Lógicas da mobilidade urbana: uma análise do discurso da grande mídia sobre a implantação de ciclovias em São Paulo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Pedro de Alvarenga Macedo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100136/tde-20082021-204501/
Resumo: A cidade de São Paulo teve seu crescimento historicamente influenciado por interesses econômicos. As consequências desse modelo de desenvolvimento urbano são sentidas em diferentes aspectos urbanísticos e sociais da cidade, inclusive no âmbito da mobilidade urbana. Este trabalho se debruça sobre o processo de implantação de ciclovias em São Paulo pela gestão do prefeito Fernando Haddad com o objetivo de analisar a lógica institucional embutida no discurso da grande mídia acerca do tema, e colaborando para a compreensão do paradigma urbano neoliberal, seus alicerces de sustentação e os desafios explicitados em sua mudança. Orientada através da lente teórica das lógicas institucionais e pelas perspectivas marxistas da análise do discurso de tradição francesa e do direito à cidade, a pesquisa destaca cinco momentos importantes no processo de implantação das ciclovias em São Paulo, distribuídos cronologicamente no período de 2014 a 2019 e apresentados pelos dois jornais locais de maior circulação. Os resultados evidenciam nesses cinco momentos: o carro como símbolo da lógica neoliberal, a recuperação da ordem institucional do Estado e o desencadeamento de crise no campo, a resistência como evidência de posicionamento da grande mídia no campo, a tentativa neoliberal de reversão da lógica do direito à cidade, e, por fim, a abordagem das ciclovias como símbolo da lógica de direito à cidade e a apropriação neoliberal. A análise indica a existência de uma lógica neoliberal incorporada ao discurso dos grandes veículos de informação, evidenciada pela resistência à expansão da malha cicloviária em prol da manutenção do espaço do carro, a oposição a atores e grupos sociais historicamente negligenciados no processo de desenvolvimento urbano e o alinhamento do discurso a governos sucessores de Haddad, orientados pelos interesses de mercado. O trabalho oferece uma importante contribuição para uma observação mais aprofundada sobre problemas urbanos que são sustentados ou reforçados a partir de lógicas institucionais dominantes reproduzidas pela grande mídia e que representam um desafio à consolidação de políticas públicas de sustentabilidade.
id USP_76f4bfd0b6098e29004ad8e614657120
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-20082021-204501
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Lógicas da mobilidade urbana: uma análise do discurso da grande mídia sobre a implantação de ciclovias em São Paulo.Logics of urban mobility: an analysis of the discourse of the mainstream media about the implementation of bicycle paths in São PauloBicycle pathsCicloviasDireito à cidadeMobilidade urbanaNeoliberalismNeoliberalismoRight to the cityUrban mobilityA cidade de São Paulo teve seu crescimento historicamente influenciado por interesses econômicos. As consequências desse modelo de desenvolvimento urbano são sentidas em diferentes aspectos urbanísticos e sociais da cidade, inclusive no âmbito da mobilidade urbana. Este trabalho se debruça sobre o processo de implantação de ciclovias em São Paulo pela gestão do prefeito Fernando Haddad com o objetivo de analisar a lógica institucional embutida no discurso da grande mídia acerca do tema, e colaborando para a compreensão do paradigma urbano neoliberal, seus alicerces de sustentação e os desafios explicitados em sua mudança. Orientada através da lente teórica das lógicas institucionais e pelas perspectivas marxistas da análise do discurso de tradição francesa e do direito à cidade, a pesquisa destaca cinco momentos importantes no processo de implantação das ciclovias em São Paulo, distribuídos cronologicamente no período de 2014 a 2019 e apresentados pelos dois jornais locais de maior circulação. Os resultados evidenciam nesses cinco momentos: o carro como símbolo da lógica neoliberal, a recuperação da ordem institucional do Estado e o desencadeamento de crise no campo, a resistência como evidência de posicionamento da grande mídia no campo, a tentativa neoliberal de reversão da lógica do direito à cidade, e, por fim, a abordagem das ciclovias como símbolo da lógica de direito à cidade e a apropriação neoliberal. A análise indica a existência de uma lógica neoliberal incorporada ao discurso dos grandes veículos de informação, evidenciada pela resistência à expansão da malha cicloviária em prol da manutenção do espaço do carro, a oposição a atores e grupos sociais historicamente negligenciados no processo de desenvolvimento urbano e o alinhamento do discurso a governos sucessores de Haddad, orientados pelos interesses de mercado. O trabalho oferece uma importante contribuição para uma observação mais aprofundada sobre problemas urbanos que são sustentados ou reforçados a partir de lógicas institucionais dominantes reproduzidas pela grande mídia e que representam um desafio à consolidação de políticas públicas de sustentabilidade.The city of São Paulo had its growth historically influenced by economic interests. The consequences of this model of urban development are felt in different urban and social aspects of the city, including in the context of urban mobility. This work focuses on the process of implanting bicycle paths in São Paulo under the administration of mayor Fernando Haddad with the objective of analyzing the institutional logic embedded in the discourse of mainstream media about the topic, and collaborating to understand the neoliberal urban paradigm, its foundations of support and challenges explained in its change. Oriented through the theoretical lens of institutional logics and marxist perspectives of the analysis of the discourse of french tradition and the right to the city, the research investigates five important moments in the process of implantation of bicycle paths in São Paulo, distributed chronologically in the period from 2014 to 2019 and described by two local newspapers of greater circulation. The results show these five moments: the car as a symbol of neoliberal logic, the recovery of the institutional order of the State triggering a crisis in the field, resistance as an indication of the position of the mainstream media in the field, a neoliberal attempt to reverse the logic of the right to city, and, finally, an approach to bicycle paths as a symbol of the logic of the right to the city and neoliberal appropriation. The analysis indicates the existence of a neoliberal logic incorporated into the discourse of the great vehicles of information, evidenced by the resistance to the expansion of the bicycle paths in favor of the maintenance of the space of the car, the opposition to actors and social groups historically neglected in the urban development process and the alignment of the discourse of Haddads successor governments, guided by market interests. The work offers an important contribution to a more in-depth observation of urban problems that are sustained or reinforced based on dominant institutional logics reproduced by the mainstream media and which represent a challenge to the consolidation of public sustainability policies.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPChristopoulos, Tania PereiraFernandes, Pedro de Alvarenga Macedo2021-06-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100136/tde-20082021-204501/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-05-16T15:58:36Zoai:teses.usp.br:tde-20082021-204501Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-05-16T15:58:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Lógicas da mobilidade urbana: uma análise do discurso da grande mídia sobre a implantação de ciclovias em São Paulo.
Logics of urban mobility: an analysis of the discourse of the mainstream media about the implementation of bicycle paths in São Paulo
title Lógicas da mobilidade urbana: uma análise do discurso da grande mídia sobre a implantação de ciclovias em São Paulo.
spellingShingle Lógicas da mobilidade urbana: uma análise do discurso da grande mídia sobre a implantação de ciclovias em São Paulo.
Fernandes, Pedro de Alvarenga Macedo
Bicycle paths
Ciclovias
Direito à cidade
Mobilidade urbana
Neoliberalism
Neoliberalismo
Right to the city
Urban mobility
title_short Lógicas da mobilidade urbana: uma análise do discurso da grande mídia sobre a implantação de ciclovias em São Paulo.
title_full Lógicas da mobilidade urbana: uma análise do discurso da grande mídia sobre a implantação de ciclovias em São Paulo.
title_fullStr Lógicas da mobilidade urbana: uma análise do discurso da grande mídia sobre a implantação de ciclovias em São Paulo.
title_full_unstemmed Lógicas da mobilidade urbana: uma análise do discurso da grande mídia sobre a implantação de ciclovias em São Paulo.
title_sort Lógicas da mobilidade urbana: uma análise do discurso da grande mídia sobre a implantação de ciclovias em São Paulo.
author Fernandes, Pedro de Alvarenga Macedo
author_facet Fernandes, Pedro de Alvarenga Macedo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Christopoulos, Tania Pereira
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Pedro de Alvarenga Macedo
dc.subject.por.fl_str_mv Bicycle paths
Ciclovias
Direito à cidade
Mobilidade urbana
Neoliberalism
Neoliberalismo
Right to the city
Urban mobility
topic Bicycle paths
Ciclovias
Direito à cidade
Mobilidade urbana
Neoliberalism
Neoliberalismo
Right to the city
Urban mobility
description A cidade de São Paulo teve seu crescimento historicamente influenciado por interesses econômicos. As consequências desse modelo de desenvolvimento urbano são sentidas em diferentes aspectos urbanísticos e sociais da cidade, inclusive no âmbito da mobilidade urbana. Este trabalho se debruça sobre o processo de implantação de ciclovias em São Paulo pela gestão do prefeito Fernando Haddad com o objetivo de analisar a lógica institucional embutida no discurso da grande mídia acerca do tema, e colaborando para a compreensão do paradigma urbano neoliberal, seus alicerces de sustentação e os desafios explicitados em sua mudança. Orientada através da lente teórica das lógicas institucionais e pelas perspectivas marxistas da análise do discurso de tradição francesa e do direito à cidade, a pesquisa destaca cinco momentos importantes no processo de implantação das ciclovias em São Paulo, distribuídos cronologicamente no período de 2014 a 2019 e apresentados pelos dois jornais locais de maior circulação. Os resultados evidenciam nesses cinco momentos: o carro como símbolo da lógica neoliberal, a recuperação da ordem institucional do Estado e o desencadeamento de crise no campo, a resistência como evidência de posicionamento da grande mídia no campo, a tentativa neoliberal de reversão da lógica do direito à cidade, e, por fim, a abordagem das ciclovias como símbolo da lógica de direito à cidade e a apropriação neoliberal. A análise indica a existência de uma lógica neoliberal incorporada ao discurso dos grandes veículos de informação, evidenciada pela resistência à expansão da malha cicloviária em prol da manutenção do espaço do carro, a oposição a atores e grupos sociais historicamente negligenciados no processo de desenvolvimento urbano e o alinhamento do discurso a governos sucessores de Haddad, orientados pelos interesses de mercado. O trabalho oferece uma importante contribuição para uma observação mais aprofundada sobre problemas urbanos que são sustentados ou reforçados a partir de lógicas institucionais dominantes reproduzidas pela grande mídia e que representam um desafio à consolidação de políticas públicas de sustentabilidade.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100136/tde-20082021-204501/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100136/tde-20082021-204501/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257180044001280