RELAÇÃO ENTRE PENSAMENTO E LINGUAGEM NA APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA EM ALUNOS INICIANTES DO ENSINO SUPERIOR.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Lacy Ramos Jubé
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1125
Resumo: Esta pesquisa tratou da relação entre pensamento e linguagem, aplicada à aprendizagem da leitura e da escrita em alunos iniciantes no ensino superior. O estudo justificou-se, por um lado, pela importância do desenvolvimento da competência lingüística, expressa na leitura e na escrita, para o êxito escolar dos estudantes e, por outro, pela constatação de crescentes dificuldades, nessa área, em alunos que iniciam o curso universitário. A investigação visou à identificação de dificuldades de leitura e escrita em alunos iniciantes do curso universitário e sua relação com determinantes socioculturais e pedagógicos. Como procedimento de pesquisa qualitativa, empregou-se o estudo de caso. Como instrumentos de coleta de dados, utilizaram-se: observação de aulas, narrativas de vida e entrevistas. A análise de como os aspectos socioculturais e a linguagem interferem nos processos de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita fundamentou-se na teoria histórico-cultural, especialmente com base nas contribuições de Vygotsky e Davydov. A pesquisa foi realizada com professores e alunos de três cursos da Universidade Católica de Goiás: Psicologia, Arqueologia e Pedagogia, na disciplina Língua Portuguesa, ministrada no 1º período aos cursos de graduação da UCG. Teve-se o cuidado de que as três salas de aula representassem cursos formados por alunos de diferentes origens sociais com base em informações sobre o perfil do aluno da UCG. Em cada uma das três classes, foi selecionado um grupo de alunos como sujeitos da pesquisa. O trabalho de investigação deu-se ao longo do 1º semestre letivo de 2006. A análise dos dados apontou distintos níveis de competência lingüística entre os alunos, confirmando outras pesquisas e a própria percepção de professores. As entrevistas e as narrativas de vida evidenciaram a efetiva ressonância de fatores socioculturais - familiares e pedagógicos - na aprendizagem dos alunos. Além disso, os dados apontaram a necessidade de intervenção pedagógica que contribua com os alunos na superação de suas dificuldades, especialmente quando se agrega ao desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita, competências do pensar associadas aos conteúdos das matérias. Os resultados da pesquisa indicaram proposições pedagógico-didáticas no âmbito da aprendizagem da leitura e da escrita que levem à formação das atividades do pensar e do aprender em vista do aprimoramento de competências cognitivas.
id PUC_GO_7b8e8b61ebd3d6f483569a27c688ff08
oai_identifier_str oai:ambar:tede/1125
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling RELAÇÃO ENTRE PENSAMENTO E LINGUAGEM NA APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA EM ALUNOS INICIANTES DO ENSINO SUPERIOR.Pensamento e LinguagemAprendizagem da leitura e da escritaTeoria histórico-culturalThought and LanguageLearning to read and writeHistorical and Cultural TheoryCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEsta pesquisa tratou da relação entre pensamento e linguagem, aplicada à aprendizagem da leitura e da escrita em alunos iniciantes no ensino superior. O estudo justificou-se, por um lado, pela importância do desenvolvimento da competência lingüística, expressa na leitura e na escrita, para o êxito escolar dos estudantes e, por outro, pela constatação de crescentes dificuldades, nessa área, em alunos que iniciam o curso universitário. A investigação visou à identificação de dificuldades de leitura e escrita em alunos iniciantes do curso universitário e sua relação com determinantes socioculturais e pedagógicos. Como procedimento de pesquisa qualitativa, empregou-se o estudo de caso. Como instrumentos de coleta de dados, utilizaram-se: observação de aulas, narrativas de vida e entrevistas. A análise de como os aspectos socioculturais e a linguagem interferem nos processos de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita fundamentou-se na teoria histórico-cultural, especialmente com base nas contribuições de Vygotsky e Davydov. A pesquisa foi realizada com professores e alunos de três cursos da Universidade Católica de Goiás: Psicologia, Arqueologia e Pedagogia, na disciplina Língua Portuguesa, ministrada no 1º período aos cursos de graduação da UCG. Teve-se o cuidado de que as três salas de aula representassem cursos formados por alunos de diferentes origens sociais com base em informações sobre o perfil do aluno da UCG. Em cada uma das três classes, foi selecionado um grupo de alunos como sujeitos da pesquisa. O trabalho de investigação deu-se ao longo do 1º semestre letivo de 2006. A análise dos dados apontou distintos níveis de competência lingüística entre os alunos, confirmando outras pesquisas e a própria percepção de professores. As entrevistas e as narrativas de vida evidenciaram a efetiva ressonância de fatores socioculturais - familiares e pedagógicos - na aprendizagem dos alunos. Além disso, os dados apontaram a necessidade de intervenção pedagógica que contribua com os alunos na superação de suas dificuldades, especialmente quando se agrega ao desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita, competências do pensar associadas aos conteúdos das matérias. Os resultados da pesquisa indicaram proposições pedagógico-didáticas no âmbito da aprendizagem da leitura e da escrita que levem à formação das atividades do pensar e do aprender em vista do aprimoramento de competências cognitivas.This study deals with the relationship between thought and language as applied to beginner Third Level students learning of reading and writing. The study is justified, on the one hand, because the development of linguistic competence in reading and writing is vitally important for students success. On the other hand, it is justified by the perception of increasing difficulties in this area among students beginning their university course. The study aimed at identifying the reading and writing difficulties of beginner Third Level students and how these difficulties relate to socio-cultural and pedagogical determiners. Classroom observation, life stories and interviews were used as a means of collecting date in this qualitative research case study. The analysis of how socio-cultural and linguistic aspects interfere in the teaching and learning processes of reading and writing was based on historical and cultural theory, especially on contributions from Vygotsky and Davydov. The research was undertaken with teaching staff and students in three Courses at the Universidade Católica de Goiás (UCG): Psychology, Archeology and Pedagogy, in Portuguese Language, a subject taught during the first semester in all UCG undergraduate courses. It was insured that all three classes represented courses made up of students from different social backgrounds, based on information from the UCG student profile. In each of the three classes, a group of students was selected as subjects of this research. The investigation took place throughout the first semester of 2006. Analysis of the data suggested distinct levels of linguistic competence among the students, which confirmed other research and the teachers own perceptions. The interviews and life stories showed effective echoes of socio-cultural factors, both familiar and pedagogical, in the students learning. In addition, the data pointed towards the need for pedagogical intervention which would help students overcome their difficulties, especially when competence in critical thinking, associated with material content, are added to the development of reading and writing skills. The results of the research indicated pedagogical and didactic proposals in the sphere of learning to read and write which would lead to the formation of actions for critical thinking and learning, aimed at improving cognitive competence.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásEducaçãoLibâneo, José Carloshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728529T9Barbosa, Ivone Garciahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723261U3Mesquita, Deise Nanci de Castrohttp://lattes.cnpq.br/4043217912376564Ribeiro, Lacy Ramos Jubé2016-07-27T13:53:18Z2015-03-202007-02-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRIBEIRO, Lacy Ramos Jubé. RELAÇÃO ENTRE PENSAMENTO E LINGUAGEM NA APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA EM ALUNOS INICIANTES DO ENSINO SUPERIOR.. 2007. 160 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2007.http://localhost:8080/tede/handle/tede/1125porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-18T23:01:08Zoai:ambar:tede/1125Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-18T23:01:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv RELAÇÃO ENTRE PENSAMENTO E LINGUAGEM NA APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA EM ALUNOS INICIANTES DO ENSINO SUPERIOR.
title RELAÇÃO ENTRE PENSAMENTO E LINGUAGEM NA APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA EM ALUNOS INICIANTES DO ENSINO SUPERIOR.
spellingShingle RELAÇÃO ENTRE PENSAMENTO E LINGUAGEM NA APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA EM ALUNOS INICIANTES DO ENSINO SUPERIOR.
Ribeiro, Lacy Ramos Jubé
Pensamento e Linguagem
Aprendizagem da leitura e da escrita
Teoria histórico-cultural
Thought and Language
Learning to read and write
Historical and Cultural Theory
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short RELAÇÃO ENTRE PENSAMENTO E LINGUAGEM NA APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA EM ALUNOS INICIANTES DO ENSINO SUPERIOR.
title_full RELAÇÃO ENTRE PENSAMENTO E LINGUAGEM NA APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA EM ALUNOS INICIANTES DO ENSINO SUPERIOR.
title_fullStr RELAÇÃO ENTRE PENSAMENTO E LINGUAGEM NA APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA EM ALUNOS INICIANTES DO ENSINO SUPERIOR.
title_full_unstemmed RELAÇÃO ENTRE PENSAMENTO E LINGUAGEM NA APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA EM ALUNOS INICIANTES DO ENSINO SUPERIOR.
title_sort RELAÇÃO ENTRE PENSAMENTO E LINGUAGEM NA APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA EM ALUNOS INICIANTES DO ENSINO SUPERIOR.
author Ribeiro, Lacy Ramos Jubé
author_facet Ribeiro, Lacy Ramos Jubé
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Libâneo, José Carlos
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728529T9
Barbosa, Ivone Garcia
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723261U3
Mesquita, Deise Nanci de Castro
http://lattes.cnpq.br/4043217912376564
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Lacy Ramos Jubé
dc.subject.por.fl_str_mv Pensamento e Linguagem
Aprendizagem da leitura e da escrita
Teoria histórico-cultural
Thought and Language
Learning to read and write
Historical and Cultural Theory
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Pensamento e Linguagem
Aprendizagem da leitura e da escrita
Teoria histórico-cultural
Thought and Language
Learning to read and write
Historical and Cultural Theory
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Esta pesquisa tratou da relação entre pensamento e linguagem, aplicada à aprendizagem da leitura e da escrita em alunos iniciantes no ensino superior. O estudo justificou-se, por um lado, pela importância do desenvolvimento da competência lingüística, expressa na leitura e na escrita, para o êxito escolar dos estudantes e, por outro, pela constatação de crescentes dificuldades, nessa área, em alunos que iniciam o curso universitário. A investigação visou à identificação de dificuldades de leitura e escrita em alunos iniciantes do curso universitário e sua relação com determinantes socioculturais e pedagógicos. Como procedimento de pesquisa qualitativa, empregou-se o estudo de caso. Como instrumentos de coleta de dados, utilizaram-se: observação de aulas, narrativas de vida e entrevistas. A análise de como os aspectos socioculturais e a linguagem interferem nos processos de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita fundamentou-se na teoria histórico-cultural, especialmente com base nas contribuições de Vygotsky e Davydov. A pesquisa foi realizada com professores e alunos de três cursos da Universidade Católica de Goiás: Psicologia, Arqueologia e Pedagogia, na disciplina Língua Portuguesa, ministrada no 1º período aos cursos de graduação da UCG. Teve-se o cuidado de que as três salas de aula representassem cursos formados por alunos de diferentes origens sociais com base em informações sobre o perfil do aluno da UCG. Em cada uma das três classes, foi selecionado um grupo de alunos como sujeitos da pesquisa. O trabalho de investigação deu-se ao longo do 1º semestre letivo de 2006. A análise dos dados apontou distintos níveis de competência lingüística entre os alunos, confirmando outras pesquisas e a própria percepção de professores. As entrevistas e as narrativas de vida evidenciaram a efetiva ressonância de fatores socioculturais - familiares e pedagógicos - na aprendizagem dos alunos. Além disso, os dados apontaram a necessidade de intervenção pedagógica que contribua com os alunos na superação de suas dificuldades, especialmente quando se agrega ao desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita, competências do pensar associadas aos conteúdos das matérias. Os resultados da pesquisa indicaram proposições pedagógico-didáticas no âmbito da aprendizagem da leitura e da escrita que levem à formação das atividades do pensar e do aprender em vista do aprimoramento de competências cognitivas.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-02-01
2015-03-20
2016-07-27T13:53:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RIBEIRO, Lacy Ramos Jubé. RELAÇÃO ENTRE PENSAMENTO E LINGUAGEM NA APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA EM ALUNOS INICIANTES DO ENSINO SUPERIOR.. 2007. 160 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2007.
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1125
identifier_str_mv RIBEIRO, Lacy Ramos Jubé. RELAÇÃO ENTRE PENSAMENTO E LINGUAGEM NA APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA EM ALUNOS INICIANTES DO ENSINO SUPERIOR.. 2007. 160 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2007.
url http://localhost:8080/tede/handle/tede/1125
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1809202253143212032