Adolescentes em liberdade assistida: uma análise psicossocial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabral, Suzie Hayashida
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1940
Resumo: Essa pesquisa teve como objetivo a compreensão dos sentidos atribuídos por adolescentes autores de ato infracional por estarem submetidos à medida socioeducativa de liberdade assistida. Foram realizadas entrevistas com sete adolescentes, sendo cinco do sexo masculino e duas do sexo feminino, na sede do Programa de Liberdade Assistida em Goiás, cuja análise teve como referência a abordagem sócio-histórica proposta por Vigotski. Inicialmente, recupera-se a história da inclusão pela exclusão da adolescência pobre no Brasil pelas políticas públicas direcionadas ao adolescente autor de ato infracional, discutindo a construção histórica do termo menor que associa o adolescente pobre à marginalidade, e a tentativa, a partir do ECA, de reestruturar as relações entre a sociedade e o adolescente em conflito com a lei. São então discutidas as concepções naturalizadas sobre a adolescência, sublinhando-se a processualidade do desenvolvimento e o caráter necessariamente social e histórico da personalidade. Dessa forma, o adolescente autor de ato infracional é situado no contexto da sociedade contemporânea, evidenciando-se os aspectos ideológicos fundamentais da relação dialética desse adolescente com a realidade social. Constatou-se que, por ambíguos e contraditórios, os sentidos que emergem da fala dos adolescentes entrevistados não só revelam sua realidade concreta como também reproduzem valores ideológicos cristalizados, como a reinclusão via escola, trabalho e bom comportamento, que norteiam o Programa de Liberdade Assistida. Passadopresente- futuro surgem nos discursos dos adolescentes permeados pelo aspecto da normalidade , que naturaliza sua infância, sua condição social, sua perspectiva de vida e evidencia sua inclusão pela exclusão social, o que impediria a percepção e a crítica sobre os valores da sociedade capitalista e sobre a sua própria temporalidade e historicidade. Por fim, a Liberdade Assistida é questionada como instituição que, servindo a interesses da classe dominante, pretende o conformismo e a adaptação, mas também como um termo que pode referir-se a assistir o adolescente em busca da liberdade embasada na consciência crítica de sua realidade social e histórica, possibilitando-lhe, portanto, tornar-se sujeito, e não objeto.
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São então discutidas as concepções naturalizadas sobre a adolescência, sublinhando-se a processualidade do desenvolvimento e o caráter necessariamente social e histórico da personalidade. Dessa forma, o adolescente autor de ato infracional é situado no contexto da sociedade contemporânea, evidenciando-se os aspectos ideológicos fundamentais da relação dialética desse adolescente com a realidade social. Constatou-se que, por ambíguos e contraditórios, os sentidos que emergem da fala dos adolescentes entrevistados não só revelam sua realidade concreta como também reproduzem valores ideológicos cristalizados, como a reinclusão via escola, trabalho e bom comportamento, que norteiam o Programa de Liberdade Assistida. Passadopresente- futuro surgem nos discursos dos adolescentes permeados pelo aspecto da normalidade , que naturaliza sua infância, sua condição social, sua perspectiva de vida e evidencia sua inclusão pela exclusão social, o que impediria a percepção e a crítica sobre os valores da sociedade capitalista e sobre a sua própria temporalidade e historicidade. Por fim, a Liberdade Assistida é questionada como instituição que, servindo a interesses da classe dominante, pretende o conformismo e a adaptação, mas também como um termo que pode referir-se a assistir o adolescente em busca da liberdade embasada na consciência crítica de sua realidade social e histórica, possibilitando-lhe, portanto, tornar-se sujeito, e não objeto.This research aims the comprehension of the senses attributes to offender teenagers, submitted to the socio educational programme of assisted freedom. It's based on interviews done with seven teenagers, being five boys and two girls, at the headquarters of the Assisted Freedom Program, in Goias estate, Brazil, which has as reference the sociohistorical approach proposed by Vigotsky. It initially recovers the history of the inclusion by the exclusion of the poor teenage in Brazil, by directed public politics to the offender teenagers, reviewing the historical term "minor", that associates the poor teenagers to delinquency, and the attempt, based on the ECA to restructure the relations between society and the teenager in conflict with the law. The naturalized conceptions about the teenagers are then submitted to discussions, focussing the process its development and the character necessarily social and historical of its personality, and therefore the offender teenager is shown, in a context of the contemporary society, bringing up the fundamental ideological elements that fulfil the dialectic relation between this teenager with the social reality. It shows that, contradictory and ambiguous, the feelings emerge from the voices of the teenagers interviewed not only reveal their concrete reality, but also the reproduction of ideological values, as the reinclusion to school, work or good behavior, proposed by the Assisted Freedom Program. Past-present-future appear in their speech as a "normal" aspect, that naturalizes their childhood, their socio condition, their life perspective, and shows their inclusion by the socio exclusion, which would stop the perception and the critics about the values of the capitalist society, and about their own temporality and historicity. To conclude, the Assisted Freedom is questioned as an institution that serves the dominant class interests, and pretends the conformism and adaptation, while as a term that could refer to actually assist the teenager who search for freedom having a critic knowledge of its social and historical reality, allowing him to become a subject, not an object.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásPsicologiaSousa, Sônia Margarida Gomeshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728213E7Resende, Anita Cristina Azevedohttp://lattes.cnpq.br/9367144408359249Moreira, Maria Ignês CostaCabral, Suzie Hayashida2016-07-27T14:21:12Z2006-11-302003-04-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCABRAL, Suzie Hayashida. Adolescentes em liberdade assistida: uma análise psicossocial. 2003. 137 f. 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