O ensino de funções lineares numa abordagem dinâmica e iterativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pimenta, Adelino Candido
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1195
Resumo: Esta trabalho apresenta uma nova abordagem noestudo de funções lineares. Analisa, também, os aspectos mais relevantes da história do tema e suas articulações com a informática. Inicialmente, procedeu-se a um levantamento nas principais escolas de ensino médio de Goiânia para identificar os livros didáticos. Nessa etapa, foi realizada uma identificação dos conceitos predominantes no livros. Procurou-se fundamentar teoricamente essa proposta mantendo diálogo, do início ao fim, com as idéias dos principais pesquisadores que se preocupam com a temática eleita. No que diz respeito ao aspecto histórico e epistemólogico, este trabalho apoiou-se especialmente nas análises de Almouloud, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, ao passo que na área de informática a interlocução deu-se, permanente e atentamente, com a produção de Borba e seus discípulos e outros investigadores. O texto, objeto principal desta pesquisa, baseia-se nas publicações de Oliveira Filho. Finalmente, meidante a utilização do software Linear Web Apllet, elaborou-se uma proposta que norteia o estudo de funções lineares de forma dinâmica e iterativa, ao mesmo tempo que agrega novos conceitos
id PUC_GO_8055423d1f59136f7c12342f9762bf77
oai_identifier_str oai:ambar:tede/1195
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling O ensino de funções lineares numa abordagem dinâmica e iterativaEducação matemáticaFunções linearesIteradas de funçõesPadrão de perseguiçãoNovas tecnologias na educaçãoMath educationLinear functionsFollow-up patternsNew educational technologyCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEsta trabalho apresenta uma nova abordagem noestudo de funções lineares. Analisa, também, os aspectos mais relevantes da história do tema e suas articulações com a informática. Inicialmente, procedeu-se a um levantamento nas principais escolas de ensino médio de Goiânia para identificar os livros didáticos. Nessa etapa, foi realizada uma identificação dos conceitos predominantes no livros. Procurou-se fundamentar teoricamente essa proposta mantendo diálogo, do início ao fim, com as idéias dos principais pesquisadores que se preocupam com a temática eleita. No que diz respeito ao aspecto histórico e epistemólogico, este trabalho apoiou-se especialmente nas análises de Almouloud, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, ao passo que na área de informática a interlocução deu-se, permanente e atentamente, com a produção de Borba e seus discípulos e outros investigadores. O texto, objeto principal desta pesquisa, baseia-se nas publicações de Oliveira Filho. Finalmente, meidante a utilização do software Linear Web Apllet, elaborou-se uma proposta que norteia o estudo de funções lineares de forma dinâmica e iterativa, ao mesmo tempo que agrega novos conceitosThis paper presents a new approach in the study of linear functions. In addition, a brief analysis is made of the most relevant aspects of the history of the theme and its articulation with informatics. Initially, a survey was carried out in Goiânia's principal secondary schools in order to identify the textbooks they use. At this stage, a detailed examination of the predominant concepts in these books was undertaken. An attempt was made to give the proposal a theoretical foundation, maintaining, from start to finhish, a dialogue with the ideas of the principal researchers involved with the chosen theme. With regard to the historical and epistemological aspects, these were based on works orientated by Almounloud of the Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, while in the context of informatics there was a constant attentive dialogue with the works of Borba and his disciples and other investigators in the field. with regard to the text, the principal objective of the research, this was based on the publications of the orientator Oliveira Filho. Finally, by using the Linear Web Aplett software, a proposal, which dynamically directs the study of linear functions, was drawn up, while at the same time new concepts were added to those already consolidated.Universidade Católica de GoiásDepartamento de EducaçãoBRUCGEducaçãoOliveira Filho, Ovidio Candido dehttp://lattes.cnpq.br/5054660057174008Libâneo, José Carloshttp://lattes.cnpq.br/7261628151334430Almouloud, Saddo Aghttp://lattes.cnpq.br/9168215683139657Pimenta, Adelino Candido2016-07-27T13:54:01Z2008-06-252001-12-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPIMENTA, Adelino Candido. O ensino de funções lineares numa abordagem dinâmica e iterativa. 2001. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Departamento de Educação, Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2001.http://localhost:8080/tede/handle/tede/1195porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-12T23:09:41Zoai:ambar:tede/1195Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-12T23:09:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de funções lineares numa abordagem dinâmica e iterativa
title O ensino de funções lineares numa abordagem dinâmica e iterativa
spellingShingle O ensino de funções lineares numa abordagem dinâmica e iterativa
Pimenta, Adelino Candido
Educação matemática
Funções lineares
Iteradas de funções
Padrão de perseguição
Novas tecnologias na educação
Math education
Linear functions
Follow-up patterns
New educational technology
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short O ensino de funções lineares numa abordagem dinâmica e iterativa
title_full O ensino de funções lineares numa abordagem dinâmica e iterativa
title_fullStr O ensino de funções lineares numa abordagem dinâmica e iterativa
title_full_unstemmed O ensino de funções lineares numa abordagem dinâmica e iterativa
title_sort O ensino de funções lineares numa abordagem dinâmica e iterativa
author Pimenta, Adelino Candido
author_facet Pimenta, Adelino Candido
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira Filho, Ovidio Candido de
http://lattes.cnpq.br/5054660057174008
Libâneo, José Carlos
http://lattes.cnpq.br/7261628151334430
Almouloud, Saddo Ag
http://lattes.cnpq.br/9168215683139657
dc.contributor.author.fl_str_mv Pimenta, Adelino Candido
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Funções lineares
Iteradas de funções
Padrão de perseguição
Novas tecnologias na educação
Math education
Linear functions
Follow-up patterns
New educational technology
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Educação matemática
Funções lineares
Iteradas de funções
Padrão de perseguição
Novas tecnologias na educação
Math education
Linear functions
Follow-up patterns
New educational technology
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Esta trabalho apresenta uma nova abordagem noestudo de funções lineares. Analisa, também, os aspectos mais relevantes da história do tema e suas articulações com a informática. Inicialmente, procedeu-se a um levantamento nas principais escolas de ensino médio de Goiânia para identificar os livros didáticos. Nessa etapa, foi realizada uma identificação dos conceitos predominantes no livros. Procurou-se fundamentar teoricamente essa proposta mantendo diálogo, do início ao fim, com as idéias dos principais pesquisadores que se preocupam com a temática eleita. No que diz respeito ao aspecto histórico e epistemólogico, este trabalho apoiou-se especialmente nas análises de Almouloud, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, ao passo que na área de informática a interlocução deu-se, permanente e atentamente, com a produção de Borba e seus discípulos e outros investigadores. O texto, objeto principal desta pesquisa, baseia-se nas publicações de Oliveira Filho. Finalmente, meidante a utilização do software Linear Web Apllet, elaborou-se uma proposta que norteia o estudo de funções lineares de forma dinâmica e iterativa, ao mesmo tempo que agrega novos conceitos
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-12-07
2008-06-25
2016-07-27T13:54:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PIMENTA, Adelino Candido. O ensino de funções lineares numa abordagem dinâmica e iterativa. 2001. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Departamento de Educação, Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2001.
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1195
identifier_str_mv PIMENTA, Adelino Candido. O ensino de funções lineares numa abordagem dinâmica e iterativa. 2001. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Departamento de Educação, Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2001.
url http://localhost:8080/tede/handle/tede/1195
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Goiás
Departamento de Educação
BR
UCG
Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Goiás
Departamento de Educação
BR
UCG
Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1809202253367607296