Coletivos estudantis nas ocupações secundaristas e seus impactos na formação da personalidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braga, Gabriela Pinto
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/244492
Resumo: Esta pesquisa possui como objetivo analisar os impactos da participação em coletivos estudantis na personalidade, especificamente nas ocupações secundaristas de 2015. Todo o estudo fundamenta-se na Psicologia Histórico-cultural, especialmente nas obras de Lídia Bozhovich. A autora compreende a personalidade como um nível de desenvolvimento psíquico que se manifesta na autopercepção do sujeito, o qual se diferencia de outros sujeitos e age intencionalmente na realidade sendo orientado por seus objetivos conscientes, não somente pelos estímulos externos. Assim, a pesquisa se iniciou com uma breve contextualização da política nacional e estadual no momento das ocupações secundaristas, discutindo também o movimento de ocupações e os coletivos estudantis. Também foi realizado um estudo sistemático das obras de Bozhovich traduzidas para espanhol e inglês sobre personalidade. Os estudos teóricos foram seguidos pela realização de entrevistas com cinco participantes das ocupações realizadas em Bauru para investigar seus discursos de acordo com as categorias coletivo, relações sociais, afetos e auto reflexão. A partir dessas categorias, pudemos perceber como a teoria de Lídia Bozhovich se manifesta na realidade da adolescência brasileira. Nesse contexto, os dados analisados mostraram que o coletivo estudantil dos adolescentes era autônomo e, ainda sim, mediado por adultos que os próprios adolescentes escolhiam. Também percebemos que a participação ativa no coletivo só acontecia quando o estudante se sentia pertencente àquele coletivo, ou seja, quando o estudante se identificava afetivamente com o coletivo e compreendia suas ações. A participação nas ocupações secundaristas levou os adolescentes a assumirem novas posições e responsabilidades, o que transformou a posição social e interna desses adolescentes. Além disso, os valores do coletivo se transformaram nos valores dos estudantes a partir da conceitualização dos afetos que mobilizaram os estudantes a participar do coletivo. A pesquisa demonstrou como a escola é um espaço potencial para o desenvolvimento da personalidade quando o adolescente tem autonomia em suas atividades.
id UNSP_b23c759ad3a47f7c8a7d69e6b338007e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/244492
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Coletivos estudantis nas ocupações secundaristas e seus impactos na formação da personalidadeStudent collectives in the secondary school occupations and their impacts on the formation of personality.Coletivo estudantilPersonalidadeOcupações secundaristasBozhovichPsicologia histórico-culturalStudent collectivesPersonalityHigh school occupationsEsta pesquisa possui como objetivo analisar os impactos da participação em coletivos estudantis na personalidade, especificamente nas ocupações secundaristas de 2015. Todo o estudo fundamenta-se na Psicologia Histórico-cultural, especialmente nas obras de Lídia Bozhovich. A autora compreende a personalidade como um nível de desenvolvimento psíquico que se manifesta na autopercepção do sujeito, o qual se diferencia de outros sujeitos e age intencionalmente na realidade sendo orientado por seus objetivos conscientes, não somente pelos estímulos externos. Assim, a pesquisa se iniciou com uma breve contextualização da política nacional e estadual no momento das ocupações secundaristas, discutindo também o movimento de ocupações e os coletivos estudantis. Também foi realizado um estudo sistemático das obras de Bozhovich traduzidas para espanhol e inglês sobre personalidade. Os estudos teóricos foram seguidos pela realização de entrevistas com cinco participantes das ocupações realizadas em Bauru para investigar seus discursos de acordo com as categorias coletivo, relações sociais, afetos e auto reflexão. A partir dessas categorias, pudemos perceber como a teoria de Lídia Bozhovich se manifesta na realidade da adolescência brasileira. Nesse contexto, os dados analisados mostraram que o coletivo estudantil dos adolescentes era autônomo e, ainda sim, mediado por adultos que os próprios adolescentes escolhiam. Também percebemos que a participação ativa no coletivo só acontecia quando o estudante se sentia pertencente àquele coletivo, ou seja, quando o estudante se identificava afetivamente com o coletivo e compreendia suas ações. A participação nas ocupações secundaristas levou os adolescentes a assumirem novas posições e responsabilidades, o que transformou a posição social e interna desses adolescentes. Além disso, os valores do coletivo se transformaram nos valores dos estudantes a partir da conceitualização dos afetos que mobilizaram os estudantes a participar do coletivo. A pesquisa demonstrou como a escola é um espaço potencial para o desenvolvimento da personalidade quando o adolescente tem autonomia em suas atividades.This research aims to analyze the impacts of the participation in student collectives on personality, specifically in the 2015 secondary occupations. The entire study is based on Cultural-Historical Psychology, especially on the writings of Lidia Bozhovich. The author understands personality as a level of psychic development that manifests itself in the selfperception of the person who differentiates themselves from other individuals and acts intentionally in reality, being guided by their conscious objectives, not only by external stimuli. Thus, the research began with a brief contextualization of national and state politics at the time of the secondary school occupations, also discussing the occupation movement and the student collectives. A systematic study of Bozhovich's works translated into Spanish and English on personality was also conducted. The theoretical studies were followed by interviews with five participants of the occupations held in Bauru to investigate their discourses according to the categories collective, social relations, affections, and self-reflection. From these categories, we could see how Lídia Bozhovich's theory manifests itself in the reality of Brazilian adolescence. In this context, the analyzed data showed that the adolescents' student collective was autonomous and yet mediated by adults that the adolescents themselves chose. We also noticed that active participation in the collective only happened when the students felt they belonged to that collective, meaning that they identified affectively with the collective and understood its actions. Participation in the secondary school occupations led the adolescents to assume new positions and responsibilities, which transformed their social and internal position. Moreover, the values of the collective were transformed into the values of the students from the conceptualization of the affections that mobilized the students to participate in the collective. The research demonstrated how the school is a potential locus for personality development when the adolescent has autonomy in their activitiesCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 88887.625307/2021-00Universidade Estadual Paulista (Unesp)Asbahr, Flávia da Silva Ferreira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Braga, Gabriela Pinto2023-07-10T15:40:49Z2023-07-10T15:40:49Z2023-05-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/24449233004056085P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-26T06:18:27Zoai:repositorio.unesp.br:11449/244492Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:21:07.281854Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Coletivos estudantis nas ocupações secundaristas e seus impactos na formação da personalidade
Student collectives in the secondary school occupations and their impacts on the formation of personality.
title Coletivos estudantis nas ocupações secundaristas e seus impactos na formação da personalidade
spellingShingle Coletivos estudantis nas ocupações secundaristas e seus impactos na formação da personalidade
Braga, Gabriela Pinto
Coletivo estudantil
Personalidade
Ocupações secundaristas
Bozhovich
Psicologia histórico-cultural
Student collectives
Personality
High school occupations
title_short Coletivos estudantis nas ocupações secundaristas e seus impactos na formação da personalidade
title_full Coletivos estudantis nas ocupações secundaristas e seus impactos na formação da personalidade
title_fullStr Coletivos estudantis nas ocupações secundaristas e seus impactos na formação da personalidade
title_full_unstemmed Coletivos estudantis nas ocupações secundaristas e seus impactos na formação da personalidade
title_sort Coletivos estudantis nas ocupações secundaristas e seus impactos na formação da personalidade
author Braga, Gabriela Pinto
author_facet Braga, Gabriela Pinto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Asbahr, Flávia da Silva Ferreira [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Braga, Gabriela Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Coletivo estudantil
Personalidade
Ocupações secundaristas
Bozhovich
Psicologia histórico-cultural
Student collectives
Personality
High school occupations
topic Coletivo estudantil
Personalidade
Ocupações secundaristas
Bozhovich
Psicologia histórico-cultural
Student collectives
Personality
High school occupations
description Esta pesquisa possui como objetivo analisar os impactos da participação em coletivos estudantis na personalidade, especificamente nas ocupações secundaristas de 2015. Todo o estudo fundamenta-se na Psicologia Histórico-cultural, especialmente nas obras de Lídia Bozhovich. A autora compreende a personalidade como um nível de desenvolvimento psíquico que se manifesta na autopercepção do sujeito, o qual se diferencia de outros sujeitos e age intencionalmente na realidade sendo orientado por seus objetivos conscientes, não somente pelos estímulos externos. Assim, a pesquisa se iniciou com uma breve contextualização da política nacional e estadual no momento das ocupações secundaristas, discutindo também o movimento de ocupações e os coletivos estudantis. Também foi realizado um estudo sistemático das obras de Bozhovich traduzidas para espanhol e inglês sobre personalidade. Os estudos teóricos foram seguidos pela realização de entrevistas com cinco participantes das ocupações realizadas em Bauru para investigar seus discursos de acordo com as categorias coletivo, relações sociais, afetos e auto reflexão. A partir dessas categorias, pudemos perceber como a teoria de Lídia Bozhovich se manifesta na realidade da adolescência brasileira. Nesse contexto, os dados analisados mostraram que o coletivo estudantil dos adolescentes era autônomo e, ainda sim, mediado por adultos que os próprios adolescentes escolhiam. Também percebemos que a participação ativa no coletivo só acontecia quando o estudante se sentia pertencente àquele coletivo, ou seja, quando o estudante se identificava afetivamente com o coletivo e compreendia suas ações. A participação nas ocupações secundaristas levou os adolescentes a assumirem novas posições e responsabilidades, o que transformou a posição social e interna desses adolescentes. Além disso, os valores do coletivo se transformaram nos valores dos estudantes a partir da conceitualização dos afetos que mobilizaram os estudantes a participar do coletivo. A pesquisa demonstrou como a escola é um espaço potencial para o desenvolvimento da personalidade quando o adolescente tem autonomia em suas atividades.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-10T15:40:49Z
2023-07-10T15:40:49Z
2023-05-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/244492
33004056085P0
url http://hdl.handle.net/11449/244492
identifier_str_mv 33004056085P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129312065323008