"Eu voltava revoltado pra casa por não ficar mais tempo no colégio": as ocupações secundaristas em Anápolis-Goiás, cultura escolar e consciência histórica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Felipe Silva de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4679
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo debater a Cultura escolar contraposta pelos estudantes secundaristas durante o processo de ocupação secundaristas contrários a implementação da parceria público privada com Organizações Sociais na educação firmada através do Edital 001/2016. Ao longo do trabalho identificamos historicamente a origem de determinadas características da atual Cultura escolar, impulsionada pelo desenvolvimento da política neoliberal no processo educacional, e reconstruímos o processo de ocupação das escolas públicas, através da análise da ocupação do Colégio Estadual Polivalente Frei João Batista (CEPFJB). É possível compreender portanto, que as ocupações secundaristas para além de contrapor o desenvolvimento de uma política neoliberal na educação, colocava em cheque a Cultura escolar e funcionou como um espaço formativo para os estudantes secundaristas que participaram na possibilidade de contribuir com a Consciência Histórica destes estudantes. Dentre as diversas metodologias desenvolvidas para que pudéssemos resolver os problemas de compreender a construção da Cultura escolar, utilizamos da leitura bibliográfica para realização de uma análise do campo educacional através da teoria de Pierre Boudieu, e para analisar os últimos anos de desenvolvimento de políticas neoliberais na educação goiana; por conseguinte nos utilizamos de duas metodologias importantes para compreender a consciência histórica dos agentes do campo participantes das ocupações: a História Oral, e a História de Vida, que nos permitem compreender o seu envolvimento nas ocupações e quais foram as influências de instituições primárias e secundárias para a formação de suas consciências históricas. Por último, buscamos através da entrevista semiestruturada e da análise do discurso destes sujeitos, compreender aonde que o envolvimento nas ocupações auxiliou estes estudantes a construírem/expandirem as suas consciências históricas, ampliando também seu capital cultural
id PUC_GO_7e1b260b719d4b840443191821786231
oai_identifier_str oai:ambar:tede/4679
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling "Eu voltava revoltado pra casa por não ficar mais tempo no colégio": as ocupações secundaristas em Anápolis-Goiás, cultura escolar e consciência histórica"I came home angry because I didn't stay at school any longer": high school occupations in Anápolis-Goiás, school culture and historical awarenessOcupações secundaristasConsciência históricaCultura escolarSecondary occupationsHistorical consciusnessSchool cultureCiências HumanasHistóriaO presente trabalho tem por objetivo debater a Cultura escolar contraposta pelos estudantes secundaristas durante o processo de ocupação secundaristas contrários a implementação da parceria público privada com Organizações Sociais na educação firmada através do Edital 001/2016. Ao longo do trabalho identificamos historicamente a origem de determinadas características da atual Cultura escolar, impulsionada pelo desenvolvimento da política neoliberal no processo educacional, e reconstruímos o processo de ocupação das escolas públicas, através da análise da ocupação do Colégio Estadual Polivalente Frei João Batista (CEPFJB). É possível compreender portanto, que as ocupações secundaristas para além de contrapor o desenvolvimento de uma política neoliberal na educação, colocava em cheque a Cultura escolar e funcionou como um espaço formativo para os estudantes secundaristas que participaram na possibilidade de contribuir com a Consciência Histórica destes estudantes. Dentre as diversas metodologias desenvolvidas para que pudéssemos resolver os problemas de compreender a construção da Cultura escolar, utilizamos da leitura bibliográfica para realização de uma análise do campo educacional através da teoria de Pierre Boudieu, e para analisar os últimos anos de desenvolvimento de políticas neoliberais na educação goiana; por conseguinte nos utilizamos de duas metodologias importantes para compreender a consciência histórica dos agentes do campo participantes das ocupações: a História Oral, e a História de Vida, que nos permitem compreender o seu envolvimento nas ocupações e quais foram as influências de instituições primárias e secundárias para a formação de suas consciências históricas. Por último, buscamos através da entrevista semiestruturada e da análise do discurso destes sujeitos, compreender aonde que o envolvimento nas ocupações auxiliou estes estudantes a construírem/expandirem as suas consciências históricas, ampliando também seu capital culturalThe present work aims to debate the School Culture opposed by high school students during the high school occupation process, contrary to the implementation of a publicprivate partnership with Social Organizations in education signed through Edital 001/2016. Throughout the work, we have historically identified the origin of certain characteristics of the current School Culture, driven by the development of neoliberal policy in the educational process, and reconstructed the process of occupation of public schools, through the analysis of the occupation of the Colégio Estadual Polivalente Frei João Batista (CEPFJB ). It is possible to understand, therefore, that secondary occupations, in addition to opposing the development of a neoliberal policy in education, put into question the School Culture and functioned as a formative space for high school students who participated in the possibility of contributing to the Historical Consciousness of these students . Among the various methodologies developed so that we could solve the problems of understanding the construction of School Culture, we use bibliographic reading to carry out an analysis of the educational field through the theory of Pierre Boudieu, and to analyze the last years of development of neoliberal policies in Goiás education; therefore, we use two important methodologies to understand the historical awareness of field agents participating in occupations: Oral History, and Life History, which allow us to understand their involvement in occupations and what were the influences of primary and secondary institutions for the formation of their historical consciences. Finally, through semi-structured interviews and discourse analysis of these subjects, we seek to understand where the involvement in the occupations helped these students to build / expand their historical consciences, also expanding their cultural capitalPontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e HumanidadesBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em HistóriaMarinho, Thais Alveshttp://lattes.cnpq.br/9094700593263241Groppo, Luís AntonioTeixeira, Rafael SaddiFreitas, Felipe Silva de2021-08-16T18:00:30Z2021-04-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFreitas, Felipe Silva de. "Eu voltava revoltado pra casa por não ficar mais tempo no colégio": as ocupações secundaristas em Anápolis-Goiás, cultura escolar e consciência histórica. 2021. 215 f. Dissertação (Mestrado em História) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2021.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4679porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2022-08-19T15:21:28Zoai:ambar:tede/4679Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932022-08-19T15:21:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv "Eu voltava revoltado pra casa por não ficar mais tempo no colégio": as ocupações secundaristas em Anápolis-Goiás, cultura escolar e consciência histórica
"I came home angry because I didn't stay at school any longer": high school occupations in Anápolis-Goiás, school culture and historical awareness
title "Eu voltava revoltado pra casa por não ficar mais tempo no colégio": as ocupações secundaristas em Anápolis-Goiás, cultura escolar e consciência histórica
spellingShingle "Eu voltava revoltado pra casa por não ficar mais tempo no colégio": as ocupações secundaristas em Anápolis-Goiás, cultura escolar e consciência histórica
Freitas, Felipe Silva de
Ocupações secundaristas
Consciência histórica
Cultura escolar
Secondary occupations
Historical consciusness
School culture
Ciências Humanas
História
title_short "Eu voltava revoltado pra casa por não ficar mais tempo no colégio": as ocupações secundaristas em Anápolis-Goiás, cultura escolar e consciência histórica
title_full "Eu voltava revoltado pra casa por não ficar mais tempo no colégio": as ocupações secundaristas em Anápolis-Goiás, cultura escolar e consciência histórica
title_fullStr "Eu voltava revoltado pra casa por não ficar mais tempo no colégio": as ocupações secundaristas em Anápolis-Goiás, cultura escolar e consciência histórica
title_full_unstemmed "Eu voltava revoltado pra casa por não ficar mais tempo no colégio": as ocupações secundaristas em Anápolis-Goiás, cultura escolar e consciência histórica
title_sort "Eu voltava revoltado pra casa por não ficar mais tempo no colégio": as ocupações secundaristas em Anápolis-Goiás, cultura escolar e consciência histórica
author Freitas, Felipe Silva de
author_facet Freitas, Felipe Silva de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marinho, Thais Alves
http://lattes.cnpq.br/9094700593263241
Groppo, Luís Antonio
Teixeira, Rafael Saddi
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Felipe Silva de
dc.subject.por.fl_str_mv Ocupações secundaristas
Consciência histórica
Cultura escolar
Secondary occupations
Historical consciusness
School culture
Ciências Humanas
História
topic Ocupações secundaristas
Consciência histórica
Cultura escolar
Secondary occupations
Historical consciusness
School culture
Ciências Humanas
História
description O presente trabalho tem por objetivo debater a Cultura escolar contraposta pelos estudantes secundaristas durante o processo de ocupação secundaristas contrários a implementação da parceria público privada com Organizações Sociais na educação firmada através do Edital 001/2016. Ao longo do trabalho identificamos historicamente a origem de determinadas características da atual Cultura escolar, impulsionada pelo desenvolvimento da política neoliberal no processo educacional, e reconstruímos o processo de ocupação das escolas públicas, através da análise da ocupação do Colégio Estadual Polivalente Frei João Batista (CEPFJB). É possível compreender portanto, que as ocupações secundaristas para além de contrapor o desenvolvimento de uma política neoliberal na educação, colocava em cheque a Cultura escolar e funcionou como um espaço formativo para os estudantes secundaristas que participaram na possibilidade de contribuir com a Consciência Histórica destes estudantes. Dentre as diversas metodologias desenvolvidas para que pudéssemos resolver os problemas de compreender a construção da Cultura escolar, utilizamos da leitura bibliográfica para realização de uma análise do campo educacional através da teoria de Pierre Boudieu, e para analisar os últimos anos de desenvolvimento de políticas neoliberais na educação goiana; por conseguinte nos utilizamos de duas metodologias importantes para compreender a consciência histórica dos agentes do campo participantes das ocupações: a História Oral, e a História de Vida, que nos permitem compreender o seu envolvimento nas ocupações e quais foram as influências de instituições primárias e secundárias para a formação de suas consciências históricas. Por último, buscamos através da entrevista semiestruturada e da análise do discurso destes sujeitos, compreender aonde que o envolvimento nas ocupações auxiliou estes estudantes a construírem/expandirem as suas consciências históricas, ampliando também seu capital cultural
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-16T18:00:30Z
2021-04-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Freitas, Felipe Silva de. "Eu voltava revoltado pra casa por não ficar mais tempo no colégio": as ocupações secundaristas em Anápolis-Goiás, cultura escolar e consciência histórica. 2021. 215 f. Dissertação (Mestrado em História) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2021.
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4679
identifier_str_mv Freitas, Felipe Silva de. "Eu voltava revoltado pra casa por não ficar mais tempo no colégio": as ocupações secundaristas em Anápolis-Goiás, cultura escolar e consciência histórica. 2021. 215 f. Dissertação (Mestrado em História) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2021.
url http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4679
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidades
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em História
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidades
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em História
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1796791403315986432