Ciclovias: Possibilidades de Implantação em Goiânia.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Domingos, John Moreira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4561
Resumo: Macrofenômenos como capitalismo e revolução industrial impuseram drásticas mudanças na vida de imensas populações. A urbanização, uma das principais consequências desses, trouxe problemas de toda ordem. Dentre eles, os relacionados à mobilidade urbana se apresentam como um complexo desafio a ser equacionado. Como objeto de estudo, apresenta-se a cidade de Goiânia que em 2011 entrou para o grupo das cinco cidades brasileiras com mais de um milhão de veículos, com uma taxa de veículos/habitante de 0,95 (DENATRAN, 2011 e IBGE, 2010), como a quinta capital com maior taxa de mortalidade no total dos acidentes e a sétima dos acidentes com motos (www.samugoiania.com.br). Porém, nos anos 50, Goiânia era uma das cidades brasileiras que mais possuíam bicicletas por habitantes (DEUS e BARREIRA, 2006); já foi denominada a capital brasileira das bicicletas (JORNAL OPÇÃO, 1980); em 1980 havia 47.783 deslocamentos diários por bicicletas e; 50.000 usuários, que representavam 23% da população economicamente ativa da cidade, (IPLAN, 1981). Por tanto, esta dissertação apresenta os benefícios do uso da bicicleta e das infra-estruturas cicloviárias como importante estratégia no equacionamento dos conflitos de mobilidade urbana e busca também ressaltar a vocação e as raízes históricas ciclísticas de Goiânia.
id PUC_GO_8014a17bde45a9728357a88bcd0b20a8
oai_identifier_str oai:ambar:tede/4561
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling Ciclovias: Possibilidades de Implantação em Goiânia.ciclovias, cidades, Goiânia e mobilidade urbanabike paths, cities, Goiânia and urban mobilityCIÊNCIAS SOCIAIS APLICADASMacrofenômenos como capitalismo e revolução industrial impuseram drásticas mudanças na vida de imensas populações. A urbanização, uma das principais consequências desses, trouxe problemas de toda ordem. Dentre eles, os relacionados à mobilidade urbana se apresentam como um complexo desafio a ser equacionado. Como objeto de estudo, apresenta-se a cidade de Goiânia que em 2011 entrou para o grupo das cinco cidades brasileiras com mais de um milhão de veículos, com uma taxa de veículos/habitante de 0,95 (DENATRAN, 2011 e IBGE, 2010), como a quinta capital com maior taxa de mortalidade no total dos acidentes e a sétima dos acidentes com motos (www.samugoiania.com.br). Porém, nos anos 50, Goiânia era uma das cidades brasileiras que mais possuíam bicicletas por habitantes (DEUS e BARREIRA, 2006); já foi denominada a capital brasileira das bicicletas (JORNAL OPÇÃO, 1980); em 1980 havia 47.783 deslocamentos diários por bicicletas e; 50.000 usuários, que representavam 23% da população economicamente ativa da cidade, (IPLAN, 1981). Por tanto, esta dissertação apresenta os benefícios do uso da bicicleta e das infra-estruturas cicloviárias como importante estratégia no equacionamento dos conflitos de mobilidade urbana e busca também ressaltar a vocação e as raízes históricas ciclísticas de Goiânia.Macro phenomenon as capitalism and the industrial revolution imposed drastic changes in the lives of huge populations. Urbanization, a major consequence of these, brought problems of all kinds. Among them, those related to urban mobility are presented as a complex challenge to be solved. As the object of study, it appears that the city of Goiânia in 2011 joined the group of five Brazilian cities with more than one million vehicles, with a rate of vehicles/capita of 0.95 (DENATRAN, 2011e IBGE, 2010 ), as the fifth capital with a higher mortality rate in the total of accidents and motorcycle accidents seventh (www.samugoiania.com.br). But in 50 years, was one of Goiânia Brazilian cities that had more bikes for people (DEUS and BARREIRA, 2006), has been called the Brazilian capital of bike (OPTION JOURNAL, 1980), in 1980 there were 47.783 daily movements by bicycles and; 50,000 users, representing 23% of the economically active population of the city (IPLAN, 1981). Therefore, this dissertation presents the benefits of bicycle use and road cycle infrastructure as an important strategy in addressing conflicts of urban mobility and also seeks to highlight the call and the historical roots cycling of Goiânia.Pontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Gestão e Negócios::Curso de Ciências EconômicasBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Desenvolvimento e Planejamento TerritorialMoysés, Aristideshttp://lattes.cnpq.br/5338712409166113Pasqualetto, Antoniohttp://lattes.cnpq.br/4691515540448143Deus, Joao Batista dehttp://lattes.cnpq.br/9234464036124624Domingos, John Moreira2020-12-22T15:43:53Z2012-04-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfDomingos, John Moreira. Ciclovias: Possibilidades de Implantação em Goiânia.. 2012. 135 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Desenvolvimento e Planejamento Territorial) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-Goiás.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4561porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2020-12-23T04:00:28Zoai:ambar:tede/4561Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932020-12-23T04:00:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv Ciclovias: Possibilidades de Implantação em Goiânia.
title Ciclovias: Possibilidades de Implantação em Goiânia.
spellingShingle Ciclovias: Possibilidades de Implantação em Goiânia.
Domingos, John Moreira
ciclovias, cidades, Goiânia e mobilidade urbana
bike paths, cities, Goiânia and urban mobility
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
title_short Ciclovias: Possibilidades de Implantação em Goiânia.
title_full Ciclovias: Possibilidades de Implantação em Goiânia.
title_fullStr Ciclovias: Possibilidades de Implantação em Goiânia.
title_full_unstemmed Ciclovias: Possibilidades de Implantação em Goiânia.
title_sort Ciclovias: Possibilidades de Implantação em Goiânia.
author Domingos, John Moreira
author_facet Domingos, John Moreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moysés, Aristides
http://lattes.cnpq.br/5338712409166113
Pasqualetto, Antonio
http://lattes.cnpq.br/4691515540448143
Deus, Joao Batista de
http://lattes.cnpq.br/9234464036124624
dc.contributor.author.fl_str_mv Domingos, John Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv ciclovias, cidades, Goiânia e mobilidade urbana
bike paths, cities, Goiânia and urban mobility
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic ciclovias, cidades, Goiânia e mobilidade urbana
bike paths, cities, Goiânia and urban mobility
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
description Macrofenômenos como capitalismo e revolução industrial impuseram drásticas mudanças na vida de imensas populações. A urbanização, uma das principais consequências desses, trouxe problemas de toda ordem. Dentre eles, os relacionados à mobilidade urbana se apresentam como um complexo desafio a ser equacionado. Como objeto de estudo, apresenta-se a cidade de Goiânia que em 2011 entrou para o grupo das cinco cidades brasileiras com mais de um milhão de veículos, com uma taxa de veículos/habitante de 0,95 (DENATRAN, 2011 e IBGE, 2010), como a quinta capital com maior taxa de mortalidade no total dos acidentes e a sétima dos acidentes com motos (www.samugoiania.com.br). Porém, nos anos 50, Goiânia era uma das cidades brasileiras que mais possuíam bicicletas por habitantes (DEUS e BARREIRA, 2006); já foi denominada a capital brasileira das bicicletas (JORNAL OPÇÃO, 1980); em 1980 havia 47.783 deslocamentos diários por bicicletas e; 50.000 usuários, que representavam 23% da população economicamente ativa da cidade, (IPLAN, 1981). Por tanto, esta dissertação apresenta os benefícios do uso da bicicleta e das infra-estruturas cicloviárias como importante estratégia no equacionamento dos conflitos de mobilidade urbana e busca também ressaltar a vocação e as raízes históricas ciclísticas de Goiânia.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-09
2020-12-22T15:43:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Domingos, John Moreira. Ciclovias: Possibilidades de Implantação em Goiânia.. 2012. 135 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Desenvolvimento e Planejamento Territorial) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-Goiás.
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4561
identifier_str_mv Domingos, John Moreira. Ciclovias: Possibilidades de Implantação em Goiânia.. 2012. 135 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Desenvolvimento e Planejamento Territorial) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-Goiás.
url http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4561
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Gestão e Negócios::Curso de Ciências Econômicas
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Desenvolvimento e Planejamento Territorial
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Gestão e Negócios::Curso de Ciências Econômicas
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Desenvolvimento e Planejamento Territorial
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1809202272355221504