Integração entre conhecimento disciplinar e conhecimento pedagógico em cursos de graduação em enfermagem de instituições particulares da cidade de Goiânia-GO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teles, Márcia da Silva Sá
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4744
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivos investigar a integração entre conhecimento disciplinar e conhecimento pedagógico em cursos de graduação em enfermagem; identificar a formação pedagógica e a formação disciplinar de docentes que atuam nesses cursos e analisar seu conhecimento e sua prática no que se refere à integração entre conhecimento disciplinar e conhecimento pedagógico. Adotou-se a abordagem qualitativa e como referencial teórico as ideias de Ariza e Toscano (2001), Anastasiou (2002, 2005), Pimenta (1999, 2002, 2008) Libâneo (2004; 2008; 2009; 2015), Masetto (2003) e Tardif (2002, 2004, 2009). Participaram da pesquisa dez docentes de quatro instituições de ensino particulares da cidade de Goiânia, Goiás. Utilizou-se como instrumentos de coleta de dados questionário e roteiro de entrevista semiestruturada. Concluiu-se que há alguns indícios de busca de integração entre conhecimento disciplinar e conhecimento pedagógico na prática de ensino dos docentes, todavia outros aspectos necessários à promoção da integração, ainda não estão presentes e exigem um forte investimento na formação pedagógica e didática dos docentes, tais como conhecer os métodos de investigação que deram origem a esses conceitos; conhecer os modos pelos quais os alunos deverão pensar para desenvolverem em sua ação mental esses conceitos, isto é, saber propor aos alunos métodos de pensamento que os levem aos conceitos como ferramentas para o trabalho mental e prático na profissão
id PUC_GO_32f9a8fd67a6dda6341fa5271d546e1d
oai_identifier_str oai:ambar:tede/4744
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling Integração entre conhecimento disciplinar e conhecimento pedagógico em cursos de graduação em enfermagem de instituições particulares da cidade de Goiânia-GOIntegration between disciplinary knowledge and pedagogical knowledge in undergraduate nursing courses at private institutions in the city of Goiânia-GOEnsino de enfermagemDidáticaPrática docenteConhecimento disciplinar e conhecimento pedagógicoTeaching in nursingDidacticTeaching practiceDisciplinary knowledge and pedagogical knowledgeCiências da SaúdeEsta pesquisa teve por objetivos investigar a integração entre conhecimento disciplinar e conhecimento pedagógico em cursos de graduação em enfermagem; identificar a formação pedagógica e a formação disciplinar de docentes que atuam nesses cursos e analisar seu conhecimento e sua prática no que se refere à integração entre conhecimento disciplinar e conhecimento pedagógico. Adotou-se a abordagem qualitativa e como referencial teórico as ideias de Ariza e Toscano (2001), Anastasiou (2002, 2005), Pimenta (1999, 2002, 2008) Libâneo (2004; 2008; 2009; 2015), Masetto (2003) e Tardif (2002, 2004, 2009). Participaram da pesquisa dez docentes de quatro instituições de ensino particulares da cidade de Goiânia, Goiás. Utilizou-se como instrumentos de coleta de dados questionário e roteiro de entrevista semiestruturada. Concluiu-se que há alguns indícios de busca de integração entre conhecimento disciplinar e conhecimento pedagógico na prática de ensino dos docentes, todavia outros aspectos necessários à promoção da integração, ainda não estão presentes e exigem um forte investimento na formação pedagógica e didática dos docentes, tais como conhecer os métodos de investigação que deram origem a esses conceitos; conhecer os modos pelos quais os alunos deverão pensar para desenvolverem em sua ação mental esses conceitos, isto é, saber propor aos alunos métodos de pensamento que os levem aos conceitos como ferramentas para o trabalho mental e prático na profissãoThis search project the objective was to research integration between disciplinary knowledge and pedagogical training and disciplinary training of teachers, who impart these courses and analyse their knowledge and practice with regard to integration between disciplinary knowledge and pedagogical knowledge. A qualitative approach was adopted and the ideas of Ariza and Toscano (2001), Anastasiou (2002, 2005), Pimenta (1999, 2002, 2008) Libâneo (2004; 2008; 2009; 2015), Masetto (2003) and Tardif (2002, 2004, 2009) were adopted as theoretical reference. Ten teachers from four private educational institutions in the city of Goiânia-Goiás participated in this research. For data collection, questionnaire and semistructured interview script formats were adopted. It was concluded that there are some indications of efforts to integrate disciplinary knowledge and pedagogical knowledge in the teaching practices of the professors, however other aspects that are necessary to promote integration are still absent and there is a requirement for significant investment in pedagogical and didactic training of teachers, for example on knowledge of the research methodology that gave rise to these concepts; knowing the manner in which students must think to develop these concepts in their intellectual work. That is to say they must know how to introduce students to ways of thinking that would help them understand and use these concepts as tools for practical and intellectual work in their professionPontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Ciências Sociais e SaúdeBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Atenção à SaúdeFreitas, Raquel Aparecida Marra da Madeirahttp://lattes.cnpq.br/4340349253071492Souza, Adenícia Custodia Silva ehttp://lattes.cnpq.br/5966034868102264Rosa, Sandra Valéria Limontahttp://lattes.cnpq.br/6361226363713191Teles, Márcia da Silva Sá2021-11-25T19:06:24Z2015-08-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfTELES, Márcia da Silva Sá. Integração entre conhecimento disciplinar e conhecimento pedagógico em cursos de graduação em enfermagem de instituições particulares da cidade de Goiânia-GO. 2015. 111 f. Dissertação (Mestrado em Atenção à Saúde) -- Escola de Ciências Sociais e da Saúde, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2015.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4744porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2022-07-26T18:00:21Zoai:ambar:tede/4744Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932022-07-26T18:00:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv Integração entre conhecimento disciplinar e conhecimento pedagógico em cursos de graduação em enfermagem de instituições particulares da cidade de Goiânia-GO
Integration between disciplinary knowledge and pedagogical knowledge in undergraduate nursing courses at private institutions in the city of Goiânia-GO
title Integração entre conhecimento disciplinar e conhecimento pedagógico em cursos de graduação em enfermagem de instituições particulares da cidade de Goiânia-GO
spellingShingle Integração entre conhecimento disciplinar e conhecimento pedagógico em cursos de graduação em enfermagem de instituições particulares da cidade de Goiânia-GO
Teles, Márcia da Silva Sá
Ensino de enfermagem
Didática
Prática docente
Conhecimento disciplinar e conhecimento pedagógico
Teaching in nursing
Didactic
Teaching practice
Disciplinary knowledge and pedagogical knowledge
Ciências da Saúde
title_short Integração entre conhecimento disciplinar e conhecimento pedagógico em cursos de graduação em enfermagem de instituições particulares da cidade de Goiânia-GO
title_full Integração entre conhecimento disciplinar e conhecimento pedagógico em cursos de graduação em enfermagem de instituições particulares da cidade de Goiânia-GO
title_fullStr Integração entre conhecimento disciplinar e conhecimento pedagógico em cursos de graduação em enfermagem de instituições particulares da cidade de Goiânia-GO
title_full_unstemmed Integração entre conhecimento disciplinar e conhecimento pedagógico em cursos de graduação em enfermagem de instituições particulares da cidade de Goiânia-GO
title_sort Integração entre conhecimento disciplinar e conhecimento pedagógico em cursos de graduação em enfermagem de instituições particulares da cidade de Goiânia-GO
author Teles, Márcia da Silva Sá
author_facet Teles, Márcia da Silva Sá
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freitas, Raquel Aparecida Marra da Madeira
http://lattes.cnpq.br/4340349253071492
Souza, Adenícia Custodia Silva e
http://lattes.cnpq.br/5966034868102264
Rosa, Sandra Valéria Limonta
http://lattes.cnpq.br/6361226363713191
dc.contributor.author.fl_str_mv Teles, Márcia da Silva Sá
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de enfermagem
Didática
Prática docente
Conhecimento disciplinar e conhecimento pedagógico
Teaching in nursing
Didactic
Teaching practice
Disciplinary knowledge and pedagogical knowledge
Ciências da Saúde
topic Ensino de enfermagem
Didática
Prática docente
Conhecimento disciplinar e conhecimento pedagógico
Teaching in nursing
Didactic
Teaching practice
Disciplinary knowledge and pedagogical knowledge
Ciências da Saúde
description Esta pesquisa teve por objetivos investigar a integração entre conhecimento disciplinar e conhecimento pedagógico em cursos de graduação em enfermagem; identificar a formação pedagógica e a formação disciplinar de docentes que atuam nesses cursos e analisar seu conhecimento e sua prática no que se refere à integração entre conhecimento disciplinar e conhecimento pedagógico. Adotou-se a abordagem qualitativa e como referencial teórico as ideias de Ariza e Toscano (2001), Anastasiou (2002, 2005), Pimenta (1999, 2002, 2008) Libâneo (2004; 2008; 2009; 2015), Masetto (2003) e Tardif (2002, 2004, 2009). Participaram da pesquisa dez docentes de quatro instituições de ensino particulares da cidade de Goiânia, Goiás. Utilizou-se como instrumentos de coleta de dados questionário e roteiro de entrevista semiestruturada. Concluiu-se que há alguns indícios de busca de integração entre conhecimento disciplinar e conhecimento pedagógico na prática de ensino dos docentes, todavia outros aspectos necessários à promoção da integração, ainda não estão presentes e exigem um forte investimento na formação pedagógica e didática dos docentes, tais como conhecer os métodos de investigação que deram origem a esses conceitos; conhecer os modos pelos quais os alunos deverão pensar para desenvolverem em sua ação mental esses conceitos, isto é, saber propor aos alunos métodos de pensamento que os levem aos conceitos como ferramentas para o trabalho mental e prático na profissão
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-07
2021-11-25T19:06:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TELES, Márcia da Silva Sá. Integração entre conhecimento disciplinar e conhecimento pedagógico em cursos de graduação em enfermagem de instituições particulares da cidade de Goiânia-GO. 2015. 111 f. Dissertação (Mestrado em Atenção à Saúde) -- Escola de Ciências Sociais e da Saúde, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2015.
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4744
identifier_str_mv TELES, Márcia da Silva Sá. Integração entre conhecimento disciplinar e conhecimento pedagógico em cursos de graduação em enfermagem de instituições particulares da cidade de Goiânia-GO. 2015. 111 f. Dissertação (Mestrado em Atenção à Saúde) -- Escola de Ciências Sociais e da Saúde, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2015.
url http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4744
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Ciências Sociais e Saúde
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Atenção à Saúde
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Ciências Sociais e Saúde
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Atenção à Saúde
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1809202273784430592