DO IMAGINÁRIO TEMPLO/IGREJA À EXPERIÊNCIA DO SAGRADO EM CRIANÇAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM BELA VISTA DE GOIÁS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quinteiro, José Reinaldo de Araújo
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1007
Resumo: Esta dissertação ocupa-se da relação entre representação (religiosa) do educando e a proposta pedagógica, proposta esta específica para a Escola Pedro Alves Ferreira, nos bairros Santa Cruz e Las Vegas I, em Bela Vista de Goiás-GO. Tendo como base teórica o sociólogo Durkheim e nele a máxima de que a criança, para ser bem preparada para uma sociedade, necessita ser coergida pelos seus mestres, propõem-se a 36 educandos que mostrem por meio de desenhos qual é a sua maior representação religiosa, obtendo-se com resposta o templo/igreja. Com base nesse dado, cientifica-se que os templos/igrejas presentes nos Bairros Santa Cruz e Las Vegas I exercem uma coerção significativa sob o educando e por isso faz-se necessário considerá-los como um meio que pode amadurecer uma proposta pedagógica. Tendo em vista a coerção encontrada nos templos/igrejas por meio da própria estrutura de manutenção do sagrado, o educando é alimentado de que no templo/igreja cultiva sentimentos de paz, harmonia, sentem-se como se estivesse voando... enquanto que a vida cotidiana, profana, no bairro, no qual mora, é violenta e desprazerosa. Considerar o templo/igreja como um espaço de integração do ser humano impulsiona a discussão de que ele, o templo, possui vários sentidos, oferecendo-lhe a sensação de estar protegido das mazelas sociais, também, tão presentes no campo de pesquisa, e que se refletem no educando da Escola Pedro Alves Ferreira. A proposta pedagógica fecha-se em resgatar alguns elementos apreendidos no templo/igreja, considerando que este coerge o educando bem antes da escola, porém não deixa de seguir os padrões didático-escolares, pois a intenção é fazer com que o professor trabalhe o mundo simbólico do educando, as representações, em uma escola regular.
id PUC_GO_8e1728b2340bf0f0e881177bf6c5f5b7
oai_identifier_str oai:ambar:tede/1007
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling DO IMAGINÁRIO TEMPLO/IGREJA À EXPERIÊNCIA DO SAGRADO EM CRIANÇAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM BELA VISTA DE GOIÁSDukheimrepresentação religiosatemplo/igrejaeducandoEscola Pedro Alves Ferreiraproposta pedagógicaDesenhos.Dukheimreligious representationtemple/churchstudentspedagogical proposalPedro Alves Ferreira School.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIAEsta dissertação ocupa-se da relação entre representação (religiosa) do educando e a proposta pedagógica, proposta esta específica para a Escola Pedro Alves Ferreira, nos bairros Santa Cruz e Las Vegas I, em Bela Vista de Goiás-GO. Tendo como base teórica o sociólogo Durkheim e nele a máxima de que a criança, para ser bem preparada para uma sociedade, necessita ser coergida pelos seus mestres, propõem-se a 36 educandos que mostrem por meio de desenhos qual é a sua maior representação religiosa, obtendo-se com resposta o templo/igreja. Com base nesse dado, cientifica-se que os templos/igrejas presentes nos Bairros Santa Cruz e Las Vegas I exercem uma coerção significativa sob o educando e por isso faz-se necessário considerá-los como um meio que pode amadurecer uma proposta pedagógica. Tendo em vista a coerção encontrada nos templos/igrejas por meio da própria estrutura de manutenção do sagrado, o educando é alimentado de que no templo/igreja cultiva sentimentos de paz, harmonia, sentem-se como se estivesse voando... enquanto que a vida cotidiana, profana, no bairro, no qual mora, é violenta e desprazerosa. Considerar o templo/igreja como um espaço de integração do ser humano impulsiona a discussão de que ele, o templo, possui vários sentidos, oferecendo-lhe a sensação de estar protegido das mazelas sociais, também, tão presentes no campo de pesquisa, e que se refletem no educando da Escola Pedro Alves Ferreira. A proposta pedagógica fecha-se em resgatar alguns elementos apreendidos no templo/igreja, considerando que este coerge o educando bem antes da escola, porém não deixa de seguir os padrões didático-escolares, pois a intenção é fazer com que o professor trabalhe o mundo simbólico do educando, as representações, em uma escola regular.This dissertation treats the relationship between the students and the pedagogical proposal (religion) at the Pedro Alves Ferreira School, Santa Cruz and Las Vegas I neighbourhood, Bela Vista, Goiânia-Goiás. Using Durkeirm as the theoretical basis and his phrase "the child to be prepared for society needs to be instructed by his teachers", 36 students demonstrated through drawings their main religious scene, obtaining temple/church as the response. Base on this we discovered that the temple/church represent a significant influence on the students and as such need to be considered as part of the pedagogical proposal. Noting that the temple/church structure nurtures a sense of the sacred cultivating peace and harmony... whilst daily life in the neighbourhood is profane, violent and unhappy. Considering the temple/church as space for human integration the discussion led to the conclusion that the temple/church was a place where the students from the Pedro Alves Ferreira School felt protected. The pedagogical proposal seeks to rescue some of the aspects that the students acquired at the temple/church before coming to school, without forgetting the standard pedagogical proposal of the school, as the teacher has to work with the symbolic world view of the students.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásCiências da ReligiãoPetrelli, Rodolfohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781175D7Araújo, Sérgio dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780443J6Ribeiro, Jorge Poncianohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721542J9Quinteiro, José Reinaldo de Araújo2016-07-27T13:49:41Z2010-10-042002-03-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfQUINTEIRO, José Reinaldo de Araújo. DO IMAGINÁRIO TEMPLO/IGREJA À EXPERIÊNCIA DO SAGRADO EM CRIANÇAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM BELA VISTA DE GOIÁS. 2002. 174 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2002.http://localhost:8080/tede/handle/tede/1007porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-18T22:04:42Zoai:ambar:tede/1007Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-18T22:04:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv DO IMAGINÁRIO TEMPLO/IGREJA À EXPERIÊNCIA DO SAGRADO EM CRIANÇAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM BELA VISTA DE GOIÁS
title DO IMAGINÁRIO TEMPLO/IGREJA À EXPERIÊNCIA DO SAGRADO EM CRIANÇAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM BELA VISTA DE GOIÁS
spellingShingle DO IMAGINÁRIO TEMPLO/IGREJA À EXPERIÊNCIA DO SAGRADO EM CRIANÇAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM BELA VISTA DE GOIÁS
Quinteiro, José Reinaldo de Araújo
Dukheim
representação religiosa
templo/igreja
educando
Escola Pedro Alves Ferreira
proposta pedagógica
Desenhos.
Dukheim
religious representation
temple/church
students
pedagogical proposal
Pedro Alves Ferreira School.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
title_short DO IMAGINÁRIO TEMPLO/IGREJA À EXPERIÊNCIA DO SAGRADO EM CRIANÇAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM BELA VISTA DE GOIÁS
title_full DO IMAGINÁRIO TEMPLO/IGREJA À EXPERIÊNCIA DO SAGRADO EM CRIANÇAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM BELA VISTA DE GOIÁS
title_fullStr DO IMAGINÁRIO TEMPLO/IGREJA À EXPERIÊNCIA DO SAGRADO EM CRIANÇAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM BELA VISTA DE GOIÁS
title_full_unstemmed DO IMAGINÁRIO TEMPLO/IGREJA À EXPERIÊNCIA DO SAGRADO EM CRIANÇAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM BELA VISTA DE GOIÁS
title_sort DO IMAGINÁRIO TEMPLO/IGREJA À EXPERIÊNCIA DO SAGRADO EM CRIANÇAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM BELA VISTA DE GOIÁS
author Quinteiro, José Reinaldo de Araújo
author_facet Quinteiro, José Reinaldo de Araújo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Petrelli, Rodolfo
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781175D7
Araújo, Sérgio de
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780443J6
Ribeiro, Jorge Ponciano
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721542J9
dc.contributor.author.fl_str_mv Quinteiro, José Reinaldo de Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Dukheim
representação religiosa
templo/igreja
educando
Escola Pedro Alves Ferreira
proposta pedagógica
Desenhos.
Dukheim
religious representation
temple/church
students
pedagogical proposal
Pedro Alves Ferreira School.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
topic Dukheim
representação religiosa
templo/igreja
educando
Escola Pedro Alves Ferreira
proposta pedagógica
Desenhos.
Dukheim
religious representation
temple/church
students
pedagogical proposal
Pedro Alves Ferreira School.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
description Esta dissertação ocupa-se da relação entre representação (religiosa) do educando e a proposta pedagógica, proposta esta específica para a Escola Pedro Alves Ferreira, nos bairros Santa Cruz e Las Vegas I, em Bela Vista de Goiás-GO. Tendo como base teórica o sociólogo Durkheim e nele a máxima de que a criança, para ser bem preparada para uma sociedade, necessita ser coergida pelos seus mestres, propõem-se a 36 educandos que mostrem por meio de desenhos qual é a sua maior representação religiosa, obtendo-se com resposta o templo/igreja. Com base nesse dado, cientifica-se que os templos/igrejas presentes nos Bairros Santa Cruz e Las Vegas I exercem uma coerção significativa sob o educando e por isso faz-se necessário considerá-los como um meio que pode amadurecer uma proposta pedagógica. Tendo em vista a coerção encontrada nos templos/igrejas por meio da própria estrutura de manutenção do sagrado, o educando é alimentado de que no templo/igreja cultiva sentimentos de paz, harmonia, sentem-se como se estivesse voando... enquanto que a vida cotidiana, profana, no bairro, no qual mora, é violenta e desprazerosa. Considerar o templo/igreja como um espaço de integração do ser humano impulsiona a discussão de que ele, o templo, possui vários sentidos, oferecendo-lhe a sensação de estar protegido das mazelas sociais, também, tão presentes no campo de pesquisa, e que se refletem no educando da Escola Pedro Alves Ferreira. A proposta pedagógica fecha-se em resgatar alguns elementos apreendidos no templo/igreja, considerando que este coerge o educando bem antes da escola, porém não deixa de seguir os padrões didático-escolares, pois a intenção é fazer com que o professor trabalhe o mundo simbólico do educando, as representações, em uma escola regular.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-03-25
2010-10-04
2016-07-27T13:49:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv QUINTEIRO, José Reinaldo de Araújo. DO IMAGINÁRIO TEMPLO/IGREJA À EXPERIÊNCIA DO SAGRADO EM CRIANÇAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM BELA VISTA DE GOIÁS. 2002. 174 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2002.
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1007
identifier_str_mv QUINTEIRO, José Reinaldo de Araújo. DO IMAGINÁRIO TEMPLO/IGREJA À EXPERIÊNCIA DO SAGRADO EM CRIANÇAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM BELA VISTA DE GOIÁS. 2002. 174 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2002.
url http://localhost:8080/tede/handle/tede/1007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Ciências da Religião
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Ciências da Religião
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1809202252371460096