O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM PALMAS-TO.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/2175 |
Resumo: | A presente dissertação trata do processo de formação do assistente social pela modalidade de educação à distância no município de Palmas-TO. Seu objetivo é identificar o crescimento da EaD no Brasil e no Tocantins, assim como a metodologia de ensino desenvolvida, investigando os limites de sua adequação às Diretrizes Curriculares. A privatização das políticas sociais no Estado burguês é um fator típico da realidade que vem enfrentando a educação superior brasileira, especialmente, quando se adere aos ditames da mercantilização, deixando a livre iniciativa do mercado para prover esta metodologia de ensino. Isso é percebido, principalmente, no curso de serviço social, que ao longo de sua história se firmou em uma formação voltada para atender às necessidades da classe trabalhadora, contribuindo com sua emancipação. O problema da qualidade do ensino prestado pelos cursos na modalidade EaD é percebido com ênfase, no crescente número de instituições de educação a distância, que em sua maioria, está ligado a faculdades isoladas, nas quais não há articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão. Isso indica o descompromisso de determinadas instituições em atender ao disposto nas Diretrizes Curriculares para os cursos de Serviço Social. Por sua natureza jurídica, o propósito da EaD é vender uma mercadoria educacional, sem o compromisso com a qualidade do serviço prestado, o que concorre para a ampliação do exército de reserva profissional, a serviço do mercado. |
id |
PUC_GO_8f0b78f14add8bc7077431264bf49c77 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ambar:tede/2175 |
network_acronym_str |
PUC_GO |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository_id_str |
6593 |
spelling |
O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM PALMAS-TO.EducaçãoEducação a DistânciaDiretrizes CurricularesEstado e Serviço SocialEducationDistance EducationCurriculum GuidelinesState and Social ServiceCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALA presente dissertação trata do processo de formação do assistente social pela modalidade de educação à distância no município de Palmas-TO. Seu objetivo é identificar o crescimento da EaD no Brasil e no Tocantins, assim como a metodologia de ensino desenvolvida, investigando os limites de sua adequação às Diretrizes Curriculares. A privatização das políticas sociais no Estado burguês é um fator típico da realidade que vem enfrentando a educação superior brasileira, especialmente, quando se adere aos ditames da mercantilização, deixando a livre iniciativa do mercado para prover esta metodologia de ensino. Isso é percebido, principalmente, no curso de serviço social, que ao longo de sua história se firmou em uma formação voltada para atender às necessidades da classe trabalhadora, contribuindo com sua emancipação. O problema da qualidade do ensino prestado pelos cursos na modalidade EaD é percebido com ênfase, no crescente número de instituições de educação a distância, que em sua maioria, está ligado a faculdades isoladas, nas quais não há articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão. Isso indica o descompromisso de determinadas instituições em atender ao disposto nas Diretrizes Curriculares para os cursos de Serviço Social. Por sua natureza jurídica, o propósito da EaD é vender uma mercadoria educacional, sem o compromisso com a qualidade do serviço prestado, o que concorre para a ampliação do exército de reserva profissional, a serviço do mercado.This dissertation deals with the process of formation of the Social Worker through the modality of distance education in the city of Palmas-TO, whose purpose is to identify the growth of distance education in Brazil and Tocantins, as well as teaching methodology developed, investigating the limits of its suitability for Curriculum Guidelines. The privatization of social policies in the bourgeois state is a typical factor of reality that is facing the Brazilian higher education, especially when adhered to the dictates of mercantilism, leaving the free market initiative to provide this teaching methodology. This is noticed mainly in the course of social service, which throughout his history has established himself in a training geared to meet the needs of the working class, contributing to their emancipation. The problem of quality of education offered by distance education courses is perceived with emphasis on the growing number of distance education institutions, which mostly are connected to isolated schools, where there is no linkage between education, research and extension. This indicates a lack of commitment from certain institutions to meet the requirements of the Curriculum Guidelines for Social Work courses. By its legal nature, the purpose of distance learning education is a commodity to sell, without the commitment to quality of service, which contributes to the expansion of the reserve army of professional service to the market.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Serviço SocialRibeiro, Eleusa Bilemjianhttp://lattes.cnpq.br/7401490936692419Neves, Denise Carmen de Andradehttp://lattes.cnpq.br/1646779275185882Alves, Glaúcia Lelishttp://lattes.cnpq.br/8773735950513144Nascimento, Giovanni Bezerra do2016-08-10T10:32:10Z2014-02-262013-04-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNASCIMENTO, Giovanni Bezerra do. O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM PALMAS-TO.. 2013. 137 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2013.http://localhost:8080/tede/handle/tede/2175porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2025-01-14T11:49:38Zoai:ambar:tede/2175Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932025-01-14T11:49:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM PALMAS-TO. |
title |
O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM PALMAS-TO. |
spellingShingle |
O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM PALMAS-TO. Nascimento, Giovanni Bezerra do Educação Educação a Distância Diretrizes Curriculares Estado e Serviço Social Education Distance Education Curriculum Guidelines State and Social Service CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL |
title_short |
O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM PALMAS-TO. |
title_full |
O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM PALMAS-TO. |
title_fullStr |
O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM PALMAS-TO. |
title_full_unstemmed |
O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM PALMAS-TO. |
title_sort |
O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM PALMAS-TO. |
author |
Nascimento, Giovanni Bezerra do |
author_facet |
Nascimento, Giovanni Bezerra do |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ribeiro, Eleusa Bilemjian http://lattes.cnpq.br/7401490936692419 Neves, Denise Carmen de Andrade http://lattes.cnpq.br/1646779275185882 Alves, Glaúcia Lelis http://lattes.cnpq.br/8773735950513144 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Giovanni Bezerra do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Educação a Distância Diretrizes Curriculares Estado e Serviço Social Education Distance Education Curriculum Guidelines State and Social Service CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL |
topic |
Educação Educação a Distância Diretrizes Curriculares Estado e Serviço Social Education Distance Education Curriculum Guidelines State and Social Service CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL |
description |
A presente dissertação trata do processo de formação do assistente social pela modalidade de educação à distância no município de Palmas-TO. Seu objetivo é identificar o crescimento da EaD no Brasil e no Tocantins, assim como a metodologia de ensino desenvolvida, investigando os limites de sua adequação às Diretrizes Curriculares. A privatização das políticas sociais no Estado burguês é um fator típico da realidade que vem enfrentando a educação superior brasileira, especialmente, quando se adere aos ditames da mercantilização, deixando a livre iniciativa do mercado para prover esta metodologia de ensino. Isso é percebido, principalmente, no curso de serviço social, que ao longo de sua história se firmou em uma formação voltada para atender às necessidades da classe trabalhadora, contribuindo com sua emancipação. O problema da qualidade do ensino prestado pelos cursos na modalidade EaD é percebido com ênfase, no crescente número de instituições de educação a distância, que em sua maioria, está ligado a faculdades isoladas, nas quais não há articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão. Isso indica o descompromisso de determinadas instituições em atender ao disposto nas Diretrizes Curriculares para os cursos de Serviço Social. Por sua natureza jurídica, o propósito da EaD é vender uma mercadoria educacional, sem o compromisso com a qualidade do serviço prestado, o que concorre para a ampliação do exército de reserva profissional, a serviço do mercado. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-04-24 2014-02-26 2016-08-10T10:32:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
NASCIMENTO, Giovanni Bezerra do. O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM PALMAS-TO.. 2013. 137 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2013. http://localhost:8080/tede/handle/tede/2175 |
identifier_str_mv |
NASCIMENTO, Giovanni Bezerra do. O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM PALMAS-TO.. 2013. 137 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2013. |
url |
http://localhost:8080/tede/handle/tede/2175 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Ciências Humanas BR PUC Goiás Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Serviço Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Ciências Humanas BR PUC Goiás Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Serviço Social |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br |
_version_ |
1822793507566256128 |