A FORMAÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA E A PRÁTICA DE ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA: UMA ANÁLISE DAS CONTRADIÇÕES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/743 |
Resumo: | Considerando os debates em torno da proposição de um novo curso de Pedagogia no final da década de 1970 e início da década de 1980, em Goiás, este trabalho teve como objetivo analisar a prática de ensino da leitura e da escrita de uma egressa do curso de Pedagogia a fim de identificar contribuições e limites da formação oferecida. Buscou-se fundamentação teórica em Freire, Kleiman, Marcuschi, Marx, Mézáros, Saviani, Soares, Tifouni e Vázquéz, entre outros autores. A pesquisa orientou-se pela abordagem qualitativa e realizou-se por meio de pesquisa de campo. A coleta de dados deu-se por meio de observações em sala de aula, entrevista semi-estruturada, análise de documentos. O resultado da pesquisa realça a complexidade do problema do ensino da leitura e da escrita, descreve o movimento dialético na história da formação e atuação da egressa e aponta algumas contradições que demarcam a sua prática pedagógica. |
id |
PUC_GO_87f6d6e68143c46becbe60a6ffef2805 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ambar:tede/743 |
network_acronym_str |
PUC_GO |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository_id_str |
6593 |
spelling |
A FORMAÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA E A PRÁTICA DE ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA: UMA ANÁLISE DAS CONTRADIÇÕESA FORMAÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA E A PRÁTICA DE ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA: UMA ANÁLISE DAS CONTRADIÇÕESCurso de pedagogiaFormação do pedagogoPrática pedagógicaEnsino da leitura e escritaPedagogy courseTeacher trainingTeaching practiceTeaching of reading and writingCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOConsiderando os debates em torno da proposição de um novo curso de Pedagogia no final da década de 1970 e início da década de 1980, em Goiás, este trabalho teve como objetivo analisar a prática de ensino da leitura e da escrita de uma egressa do curso de Pedagogia a fim de identificar contribuições e limites da formação oferecida. Buscou-se fundamentação teórica em Freire, Kleiman, Marcuschi, Marx, Mézáros, Saviani, Soares, Tifouni e Vázquéz, entre outros autores. A pesquisa orientou-se pela abordagem qualitativa e realizou-se por meio de pesquisa de campo. A coleta de dados deu-se por meio de observações em sala de aula, entrevista semi-estruturada, análise de documentos. O resultado da pesquisa realça a complexidade do problema do ensino da leitura e da escrita, descreve o movimento dialético na história da formação e atuação da egressa e aponta algumas contradições que demarcam a sua prática pedagógica.Considering the debates around the proposition of a new pedagogy course in the late 1970 s and early 1980 s in Goiás, the present thesis aims at analysing the practice of a former Pedagogy student at teaching reading and writing, in order to identify possible contributions and limitations of the training offered. The theoretical foundation of the thesis is on Freire, Kleiman, Marcuschi, Marx, Mézáros, Saviani, Soares, Tifouni and Vasquéz, among others. The research was guided by the qualitative approach and held through field research. Data collection was done by means of class observations, semistructured interview and analysis of documents. The result highlights the complexity of the problem of the teaching of reading and writing, it describes the dialectical movement in the study, training and teaching history of the former student and points out a few contradictions printed in her teaching practice.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásStricto Sensu - Doutorado em EducaçãoFreitas, Raquel Aparecida Marra da Madeirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700364P5Fernandes, Eliane Marquez da Fonsecahttp://lattes.cnpq.br/6909779518031618Araújo, Denise Silvahttp://lattes.cnpq.br/2754806857545880Zanata, Beatriz Aparecidahttp://lattes.cnpq.br/6652789366090984Rossi, Maria Aparecida Lopeshttp://lattes.cnpq.br/3034112641320213Moura, Juçara Gomes de2016-07-27T13:45:15Z2013-10-082011-08-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfMOURA, Juçara Gomes de. A FORMAÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA E A PRÁTICA DE ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA: UMA ANÁLISE DAS CONTRADIÇÕES. 2011. 199 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2011.http://localhost:8080/tede/handle/tede/743porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-02-21T17:12:38Zoai:ambar:tede/743Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-02-21T17:12:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A FORMAÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA E A PRÁTICA DE ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA: UMA ANÁLISE DAS CONTRADIÇÕES A FORMAÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA E A PRÁTICA DE ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA: UMA ANÁLISE DAS CONTRADIÇÕES |
title |
A FORMAÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA E A PRÁTICA DE ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA: UMA ANÁLISE DAS CONTRADIÇÕES |
spellingShingle |
A FORMAÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA E A PRÁTICA DE ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA: UMA ANÁLISE DAS CONTRADIÇÕES Moura, Juçara Gomes de Curso de pedagogia Formação do pedagogo Prática pedagógica Ensino da leitura e escrita Pedagogy course Teacher training Teaching practice Teaching of reading and writing CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
A FORMAÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA E A PRÁTICA DE ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA: UMA ANÁLISE DAS CONTRADIÇÕES |
title_full |
A FORMAÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA E A PRÁTICA DE ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA: UMA ANÁLISE DAS CONTRADIÇÕES |
title_fullStr |
A FORMAÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA E A PRÁTICA DE ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA: UMA ANÁLISE DAS CONTRADIÇÕES |
title_full_unstemmed |
A FORMAÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA E A PRÁTICA DE ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA: UMA ANÁLISE DAS CONTRADIÇÕES |
title_sort |
A FORMAÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA E A PRÁTICA DE ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA: UMA ANÁLISE DAS CONTRADIÇÕES |
author |
Moura, Juçara Gomes de |
author_facet |
Moura, Juçara Gomes de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Freitas, Raquel Aparecida Marra da Madeira http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700364P5 Fernandes, Eliane Marquez da Fonseca http://lattes.cnpq.br/6909779518031618 Araújo, Denise Silva http://lattes.cnpq.br/2754806857545880 Zanata, Beatriz Aparecida http://lattes.cnpq.br/6652789366090984 Rossi, Maria Aparecida Lopes http://lattes.cnpq.br/3034112641320213 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moura, Juçara Gomes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Curso de pedagogia Formação do pedagogo Prática pedagógica Ensino da leitura e escrita Pedagogy course Teacher training Teaching practice Teaching of reading and writing CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Curso de pedagogia Formação do pedagogo Prática pedagógica Ensino da leitura e escrita Pedagogy course Teacher training Teaching practice Teaching of reading and writing CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Considerando os debates em torno da proposição de um novo curso de Pedagogia no final da década de 1970 e início da década de 1980, em Goiás, este trabalho teve como objetivo analisar a prática de ensino da leitura e da escrita de uma egressa do curso de Pedagogia a fim de identificar contribuições e limites da formação oferecida. Buscou-se fundamentação teórica em Freire, Kleiman, Marcuschi, Marx, Mézáros, Saviani, Soares, Tifouni e Vázquéz, entre outros autores. A pesquisa orientou-se pela abordagem qualitativa e realizou-se por meio de pesquisa de campo. A coleta de dados deu-se por meio de observações em sala de aula, entrevista semi-estruturada, análise de documentos. O resultado da pesquisa realça a complexidade do problema do ensino da leitura e da escrita, descreve o movimento dialético na história da formação e atuação da egressa e aponta algumas contradições que demarcam a sua prática pedagógica. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-08-26 2013-10-08 2016-07-27T13:45:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MOURA, Juçara Gomes de. A FORMAÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA E A PRÁTICA DE ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA: UMA ANÁLISE DAS CONTRADIÇÕES. 2011. 199 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2011. http://localhost:8080/tede/handle/tede/743 |
identifier_str_mv |
MOURA, Juçara Gomes de. A FORMAÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA E A PRÁTICA DE ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA: UMA ANÁLISE DAS CONTRADIÇÕES. 2011. 199 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2011. |
url |
http://localhost:8080/tede/handle/tede/743 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Ciências Humanas BR PUC Goiás Stricto Sensu - Doutorado em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Ciências Humanas BR PUC Goiás Stricto Sensu - Doutorado em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br |
_version_ |
1809202250466197504 |