Formação de Professores de Português para Estrangeiros na contemporaneidade: cenários, desafios e possibilidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Letras Raras |
Texto Completo: | https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1429 |
Resumo: | DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v8i3.1445 A formação de professores de Português para Estrangeiros (PE) faz parte de uma agenda acadêmica recente desencadeada pelos efeitos da internacionalização no Brasil. Neste artigo, pretendemos trazer à tona algumas reflexões a respeito da prática docente do professor de PE bem como avaliar contextos históricos contemporâneos que deram origem a essa nova modalidade de professor de línguas no contexto brasileiro. Não obstante pretendemos apontar alguns saberes que têm se tornado fundamentais para a prática docente do professor de PE e problematizarmos a necessidade de criar cursos no Ensino Superior que formalizem a profissionalização detes. |
id |
UFCG-2_e2f9e554ad6a8b77730b67e44eaa2bd5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1429 |
network_acronym_str |
UFCG-2 |
network_name_str |
Revista Letras Raras |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação de Professores de Português para Estrangeiros na contemporaneidade: cenários, desafios e possibilidadesPortuguês para EstrangeirosFormação de ProfessoresEnsino-aprendizagem de PEInternacionalização DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v8i3.1445 A formação de professores de Português para Estrangeiros (PE) faz parte de uma agenda acadêmica recente desencadeada pelos efeitos da internacionalização no Brasil. Neste artigo, pretendemos trazer à tona algumas reflexões a respeito da prática docente do professor de PE bem como avaliar contextos históricos contemporâneos que deram origem a essa nova modalidade de professor de línguas no contexto brasileiro. Não obstante pretendemos apontar alguns saberes que têm se tornado fundamentais para a prática docente do professor de PE e problematizarmos a necessidade de criar cursos no Ensino Superior que formalizem a profissionalização detes. Editora Universitaria da UFCG2023-10-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1429Revista Letras Raras; Vol. 8 No. 3 (2019): A formação de professores de línguas na contemporaneidade: cenários, desafios e possibilidades; Port. 87-111 / Eng. 85-109Revista Letras Raras; Vol. 8 Núm. 3 (2019): A formação de professores de línguas na contemporaneidade: cenários, desafios e possibilidades; Port. 87-111 / Eng. 85-109Revista Letras Raras; Vol. 8 No 3 (2019): A formação de professores de línguas na contemporaneidade: cenários, desafios e possibilidades; Port. 87-111 / Eng. 85-109Revista Letras Raras; v. 8 n. 3 (2019): A formação de professores de línguas na contemporaneidade: cenários, desafios e possibilidades; Port. 87-111 / Eng. 85-1092317-2347reponame:Revista Letras Rarasinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1429/1330https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1429/1331© 2023 Revista Letras Rarashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessChagas, Lucas Araujo 2024-01-05T00:08:37Zoai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1429Revistahttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLRPUBhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/oai||letrasrarasufcg@gmail.com2317-23472317-2347opendoar:2024-01-05T00:08:37Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de Professores de Português para Estrangeiros na contemporaneidade: cenários, desafios e possibilidades |
title |
Formação de Professores de Português para Estrangeiros na contemporaneidade: cenários, desafios e possibilidades |
spellingShingle |
Formação de Professores de Português para Estrangeiros na contemporaneidade: cenários, desafios e possibilidades Chagas, Lucas Araujo Português para Estrangeiros Formação de Professores Ensino-aprendizagem de PE Internacionalização |
title_short |
Formação de Professores de Português para Estrangeiros na contemporaneidade: cenários, desafios e possibilidades |
title_full |
Formação de Professores de Português para Estrangeiros na contemporaneidade: cenários, desafios e possibilidades |
title_fullStr |
Formação de Professores de Português para Estrangeiros na contemporaneidade: cenários, desafios e possibilidades |
title_full_unstemmed |
Formação de Professores de Português para Estrangeiros na contemporaneidade: cenários, desafios e possibilidades |
title_sort |
Formação de Professores de Português para Estrangeiros na contemporaneidade: cenários, desafios e possibilidades |
author |
Chagas, Lucas Araujo |
author_facet |
Chagas, Lucas Araujo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chagas, Lucas Araujo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Português para Estrangeiros Formação de Professores Ensino-aprendizagem de PE Internacionalização |
topic |
Português para Estrangeiros Formação de Professores Ensino-aprendizagem de PE Internacionalização |
description |
DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v8i3.1445 A formação de professores de Português para Estrangeiros (PE) faz parte de uma agenda acadêmica recente desencadeada pelos efeitos da internacionalização no Brasil. Neste artigo, pretendemos trazer à tona algumas reflexões a respeito da prática docente do professor de PE bem como avaliar contextos históricos contemporâneos que deram origem a essa nova modalidade de professor de línguas no contexto brasileiro. Não obstante pretendemos apontar alguns saberes que têm se tornado fundamentais para a prática docente do professor de PE e problematizarmos a necessidade de criar cursos no Ensino Superior que formalizem a profissionalização detes. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1429 |
url |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1429 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1429/1330 https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1429/1331 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
© 2023 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
© 2023 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitaria da UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitaria da UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Letras Raras; Vol. 8 No. 3 (2019): A formação de professores de línguas na contemporaneidade: cenários, desafios e possibilidades; Port. 87-111 / Eng. 85-109 Revista Letras Raras; Vol. 8 Núm. 3 (2019): A formação de professores de línguas na contemporaneidade: cenários, desafios e possibilidades; Port. 87-111 / Eng. 85-109 Revista Letras Raras; Vol. 8 No 3 (2019): A formação de professores de línguas na contemporaneidade: cenários, desafios e possibilidades; Port. 87-111 / Eng. 85-109 Revista Letras Raras; v. 8 n. 3 (2019): A formação de professores de línguas na contemporaneidade: cenários, desafios e possibilidades; Port. 87-111 / Eng. 85-109 2317-2347 reponame:Revista Letras Raras instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Revista Letras Raras |
collection |
Revista Letras Raras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||letrasrarasufcg@gmail.com |
_version_ |
1799319783499366400 |