalização do professor como profissional da educação; compreender o desenvolvimento do Ensino Médio brasileiro em sua relação com o Ensino Superior e o atual contexto do acesso a esse nível de ensino; conhecer as características do professor de Cursinho. Para o estudo da identidade foram utilizadas como referenciais teóricos, as contribuições de Berger e Luckmann (1978), Hall (1982), Mendonça (1994), Silva (2000) e Woodward (2000). Para o estudo da identidade do profissional da educação os referenciais mais importantes foram as pesquisas de Enguita (1991), Nóvoa (1995), Carrolo (1997), Brzezinski (2002), Gómez (2000) e Tardif (2002). Para fins de reconstituição da história dos objetivos do Ensino Médio e dos mecanismos de acesso ao Ensino Superior utilizaram-se principalmente dos estudos de Chagas (1984), Strehl e Fantin (1994), Cury (2002), Kuenzer (2002) e Abramovai e Castro (2003). Adotou-se como trajetória de investigação o método do materialismo dialético. Do ponto de vista da forma de abordagem do objeto, a pesquisa é qualitativa. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica e desenvolveu-se o estudo de caso. As categorias norteadoras deste trabalho foram: identidade e identidade do profissional da educação. Como procedimentos de coleta de dados foram elaborados e utilizados roteiros pré-estruturados de entrevistas para alunos, professores e também para o gestor do Cursinho Garra escolhido como amostra. Diante do referencial teórico e das entrevistas coletivas, é possível concluir que o Cursinho constitui um dos múltiplos espaços nos quais são construídas as identidades profissionais. Os depoimentos dos alunos e dos professores permitiram compreender que, ao atender às especificidades de um colégio preparatório para o vestibular, os docentes assumem uma identidade distinta. Também foi possível concluir que existe um movimento desses docentes na busca da formação adequada, portanto, da profissionalização. O professor de Cursinho vem passando por um processo de proletarização, evidenciado pela mecanização de suas funções, todavia possui uma identidade própria e é um profissional da educação. |
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Compreender como a identidade do professor de Cursinho é constituída, tendo como referência as relações estabelecidas com alunos, direção e seus pares, nesse espaço muito próprio, consistiu no problema dessa investigação que exigiu o traçado dos seguintes objetivos: estudar o alcance e as limitações do uso do conceito identidade; analisar a formação e a profissionalização do professor como profissional da educação; compreender o desenvolvimento do Ensino Médio brasileiro em sua relação com o Ensino Superior e o atual contexto do acesso a esse nível de ensino; conhecer as características do professor de Cursinho. Para o estudo da identidade foram utilizadas como referenciais teóricos, as contribuições de Berger e Luckmann (1978), Hall (1982), Mendonça (1994), Silva (2000) e Woodward (2000). Para o estudo da identidade do profissional da educação os referenciais mais importantes foram as pesquisas de Enguita (1991), Nóvoa (1995), Carrolo (1997), Brzezinski (2002), Gómez (2000) e Tardif (2002). Para fins de reconstituição da história dos objetivos do Ensino Médio e dos mecanismos de acesso ao Ensino Superior utilizaram-se principalmente dos estudos de Chagas (1984), Strehl e Fantin (1994), Cury (2002), Kuenzer (2002) e Abramovai e Castro (2003). Adotou-se como trajetória de investigação o método do materialismo dialético. Do ponto de vista da forma de abordagem do objeto, a pesquisa é qualitativa. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica e desenvolveu-se o estudo de caso. As categorias norteadoras deste trabalho foram: identidade e identidade do profissional da educação. Como procedimentos de coleta de dados foram elaborados e utilizados roteiros pré-estruturados de entrevistas para alunos, professores e também para o gestor do Cursinho Garra escolhido como amostra. Diante do referencial teórico e das entrevistas coletivas, é possível concluir que o Cursinho constitui um dos múltiplos espaços nos quais são construídas as identidades profissionais. Os depoimentos dos alunos e dos professores permitiram compreender que, ao atender às especificidades de um colégio preparatório para o vestibular, os docentes assumem uma identidade distinta. Também foi possível concluir que existe um movimento desses docentes na busca da formação adequada, portanto, da profissionalização. O professor de Cursinho vem passando por um processo de proletarização, evidenciado pela mecanização de suas funções, todavia possui uma identidade própria e é um profissional da educação.The present work has as theme the professional identity of the college entrance exam preparatory course teacher. Its main goal is to distinguish this teacher who teaches classes in a informal type of school and also has brought great benefits to those seeking to attend higher education. The theme s social relevance lies in the fact that, even though acting in an informal teaching setting, this teacher is someone who interacts with hundreds of high school graduate students who seek, in these prep courses, for help to be successful in the college entrance exams conducted by Higher Education Institutions. The understanding of how the prep course teacher identity n built on, using the relationships with students, school management and peers as reference, becomes the problem of this investigation which has demanded the establishment of the following goals: to study the teacher s scope and limitations as an education professional; to understand the development of the Brazilian high school system in its relation to higher education and the current context of entering this level of education and to know the prep course teacher s features. To study the identity, the research used the contributions of Berger and Luckmann (1978), Hall (1982), Mendonça (1994), Silva (2000) and Woodward (2000). To investigate the education professional s identity, the most important references were the researches of Enguita (1991), Nóvoa (1991), Carrolo (1997), Brzezinski (2002), Gómez (2000) and Tardif (2002). In order to reconstitute the history of the high school system s objectives and the entering mechanisms method to higher education, it was used mainly the studies of Chagas (1984), Strehl and Fantin (1994), Cury (2002), Kuenzer (2002) and Abramovai e Castro (2003). The dialectical materialism method was adopted in the course of this investigation. From the object approach standpoint, the present research is qualitative. A bibliographical research was conducted and a case study wad developed. The categories in which this work was based on were: identity and education professional s identity. As data collecting procedures, this work has prepared and used prestructured interviews with students, teachers and also with the principal of Garra Prep School, chosen as sample. Through the theoretical references and group interviews, it is possible to conclude that this Prep School is one of the several spaces in which professional identities are built. The students and teacher s movement searching for adequate training and, therefore, professionalization. The prep school teacher has been facing a proletarianization process which is evidenced by the mechanism of this functions; however, he has his own identity and he is an education professional.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásEducaçãoBrzezinski, Iriahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783413Z4Carneiro, Maria Esperança Fernandeshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707099D0Macêdo Filha, Maurides Batista dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782187P1Santos, Cristiano Alexandre dos2016-07-27T13:53:50Z2005-11-292004-09-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Cristiano Alexandre dos. IDENTIDADE PROFISSIONAL DO PROFESSOR DO CURSINHO GARRA DE GOIÂNIA. 2004. 227 f. 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