O DESENVOLVIMENTO E O MARKETING DO TURISMO NA NATUREZA EM PIRENÓPOLIS - A VISÃO DO TURISTA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mesquita, Simone Maria Moura
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/2567
Resumo: O turismo vem se destacando como uma das mais importantes atividades econômicas de vários paises. Dentre as várias tipologias de turismo existentes está o turismo na natureza que pode ser praticado em vários locais do Brasil entre eles encontra-se o município de Pirenópolis, estado de Goiás, que oferece um grande potencial para a prática deste. No presente trabalho analisou-se o desenvolvimento e o marketing do turismo na natureza em Pirenópolis adotando como base a visão do turista. Para tanto, levantou-se informações sobre a infra-estrutura dos atrativos mais procurados do turismo na natureza em Pirenópolis, caracterizou-se o perfil do turista que freqüenta este, averiguou-se o grau de satisfação deste e por fim verificou-se como está sendo realizado o marketing, por meio de levantamento de dados primários nos atrativos mais procurados e pousadas e também entrevistas com os guias e com turistas praticantes do turismo na natureza. Constatou-se que os turistas estão satisfeitos com a forma de desenvolvimento do turismo na natureza, a infra-estrutura não tem sido fator de impedimento de visitas aos atrativos e o marketing não é agressivo. Porém se faz necessário impor capacidade de carga para os atrativos e cuidados devem ser tomados para não realizar divulgação em massa a fim de não causar degradação nas áreas onde o turismo é praticado.
id PUC_GO_7d713a780b5de47dea98a63f43f28ad9
oai_identifier_str oai:ambar:tede/2567
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling O DESENVOLVIMENTO E O MARKETING DO TURISMO NA NATUREZA EM PIRENÓPOLIS - A VISÃO DO TURISTAtourism; sustainability; marketing; satisfaction;hospedagemidentidadeautenticidadecultura goianasimulacroreconstruçãohostingidentityauthenticGoiás s culturesimulacrumreconstructionCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIAO turismo vem se destacando como uma das mais importantes atividades econômicas de vários paises. Dentre as várias tipologias de turismo existentes está o turismo na natureza que pode ser praticado em vários locais do Brasil entre eles encontra-se o município de Pirenópolis, estado de Goiás, que oferece um grande potencial para a prática deste. No presente trabalho analisou-se o desenvolvimento e o marketing do turismo na natureza em Pirenópolis adotando como base a visão do turista. Para tanto, levantou-se informações sobre a infra-estrutura dos atrativos mais procurados do turismo na natureza em Pirenópolis, caracterizou-se o perfil do turista que freqüenta este, averiguou-se o grau de satisfação deste e por fim verificou-se como está sendo realizado o marketing, por meio de levantamento de dados primários nos atrativos mais procurados e pousadas e também entrevistas com os guias e com turistas praticantes do turismo na natureza. Constatou-se que os turistas estão satisfeitos com a forma de desenvolvimento do turismo na natureza, a infra-estrutura não tem sido fator de impedimento de visitas aos atrativos e o marketing não é agressivo. Porém se faz necessário impor capacidade de carga para os atrativos e cuidados devem ser tomados para não realizar divulgação em massa a fim de não causar degradação nas áreas onde o turismo é praticado.Tourism is an important economic activity in many countries, including Brazil, and has many types. The tourism of nature is widely spread in Brazil and is found in the municipality of Pirenópolis, State of Goias, which has a great potential for this kind of tourism. The objectives of this dissertation were to determine the evolution and marketing of the tourism of nature in Pirenopolis from the point of view of the tourists. To carry out this study, data on infrastructure and facilities of the tourism spots, tourist s social profile, degree of tourist s satisfaction with they found in the municipality, and tourism marketing were gathered. The data were collected in hotels, called pousadas , and from interviews with tourists and with guides. The results showed that the tourists are satisfied with the tourism of nature found in Pirenópolis, the infrastructure and facilities in Pirenópolis are enough to support this kind of tourism, and the marketing does not bother the tourists. However, care should be taken to not over cloudy the tourism spots and for not using the tourism marketing excessively in order to preserve the spots from environmental degradation.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências Exatas e da TerraBRPUC GoiásEcologia e Produção SustentávelRocha, Cleonicehttp://lattes.cnpq.br/2020941827236396Machado, Ricardo Luizhttp://lattes.cnpq.br/5565450268864826Pietrafesa, José Paulohttp://lattes.cnpq.br/5325872034942622Mesquita, Simone Maria Moura2016-08-10T10:44:57Z2007-06-262006-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMESQUITA, Simone Maria Moura. tourism; sustainability; marketing; satisfaction;. 2006. 131 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2006.http://localhost:8080/tede/handle/tede/2567porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-11T21:20:15Zoai:ambar:tede/2567Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-11T21:20:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv O DESENVOLVIMENTO E O MARKETING DO TURISMO NA NATUREZA EM PIRENÓPOLIS - A VISÃO DO TURISTA
tourism; sustainability; marketing; satisfaction;
title O DESENVOLVIMENTO E O MARKETING DO TURISMO NA NATUREZA EM PIRENÓPOLIS - A VISÃO DO TURISTA
spellingShingle O DESENVOLVIMENTO E O MARKETING DO TURISMO NA NATUREZA EM PIRENÓPOLIS - A VISÃO DO TURISTA
Mesquita, Simone Maria Moura
hospedagem
identidade
autenticidade
cultura goiana
simulacro
reconstrução
hosting
identity
authentic
Goiás s culture
simulacrum
reconstruction
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA
title_short O DESENVOLVIMENTO E O MARKETING DO TURISMO NA NATUREZA EM PIRENÓPOLIS - A VISÃO DO TURISTA
title_full O DESENVOLVIMENTO E O MARKETING DO TURISMO NA NATUREZA EM PIRENÓPOLIS - A VISÃO DO TURISTA
title_fullStr O DESENVOLVIMENTO E O MARKETING DO TURISMO NA NATUREZA EM PIRENÓPOLIS - A VISÃO DO TURISTA
title_full_unstemmed O DESENVOLVIMENTO E O MARKETING DO TURISMO NA NATUREZA EM PIRENÓPOLIS - A VISÃO DO TURISTA
title_sort O DESENVOLVIMENTO E O MARKETING DO TURISMO NA NATUREZA EM PIRENÓPOLIS - A VISÃO DO TURISTA
author Mesquita, Simone Maria Moura
author_facet Mesquita, Simone Maria Moura
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rocha, Cleonice
http://lattes.cnpq.br/2020941827236396
Machado, Ricardo Luiz
http://lattes.cnpq.br/5565450268864826
Pietrafesa, José Paulo
http://lattes.cnpq.br/5325872034942622
dc.contributor.author.fl_str_mv Mesquita, Simone Maria Moura
dc.subject.por.fl_str_mv hospedagem
identidade
autenticidade
cultura goiana
simulacro
reconstrução
hosting
identity
authentic
Goiás s culture
simulacrum
reconstruction
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA
topic hospedagem
identidade
autenticidade
cultura goiana
simulacro
reconstrução
hosting
identity
authentic
Goiás s culture
simulacrum
reconstruction
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA
description O turismo vem se destacando como uma das mais importantes atividades econômicas de vários paises. Dentre as várias tipologias de turismo existentes está o turismo na natureza que pode ser praticado em vários locais do Brasil entre eles encontra-se o município de Pirenópolis, estado de Goiás, que oferece um grande potencial para a prática deste. No presente trabalho analisou-se o desenvolvimento e o marketing do turismo na natureza em Pirenópolis adotando como base a visão do turista. Para tanto, levantou-se informações sobre a infra-estrutura dos atrativos mais procurados do turismo na natureza em Pirenópolis, caracterizou-se o perfil do turista que freqüenta este, averiguou-se o grau de satisfação deste e por fim verificou-se como está sendo realizado o marketing, por meio de levantamento de dados primários nos atrativos mais procurados e pousadas e também entrevistas com os guias e com turistas praticantes do turismo na natureza. Constatou-se que os turistas estão satisfeitos com a forma de desenvolvimento do turismo na natureza, a infra-estrutura não tem sido fator de impedimento de visitas aos atrativos e o marketing não é agressivo. Porém se faz necessário impor capacidade de carga para os atrativos e cuidados devem ser tomados para não realizar divulgação em massa a fim de não causar degradação nas áreas onde o turismo é praticado.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-20
2007-06-26
2016-08-10T10:44:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MESQUITA, Simone Maria Moura. tourism; sustainability; marketing; satisfaction;. 2006. 131 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2006.
http://localhost:8080/tede/handle/tede/2567
identifier_str_mv MESQUITA, Simone Maria Moura. tourism; sustainability; marketing; satisfaction;. 2006. 131 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2006.
url http://localhost:8080/tede/handle/tede/2567
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Exatas e da Terra
BR
PUC Goiás
Ecologia e Produção Sustentável
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Exatas e da Terra
BR
PUC Goiás
Ecologia e Produção Sustentável
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1809202259405307904