Feast of the miraculous soul: simbolismo de um ritual de aflição
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Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciencias Sociales y Religión (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/csr/article/view/8669474 |
Resumo: | This was a common ritual which existed in the countryside of Maranhão for forty years until the death of its organizer. It boasted fires, recitals, candles, cachaça (Brazilian alcoholic drink made from rice), and tambor (drum) dances and takes place in front of the tomb of the Miraculous Soul. Its reveals the syncretism with beliefs of popular Catholicism, folklore and with the power of souls. Turner (1972) showed how the rituals preserved models of collective behavior and store information about society. The rituals of affliction help those who believe that they have been affected by illness, unhappiness, ancestral spirits, magicians or wizards. This party in Rosario can be considered a ritual of affliction performed to appease an ancestral spirit and reestablish social order and collaboration. According to Bourdieu (1974) its organizer was a prophet or a businessman who was independent of both wealth and salvation. With his death the party has not taken place since nobody else has taken up the challenge with the same devotion and charisma. |
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Feast of the miraculous soul: simbolismo de um ritual de afliçãoFesta da alma milagrosa: simbolismo de um ritual de afliçãoFesta da alma milagrosa: simbolismo de um ritual de afliçãoSincretismoCatolicismo popularAdoración de almasFolkloreSincretismoCatolicismo popularCulto às almasFolcloreSyncretismPopular catholicismv Soul cult FolkloreThis was a common ritual which existed in the countryside of Maranhão for forty years until the death of its organizer. It boasted fires, recitals, candles, cachaça (Brazilian alcoholic drink made from rice), and tambor (drum) dances and takes place in front of the tomb of the Miraculous Soul. Its reveals the syncretism with beliefs of popular Catholicism, folklore and with the power of souls. Turner (1972) showed how the rituals preserved models of collective behavior and store information about society. The rituals of affliction help those who believe that they have been affected by illness, unhappiness, ancestral spirits, magicians or wizards. This party in Rosario can be considered a ritual of affliction performed to appease an ancestral spirit and reestablish social order and collaboration. According to Bourdieu (1974) its organizer was a prophet or a businessman who was independent of both wealth and salvation. With his death the party has not taken place since nobody else has taken up the challenge with the same devotion and charisma.Ritual popular no interior do Maranhão que funcionou durante 40 anos até o falecimento de seu organizador, realizado, com fogos, ladainha, velas, cachaça e dança de tambor diante da sepultara da Alma Milagrosa. Revela sincretismo com crenças do catolicismo popular, do folclore e no poder das almas. Turner (1972) mostra que os rituais preservam modelos de conduta coletiva e armazenam informações sobre a sociedade. Os rituais de aflição visam ajudar os que acreditam terem sido atingidos por doença, infelicidade, espíritos ancestrais, mágicos ou feiticeiros. A festa da Alma Milagrosa em Rosário pode ser considerada como ritual de aflição para apaziguar um espírito ancestral restabelecendo a ordem e colaboração social. Conforme Bourdieu (1974), seu organizador é um profeta ou empresário independente de bens de salvação. Com seu falecimento a festa não tem sido realizada por não ter surgido outra pessoa com o mesmo carisma e devoção.Ritual popular no interior do Maranhão que funcionou durante 40 anos até o falecimento de seu organizador, realizado, com fogos, ladainha, velas, cachaça e dança de tambor diante da sepultara da Alma Milagrosa. Revela sincretismo com crenças do catolicismo popular, do folclore e no poder das almas. Turner (1972) mostra que os rituais preservam modelos de conduta coletiva e armazenam informações sobre a sociedade. Os rituais de aflição visam ajudar os que acreditam terem sido atingidos por doença, infelicidade, espíritos ancestrais, mágicos ou feiticeiros. A festa da Alma Milagrosa em Rosário pode ser considerada como ritual de aflição para apaziguar um espírito ancestral restabelecendo a ordem e colaboração social. Conforme Bourdieu (1974), seu organizador é um profeta ou empresário independente de bens de salvação. Com seu falecimento a festa não tem sido realizada por não ter surgido outra pessoa com o mesmo carisma e devoção.Universidade Estadual de Campinas2004-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/csr/article/view/866947410.22456/1982-2650.2270Ciencias Sociales y Religión/Ciências Sociais e Religião; Vol. 6 No. 6 (2004); 135-151Ciencias Sociales y Religión/Ciências Sociais e Religião; Vol. 6 Núm. 6 (2004); 135-151Ciencias Sociales y Religión/Ciências Sociais e Religião; v. 6 n. 6 (2004); 135-1511982-2650reponame:Ciencias Sociales y Religión (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:Unicampporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/csr/article/view/8669474/28776Brazil; ContemporaryBrasil; ContemporáneoBrasil; ContemporâneoDerechos de autor 2020 Sergio Figueiredo Ferrettihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFerretti, Serggio Figueiredo2022-08-08T19:47:26Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8669474Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/csrPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/csr/oaicienciassocialesyreligion@gmail.com||1982-26501518-4463opendoar:2022-08-08T19:47:26Ciencias Sociales y Religión (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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