Integração entre Conhecimento Disciplinar e Conhecimento Pedagógico em Cursos de Graduação em Farmácia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Godoi, Danillo Rodrigues de Sá
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4150
Resumo: Realizou-se uma pesquisa qualitativa com caráter descritivo e exploratório com o objetivo de investigar como se apresenta a integração entre conhecimento disciplinar e conhecimento pedagógico em cursos de graduação em farmácia, no estado de Goiás, e analisar o que os professores compreendem acerca dessa integração. Participaram da pesquisa quatorze professores e os dados foram coletados por meio de questionário e entrevista semiestruturada. A análise dos dados mostrou que os docentes apresentam formação específica na área da disciplina que ensinam, a maioria com título de doutor na área, denotando-se que apresentam domínio do conhecimento disciplinar. No entanto, possuem pouca ou nenhuma formação pedagógica, e seus relatos indicam que na atividade docente predominam conhecimentos experienciais sobre o ensino, com pouca fundamentação teórica pedagógica e/ou didática. Conclui-se que é necessário investimento na formação pedagógica, criando para os docentes as possibilidades de articularem os aspectos epistemológicos do campo da farmácia e da disciplina ensinada e os aspectos pedagógicos do ensino. Acredita-se que as análises apresentadas nesta pesquisa podem contribuir para novas reflexões sobre a atividade de ensino e sobre a qualidade da formação de farmacêuticos, uma vez que essa temática ainda é pouco explorada em pesquisas sobre o ensino nos cursos de farmácia.
id PUC_GO_93d7f498b9c4270aad593ea65d6c1456
oai_identifier_str oai:ambar:tede/4150
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling Integração entre Conhecimento Disciplinar e Conhecimento Pedagógico em Cursos de Graduação em FarmáciaIntegration between disciplinary knowledge and pedagogical knowledge in undergraduate courses in pharmacy.Faculdades de Farmácia. Conhecimento Disciplinar e Conhecimento Pedagógico. Docência Universitária. Docência no Ensino Superior.Pharmacy Faculties. Disciplinary Knowledge and Pedagogical Knowledge. University Teaching. Teaching in Higher Education.CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMRealizou-se uma pesquisa qualitativa com caráter descritivo e exploratório com o objetivo de investigar como se apresenta a integração entre conhecimento disciplinar e conhecimento pedagógico em cursos de graduação em farmácia, no estado de Goiás, e analisar o que os professores compreendem acerca dessa integração. Participaram da pesquisa quatorze professores e os dados foram coletados por meio de questionário e entrevista semiestruturada. A análise dos dados mostrou que os docentes apresentam formação específica na área da disciplina que ensinam, a maioria com título de doutor na área, denotando-se que apresentam domínio do conhecimento disciplinar. No entanto, possuem pouca ou nenhuma formação pedagógica, e seus relatos indicam que na atividade docente predominam conhecimentos experienciais sobre o ensino, com pouca fundamentação teórica pedagógica e/ou didática. Conclui-se que é necessário investimento na formação pedagógica, criando para os docentes as possibilidades de articularem os aspectos epistemológicos do campo da farmácia e da disciplina ensinada e os aspectos pedagógicos do ensino. Acredita-se que as análises apresentadas nesta pesquisa podem contribuir para novas reflexões sobre a atividade de ensino e sobre a qualidade da formação de farmacêuticos, uma vez que essa temática ainda é pouco explorada em pesquisas sobre o ensino nos cursos de farmácia.A descriptive and exploratory qualitative research was carried out with the objective of investigating how the integration between disciplinary knowledge and pedagogical knowledge in undergraduate courses in pharmacy in the state of Goiás is presented, and to analyze what teachers understand about this integration. Fourteen teachers participated in the study and the data were collected through a questionnaire and semi-structured interview. The analysis of the data showed that the teachers present specific training in the area of the discipline that they teach, the majority with doctor's degree in the area, denoting that they present mastery of the disciplinary knowledge. However, they have little or no pedagogical training, and their reports indicate that in the teaching activity, experiential knowledge about teaching predominates, with little pedagogical and / or didactic theoretical foundation. It is concluded that it is necessary to invest in pedagogical training, creating for teachers the possibilities of articulating the epistemological aspects of the field of pharmacy and the taught discipline and the pedagogical aspects of teaching. It is believed that the analyzes presented in this research may contribute to new reflections on the teaching activity and on the quality of training of pharmacists, since this theme is still little explored in research on teaching in pharmacy courses.Pontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Ciências Sociais e Saúde::Curso de EnfermagemBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Atenção à SaúdeFreitas, Raquel Aparecida Marra da Madeirahttp://lattes.cnpq.br/4340349253071492Souza, Adenícia Custódia Silva ehttp://lattes.cnpq.br/5966034868102264Rosa, Sandra Valéria Limontahttp://lattes.cnpq.br/6361226363713191Godoi, Danillo Rodrigues de Sá2019-04-09T12:13:25Z2017-04-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGodoi, Danillo Rodrigues de Sá. Integração entre Conhecimento Disciplinar e Conhecimento Pedagógico em Cursos de Graduação em Farmácia. 2017. 170 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Atenção à Saúde) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4150porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2019-04-10T04:01:09Zoai:ambar:tede/4150Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932019-04-10T04:01:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv Integração entre Conhecimento Disciplinar e Conhecimento Pedagógico em Cursos de Graduação em Farmácia
Integration between disciplinary knowledge and pedagogical knowledge in undergraduate courses in pharmacy.
title Integração entre Conhecimento Disciplinar e Conhecimento Pedagógico em Cursos de Graduação em Farmácia
spellingShingle Integração entre Conhecimento Disciplinar e Conhecimento Pedagógico em Cursos de Graduação em Farmácia
Godoi, Danillo Rodrigues de Sá
Faculdades de Farmácia. Conhecimento Disciplinar e Conhecimento Pedagógico. Docência Universitária. Docência no Ensino Superior.
Pharmacy Faculties. Disciplinary Knowledge and Pedagogical Knowledge. University Teaching. Teaching in Higher Education.
CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
title_short Integração entre Conhecimento Disciplinar e Conhecimento Pedagógico em Cursos de Graduação em Farmácia
title_full Integração entre Conhecimento Disciplinar e Conhecimento Pedagógico em Cursos de Graduação em Farmácia
title_fullStr Integração entre Conhecimento Disciplinar e Conhecimento Pedagógico em Cursos de Graduação em Farmácia
title_full_unstemmed Integração entre Conhecimento Disciplinar e Conhecimento Pedagógico em Cursos de Graduação em Farmácia
title_sort Integração entre Conhecimento Disciplinar e Conhecimento Pedagógico em Cursos de Graduação em Farmácia
author Godoi, Danillo Rodrigues de Sá
author_facet Godoi, Danillo Rodrigues de Sá
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freitas, Raquel Aparecida Marra da Madeira
http://lattes.cnpq.br/4340349253071492
Souza, Adenícia Custódia Silva e
http://lattes.cnpq.br/5966034868102264
Rosa, Sandra Valéria Limonta
http://lattes.cnpq.br/6361226363713191
dc.contributor.author.fl_str_mv Godoi, Danillo Rodrigues de Sá
dc.subject.por.fl_str_mv Faculdades de Farmácia. Conhecimento Disciplinar e Conhecimento Pedagógico. Docência Universitária. Docência no Ensino Superior.
Pharmacy Faculties. Disciplinary Knowledge and Pedagogical Knowledge. University Teaching. Teaching in Higher Education.
CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
topic Faculdades de Farmácia. Conhecimento Disciplinar e Conhecimento Pedagógico. Docência Universitária. Docência no Ensino Superior.
Pharmacy Faculties. Disciplinary Knowledge and Pedagogical Knowledge. University Teaching. Teaching in Higher Education.
CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
description Realizou-se uma pesquisa qualitativa com caráter descritivo e exploratório com o objetivo de investigar como se apresenta a integração entre conhecimento disciplinar e conhecimento pedagógico em cursos de graduação em farmácia, no estado de Goiás, e analisar o que os professores compreendem acerca dessa integração. Participaram da pesquisa quatorze professores e os dados foram coletados por meio de questionário e entrevista semiestruturada. A análise dos dados mostrou que os docentes apresentam formação específica na área da disciplina que ensinam, a maioria com título de doutor na área, denotando-se que apresentam domínio do conhecimento disciplinar. No entanto, possuem pouca ou nenhuma formação pedagógica, e seus relatos indicam que na atividade docente predominam conhecimentos experienciais sobre o ensino, com pouca fundamentação teórica pedagógica e/ou didática. Conclui-se que é necessário investimento na formação pedagógica, criando para os docentes as possibilidades de articularem os aspectos epistemológicos do campo da farmácia e da disciplina ensinada e os aspectos pedagógicos do ensino. Acredita-se que as análises apresentadas nesta pesquisa podem contribuir para novas reflexões sobre a atividade de ensino e sobre a qualidade da formação de farmacêuticos, uma vez que essa temática ainda é pouco explorada em pesquisas sobre o ensino nos cursos de farmácia.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-06
2019-04-09T12:13:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Godoi, Danillo Rodrigues de Sá. Integração entre Conhecimento Disciplinar e Conhecimento Pedagógico em Cursos de Graduação em Farmácia. 2017. 170 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Atenção à Saúde) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4150
identifier_str_mv Godoi, Danillo Rodrigues de Sá. Integração entre Conhecimento Disciplinar e Conhecimento Pedagógico em Cursos de Graduação em Farmácia. 2017. 170 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Atenção à Saúde) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.
url http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4150
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Ciências Sociais e Saúde::Curso de Enfermagem
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Atenção à Saúde
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Ciências Sociais e Saúde::Curso de Enfermagem
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Atenção à Saúde
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1796791400305524736