O ideário de Anísio Teixeira e as propostas atuais para a escola pública de tempo integral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Angélica Cândida de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1120
Resumo: O presente trabalho tem como objeto de estudo a escola de tempo integral e como objetivo principal apreender analogias entre o pensamento de Anísio Teixeira para a escola pública brasileira, o Programa Mais Educação e a proposta de escola estadual de tempo integral do governo do Estado de Goiás. Os autores principais que fundamentaram este estudo foram Cavaliere (2001, 2004, 2007), Maurício (2004, 2009, 2013), Limonta e Santos (2013), Tiballi (1999, 2006, 2013), Teixeira (1953, 1956, 1967, 1969, 2007) entre outros que realizam pesquisas sobre a temática em pauta. A proposta de investigação foi direcionada para as seguintes indagações: Há, no Programa Mais Educação e na Proposta para ETI do Estado de Goiás analogias com o pensamento de Anísio Teixeira? Pressupondo que sim, quais os pressupostos do ideário pedagógico de Anísio Teixeira que foram apropriados por estas propostas? Os objetivos específicos da pesquisa foram: discutir a escola pública em tempo integral no Brasil, levando em consideração a periodização da implantação desse modelo escolar ao longo do século XX; discutir a proposta de Anísio Teixeira para a escola pública brasileira e sua relação com o Movimento dos Renovadores e sua atuação no Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova; realizar uma discussão referente à apropriação do ideário de Anísio Teixeira pelo Programa Mais Educação e Escola Pública Estadual de tempo Integral do Estado de Goiás. Realizou-se uma pesquisa documental (Programa Mais Educação e proposta de escola de tempo Integral da Secretaria Estadual de Educação de Goiás - SEEG) e de caráter bibliográfico (artigos, teses, dissertações). Os dados foram objeto de uma análise qualitativa. A análise dos dados evidenciou que há no Programa Mais Educação e na proposta de escola estadual de tempo integral do Estado de Goiás alguns elementos do pensamento de Anísio Teixeira, porém, o pensamento de Anísio Teixeira vai além do que está contido nas propostas em estudo. Não se pode considerar que há correspondência direta entre as propostas em estudo e a proposta de Anísio para a Escola de Tempo Integral. Os projetos atuais estão aquém do que foi pensado no século passado, embora elaborados a partir das premissas do pensamento liberal. Assim, Anísio pensou a escola de acordo com o Estado de Bem estar social, enquanto que as atuais propostas foram pensadas de acordo com as premissas neoliberais do Estado mínimo, visando, por conseguinte a formação para o mercado. Os resultados revelaram, também, que há uma vasta literatura sobre o objeto de estudo em questão e muitas experiências educacionais voltadas para esse tipo de organização escolar, porém, com enfoques diferentes e que na atualidade as várias experiências que existem mostram-se voltadas aos interesses dos organismos internacionais, sobretudo o Banco Mundial, que tem influenciado diretamente a política pública de educação do país, acarretando aos princípios da escola de tempo integral um viés economista e mercantilista.
id PUC_GO_94ae2570f509419019eec813465f3e8e
oai_identifier_str oai:ambar:tede/1120
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling O ideário de Anísio Teixeira e as propostas atuais para a escola pública de tempo integralEducação integralEscola de tempo integralAnísio TeixeiraIntegral educationSchool full timeAnísio TeixeiraCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO presente trabalho tem como objeto de estudo a escola de tempo integral e como objetivo principal apreender analogias entre o pensamento de Anísio Teixeira para a escola pública brasileira, o Programa Mais Educação e a proposta de escola estadual de tempo integral do governo do Estado de Goiás. Os autores principais que fundamentaram este estudo foram Cavaliere (2001, 2004, 2007), Maurício (2004, 2009, 2013), Limonta e Santos (2013), Tiballi (1999, 2006, 2013), Teixeira (1953, 1956, 1967, 1969, 2007) entre outros que realizam pesquisas sobre a temática em pauta. A proposta de investigação foi direcionada para as seguintes indagações: Há, no Programa Mais Educação e na Proposta para ETI do Estado de Goiás analogias com o pensamento de Anísio Teixeira? Pressupondo que sim, quais os pressupostos do ideário pedagógico de Anísio Teixeira que foram apropriados por estas propostas? Os objetivos específicos da pesquisa foram: discutir a escola pública em tempo integral no Brasil, levando em consideração a periodização da implantação desse modelo escolar ao longo do século XX; discutir a proposta de Anísio Teixeira para a escola pública brasileira e sua relação com o Movimento dos Renovadores e sua atuação no Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova; realizar uma discussão referente à apropriação do ideário de Anísio Teixeira pelo Programa Mais Educação e Escola Pública Estadual de tempo Integral do Estado de Goiás. Realizou-se uma pesquisa documental (Programa Mais Educação e proposta de escola de tempo Integral da Secretaria Estadual de Educação de Goiás - SEEG) e de caráter bibliográfico (artigos, teses, dissertações). Os dados foram objeto de uma análise qualitativa. A análise dos dados evidenciou que há no Programa Mais Educação e na proposta de escola estadual de tempo integral do Estado de Goiás alguns elementos do pensamento de Anísio Teixeira, porém, o pensamento de Anísio Teixeira vai além do que está contido nas propostas em estudo. Não se pode considerar que há correspondência direta entre as propostas em estudo e a proposta de Anísio para a Escola de Tempo Integral. Os projetos atuais estão aquém do que foi pensado no século passado, embora elaborados a partir das premissas do pensamento liberal. Assim, Anísio pensou a escola de acordo com o Estado de Bem estar social, enquanto que as atuais propostas foram pensadas de acordo com as premissas neoliberais do Estado mínimo, visando, por conseguinte a formação para o mercado. Os resultados revelaram, também, que há uma vasta literatura sobre o objeto de estudo em questão e muitas experiências educacionais voltadas para esse tipo de organização escolar, porém, com enfoques diferentes e que na atualidade as várias experiências que existem mostram-se voltadas aos interesses dos organismos internacionais, sobretudo o Banco Mundial, que tem influenciado diretamente a política pública de educação do país, acarretando aos princípios da escola de tempo integral um viés economista e mercantilista.He present work has as its object of study the school full-time and the main objective grasp analogies between the thought of Teixeira for the Brazilian public school, More Education Program and the proposed state school full-time government of Goiás. The main authors substantiate this study were Cavaliere (2001, 2004, 2007), Maurício (2004, 2009, 2013), Limonta and Santos (2013), Tiballi (1999, 2006, 2013), Teixeira (1953, 1956, 1967 1969, 2007) and others who conduct research on the topic at hand. The proposed research was focused on the following questions: There is more in Education Program and Proposal for the State of Goiás ETI analogies with the thought Teixeira? Assuming yes, what assumptions the pedagogical ideals of Teixeira that were appropriated by these proposals? The specific research objectives were: to discuss public school full time in Brazil, taking into account the periodicity of the implementation of this school model throughout the twentieth century; discuss the proposed Teixeira for the Brazilian public school and its relationship with the Movement of renewing and his performance in Manifesto of the Pioneers of the New School; hold a discussion regarding the ownership of ideas Teixeira More Education Program and the State Public School for Integral time of the State of Goiás. We conducted desk research (More Education Program and proposed school Integral time the State Department of Education Goiás - SEEG) and bibliographical (articles, theses, dissertations). The data were subjected to a qualitative analysis. Data analysis showed that there is more in Education Program and the proposed state school full time in the state of Goiás some elements of thought Teixeira, however, the thought of Teixeira goes beyond what is contained in the proposed study. One cannot consider that there is a direct correspondence between the proposed study and the proposed Anísio to School Full Time. Current projects are lower than was thought in the past century, although drawn from the premises of liberal thought. So Anísio thought the school according to the State Social welfare, while the current proposals have been designed in accordance with neoliberal assumptions of the minimal state, aiming therefore to market training. The results revealed also that there is a vast literature on the subject matter in question and many aimed at this type of school organization educational experiences, but with different approaches, and that at present there are various experiments that show is geared to the interests of international organizations, particularly the World Bank, which has directly influenced public education policy of the country, leading to the principles of the school fulltime economist and mercantilist bias.Pontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e HumanidadesBRPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em EducaçãoZanatta, Beatriz Aparecidahttp://lattes.cnpq.br/6652789366090984Tiballi, Elianda Figueiredo Aranteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784240E9Limonta, Sandra Valériahttp://lattes.cnpq.br/6361226363713191Jesus, Angélica Cândida de2016-07-27T13:53:16Z2015-01-272014-08-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfJesus, Angélica Cândida de. O ideário de Anísio Teixeira e as propostas atuais para a escola pública de tempo integral. 2014. 159 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2014.http://localhost:8080/tede/handle/tede/1120porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-07T18:31:35Zoai:ambar:tede/1120Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-07T18:31:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv O ideário de Anísio Teixeira e as propostas atuais para a escola pública de tempo integral
title O ideário de Anísio Teixeira e as propostas atuais para a escola pública de tempo integral
spellingShingle O ideário de Anísio Teixeira e as propostas atuais para a escola pública de tempo integral
Jesus, Angélica Cândida de
Educação integral
Escola de tempo integral
Anísio Teixeira
Integral education
School full time
Anísio Teixeira
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short O ideário de Anísio Teixeira e as propostas atuais para a escola pública de tempo integral
title_full O ideário de Anísio Teixeira e as propostas atuais para a escola pública de tempo integral
title_fullStr O ideário de Anísio Teixeira e as propostas atuais para a escola pública de tempo integral
title_full_unstemmed O ideário de Anísio Teixeira e as propostas atuais para a escola pública de tempo integral
title_sort O ideário de Anísio Teixeira e as propostas atuais para a escola pública de tempo integral
author Jesus, Angélica Cândida de
author_facet Jesus, Angélica Cândida de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zanatta, Beatriz Aparecida
http://lattes.cnpq.br/6652789366090984
Tiballi, Elianda Figueiredo Arantes
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784240E9
Limonta, Sandra Valéria
http://lattes.cnpq.br/6361226363713191
dc.contributor.author.fl_str_mv Jesus, Angélica Cândida de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação integral
Escola de tempo integral
Anísio Teixeira
Integral education
School full time
Anísio Teixeira
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Educação integral
Escola de tempo integral
Anísio Teixeira
Integral education
School full time
Anísio Teixeira
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O presente trabalho tem como objeto de estudo a escola de tempo integral e como objetivo principal apreender analogias entre o pensamento de Anísio Teixeira para a escola pública brasileira, o Programa Mais Educação e a proposta de escola estadual de tempo integral do governo do Estado de Goiás. Os autores principais que fundamentaram este estudo foram Cavaliere (2001, 2004, 2007), Maurício (2004, 2009, 2013), Limonta e Santos (2013), Tiballi (1999, 2006, 2013), Teixeira (1953, 1956, 1967, 1969, 2007) entre outros que realizam pesquisas sobre a temática em pauta. A proposta de investigação foi direcionada para as seguintes indagações: Há, no Programa Mais Educação e na Proposta para ETI do Estado de Goiás analogias com o pensamento de Anísio Teixeira? Pressupondo que sim, quais os pressupostos do ideário pedagógico de Anísio Teixeira que foram apropriados por estas propostas? Os objetivos específicos da pesquisa foram: discutir a escola pública em tempo integral no Brasil, levando em consideração a periodização da implantação desse modelo escolar ao longo do século XX; discutir a proposta de Anísio Teixeira para a escola pública brasileira e sua relação com o Movimento dos Renovadores e sua atuação no Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova; realizar uma discussão referente à apropriação do ideário de Anísio Teixeira pelo Programa Mais Educação e Escola Pública Estadual de tempo Integral do Estado de Goiás. Realizou-se uma pesquisa documental (Programa Mais Educação e proposta de escola de tempo Integral da Secretaria Estadual de Educação de Goiás - SEEG) e de caráter bibliográfico (artigos, teses, dissertações). Os dados foram objeto de uma análise qualitativa. A análise dos dados evidenciou que há no Programa Mais Educação e na proposta de escola estadual de tempo integral do Estado de Goiás alguns elementos do pensamento de Anísio Teixeira, porém, o pensamento de Anísio Teixeira vai além do que está contido nas propostas em estudo. Não se pode considerar que há correspondência direta entre as propostas em estudo e a proposta de Anísio para a Escola de Tempo Integral. Os projetos atuais estão aquém do que foi pensado no século passado, embora elaborados a partir das premissas do pensamento liberal. Assim, Anísio pensou a escola de acordo com o Estado de Bem estar social, enquanto que as atuais propostas foram pensadas de acordo com as premissas neoliberais do Estado mínimo, visando, por conseguinte a formação para o mercado. Os resultados revelaram, também, que há uma vasta literatura sobre o objeto de estudo em questão e muitas experiências educacionais voltadas para esse tipo de organização escolar, porém, com enfoques diferentes e que na atualidade as várias experiências que existem mostram-se voltadas aos interesses dos organismos internacionais, sobretudo o Banco Mundial, que tem influenciado diretamente a política pública de educação do país, acarretando aos princípios da escola de tempo integral um viés economista e mercantilista.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-29
2015-01-27
2016-07-27T13:53:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Jesus, Angélica Cândida de. O ideário de Anísio Teixeira e as propostas atuais para a escola pública de tempo integral. 2014. 159 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2014.
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1120
identifier_str_mv Jesus, Angélica Cândida de. O ideário de Anísio Teixeira e as propostas atuais para a escola pública de tempo integral. 2014. 159 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2014.
url http://localhost:8080/tede/handle/tede/1120
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidades
BR
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidades
BR
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1809202253130629120