Representação Social da Afetividade e Valores entre Professores e Alunos no Ensino de Jovens e Adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Simone Fernandes Melchior
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4269
Resumo: Esta dissertação tem por premissa investigar a estruturação da representação social sobre a afetividade, que está presente entre os professores e alunos de Ensino Médio e dos acadêmicos da área de Ciências Humanas e Sociais do ensino superior, visando também conhecer os valores em que estão ancorados. Para tal, apoiamo-nos nos estudos de Moscovici e seus colaboradores, além de recorrer a outros autores que contribuem para a temática, como Piaget (2014), Rockeach (1973), Schwartz, (2005), Spadoni (2016). Logo, acredita-se ser este um campo produtivo para a pesquisa e, por este motivo, propomos o verificar o conhecimento das representações sociais dos professores e alunos acadêmicos sobre os aspectos afetivos, valores e emoções que circundam o processo de ensino e aprendizagem. A presente pesquisa utilizou a abordagem qualitativa e quantitativa de caráter descritivo-interpretativo. A coleta de dados deuse por meio de questionário constituído de questões abertas e fechadas, e também de solicitações de evocação de palavras, que foram analisados no programa Trideux-Monts (Version 5.2). Os dados foram coletados no primeiro semestre de 2018, em três escolas da rede estadual de Goiás, cujos participantes foram professores do Ensino Médio; e na Pontifícia Universidade Católica de Goiás, cujos participantes foram alunos da Área Ciências Humanas e Sociais do Ensino Superior. As questões versam sobre como o professor e os alunos em formação percebem a afetividade na educação, quais valores estão presentes no processo ensino e aprendizagem e sobre quais emoções e atitudes são mais perceptíveis para eles na prática pedagógica. A análise dos dados aponta para uma Representação Social sobre afetividade voltada para o aluno, predominantemente composta por emoções de caráter agradável. Os valores se mostram tradicionais, conservadores e autotranscendentes, tendo como elemento principal o respeito, demonstrando pouca ênfase na abertura às mudanças e na autodeterminação. As temáticas foram discutidas buscando esclarecer as principais conclusões e respondendo ao problema e aos objetivos da pesquisa.
id PUC_GO_96f0cc67e1e0984fa7ac7a579b277f27
oai_identifier_str oai:ambar:tede/4269
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling Representação Social da Afetividade e Valores entre Professores e Alunos no Ensino de Jovens e AdultosSocial Representation of Affectivity and Values between teachers and students in the teaching of youth and adults.representações sociais, afetividade, valores, educação, ensino.social representations, affectivity, values, education, teaching.CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEsta dissertação tem por premissa investigar a estruturação da representação social sobre a afetividade, que está presente entre os professores e alunos de Ensino Médio e dos acadêmicos da área de Ciências Humanas e Sociais do ensino superior, visando também conhecer os valores em que estão ancorados. Para tal, apoiamo-nos nos estudos de Moscovici e seus colaboradores, além de recorrer a outros autores que contribuem para a temática, como Piaget (2014), Rockeach (1973), Schwartz, (2005), Spadoni (2016). Logo, acredita-se ser este um campo produtivo para a pesquisa e, por este motivo, propomos o verificar o conhecimento das representações sociais dos professores e alunos acadêmicos sobre os aspectos afetivos, valores e emoções que circundam o processo de ensino e aprendizagem. A presente pesquisa utilizou a abordagem qualitativa e quantitativa de caráter descritivo-interpretativo. A coleta de dados deuse por meio de questionário constituído de questões abertas e fechadas, e também de solicitações de evocação de palavras, que foram analisados no programa Trideux-Monts (Version 5.2). Os dados foram coletados no primeiro semestre de 2018, em três escolas da rede estadual de Goiás, cujos participantes foram professores do Ensino Médio; e na Pontifícia Universidade Católica de Goiás, cujos participantes foram alunos da Área Ciências Humanas e Sociais do Ensino Superior. As questões versam sobre como o professor e os alunos em formação percebem a afetividade na educação, quais valores estão presentes no processo ensino e aprendizagem e sobre quais emoções e atitudes são mais perceptíveis para eles na prática pedagógica. A análise dos dados aponta para uma Representação Social sobre afetividade voltada para o aluno, predominantemente composta por emoções de caráter agradável. Os valores se mostram tradicionais, conservadores e autotranscendentes, tendo como elemento principal o respeito, demonstrando pouca ênfase na abertura às mudanças e na autodeterminação. As temáticas foram discutidas buscando esclarecer as principais conclusões e respondendo ao problema e aos objetivos da pesquisa.The purpose of this dissertation is to investigate the structuring of the social representation about affectivity, which is present among the teachers and students of High School and the academics in the Humanities and Social Sciences area of higher education, in order to know the values in which they are anchored. To that end, we rely on the studies of Moscovici and his collaborators, as well as on other authors who contribute to the theme, such as Piaget (2014), Rockeach (1973), Schwartz (2005), Spadoni (2016). Therefore, it is believed that this is a productive field for research and, for this reason, we propose to verify the knowledge of the social representations of teachers and academic students about the affective aspects, values and emotions that surround the teaching and learning process. The present research used the qualitative and quantitative approach of descriptive-interpretative character. Data collection was done through a questionnaire consisting of open and closed questions, as well as requests for word evocation, which were analyzed in the Trideux-Monts program (Version 5.2). The data were collected in the first semester of 2018, in three schools of the state network of Goiás, whose participants were high school teachers; and at the Pontifical Catholic University of Goiás, whose participants were students from the Humanities and Social Sciences of Higher Education. The questions are about how the teacher and the students in formation perceive affectivity in education, what values are present in the teaching and learning process, and what emotions and attitudes are most perceptible to them in pedagogical practice. The analysis of the data points to a Social Representation about affectivity directed toward the student, predominantly composed of pleasant emotions. The values are traditional, conservative and self-transcendent, with respect as the main element, showing little emphasis on openness to change and self-determination. The themes were discussed in order to clarify the main conclusions and answer the problem and the objectives of the research.Pontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de PedagogiaBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em EducaçãoLemes, Lila Maria Spadonihttp://lattes.cnpq.br/1490734770061584Rodrigues, Divino de Jesus da Silvahttp://lattes.cnpq.br/2861290567624956Andrade, Daniela Barros da Silva Freirehttp://lattes.cnpq.br/5846054833569905Brito, Simone Fernandes Melchior2019-06-25T12:44:17Z2019-04-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBrito, Simone Fernandes Melchior. Representação Social da Afetividade e Valores entre Professores e Alunos no Ensino de Jovens e Adultos. 2019. 170 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia - GO.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4269porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2019-06-26T04:00:31Zoai:ambar:tede/4269Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932019-06-26T04:00:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv Representação Social da Afetividade e Valores entre Professores e Alunos no Ensino de Jovens e Adultos
Social Representation of Affectivity and Values between teachers and students in the teaching of youth and adults.
title Representação Social da Afetividade e Valores entre Professores e Alunos no Ensino de Jovens e Adultos
spellingShingle Representação Social da Afetividade e Valores entre Professores e Alunos no Ensino de Jovens e Adultos
Brito, Simone Fernandes Melchior
representações sociais, afetividade, valores, educação, ensino.
social representations, affectivity, values, education, teaching.
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Representação Social da Afetividade e Valores entre Professores e Alunos no Ensino de Jovens e Adultos
title_full Representação Social da Afetividade e Valores entre Professores e Alunos no Ensino de Jovens e Adultos
title_fullStr Representação Social da Afetividade e Valores entre Professores e Alunos no Ensino de Jovens e Adultos
title_full_unstemmed Representação Social da Afetividade e Valores entre Professores e Alunos no Ensino de Jovens e Adultos
title_sort Representação Social da Afetividade e Valores entre Professores e Alunos no Ensino de Jovens e Adultos
author Brito, Simone Fernandes Melchior
author_facet Brito, Simone Fernandes Melchior
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lemes, Lila Maria Spadoni
http://lattes.cnpq.br/1490734770061584
Rodrigues, Divino de Jesus da Silva
http://lattes.cnpq.br/2861290567624956
Andrade, Daniela Barros da Silva Freire
http://lattes.cnpq.br/5846054833569905
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Simone Fernandes Melchior
dc.subject.por.fl_str_mv representações sociais, afetividade, valores, educação, ensino.
social representations, affectivity, values, education, teaching.
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic representações sociais, afetividade, valores, educação, ensino.
social representations, affectivity, values, education, teaching.
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Esta dissertação tem por premissa investigar a estruturação da representação social sobre a afetividade, que está presente entre os professores e alunos de Ensino Médio e dos acadêmicos da área de Ciências Humanas e Sociais do ensino superior, visando também conhecer os valores em que estão ancorados. Para tal, apoiamo-nos nos estudos de Moscovici e seus colaboradores, além de recorrer a outros autores que contribuem para a temática, como Piaget (2014), Rockeach (1973), Schwartz, (2005), Spadoni (2016). Logo, acredita-se ser este um campo produtivo para a pesquisa e, por este motivo, propomos o verificar o conhecimento das representações sociais dos professores e alunos acadêmicos sobre os aspectos afetivos, valores e emoções que circundam o processo de ensino e aprendizagem. A presente pesquisa utilizou a abordagem qualitativa e quantitativa de caráter descritivo-interpretativo. A coleta de dados deuse por meio de questionário constituído de questões abertas e fechadas, e também de solicitações de evocação de palavras, que foram analisados no programa Trideux-Monts (Version 5.2). Os dados foram coletados no primeiro semestre de 2018, em três escolas da rede estadual de Goiás, cujos participantes foram professores do Ensino Médio; e na Pontifícia Universidade Católica de Goiás, cujos participantes foram alunos da Área Ciências Humanas e Sociais do Ensino Superior. As questões versam sobre como o professor e os alunos em formação percebem a afetividade na educação, quais valores estão presentes no processo ensino e aprendizagem e sobre quais emoções e atitudes são mais perceptíveis para eles na prática pedagógica. A análise dos dados aponta para uma Representação Social sobre afetividade voltada para o aluno, predominantemente composta por emoções de caráter agradável. Os valores se mostram tradicionais, conservadores e autotranscendentes, tendo como elemento principal o respeito, demonstrando pouca ênfase na abertura às mudanças e na autodeterminação. As temáticas foram discutidas buscando esclarecer as principais conclusões e respondendo ao problema e aos objetivos da pesquisa.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-25T12:44:17Z
2019-04-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Brito, Simone Fernandes Melchior. Representação Social da Afetividade e Valores entre Professores e Alunos no Ensino de Jovens e Adultos. 2019. 170 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia - GO.
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4269
identifier_str_mv Brito, Simone Fernandes Melchior. Representação Social da Afetividade e Valores entre Professores e Alunos no Ensino de Jovens e Adultos. 2019. 170 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia - GO.
url http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4269
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1809202270867292160