Ciclovias: Possibilidades de Implantação em Goiânia.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4561 |
Resumo: | Macrofenômenos como capitalismo e revolução industrial impuseram drásticas mudanças na vida de imensas populações. A urbanização, uma das principais consequências desses, trouxe problemas de toda ordem. Dentre eles, os relacionados à mobilidade urbana se apresentam como um complexo desafio a ser equacionado. Como objeto de estudo, apresenta-se a cidade de Goiânia que em 2011 entrou para o grupo das cinco cidades brasileiras com mais de um milhão de veículos, com uma taxa de veículos/habitante de 0,95 (DENATRAN, 2011 e IBGE, 2010), como a quinta capital com maior taxa de mortalidade no total dos acidentes e a sétima dos acidentes com motos (www.samugoiania.com.br). Porém, nos anos 50, Goiânia era uma das cidades brasileiras que mais possuíam bicicletas por habitantes (DEUS e BARREIRA, 2006); já foi denominada a capital brasileira das bicicletas (JORNAL OPÇÃO, 1980); em 1980 havia 47.783 deslocamentos diários por bicicletas e; 50.000 usuários, que representavam 23% da população economicamente ativa da cidade, (IPLAN, 1981). Por tanto, esta dissertação apresenta os benefícios do uso da bicicleta e das infra-estruturas cicloviárias como importante estratégia no equacionamento dos conflitos de mobilidade urbana e busca também ressaltar a vocação e as raízes históricas ciclísticas de Goiânia. |
id |
PUC_GO_8014a17bde45a9728357a88bcd0b20a8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ambar:tede/4561 |
network_acronym_str |
PUC_GO |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository_id_str |
6593 |
spelling |
Ciclovias: Possibilidades de Implantação em Goiânia.ciclovias, cidades, Goiânia e mobilidade urbanabike paths, cities, Goiânia and urban mobilityCIÊNCIAS SOCIAIS APLICADASMacrofenômenos como capitalismo e revolução industrial impuseram drásticas mudanças na vida de imensas populações. A urbanização, uma das principais consequências desses, trouxe problemas de toda ordem. Dentre eles, os relacionados à mobilidade urbana se apresentam como um complexo desafio a ser equacionado. Como objeto de estudo, apresenta-se a cidade de Goiânia que em 2011 entrou para o grupo das cinco cidades brasileiras com mais de um milhão de veículos, com uma taxa de veículos/habitante de 0,95 (DENATRAN, 2011 e IBGE, 2010), como a quinta capital com maior taxa de mortalidade no total dos acidentes e a sétima dos acidentes com motos (www.samugoiania.com.br). Porém, nos anos 50, Goiânia era uma das cidades brasileiras que mais possuíam bicicletas por habitantes (DEUS e BARREIRA, 2006); já foi denominada a capital brasileira das bicicletas (JORNAL OPÇÃO, 1980); em 1980 havia 47.783 deslocamentos diários por bicicletas e; 50.000 usuários, que representavam 23% da população economicamente ativa da cidade, (IPLAN, 1981). Por tanto, esta dissertação apresenta os benefícios do uso da bicicleta e das infra-estruturas cicloviárias como importante estratégia no equacionamento dos conflitos de mobilidade urbana e busca também ressaltar a vocação e as raízes históricas ciclísticas de Goiânia.Macro phenomenon as capitalism and the industrial revolution imposed drastic changes in the lives of huge populations. Urbanization, a major consequence of these, brought problems of all kinds. Among them, those related to urban mobility are presented as a complex challenge to be solved. As the object of study, it appears that the city of Goiânia in 2011 joined the group of five Brazilian cities with more than one million vehicles, with a rate of vehicles/capita of 0.95 (DENATRAN, 2011e IBGE, 2010 ), as the fifth capital with a higher mortality rate in the total of accidents and motorcycle accidents seventh (www.samugoiania.com.br). But in 50 years, was one of Goiânia Brazilian cities that had more bikes for people (DEUS and BARREIRA, 2006), has been called the Brazilian capital of bike (OPTION JOURNAL, 1980), in 1980 there were 47.783 daily movements by bicycles and; 50,000 users, representing 23% of the economically active population of the city (IPLAN, 1981). Therefore, this dissertation presents the benefits of bicycle use and road cycle infrastructure as an important strategy in addressing conflicts of urban mobility and also seeks to highlight the call and the historical roots cycling of Goiânia.Pontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Gestão e Negócios::Curso de Ciências EconômicasBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Desenvolvimento e Planejamento TerritorialMoysés, Aristideshttp://lattes.cnpq.br/5338712409166113Pasqualetto, Antoniohttp://lattes.cnpq.br/4691515540448143Deus, Joao Batista dehttp://lattes.cnpq.br/9234464036124624Domingos, John Moreira2020-12-22T15:43:53Z2012-04-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfDomingos, John Moreira. Ciclovias: Possibilidades de Implantação em Goiânia.. 2012. 135 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Desenvolvimento e Planejamento Territorial) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-Goiás.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4561porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2020-12-23T04:00:28Zoai:ambar:tede/4561Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932020-12-23T04:00:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ciclovias: Possibilidades de Implantação em Goiânia. |
title |
Ciclovias: Possibilidades de Implantação em Goiânia. |
spellingShingle |
Ciclovias: Possibilidades de Implantação em Goiânia. Domingos, John Moreira ciclovias, cidades, Goiânia e mobilidade urbana bike paths, cities, Goiânia and urban mobility CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS |
title_short |
Ciclovias: Possibilidades de Implantação em Goiânia. |
title_full |
Ciclovias: Possibilidades de Implantação em Goiânia. |
title_fullStr |
Ciclovias: Possibilidades de Implantação em Goiânia. |
title_full_unstemmed |
Ciclovias: Possibilidades de Implantação em Goiânia. |
title_sort |
Ciclovias: Possibilidades de Implantação em Goiânia. |
author |
Domingos, John Moreira |
author_facet |
Domingos, John Moreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Moysés, Aristides http://lattes.cnpq.br/5338712409166113 Pasqualetto, Antonio http://lattes.cnpq.br/4691515540448143 Deus, Joao Batista de http://lattes.cnpq.br/9234464036124624 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Domingos, John Moreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ciclovias, cidades, Goiânia e mobilidade urbana bike paths, cities, Goiânia and urban mobility CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS |
topic |
ciclovias, cidades, Goiânia e mobilidade urbana bike paths, cities, Goiânia and urban mobility CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS |
description |
Macrofenômenos como capitalismo e revolução industrial impuseram drásticas mudanças na vida de imensas populações. A urbanização, uma das principais consequências desses, trouxe problemas de toda ordem. Dentre eles, os relacionados à mobilidade urbana se apresentam como um complexo desafio a ser equacionado. Como objeto de estudo, apresenta-se a cidade de Goiânia que em 2011 entrou para o grupo das cinco cidades brasileiras com mais de um milhão de veículos, com uma taxa de veículos/habitante de 0,95 (DENATRAN, 2011 e IBGE, 2010), como a quinta capital com maior taxa de mortalidade no total dos acidentes e a sétima dos acidentes com motos (www.samugoiania.com.br). Porém, nos anos 50, Goiânia era uma das cidades brasileiras que mais possuíam bicicletas por habitantes (DEUS e BARREIRA, 2006); já foi denominada a capital brasileira das bicicletas (JORNAL OPÇÃO, 1980); em 1980 havia 47.783 deslocamentos diários por bicicletas e; 50.000 usuários, que representavam 23% da população economicamente ativa da cidade, (IPLAN, 1981). Por tanto, esta dissertação apresenta os benefícios do uso da bicicleta e das infra-estruturas cicloviárias como importante estratégia no equacionamento dos conflitos de mobilidade urbana e busca também ressaltar a vocação e as raízes históricas ciclísticas de Goiânia. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-04-09 2020-12-22T15:43:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Domingos, John Moreira. Ciclovias: Possibilidades de Implantação em Goiânia.. 2012. 135 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Desenvolvimento e Planejamento Territorial) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-Goiás. http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4561 |
identifier_str_mv |
Domingos, John Moreira. Ciclovias: Possibilidades de Implantação em Goiânia.. 2012. 135 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Desenvolvimento e Planejamento Territorial) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-Goiás. |
url |
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4561 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Escola de Gestão e Negócios::Curso de Ciências Econômicas Brasil PUC Goiás Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Desenvolvimento e Planejamento Territorial |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Escola de Gestão e Negócios::Curso de Ciências Econômicas Brasil PUC Goiás Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Desenvolvimento e Planejamento Territorial |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br |
_version_ |
1809202272355221504 |