Integração entre conhecimento disciplinar e conhecimento pedagógico em cursos de graduação em enfermagem de instituições particulares da cidade de Goiânia-GO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4744 |
Resumo: | Esta pesquisa teve por objetivos investigar a integração entre conhecimento disciplinar e conhecimento pedagógico em cursos de graduação em enfermagem; identificar a formação pedagógica e a formação disciplinar de docentes que atuam nesses cursos e analisar seu conhecimento e sua prática no que se refere à integração entre conhecimento disciplinar e conhecimento pedagógico. Adotou-se a abordagem qualitativa e como referencial teórico as ideias de Ariza e Toscano (2001), Anastasiou (2002, 2005), Pimenta (1999, 2002, 2008) Libâneo (2004; 2008; 2009; 2015), Masetto (2003) e Tardif (2002, 2004, 2009). Participaram da pesquisa dez docentes de quatro instituições de ensino particulares da cidade de Goiânia, Goiás. Utilizou-se como instrumentos de coleta de dados questionário e roteiro de entrevista semiestruturada. Concluiu-se que há alguns indícios de busca de integração entre conhecimento disciplinar e conhecimento pedagógico na prática de ensino dos docentes, todavia outros aspectos necessários à promoção da integração, ainda não estão presentes e exigem um forte investimento na formação pedagógica e didática dos docentes, tais como conhecer os métodos de investigação que deram origem a esses conceitos; conhecer os modos pelos quais os alunos deverão pensar para desenvolverem em sua ação mental esses conceitos, isto é, saber propor aos alunos métodos de pensamento que os levem aos conceitos como ferramentas para o trabalho mental e prático na profissão |
id |
PUC_GO_32f9a8fd67a6dda6341fa5271d546e1d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ambar:tede/4744 |
network_acronym_str |
PUC_GO |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository_id_str |
6593 |
spelling |
Integração entre conhecimento disciplinar e conhecimento pedagógico em cursos de graduação em enfermagem de instituições particulares da cidade de Goiânia-GOIntegration between disciplinary knowledge and pedagogical knowledge in undergraduate nursing courses at private institutions in the city of Goiânia-GOEnsino de enfermagemDidáticaPrática docenteConhecimento disciplinar e conhecimento pedagógicoTeaching in nursingDidacticTeaching practiceDisciplinary knowledge and pedagogical knowledgeCiências da SaúdeEsta pesquisa teve por objetivos investigar a integração entre conhecimento disciplinar e conhecimento pedagógico em cursos de graduação em enfermagem; identificar a formação pedagógica e a formação disciplinar de docentes que atuam nesses cursos e analisar seu conhecimento e sua prática no que se refere à integração entre conhecimento disciplinar e conhecimento pedagógico. Adotou-se a abordagem qualitativa e como referencial teórico as ideias de Ariza e Toscano (2001), Anastasiou (2002, 2005), Pimenta (1999, 2002, 2008) Libâneo (2004; 2008; 2009; 2015), Masetto (2003) e Tardif (2002, 2004, 2009). Participaram da pesquisa dez docentes de quatro instituições de ensino particulares da cidade de Goiânia, Goiás. Utilizou-se como instrumentos de coleta de dados questionário e roteiro de entrevista semiestruturada. Concluiu-se que há alguns indícios de busca de integração entre conhecimento disciplinar e conhecimento pedagógico na prática de ensino dos docentes, todavia outros aspectos necessários à promoção da integração, ainda não estão presentes e exigem um forte investimento na formação pedagógica e didática dos docentes, tais como conhecer os métodos de investigação que deram origem a esses conceitos; conhecer os modos pelos quais os alunos deverão pensar para desenvolverem em sua ação mental esses conceitos, isto é, saber propor aos alunos métodos de pensamento que os levem aos conceitos como ferramentas para o trabalho mental e prático na profissãoThis search project the objective was to research integration between disciplinary knowledge and pedagogical training and disciplinary training of teachers, who impart these courses and analyse their knowledge and practice with regard to integration between disciplinary knowledge and pedagogical knowledge. A qualitative approach was adopted and the ideas of Ariza and Toscano (2001), Anastasiou (2002, 2005), Pimenta (1999, 2002, 2008) Libâneo (2004; 2008; 2009; 2015), Masetto (2003) and Tardif (2002, 2004, 2009) were adopted as theoretical reference. Ten teachers from four private educational institutions in the city of Goiânia-Goiás participated in this research. For data collection, questionnaire and semistructured interview script formats were adopted. It was concluded that there are some indications of efforts to integrate disciplinary knowledge and pedagogical knowledge in the teaching practices of the professors, however other aspects that are necessary to promote integration are still absent and there is a requirement for significant investment in pedagogical and didactic training of teachers, for example on knowledge of the research methodology that gave rise to these concepts; knowing the manner in which students must think to develop these concepts in their intellectual work. That is to say they must know how to introduce students to ways of thinking that would help them understand and use these concepts as tools for practical and intellectual work in their professionPontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Ciências Sociais e SaúdeBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Atenção à SaúdeFreitas, Raquel Aparecida Marra da Madeirahttp://lattes.cnpq.br/4340349253071492Souza, Adenícia Custodia Silva ehttp://lattes.cnpq.br/5966034868102264Rosa, Sandra Valéria Limontahttp://lattes.cnpq.br/6361226363713191Teles, Márcia da Silva Sá2021-11-25T19:06:24Z2015-08-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfTELES, Márcia da Silva Sá. Integração entre conhecimento disciplinar e conhecimento pedagógico em cursos de graduação em enfermagem de instituições particulares da cidade de Goiânia-GO. 2015. 111 f. Dissertação (Mestrado em Atenção à Saúde) -- Escola de Ciências Sociais e da Saúde, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2015.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4744porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2022-07-26T18:00:21Zoai:ambar:tede/4744Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932022-07-26T18:00:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Integração entre conhecimento disciplinar e conhecimento pedagógico em cursos de graduação em enfermagem de instituições particulares da cidade de Goiânia-GO Integration between disciplinary knowledge and pedagogical knowledge in undergraduate nursing courses at private institutions in the city of Goiânia-GO |
title |
Integração entre conhecimento disciplinar e conhecimento pedagógico em cursos de graduação em enfermagem de instituições particulares da cidade de Goiânia-GO |
spellingShingle |
Integração entre conhecimento disciplinar e conhecimento pedagógico em cursos de graduação em enfermagem de instituições particulares da cidade de Goiânia-GO Teles, Márcia da Silva Sá Ensino de enfermagem Didática Prática docente Conhecimento disciplinar e conhecimento pedagógico Teaching in nursing Didactic Teaching practice Disciplinary knowledge and pedagogical knowledge Ciências da Saúde |
title_short |
Integração entre conhecimento disciplinar e conhecimento pedagógico em cursos de graduação em enfermagem de instituições particulares da cidade de Goiânia-GO |
title_full |
Integração entre conhecimento disciplinar e conhecimento pedagógico em cursos de graduação em enfermagem de instituições particulares da cidade de Goiânia-GO |
title_fullStr |
Integração entre conhecimento disciplinar e conhecimento pedagógico em cursos de graduação em enfermagem de instituições particulares da cidade de Goiânia-GO |
title_full_unstemmed |
Integração entre conhecimento disciplinar e conhecimento pedagógico em cursos de graduação em enfermagem de instituições particulares da cidade de Goiânia-GO |
title_sort |
Integração entre conhecimento disciplinar e conhecimento pedagógico em cursos de graduação em enfermagem de instituições particulares da cidade de Goiânia-GO |
author |
Teles, Márcia da Silva Sá |
author_facet |
Teles, Márcia da Silva Sá |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Freitas, Raquel Aparecida Marra da Madeira http://lattes.cnpq.br/4340349253071492 Souza, Adenícia Custodia Silva e http://lattes.cnpq.br/5966034868102264 Rosa, Sandra Valéria Limonta http://lattes.cnpq.br/6361226363713191 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teles, Márcia da Silva Sá |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de enfermagem Didática Prática docente Conhecimento disciplinar e conhecimento pedagógico Teaching in nursing Didactic Teaching practice Disciplinary knowledge and pedagogical knowledge Ciências da Saúde |
topic |
Ensino de enfermagem Didática Prática docente Conhecimento disciplinar e conhecimento pedagógico Teaching in nursing Didactic Teaching practice Disciplinary knowledge and pedagogical knowledge Ciências da Saúde |
description |
Esta pesquisa teve por objetivos investigar a integração entre conhecimento disciplinar e conhecimento pedagógico em cursos de graduação em enfermagem; identificar a formação pedagógica e a formação disciplinar de docentes que atuam nesses cursos e analisar seu conhecimento e sua prática no que se refere à integração entre conhecimento disciplinar e conhecimento pedagógico. Adotou-se a abordagem qualitativa e como referencial teórico as ideias de Ariza e Toscano (2001), Anastasiou (2002, 2005), Pimenta (1999, 2002, 2008) Libâneo (2004; 2008; 2009; 2015), Masetto (2003) e Tardif (2002, 2004, 2009). Participaram da pesquisa dez docentes de quatro instituições de ensino particulares da cidade de Goiânia, Goiás. Utilizou-se como instrumentos de coleta de dados questionário e roteiro de entrevista semiestruturada. Concluiu-se que há alguns indícios de busca de integração entre conhecimento disciplinar e conhecimento pedagógico na prática de ensino dos docentes, todavia outros aspectos necessários à promoção da integração, ainda não estão presentes e exigem um forte investimento na formação pedagógica e didática dos docentes, tais como conhecer os métodos de investigação que deram origem a esses conceitos; conhecer os modos pelos quais os alunos deverão pensar para desenvolverem em sua ação mental esses conceitos, isto é, saber propor aos alunos métodos de pensamento que os levem aos conceitos como ferramentas para o trabalho mental e prático na profissão |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-07 2021-11-25T19:06:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
TELES, Márcia da Silva Sá. Integração entre conhecimento disciplinar e conhecimento pedagógico em cursos de graduação em enfermagem de instituições particulares da cidade de Goiânia-GO. 2015. 111 f. Dissertação (Mestrado em Atenção à Saúde) -- Escola de Ciências Sociais e da Saúde, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2015. http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4744 |
identifier_str_mv |
TELES, Márcia da Silva Sá. Integração entre conhecimento disciplinar e conhecimento pedagógico em cursos de graduação em enfermagem de instituições particulares da cidade de Goiânia-GO. 2015. 111 f. Dissertação (Mestrado em Atenção à Saúde) -- Escola de Ciências Sociais e da Saúde, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2015. |
url |
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4744 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Escola de Ciências Sociais e Saúde Brasil PUC Goiás Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Atenção à Saúde |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Escola de Ciências Sociais e Saúde Brasil PUC Goiás Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Atenção à Saúde |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br |
_version_ |
1809202273784430592 |