Com texto no contexto de 5ª série: inovações no ensino de Português e sua recepção por professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3582 |
Resumo: | Este estudo tem como tema geral o ensino de Língua Portuguesa no ensino fundamental, abordando, especificamente, as formas pelas quais professores dessa área recebem e implantam na sala de aula inovações teóricas e metodológicas relacionadas com o ensino de Português. A escolha do tema de pesquisa decorreu da constatação de dificuldades de alunos da 5ª a 8ª séries em desenvolver a capacidade de produzir e compreender textos nas mais diversas situações de comunicação, numa escola em que os professores são licenciados e adotam as orientações oficiais em relação ao ensino da Língua Portuguesa. Em função da pesquisa, fez-se um estudo das principais concepções de linguagem e de ensino da Língua Portuguesa presentes na produção científica brasileira, com destaque à concepção da linguagem como forma de interação, por ser esta a mais consensual entre os pesquisadores e, também, a opção adotada nas propostas curriculares oficiais. Considerando-se que esta concepção privilegia como conteúdos as práticas da leitura, da produção de texto e da análise lingüística, a pesquisa constituiu em verificar sua recepção, através do discurso e das práticas de ensino de professores. A pesquisa, de tipo qualitativa, utilizou-se do estudo de caso e consistiu da observação de aulas de dois professores de Português, na 5ªsérie, de duas escolas públicas. Foram feitas, também, entrevistas e questionários com esses professores e seus alunos, bem como observação de situações informais na escola, coleta de textos e produções dos alunos, plano de ensino dos professores etc. A intenção final foi juntar o embasamento teórico deste estudo e a análise dos dados coletados, tendo em vista fornecer contribuições teórico - práticas ao aprimoramento das práticas pedagógicas do atual ensino de língua materna no ensino fundamental, lastreadas numa perspectiva didáticopedagógica de cunho crítico e numa concepção de linguagem interacionista. |
id |
PUC_GO_81f311bc6cc4330df820a0397de1d7e5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ambar:tede/3582 |
network_acronym_str |
PUC_GO |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository_id_str |
6593 |
spelling |
Com texto no contexto de 5ª série: inovações no ensino de Português e sua recepção por professoresEnsinoPortuguêsProfessorInovação no ensinoCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEste estudo tem como tema geral o ensino de Língua Portuguesa no ensino fundamental, abordando, especificamente, as formas pelas quais professores dessa área recebem e implantam na sala de aula inovações teóricas e metodológicas relacionadas com o ensino de Português. A escolha do tema de pesquisa decorreu da constatação de dificuldades de alunos da 5ª a 8ª séries em desenvolver a capacidade de produzir e compreender textos nas mais diversas situações de comunicação, numa escola em que os professores são licenciados e adotam as orientações oficiais em relação ao ensino da Língua Portuguesa. Em função da pesquisa, fez-se um estudo das principais concepções de linguagem e de ensino da Língua Portuguesa presentes na produção científica brasileira, com destaque à concepção da linguagem como forma de interação, por ser esta a mais consensual entre os pesquisadores e, também, a opção adotada nas propostas curriculares oficiais. Considerando-se que esta concepção privilegia como conteúdos as práticas da leitura, da produção de texto e da análise lingüística, a pesquisa constituiu em verificar sua recepção, através do discurso e das práticas de ensino de professores. A pesquisa, de tipo qualitativa, utilizou-se do estudo de caso e consistiu da observação de aulas de dois professores de Português, na 5ªsérie, de duas escolas públicas. Foram feitas, também, entrevistas e questionários com esses professores e seus alunos, bem como observação de situações informais na escola, coleta de textos e produções dos alunos, plano de ensino dos professores etc. A intenção final foi juntar o embasamento teórico deste estudo e a análise dos dados coletados, tendo em vista fornecer contribuições teórico - práticas ao aprimoramento das práticas pedagógicas do atual ensino de língua materna no ensino fundamental, lastreadas numa perspectiva didáticopedagógica de cunho crítico e numa concepção de linguagem interacionista.This study has as general theme the teaching of Portuguese Language in the elementary school, approaching, specifically, the forms which teachers of the mother-tongue receive and implant in the class, theoretical and methodological innovations related of the Portuguese teaching. The choice of the theme appeared of the verification of the occurrence of students of the 5th to 8th grades’s difficulties in developing the capacity to producing and to understanding texts in the most several communication situations, in a school where the teachers are licensed and they adopt the official orientations in relation to the Portuguese teaching. In function of the research, it was made a study of the main language conceptions and of teaching Portuguese presents in the Brazilian scientific production, with detach to the conception of the language as interaction form, for being this the most consensual among the researchers and, also, the adopted option in the official proposals. Being considered that this conception privileges as contents the practices of the reading, of the text production and of the linguistic analysis, the research constituted in verifying their reception, through teacher’s speech and teaching practices. The research, of qualitative type, was used of the case study and it consisted in the observation of classes of two Portuguese teachers, in the 5th grade, of two public schools. Also, were done interviews and questionnaires with these teachers and their students, and observation of informal situations in the school, collection of texts and students' productions, teacher’s teaching plan, etc. The final intention was to join the theoretical part of this study and the analysis of the collected data, considering to supplying contributions theoreticalpractices for the pedagogic practices of the current teaching of mother-tongue in the elementary school, in a perspective didactic-pedagogic of critical stamp and in a conception of interactive language.Universidade Católica de GoiásDepartamento de EducaçãoBrasilUCGPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLibâneo, José Carloshttp://lattes.cnpq.br/7261628151334430Toschi, Mirza Seabrahttp://lattes.cnpq.br/3959962750556696Cavalcante, Marita Pôrtohttp://lattes.cnpq.br/6366870167411613Chagas, Flomar Ambrosina Oliveira2017-02-07T17:02:06Z2001-09-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCHAGAS, Flomar Ambrosina Oliveira. Com texto no contexto da 5ª série: inovação no ensino de Português e sua recepção por professores. 2001. 242 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Departamento de Educação, Universidade Católica de Goiás, Goiânia - GO.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3582porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2023-03-08T20:21:40Zoai:ambar:tede/3582Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932023-03-08T20:21:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Com texto no contexto de 5ª série: inovações no ensino de Português e sua recepção por professores |
title |
Com texto no contexto de 5ª série: inovações no ensino de Português e sua recepção por professores |
spellingShingle |
Com texto no contexto de 5ª série: inovações no ensino de Português e sua recepção por professores Chagas, Flomar Ambrosina Oliveira Ensino Português Professor Inovação no ensino CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Com texto no contexto de 5ª série: inovações no ensino de Português e sua recepção por professores |
title_full |
Com texto no contexto de 5ª série: inovações no ensino de Português e sua recepção por professores |
title_fullStr |
Com texto no contexto de 5ª série: inovações no ensino de Português e sua recepção por professores |
title_full_unstemmed |
Com texto no contexto de 5ª série: inovações no ensino de Português e sua recepção por professores |
title_sort |
Com texto no contexto de 5ª série: inovações no ensino de Português e sua recepção por professores |
author |
Chagas, Flomar Ambrosina Oliveira |
author_facet |
Chagas, Flomar Ambrosina Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Libâneo, José Carlos http://lattes.cnpq.br/7261628151334430 Toschi, Mirza Seabra http://lattes.cnpq.br/3959962750556696 Cavalcante, Marita Pôrto http://lattes.cnpq.br/6366870167411613 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chagas, Flomar Ambrosina Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Português Professor Inovação no ensino CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Ensino Português Professor Inovação no ensino CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Este estudo tem como tema geral o ensino de Língua Portuguesa no ensino fundamental, abordando, especificamente, as formas pelas quais professores dessa área recebem e implantam na sala de aula inovações teóricas e metodológicas relacionadas com o ensino de Português. A escolha do tema de pesquisa decorreu da constatação de dificuldades de alunos da 5ª a 8ª séries em desenvolver a capacidade de produzir e compreender textos nas mais diversas situações de comunicação, numa escola em que os professores são licenciados e adotam as orientações oficiais em relação ao ensino da Língua Portuguesa. Em função da pesquisa, fez-se um estudo das principais concepções de linguagem e de ensino da Língua Portuguesa presentes na produção científica brasileira, com destaque à concepção da linguagem como forma de interação, por ser esta a mais consensual entre os pesquisadores e, também, a opção adotada nas propostas curriculares oficiais. Considerando-se que esta concepção privilegia como conteúdos as práticas da leitura, da produção de texto e da análise lingüística, a pesquisa constituiu em verificar sua recepção, através do discurso e das práticas de ensino de professores. A pesquisa, de tipo qualitativa, utilizou-se do estudo de caso e consistiu da observação de aulas de dois professores de Português, na 5ªsérie, de duas escolas públicas. Foram feitas, também, entrevistas e questionários com esses professores e seus alunos, bem como observação de situações informais na escola, coleta de textos e produções dos alunos, plano de ensino dos professores etc. A intenção final foi juntar o embasamento teórico deste estudo e a análise dos dados coletados, tendo em vista fornecer contribuições teórico - práticas ao aprimoramento das práticas pedagógicas do atual ensino de língua materna no ensino fundamental, lastreadas numa perspectiva didáticopedagógica de cunho crítico e numa concepção de linguagem interacionista. |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001-09-14 2017-02-07T17:02:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CHAGAS, Flomar Ambrosina Oliveira. Com texto no contexto da 5ª série: inovação no ensino de Português e sua recepção por professores. 2001. 242 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Departamento de Educação, Universidade Católica de Goiás, Goiânia - GO. http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3582 |
identifier_str_mv |
CHAGAS, Flomar Ambrosina Oliveira. Com texto no contexto da 5ª série: inovação no ensino de Português e sua recepção por professores. 2001. 242 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Departamento de Educação, Universidade Católica de Goiás, Goiânia - GO. |
url |
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3582 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Goiás Departamento de Educação Brasil UCG Programa de Pós-Graduação em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Goiás Departamento de Educação Brasil UCG Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br |
_version_ |
1809202265708298240 |