Formação de Professores de Português para Estrangeiros na contemporaneidade: cenários, desafios e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chagas, Lucas Araujo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Letras Raras
Texto Completo: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1429
Resumo: DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v8i3.1445 A formação de professores de Português para Estrangeiros (PE) faz parte de uma agenda acadêmica recente desencadeada pelos efeitos da internacionalização no Brasil. Neste artigo, pretendemos trazer à tona algumas reflexões a respeito da prática docente do professor de PE bem como avaliar contextos históricos contemporâneos que deram origem a essa nova modalidade de professor de línguas no contexto brasileiro. Não obstante pretendemos apontar alguns saberes que têm se tornado fundamentais para a prática docente do professor de PE e problematizarmos a necessidade de criar cursos no Ensino Superior que formalizem a profissionalização detes.
id UFCG-2_e2f9e554ad6a8b77730b67e44eaa2bd5
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1429
network_acronym_str UFCG-2
network_name_str Revista Letras Raras
repository_id_str
spelling Formação de Professores de Português para Estrangeiros na contemporaneidade: cenários, desafios e possibilidadesPortuguês para EstrangeirosFormação de ProfessoresEnsino-aprendizagem de PEInternacionalização DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v8i3.1445 A formação de professores de Português para Estrangeiros (PE) faz parte de uma agenda acadêmica recente desencadeada pelos efeitos da internacionalização no Brasil. Neste artigo, pretendemos trazer à tona algumas reflexões a respeito da prática docente do professor de PE bem como avaliar contextos históricos contemporâneos que deram origem a essa nova modalidade de professor de línguas no contexto brasileiro. Não obstante pretendemos apontar alguns saberes que têm se tornado fundamentais para a prática docente do professor de PE e problematizarmos a necessidade de criar cursos no Ensino Superior que formalizem a profissionalização detes. Editora Universitaria da UFCG2023-10-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1429Revista Letras Raras; Vol. 8 No. 3 (2019): A formação de professores de línguas na contemporaneidade: cenários, desafios e possibilidades; Port. 87-111 / Eng. 85-109Revista Letras Raras; Vol. 8 Núm. 3 (2019): A formação de professores de línguas na contemporaneidade: cenários, desafios e possibilidades; Port. 87-111 / Eng. 85-109Revista Letras Raras; Vol. 8 No 3 (2019): A formação de professores de línguas na contemporaneidade: cenários, desafios e possibilidades; Port. 87-111 / Eng. 85-109Revista Letras Raras; v. 8 n. 3 (2019): A formação de professores de línguas na contemporaneidade: cenários, desafios e possibilidades; Port. 87-111 / Eng. 85-1092317-2347reponame:Revista Letras Rarasinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1429/1330https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1429/1331© 2023 Revista Letras Rarashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessChagas, Lucas Araujo 2024-01-05T00:08:37Zoai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1429Revistahttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLRPUBhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/oai||letrasrarasufcg@gmail.com2317-23472317-2347opendoar:2024-01-05T00:08:37Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de Professores de Português para Estrangeiros na contemporaneidade: cenários, desafios e possibilidades
title Formação de Professores de Português para Estrangeiros na contemporaneidade: cenários, desafios e possibilidades
spellingShingle Formação de Professores de Português para Estrangeiros na contemporaneidade: cenários, desafios e possibilidades
Chagas, Lucas Araujo
Português para Estrangeiros
Formação de Professores
Ensino-aprendizagem de PE
Internacionalização
title_short Formação de Professores de Português para Estrangeiros na contemporaneidade: cenários, desafios e possibilidades
title_full Formação de Professores de Português para Estrangeiros na contemporaneidade: cenários, desafios e possibilidades
title_fullStr Formação de Professores de Português para Estrangeiros na contemporaneidade: cenários, desafios e possibilidades
title_full_unstemmed Formação de Professores de Português para Estrangeiros na contemporaneidade: cenários, desafios e possibilidades
title_sort Formação de Professores de Português para Estrangeiros na contemporaneidade: cenários, desafios e possibilidades
author Chagas, Lucas Araujo
author_facet Chagas, Lucas Araujo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chagas, Lucas Araujo
dc.subject.por.fl_str_mv Português para Estrangeiros
Formação de Professores
Ensino-aprendizagem de PE
Internacionalização
topic Português para Estrangeiros
Formação de Professores
Ensino-aprendizagem de PE
Internacionalização
description DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v8i3.1445 A formação de professores de Português para Estrangeiros (PE) faz parte de uma agenda acadêmica recente desencadeada pelos efeitos da internacionalização no Brasil. Neste artigo, pretendemos trazer à tona algumas reflexões a respeito da prática docente do professor de PE bem como avaliar contextos históricos contemporâneos que deram origem a essa nova modalidade de professor de línguas no contexto brasileiro. Não obstante pretendemos apontar alguns saberes que têm se tornado fundamentais para a prática docente do professor de PE e problematizarmos a necessidade de criar cursos no Ensino Superior que formalizem a profissionalização detes.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1429
url https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1429
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1429/1330
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1429/1331
dc.rights.driver.fl_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
dc.source.none.fl_str_mv Revista Letras Raras; Vol. 8 No. 3 (2019): A formação de professores de línguas na contemporaneidade: cenários, desafios e possibilidades; Port. 87-111 / Eng. 85-109
Revista Letras Raras; Vol. 8 Núm. 3 (2019): A formação de professores de línguas na contemporaneidade: cenários, desafios e possibilidades; Port. 87-111 / Eng. 85-109
Revista Letras Raras; Vol. 8 No 3 (2019): A formação de professores de línguas na contemporaneidade: cenários, desafios e possibilidades; Port. 87-111 / Eng. 85-109
Revista Letras Raras; v. 8 n. 3 (2019): A formação de professores de línguas na contemporaneidade: cenários, desafios e possibilidades; Port. 87-111 / Eng. 85-109
2317-2347
reponame:Revista Letras Raras
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Revista Letras Raras
collection Revista Letras Raras
repository.name.fl_str_mv Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv ||letrasrarasufcg@gmail.com
_version_ 1799319783499366400