O DESENVOLVIMENTO E O MARKETING DO TURISMO NA NATUREZA EM PIRENÓPOLIS - A VISÃO DO TURISTA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/2567 |
Resumo: | O turismo vem se destacando como uma das mais importantes atividades econômicas de vários paises. Dentre as várias tipologias de turismo existentes está o turismo na natureza que pode ser praticado em vários locais do Brasil entre eles encontra-se o município de Pirenópolis, estado de Goiás, que oferece um grande potencial para a prática deste. No presente trabalho analisou-se o desenvolvimento e o marketing do turismo na natureza em Pirenópolis adotando como base a visão do turista. Para tanto, levantou-se informações sobre a infra-estrutura dos atrativos mais procurados do turismo na natureza em Pirenópolis, caracterizou-se o perfil do turista que freqüenta este, averiguou-se o grau de satisfação deste e por fim verificou-se como está sendo realizado o marketing, por meio de levantamento de dados primários nos atrativos mais procurados e pousadas e também entrevistas com os guias e com turistas praticantes do turismo na natureza. Constatou-se que os turistas estão satisfeitos com a forma de desenvolvimento do turismo na natureza, a infra-estrutura não tem sido fator de impedimento de visitas aos atrativos e o marketing não é agressivo. Porém se faz necessário impor capacidade de carga para os atrativos e cuidados devem ser tomados para não realizar divulgação em massa a fim de não causar degradação nas áreas onde o turismo é praticado. |
id |
PUC_GO_7d713a780b5de47dea98a63f43f28ad9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ambar:tede/2567 |
network_acronym_str |
PUC_GO |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository_id_str |
6593 |
spelling |
O DESENVOLVIMENTO E O MARKETING DO TURISMO NA NATUREZA EM PIRENÓPOLIS - A VISÃO DO TURISTAtourism; sustainability; marketing; satisfaction;hospedagemidentidadeautenticidadecultura goianasimulacroreconstruçãohostingidentityauthenticGoiás s culturesimulacrumreconstructionCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIAO turismo vem se destacando como uma das mais importantes atividades econômicas de vários paises. Dentre as várias tipologias de turismo existentes está o turismo na natureza que pode ser praticado em vários locais do Brasil entre eles encontra-se o município de Pirenópolis, estado de Goiás, que oferece um grande potencial para a prática deste. No presente trabalho analisou-se o desenvolvimento e o marketing do turismo na natureza em Pirenópolis adotando como base a visão do turista. Para tanto, levantou-se informações sobre a infra-estrutura dos atrativos mais procurados do turismo na natureza em Pirenópolis, caracterizou-se o perfil do turista que freqüenta este, averiguou-se o grau de satisfação deste e por fim verificou-se como está sendo realizado o marketing, por meio de levantamento de dados primários nos atrativos mais procurados e pousadas e também entrevistas com os guias e com turistas praticantes do turismo na natureza. Constatou-se que os turistas estão satisfeitos com a forma de desenvolvimento do turismo na natureza, a infra-estrutura não tem sido fator de impedimento de visitas aos atrativos e o marketing não é agressivo. Porém se faz necessário impor capacidade de carga para os atrativos e cuidados devem ser tomados para não realizar divulgação em massa a fim de não causar degradação nas áreas onde o turismo é praticado.Tourism is an important economic activity in many countries, including Brazil, and has many types. The tourism of nature is widely spread in Brazil and is found in the municipality of Pirenópolis, State of Goias, which has a great potential for this kind of tourism. The objectives of this dissertation were to determine the evolution and marketing of the tourism of nature in Pirenopolis from the point of view of the tourists. To carry out this study, data on infrastructure and facilities of the tourism spots, tourist s social profile, degree of tourist s satisfaction with they found in the municipality, and tourism marketing were gathered. The data were collected in hotels, called pousadas , and from interviews with tourists and with guides. The results showed that the tourists are satisfied with the tourism of nature found in Pirenópolis, the infrastructure and facilities in Pirenópolis are enough to support this kind of tourism, and the marketing does not bother the tourists. However, care should be taken to not over cloudy the tourism spots and for not using the tourism marketing excessively in order to preserve the spots from environmental degradation.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências Exatas e da TerraBRPUC GoiásEcologia e Produção SustentávelRocha, Cleonicehttp://lattes.cnpq.br/2020941827236396Machado, Ricardo Luizhttp://lattes.cnpq.br/5565450268864826Pietrafesa, José Paulohttp://lattes.cnpq.br/5325872034942622Mesquita, Simone Maria Moura2016-08-10T10:44:57Z2007-06-262006-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMESQUITA, Simone Maria Moura. tourism; sustainability; marketing; satisfaction;. 2006. 131 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2006.http://localhost:8080/tede/handle/tede/2567porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-11T21:20:15Zoai:ambar:tede/2567Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-11T21:20:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O DESENVOLVIMENTO E O MARKETING DO TURISMO NA NATUREZA EM PIRENÓPOLIS - A VISÃO DO TURISTA tourism; sustainability; marketing; satisfaction; |
title |
O DESENVOLVIMENTO E O MARKETING DO TURISMO NA NATUREZA EM PIRENÓPOLIS - A VISÃO DO TURISTA |
spellingShingle |
O DESENVOLVIMENTO E O MARKETING DO TURISMO NA NATUREZA EM PIRENÓPOLIS - A VISÃO DO TURISTA Mesquita, Simone Maria Moura hospedagem identidade autenticidade cultura goiana simulacro reconstrução hosting identity authentic Goiás s culture simulacrum reconstruction CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA |
title_short |
O DESENVOLVIMENTO E O MARKETING DO TURISMO NA NATUREZA EM PIRENÓPOLIS - A VISÃO DO TURISTA |
title_full |
O DESENVOLVIMENTO E O MARKETING DO TURISMO NA NATUREZA EM PIRENÓPOLIS - A VISÃO DO TURISTA |
title_fullStr |
O DESENVOLVIMENTO E O MARKETING DO TURISMO NA NATUREZA EM PIRENÓPOLIS - A VISÃO DO TURISTA |
title_full_unstemmed |
O DESENVOLVIMENTO E O MARKETING DO TURISMO NA NATUREZA EM PIRENÓPOLIS - A VISÃO DO TURISTA |
title_sort |
O DESENVOLVIMENTO E O MARKETING DO TURISMO NA NATUREZA EM PIRENÓPOLIS - A VISÃO DO TURISTA |
author |
Mesquita, Simone Maria Moura |
author_facet |
Mesquita, Simone Maria Moura |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rocha, Cleonice http://lattes.cnpq.br/2020941827236396 Machado, Ricardo Luiz http://lattes.cnpq.br/5565450268864826 Pietrafesa, José Paulo http://lattes.cnpq.br/5325872034942622 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mesquita, Simone Maria Moura |
dc.subject.por.fl_str_mv |
hospedagem identidade autenticidade cultura goiana simulacro reconstrução hosting identity authentic Goiás s culture simulacrum reconstruction CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA |
topic |
hospedagem identidade autenticidade cultura goiana simulacro reconstrução hosting identity authentic Goiás s culture simulacrum reconstruction CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA |
description |
O turismo vem se destacando como uma das mais importantes atividades econômicas de vários paises. Dentre as várias tipologias de turismo existentes está o turismo na natureza que pode ser praticado em vários locais do Brasil entre eles encontra-se o município de Pirenópolis, estado de Goiás, que oferece um grande potencial para a prática deste. No presente trabalho analisou-se o desenvolvimento e o marketing do turismo na natureza em Pirenópolis adotando como base a visão do turista. Para tanto, levantou-se informações sobre a infra-estrutura dos atrativos mais procurados do turismo na natureza em Pirenópolis, caracterizou-se o perfil do turista que freqüenta este, averiguou-se o grau de satisfação deste e por fim verificou-se como está sendo realizado o marketing, por meio de levantamento de dados primários nos atrativos mais procurados e pousadas e também entrevistas com os guias e com turistas praticantes do turismo na natureza. Constatou-se que os turistas estão satisfeitos com a forma de desenvolvimento do turismo na natureza, a infra-estrutura não tem sido fator de impedimento de visitas aos atrativos e o marketing não é agressivo. Porém se faz necessário impor capacidade de carga para os atrativos e cuidados devem ser tomados para não realizar divulgação em massa a fim de não causar degradação nas áreas onde o turismo é praticado. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-12-20 2007-06-26 2016-08-10T10:44:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MESQUITA, Simone Maria Moura. tourism; sustainability; marketing; satisfaction;. 2006. 131 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2006. http://localhost:8080/tede/handle/tede/2567 |
identifier_str_mv |
MESQUITA, Simone Maria Moura. tourism; sustainability; marketing; satisfaction;. 2006. 131 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2006. |
url |
http://localhost:8080/tede/handle/tede/2567 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Ciências Exatas e da Terra BR PUC Goiás Ecologia e Produção Sustentável |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Ciências Exatas e da Terra BR PUC Goiás Ecologia e Produção Sustentável |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br |
_version_ |
1809202259405307904 |