Modos de gestão em um sistema cultural: negociação, religiosidade popular e ecos romanizadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simonassi, Flávia
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/2294
Resumo: Esse estudo propõe, no contexto da Festa Junina da Comunidade Católica de São João Batista do Jardim Bela Vista de Goiânia-Goiás a busca do seguinte objetivo: compreender como a religião católica, através da instituição de uma cultura bíblico-católica influencia o comportamento dos atores e autores no contexto tradicional -local de uma festa de São João. Ao (re)criar símbolos e rituais e (re)significar outros, os agentes da igreja deslocam o verdadeiro sentido das festas de São João aquele em que o folclore e o catolicismo popular predominam e igualmente os símbolos e ritos pagãos e introduz um novo sentido fundamentado nos preceitos do catolicismo oficial. Para tanto, coloca as missas católicas como os rituais mais importantes dentro da festa, fazendo com que o folclore e o catolicismo popular se reduzam a uma tímida expressão diante de toda a liturgia que impregna os nove dias de comemorações. Com um discurso purificador , os agentes da igreja tentam reduzir a presença do catolicismo popular e do folclore selecionando os poucos símbolos e rituais que devem permanecer na festa, de modo que o padre e as representantes das pastorais da igreja é quem alargam os limites da religião determinando as ocorrências populares e os símbolos e ritos que devem ser resgatados pela memória. Apesar da disputa entre catolicismo oficial e popular (este último na memória dos agentes da religiosidade popular) e a hegemonia do primeiro sobre o segundo no contexto da festa no tempo presente, pode-se observar que não existe só a festa da Igreja - apesar dos esforços para que isso aconteça - mas também a festa do folclore e do catolicismo popular, que, mesmo tímida, resiste as mudanças e sobrevive na memória dos mais antigos apoiando-se nos vestígios que os católicos esclarecidos não apagaram. E, compreender como a religião opera dentro desse sistema de representações, crenças e valores expressos implica em abranger os discursos dos diferentes grupos, bem como as ações rituais e os símbolos que são criados e (re)criados até que cheguem ao sistema cultural que aos nossos olhos se apresenta: Uma expressão romanizada de uma festa popular.
id PUC_GO_8189d55cd16c198142bb26ef28cdd39b
oai_identifier_str oai:ambar:tede/2294
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling Modos de gestão em um sistema cultural: negociação, religiosidade popular e ecos romanizadoresRomanizaçãoCatolicismo popularFolcloreTradiçãoRomanizationPopular catholicismFolkloreCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIAEsse estudo propõe, no contexto da Festa Junina da Comunidade Católica de São João Batista do Jardim Bela Vista de Goiânia-Goiás a busca do seguinte objetivo: compreender como a religião católica, através da instituição de uma cultura bíblico-católica influencia o comportamento dos atores e autores no contexto tradicional -local de uma festa de São João. Ao (re)criar símbolos e rituais e (re)significar outros, os agentes da igreja deslocam o verdadeiro sentido das festas de São João aquele em que o folclore e o catolicismo popular predominam e igualmente os símbolos e ritos pagãos e introduz um novo sentido fundamentado nos preceitos do catolicismo oficial. Para tanto, coloca as missas católicas como os rituais mais importantes dentro da festa, fazendo com que o folclore e o catolicismo popular se reduzam a uma tímida expressão diante de toda a liturgia que impregna os nove dias de comemorações. Com um discurso purificador , os agentes da igreja tentam reduzir a presença do catolicismo popular e do folclore selecionando os poucos símbolos e rituais que devem permanecer na festa, de modo que o padre e as representantes das pastorais da igreja é quem alargam os limites da religião determinando as ocorrências populares e os símbolos e ritos que devem ser resgatados pela memória. Apesar da disputa entre catolicismo oficial e popular (este último na memória dos agentes da religiosidade popular) e a hegemonia do primeiro sobre o segundo no contexto da festa no tempo presente, pode-se observar que não existe só a festa da Igreja - apesar dos esforços para que isso aconteça - mas também a festa do folclore e do catolicismo popular, que, mesmo tímida, resiste as mudanças e sobrevive na memória dos mais antigos apoiando-se nos vestígios que os católicos esclarecidos não apagaram. E, compreender como a religião opera dentro desse sistema de representações, crenças e valores expressos implica em abranger os discursos dos diferentes grupos, bem como as ações rituais e os símbolos que são criados e (re)criados até que cheguem ao sistema cultural que aos nossos olhos se apresenta: Uma expressão romanizada de uma festa popular.This study s main goal is - wihtin the context of June Festivities of the Saint John the Baptist Catholic Community of Jardim Bela Vista, city of Goiania, state of Goias - to understand how Catholicism, through the institution of a biblical-catholic culture influences the behavior of actors within the context of a traditional Saint John celebration. By recreating symbols an rituals and giving new meaning to others, the Church s agents move the true meaning away from the Saint John festivities the one in which folklore, popular Catholicism, symbols and pagan rituals prevail and introduce a new meaning based on the principles the official Catholicism. Then, it places Catholic masses as the most important rituals of the festivities, reducing the folklore to a very little expression in face to all the liturgy that occurs during the nine days of celebration. With a purifying speech, the Church s agents try to reduce the presence of popular Catholicism and folklore by selecting the few symbols and rituals that must remain in the festivities. The priest and the church pastoral representatives are the ones who define the limits of religion, determining popular events, which symbols and rites may be retained by the memory. In spite of the dispute between official and popular Catholicism (the later in the memory of the popular religion agents) and the hegemony of the first within the present context of the festivity, one can observe that it is not only a Church celebration although there are efforts to believe so but also a festivity popular Catholicism, which although shy, resists changes and survives in the minds of older people, searching for support in traces not destroyed by updated Catholics. And to understand how religion operates within this system of representations, beliefs and expressed values implies in dealing with speeches of different groups, rituals and symbols that are recreated until they reach a cultural system representing: a Romanized expression of a popular festivity.Universidade Católica de GoiásInstituto Goiano de Pré-História e AntropologiaBRUCGPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Gestão do Patrimônio CulturalWoortmann, Klaas Axel Anton Wesselhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785135U3Simonassi, Flávia2016-08-10T10:36:44Z2006-11-082005-08-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSimonassi, Flávia. Modos de gestão em um sistema cultural: negociação, religiosidade popular e ecos romanizadores. 2005. 153 f. Dissertação (Mestrado em Gestão do Patrimônio Cultural) -- Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2005.http://localhost:8080/tede/handle/tede/2294porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-25T22:36:28Zoai:ambar:tede/2294Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-25T22:36:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv Modos de gestão em um sistema cultural: negociação, religiosidade popular e ecos romanizadores
title Modos de gestão em um sistema cultural: negociação, religiosidade popular e ecos romanizadores
spellingShingle Modos de gestão em um sistema cultural: negociação, religiosidade popular e ecos romanizadores
Simonassi, Flávia
Romanização
Catolicismo popular
Folclore
Tradição
Romanization
Popular catholicism
Folklore
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
title_short Modos de gestão em um sistema cultural: negociação, religiosidade popular e ecos romanizadores
title_full Modos de gestão em um sistema cultural: negociação, religiosidade popular e ecos romanizadores
title_fullStr Modos de gestão em um sistema cultural: negociação, religiosidade popular e ecos romanizadores
title_full_unstemmed Modos de gestão em um sistema cultural: negociação, religiosidade popular e ecos romanizadores
title_sort Modos de gestão em um sistema cultural: negociação, religiosidade popular e ecos romanizadores
author Simonassi, Flávia
author_facet Simonassi, Flávia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Woortmann, Klaas Axel Anton Wessel
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785135U3
dc.contributor.author.fl_str_mv Simonassi, Flávia
dc.subject.por.fl_str_mv Romanização
Catolicismo popular
Folclore
Tradição
Romanization
Popular catholicism
Folklore
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
topic Romanização
Catolicismo popular
Folclore
Tradição
Romanization
Popular catholicism
Folklore
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
description Esse estudo propõe, no contexto da Festa Junina da Comunidade Católica de São João Batista do Jardim Bela Vista de Goiânia-Goiás a busca do seguinte objetivo: compreender como a religião católica, através da instituição de uma cultura bíblico-católica influencia o comportamento dos atores e autores no contexto tradicional -local de uma festa de São João. Ao (re)criar símbolos e rituais e (re)significar outros, os agentes da igreja deslocam o verdadeiro sentido das festas de São João aquele em que o folclore e o catolicismo popular predominam e igualmente os símbolos e ritos pagãos e introduz um novo sentido fundamentado nos preceitos do catolicismo oficial. Para tanto, coloca as missas católicas como os rituais mais importantes dentro da festa, fazendo com que o folclore e o catolicismo popular se reduzam a uma tímida expressão diante de toda a liturgia que impregna os nove dias de comemorações. Com um discurso purificador , os agentes da igreja tentam reduzir a presença do catolicismo popular e do folclore selecionando os poucos símbolos e rituais que devem permanecer na festa, de modo que o padre e as representantes das pastorais da igreja é quem alargam os limites da religião determinando as ocorrências populares e os símbolos e ritos que devem ser resgatados pela memória. Apesar da disputa entre catolicismo oficial e popular (este último na memória dos agentes da religiosidade popular) e a hegemonia do primeiro sobre o segundo no contexto da festa no tempo presente, pode-se observar que não existe só a festa da Igreja - apesar dos esforços para que isso aconteça - mas também a festa do folclore e do catolicismo popular, que, mesmo tímida, resiste as mudanças e sobrevive na memória dos mais antigos apoiando-se nos vestígios que os católicos esclarecidos não apagaram. E, compreender como a religião opera dentro desse sistema de representações, crenças e valores expressos implica em abranger os discursos dos diferentes grupos, bem como as ações rituais e os símbolos que são criados e (re)criados até que cheguem ao sistema cultural que aos nossos olhos se apresenta: Uma expressão romanizada de uma festa popular.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-08-09
2006-11-08
2016-08-10T10:36:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Simonassi, Flávia. Modos de gestão em um sistema cultural: negociação, religiosidade popular e ecos romanizadores. 2005. 153 f. Dissertação (Mestrado em Gestão do Patrimônio Cultural) -- Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2005.
http://localhost:8080/tede/handle/tede/2294
identifier_str_mv Simonassi, Flávia. Modos de gestão em um sistema cultural: negociação, religiosidade popular e ecos romanizadores. 2005. 153 f. Dissertação (Mestrado em Gestão do Patrimônio Cultural) -- Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2005.
url http://localhost:8080/tede/handle/tede/2294
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Goiás
Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia
BR
UCG
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Gestão do Patrimônio Cultural
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Goiás
Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia
BR
UCG
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Gestão do Patrimônio Cultural
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1816810190204305408