Explorando a história educacional e o racismo na gestão escolar no município de Aparecida de Goiânia (2009 a 2022)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Valdenete Pereira Alves
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5063
Resumo: A pesquisa aborda a evolução histórica da educação em Aparecida de Goiânia, com foco na implementação da gestão democrática e no enfrentamento do racismo na gestão escolar. Destaca a importância de uma escola como espaço diverso, promovendo diálogo entre pais, alunos e professores. A gestão democrática é considerada essencial, mas desafios incluem interferência política e falta de representatividade negra na liderança escolar. Examina a história das ideologias e do preconceito no Brasil, com ênfase no racismo estrutural, influência da ciência positivista e a ideologia do branqueamento. Questiona a democracia racial idealizada, apontando desigualdades presentes. Analisa o fenômeno do branqueamento no Brasil, destacando a elite branca e o uso de conceitos como mestiçagem na construção da identidade nacional. Destaca a relação entre classe e raça, criticando a abordagem inicial de estudiosos sobre a democracia racial. Aborda o racismo no contexto da educação no Brasil, com ênfase na legislação de combate ao racismo, como a Constituição Federal de 1988 e a Lei 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira. Examina a evolução da educação para a população negra desde os anos 1980, destacando desigualdades educacionais e o papel do Movimento Negro na luta contra a discriminação. Foca nas leis 10639/2003 e 11.645/2008, que exigem o ensino da História e Cultura Africana, Afro-Brasileira e indígena nas escolas, destacando o papel do Movimento Negro na promoção dessas legislações e apontando desafios na implementação, como falta de investimentos e formação profissional. Explora a metodologia de pesquisa e aspectos do Projeto Político Pedagógico (PPP) em três escolas. Sendo uma de Educação infantil (agrupamento I ao V), outra de período integral do Ensino Fundamental 1ª fase (1º ao 5º ano) e por fim, uma de Ensino Fundamental 1ª e 2ª fase (1º ao 7º ano). Destaca a importância do PPP na implementação das leis. Analisa questionários respondidos pelas diretoras das escolas, ressaltando o conhecimento sobre as leis 10.639/2003 e 11.645/2008, e enfatiza desafios enfrentados, como preconceitos e questionamentos sobre competência. Conclui enfatizando a necessidade de uma luta constante no combate ao racismo, do preconceito e da discriminação racial, bem como, uma gestão escolar mais inclusiva dando ênfase à importância da formação docente para lidar com a diversidade cultural
id PUC_GO_91cc59ab3b14fbae1e9107bdc827a0a1
oai_identifier_str oai:ambar:tede/5063
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling Explorando a história educacional e o racismo na gestão escolar no município de Aparecida de Goiânia (2009 a 2022)Exploring educational history and racism in school management in the municipality of Aparecida de Goiânia (2009 to 2022)EducaçãoRacismoGestão democráticaColonialidadesEducationRacismDemocratic managementColonialitiesCiências HumanasHistóriaA pesquisa aborda a evolução histórica da educação em Aparecida de Goiânia, com foco na implementação da gestão democrática e no enfrentamento do racismo na gestão escolar. Destaca a importância de uma escola como espaço diverso, promovendo diálogo entre pais, alunos e professores. A gestão democrática é considerada essencial, mas desafios incluem interferência política e falta de representatividade negra na liderança escolar. Examina a história das ideologias e do preconceito no Brasil, com ênfase no racismo estrutural, influência da ciência positivista e a ideologia do branqueamento. Questiona a democracia racial idealizada, apontando desigualdades presentes. Analisa o fenômeno do branqueamento no Brasil, destacando a elite branca e o uso de conceitos como mestiçagem na construção da identidade nacional. Destaca a relação entre classe e raça, criticando a abordagem inicial de estudiosos sobre a democracia racial. Aborda o racismo no contexto da educação no Brasil, com ênfase na legislação de combate ao racismo, como a Constituição Federal de 1988 e a Lei 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira. Examina a evolução da educação para a população negra desde os anos 1980, destacando desigualdades educacionais e o papel do Movimento Negro na luta contra a discriminação. Foca nas leis 10639/2003 e 11.645/2008, que exigem o ensino da História e Cultura Africana, Afro-Brasileira e indígena nas escolas, destacando o papel do Movimento Negro na promoção dessas legislações e apontando desafios na implementação, como falta de investimentos e formação profissional. Explora a metodologia de pesquisa e aspectos do Projeto Político Pedagógico (PPP) em três escolas. Sendo uma de Educação infantil (agrupamento I ao V), outra de período integral do Ensino Fundamental 1ª fase (1º ao 5º ano) e por fim, uma de Ensino Fundamental 1ª e 2ª fase (1º ao 7º ano). Destaca a importância do PPP na implementação das leis. Analisa questionários respondidos pelas diretoras das escolas, ressaltando o conhecimento sobre as leis 10.639/2003 e 11.645/2008, e enfatiza desafios enfrentados, como preconceitos e questionamentos sobre competência. Conclui enfatizando a necessidade de uma luta constante no combate ao racismo, do preconceito e da discriminação racial, bem como, uma gestão escolar mais inclusiva dando ênfase à importância da formação docente para lidar com a diversidade culturalThe research addresses the historical evolution of education in Aparecida de Goiania, focusing on the implementation of democratic management and confronting racism in school management. It highlights the importance of a school as a diverse space, promoting dialogue between parents, students and teachers. Democratic management is considered essential, but challenges include political interference and a lack of black representation in school leadership. Examines the history of ideologies and prejudice in Brazil, with an emphasis on structural racism, the influence of positivist science and the ideology of whitening. It questions idealized racial democracy, pointing out present inequalities. Analyzes the phenomenon of whitening in Brazil, highlighting the white elite and the use of concepts such as miscegenation in the construction of national identity. Highlights the relationship between class and race, criticizing the initial approach of scholars on racial democracy. It addresses racism in the context of education in Brazil, with an emphasis on legislation to combat racism, such as the Federal Constitution of 1988 and Law 10,639/2003, which makes the teaching of Afro-Brazilian history and culture mandatory. Examines the evolution of education for the black population since the 1980s, highlighting educational inequalities and the role of the Black Movement in the fight against discrimination. It focuses on laws 10639/2003 and 11.645/2008, which require the teaching of African, Afro-Brazilian and indigenous History and Culture in schools, highlighting the role of the Black Movement in promoting these laws and pointing out challenges in implementation, such as lack of investment and professional qualification. Explores the research methodology and aspects of the Political Pedagogical Project (PPP) in two schools: Escola Municipal Emei Professora Wilsonina de Fátima Silva Batista, Escola Municipal José dos Santos Borges addressing their histories, locations and social challenges. Highlights the importance of the PPP in implementing laws. It analyzes questionnaires answered by school directors, highlighting knowledge about laws 10,639/2003 and 11,645/2008, and emphasizes challenges faced, such as prejudices and questions about competence. It concludes by emphasizing the need for a constant struggle to combat racism, prejudice and racial discrimination, as well as more inclusive school management, emphasizing the importance of teacher training to deal with cultural diversityPontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e HumanidadesBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em HistóriaReinato, Eduardo Joséhttp://lattes.cnpq.br/9142540932437553Ribeiro, Maria do Espírito Santo Rosa Cavalcantehttp://lattes.cnpq.br/0992325312724959Santos, Tatianne Silvahttp://lattes.cnpq.br/2124754717934938Nogueira, Valdenete Pereira Alves2024-06-12T19:09:22Z2024-02-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNOGUEIRA, Valdenete Pereira Alves. Explorando a história educacional e o racismo na gestão escolar no município de Aparecida de Goiânia (2009 a 2022). 2024. 138 f. Dissertação (Mestrado em História) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2024.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5063porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-06-13T04:00:10Zoai:ambar:tede/5063Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-06-13T04:00:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv Explorando a história educacional e o racismo na gestão escolar no município de Aparecida de Goiânia (2009 a 2022)
Exploring educational history and racism in school management in the municipality of Aparecida de Goiânia (2009 to 2022)
title Explorando a história educacional e o racismo na gestão escolar no município de Aparecida de Goiânia (2009 a 2022)
spellingShingle Explorando a história educacional e o racismo na gestão escolar no município de Aparecida de Goiânia (2009 a 2022)
Nogueira, Valdenete Pereira Alves
Educação
Racismo
Gestão democrática
Colonialidades
Education
Racism
Democratic management
Colonialities
Ciências Humanas
História
title_short Explorando a história educacional e o racismo na gestão escolar no município de Aparecida de Goiânia (2009 a 2022)
title_full Explorando a história educacional e o racismo na gestão escolar no município de Aparecida de Goiânia (2009 a 2022)
title_fullStr Explorando a história educacional e o racismo na gestão escolar no município de Aparecida de Goiânia (2009 a 2022)
title_full_unstemmed Explorando a história educacional e o racismo na gestão escolar no município de Aparecida de Goiânia (2009 a 2022)
title_sort Explorando a história educacional e o racismo na gestão escolar no município de Aparecida de Goiânia (2009 a 2022)
author Nogueira, Valdenete Pereira Alves
author_facet Nogueira, Valdenete Pereira Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Reinato, Eduardo José
http://lattes.cnpq.br/9142540932437553
Ribeiro, Maria do Espírito Santo Rosa Cavalcante
http://lattes.cnpq.br/0992325312724959
Santos, Tatianne Silva
http://lattes.cnpq.br/2124754717934938
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, Valdenete Pereira Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Racismo
Gestão democrática
Colonialidades
Education
Racism
Democratic management
Colonialities
Ciências Humanas
História
topic Educação
Racismo
Gestão democrática
Colonialidades
Education
Racism
Democratic management
Colonialities
Ciências Humanas
História
description A pesquisa aborda a evolução histórica da educação em Aparecida de Goiânia, com foco na implementação da gestão democrática e no enfrentamento do racismo na gestão escolar. Destaca a importância de uma escola como espaço diverso, promovendo diálogo entre pais, alunos e professores. A gestão democrática é considerada essencial, mas desafios incluem interferência política e falta de representatividade negra na liderança escolar. Examina a história das ideologias e do preconceito no Brasil, com ênfase no racismo estrutural, influência da ciência positivista e a ideologia do branqueamento. Questiona a democracia racial idealizada, apontando desigualdades presentes. Analisa o fenômeno do branqueamento no Brasil, destacando a elite branca e o uso de conceitos como mestiçagem na construção da identidade nacional. Destaca a relação entre classe e raça, criticando a abordagem inicial de estudiosos sobre a democracia racial. Aborda o racismo no contexto da educação no Brasil, com ênfase na legislação de combate ao racismo, como a Constituição Federal de 1988 e a Lei 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira. Examina a evolução da educação para a população negra desde os anos 1980, destacando desigualdades educacionais e o papel do Movimento Negro na luta contra a discriminação. Foca nas leis 10639/2003 e 11.645/2008, que exigem o ensino da História e Cultura Africana, Afro-Brasileira e indígena nas escolas, destacando o papel do Movimento Negro na promoção dessas legislações e apontando desafios na implementação, como falta de investimentos e formação profissional. Explora a metodologia de pesquisa e aspectos do Projeto Político Pedagógico (PPP) em três escolas. Sendo uma de Educação infantil (agrupamento I ao V), outra de período integral do Ensino Fundamental 1ª fase (1º ao 5º ano) e por fim, uma de Ensino Fundamental 1ª e 2ª fase (1º ao 7º ano). Destaca a importância do PPP na implementação das leis. Analisa questionários respondidos pelas diretoras das escolas, ressaltando o conhecimento sobre as leis 10.639/2003 e 11.645/2008, e enfatiza desafios enfrentados, como preconceitos e questionamentos sobre competência. Conclui enfatizando a necessidade de uma luta constante no combate ao racismo, do preconceito e da discriminação racial, bem como, uma gestão escolar mais inclusiva dando ênfase à importância da formação docente para lidar com a diversidade cultural
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-06-12T19:09:22Z
2024-02-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NOGUEIRA, Valdenete Pereira Alves. Explorando a história educacional e o racismo na gestão escolar no município de Aparecida de Goiânia (2009 a 2022). 2024. 138 f. Dissertação (Mestrado em História) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2024.
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5063
identifier_str_mv NOGUEIRA, Valdenete Pereira Alves. Explorando a história educacional e o racismo na gestão escolar no município de Aparecida de Goiânia (2009 a 2022). 2024. 138 f. Dissertação (Mestrado em História) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2024.
url http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5063
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidades
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em História
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidades
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em História
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1809202275762044928