Uma análise histórica do culto a Odin na Escandinávia medieval retratado na série Vikings da Netflix

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Leonardo Gonçalves
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4946
Resumo: A presente dissertação busca analisar as representações históricas e imagéticas no culto a Odin na Escandinávia Medieval, retratadas na Série Vikings. Trata, nesse sentido, de reconstituir os diferentes aspectos religiosos e espirituais da crença politeísta pagã, representadas na referida série, focalizando o universo religioso em torno do culto a Odin, à luz dos recursos teórico-metodológicos da historiografia. Como delimitação do objeto deste trabalho, fizemos um recorte da primeira até a quarta temporada. Só foram relevadas, deste recorte, as cenas que envolvem a religiosidade pagã viking em todas as suas dimensões, sendo central a devoção aos deuses nórdicos em torno do culto a Odin. O tema aqui proposto se refere à discussão sobre o imaginário social e sobre como era o culto a Odin na Escandinávia Medieval, provocando reflexões sobre as noções historiográficas populares e suas intersecções com o saber historiográfico científico. Ou seja, que sentidos são produzidos pela indústria cultural e quais pontos de conexão há entre a representação dos povos escandinavos feita por essa indústria e a existência real histórica, não ficcional, desses povos? Para tanto, seguimos o seguinte itinerário: no primeiro capítulo, discorremos sobre a religiosidade viking do culto a Odin no mundo real, em seu contexto histórico. Já no segundo capítulo, contextualizamos a cultura viking no mundo real do período Medieval na Escandinávia, durante a Era Viking, ano de 793-1263, tendo como base principal a obra Heimskringla, de Snorri Sturluson (1230). Por fim, no terceiro capítulo, efetuamos o processo analítico centrado na Série Vikings e no cinema como método de pesquisa histórica, com o foco no culto a Odin representado ao longo dessa obra fílmica. Foi possível, neste estudo, constatar que a cultura viking na atualidade tem o viés da compreensão do receptor, que possui papel ativo na narrativa histórica, promovendo um caráter dinâmico e dialógico, levando a continuidades e rupturas, distorções e alterações do legado cultural viking. Comprovamos a hipótese de que a crença em Odin e os mitos em torno desse deus influenciava diretamente o comportamento, a atitude, as escolhas do viking histórico objeto deste estudo e a sua representação na Série Vikings
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Só foram relevadas, deste recorte, as cenas que envolvem a religiosidade pagã viking em todas as suas dimensões, sendo central a devoção aos deuses nórdicos em torno do culto a Odin. O tema aqui proposto se refere à discussão sobre o imaginário social e sobre como era o culto a Odin na Escandinávia Medieval, provocando reflexões sobre as noções historiográficas populares e suas intersecções com o saber historiográfico científico. Ou seja, que sentidos são produzidos pela indústria cultural e quais pontos de conexão há entre a representação dos povos escandinavos feita por essa indústria e a existência real histórica, não ficcional, desses povos? Para tanto, seguimos o seguinte itinerário: no primeiro capítulo, discorremos sobre a religiosidade viking do culto a Odin no mundo real, em seu contexto histórico. Já no segundo capítulo, contextualizamos a cultura viking no mundo real do período Medieval na Escandinávia, durante a Era Viking, ano de 793-1263, tendo como base principal a obra Heimskringla, de Snorri Sturluson (1230). Por fim, no terceiro capítulo, efetuamos o processo analítico centrado na Série Vikings e no cinema como método de pesquisa histórica, com o foco no culto a Odin representado ao longo dessa obra fílmica. Foi possível, neste estudo, constatar que a cultura viking na atualidade tem o viés da compreensão do receptor, que possui papel ativo na narrativa histórica, promovendo um caráter dinâmico e dialógico, levando a continuidades e rupturas, distorções e alterações do legado cultural viking. Comprovamos a hipótese de que a crença em Odin e os mitos em torno desse deus influenciava diretamente o comportamento, a atitude, as escolhas do viking histórico objeto deste estudo e a sua representação na Série VikingsThe present dissertation seeks to analyze the historical and imagetic representations in the cult of Odin in Medieval Scandinavia portrayed in the series Vikings. In this sense, it is about reconstituting the different religious and spiritual aspects of the pagan polytheistic belief, represented in the series, focusing on the religious universe around the cult of Odin, in the light of the theoretical and methodological resources of historiography. As a delimitation of the object of this work, we chose to approach the first until the fourth season of the series. Only the scenes involving pagan Viking religiosity in all its dimensions were relevant in this cut, being central the devotion to the Norse gods around the cult of Odin. The theme proposed here refers to the discussion on social imaginary and on how the cult of Odin was in Medieval Scandinavia, provoking reflections on popular historiographical notions and their intersections with scientific historiographical knowledge. In other words, in what sense and which points of connection exist between the representation of the Scandinavian peoples made by the cultural industry and the real, non-fictional, historical existence of these peoples? To do so, we tread the following itinerary: in the first chapter we discuss the Viking religiosity of the cult of Odin in the real world in its historical context. In the second chapter, we contextualize the Viking culture in the real world in the Medieval period in Scandinavia, during the Viking Age, from 793- 1263, based on the work Heimskringla by Snorri Sturluson. Finally, in the third chapter, we carry out the analytical process centered on the Viking series and on cinema as a method of historical research, with the focus on the cult of Odin represented throughout the Viking series. It was possible, in this study, to verify that Viking culture today has the bias of the understanding of the receiver who has an active role in the historical narrative, promoting a dynamic and dialogic character, leading to continuities and ruptures, distortions and alterations of the Viking cultural legacy. We confirmed the hypothesis that the belief in Odin and myths around this god directly influenced the behavior, attitude, and choices of the historical Viking object of this study and its representation in the Vikings seriesPontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e HumanidadesBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em HistóriaSilva, Rosemary Francisca Neveshttp://lattes.cnpq.br/1440663724607422Reinato, Eduardo Joséhttp://lattes.cnpq.br/9142540932437553Nogueira, Emivaldo Silvahttp://lattes.cnpq.br/9463341401480700Vieira, Leonardo Gonçalves2023-09-12T19:13:29Z2023-06-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfVIEIRA, Leonardo Gonçalves. Uma análise histórica do culto a Odin na Escandinávia medieval retratado na série Vikings da Netflix. 2023. 107 f. 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