SAÚDE, EDUCAÇÃO E ARTE: NARRATIVAS E EXPERIÊNCIAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marinho, Jaqueline Luvisotto
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3540
Resumo: Esta pesquisa teórica se projeta para a interação entre Saúde, Educação e Arte, que se relaciona às trajetórias e experiências da pesquisadora nestes campos, caminhando no sentido de desterritorialização de saberes, de desconstrução de limites entre campos de conhecimentos e de seus enquadramentos. Buscou-se por fios que pudessem ser trançados objetivando construir reflexões no sentido de possibilidades de caminhos por ações de Saúde-Educação na Saúde Escolar que se constituissem como interações dialéticas, entre ciência, arte, saúde e educação. O percurso metodológico se fundamenta nas concepções de Walter Benjamin, se construindo como um mosaico, em montagens de experimentações com seus estranhamentos e encantamentos, sendo as tesselas do mosaico construídas por mesclas de singularidades e fluxos de conhecimentos dos campos em interação, de permeações de elementos (auto)narrativos autobiográficos e de reflexões a partir de obras artísticas. As ideias se enredam no mosaico como “imagens dialéticas”, formando constelações. As imagens dialéticas, conforme Walter Benjamin, revelam, constroem e são constituídas por movimentos dialéticos, entre contradições e aproximações, entre estranhamentos e reconhecimentos, entre tensões e flexões, entre movimentos e suspensões. São apresentadas reflexões sobre a relação do científico com as ações de educação em saúde, considerando o controle da relação cientificizante no campo da Saúde Escolar, e reflexões sobre a Arte como um fluxo para a possibilidade de desvio por outras opções de se pensar a educação em saúde. No elaborar de reflexões sobre o caminhar para possibilidades de se considerar a relação Saúde, Educação e Arte na escola, especificamente em relação às ações de educação em saúde, buscam-se os afluentes das ideias de experiência, infância, memória, narrativa, arte e linguagem, considerando as concepções de Walter Benjamin, conectando estas ideias com as noções de processos saúde-doença e de experiências de saúde-doença. O percurso de pesquisa conflui para reflexões sobre a elaboração de narrativas por experimentações artísticas como caminhar para a possibilidade de elaboração de experiências de saúde-doença, concebendo-se assim a educação em saúde e a saúde escolar para além da mera transmissão e internalização de normas padronizadas de comportamento e cuidado em saúde. Compreende-se esta elaboração narrativa de modo anacrônico, por imagens dialéticas, desconstruindo-se e reconstruindo-se os saberes científicos na interação com o artístico. Em contraposição à educação em saúde pautada em comunicação de informações, que se utiliza de uma linguagem e de uma arte concebidas de modo instrumental, caminha-se por reflexões, a partir das compreensões de Walter Benjamin, sobre a possibilidade de as construções de narrativas artísticas se relacionarem a uma Saúde-Educação que propicie a elaboração de experiências. A narrativa se configura como um mosaico, ocorrendo as montagens das tesselas por movimentos dialéticos, por espantos e encantos, entre memória, saúde, arte, educação, ciência. Portanto, fez-se possível compreender a educação em saúde na linguagem, constituindo-se o sujeito pelo narrar relacionado aos processos saúde-doença, conectando-se a linguagem artística com a linguagem de seu corpo, possibilitando-se a elaboração de experiências de saúde-doença e a criação de saberes fulgurantes por entre as revelações de imagens dialéticas.
id PUC_GO_9799b2b45dc63a957a35242b0e9c1683
oai_identifier_str oai:ambar:tede/3540
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling SAÚDE, EDUCAÇÃO E ARTE: NARRATIVAS E EXPERIÊNCIASHealth, Education and Art: narratives and experiencessaúde-educação, saúde escolar, arte, experiência, narrativa, memória, linguagem, infância.health-education, school health, art, experience, narrative, memory, language, infancy.CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEsta pesquisa teórica se projeta para a interação entre Saúde, Educação e Arte, que se relaciona às trajetórias e experiências da pesquisadora nestes campos, caminhando no sentido de desterritorialização de saberes, de desconstrução de limites entre campos de conhecimentos e de seus enquadramentos. Buscou-se por fios que pudessem ser trançados objetivando construir reflexões no sentido de possibilidades de caminhos por ações de Saúde-Educação na Saúde Escolar que se constituissem como interações dialéticas, entre ciência, arte, saúde e educação. O percurso metodológico se fundamenta nas concepções de Walter Benjamin, se construindo como um mosaico, em montagens de experimentações com seus estranhamentos e encantamentos, sendo as tesselas do mosaico construídas por mesclas de singularidades e fluxos de conhecimentos dos campos em interação, de permeações de elementos (auto)narrativos autobiográficos e de reflexões a partir de obras artísticas. As ideias se enredam no mosaico como “imagens dialéticas”, formando constelações. As imagens dialéticas, conforme Walter Benjamin, revelam, constroem e são constituídas por movimentos dialéticos, entre contradições e aproximações, entre estranhamentos e reconhecimentos, entre tensões e flexões, entre movimentos e suspensões. São apresentadas reflexões sobre a relação do científico com as ações de educação em saúde, considerando o controle da relação cientificizante no campo da Saúde Escolar, e reflexões sobre a Arte como um fluxo para a possibilidade de desvio por outras opções de se pensar a educação em saúde. No elaborar de reflexões sobre o caminhar para possibilidades de se considerar a relação Saúde, Educação e Arte na escola, especificamente em relação às ações de educação em saúde, buscam-se os afluentes das ideias de experiência, infância, memória, narrativa, arte e linguagem, considerando as concepções de Walter Benjamin, conectando estas ideias com as noções de processos saúde-doença e de experiências de saúde-doença. O percurso de pesquisa conflui para reflexões sobre a elaboração de narrativas por experimentações artísticas como caminhar para a possibilidade de elaboração de experiências de saúde-doença, concebendo-se assim a educação em saúde e a saúde escolar para além da mera transmissão e internalização de normas padronizadas de comportamento e cuidado em saúde. Compreende-se esta elaboração narrativa de modo anacrônico, por imagens dialéticas, desconstruindo-se e reconstruindo-se os saberes científicos na interação com o artístico. Em contraposição à educação em saúde pautada em comunicação de informações, que se utiliza de uma linguagem e de uma arte concebidas de modo instrumental, caminha-se por reflexões, a partir das compreensões de Walter Benjamin, sobre a possibilidade de as construções de narrativas artísticas se relacionarem a uma Saúde-Educação que propicie a elaboração de experiências. A narrativa se configura como um mosaico, ocorrendo as montagens das tesselas por movimentos dialéticos, por espantos e encantos, entre memória, saúde, arte, educação, ciência. Portanto, fez-se possível compreender a educação em saúde na linguagem, constituindo-se o sujeito pelo narrar relacionado aos processos saúde-doença, conectando-se a linguagem artística com a linguagem de seu corpo, possibilitando-se a elaboração de experiências de saúde-doença e a criação de saberes fulgurantes por entre as revelações de imagens dialéticas.This theoretical research projects for the interaction between Health, Education and Art, related to the researcher’s trajectories and experiences in these fields, walking towards deterritorialisation of knowledges, deconstruction of limits between fields of knowledge and their frameworks. It was searched for threads that could be weaved to construct reflections towards possibilities of paths through Health-Education actions in School Health which constituted themselves as dialectical interactions between science, art, health and education. The methodological approach is based on the conceptions of Walter Benjamin, built as a mosaic, in montages of experimentation with their estrangements and enchantments, and the mosaic tesserae built by mixtures of singularities and knowledge flows of the fields in interaction, (auto)narrative and autobiographical elements permeations and from reflections of artistic works. The ideas are entangled in the mosaic as "dialectical images", forming constellations. Dialectical images, according to Walter Benjamin, reveal, build and are built from dialectical movements, between contradictions and approximations, between estrangements and recognition, between tensions and flexions, between movements and suspensions. Reflections about relation of the scientific with the health education actions are presented, considering the control of “scientificizing” relation in the field of School Health, and reflections about Art as a stream to the possibility of deviation by other options of thinking health education. In the elaboration of reflections about the path to possibilities of considering the relation between Health, Education and Art at school, specifically in relation to health education actions, the flows of the ideas of experience, infancy, memory, narrative, art and language were searched, considering the concepts of Walter Benjamin, connecting these ideas with the notions of health-disease processes and health-illness experiences. The research path converges to reflections about the elaboration of narratives by artistic experimentations like moving to the possibility of elaboration of health-illness experiences, conceiving so health education and school health beyond the mere transmission and internalization of standardized behaviour and health care norms. This narrative elaboration is understood in an anachronistic way, from dialectical images, deconstructing and reconstructing the scientific knowledges in the interaction with the artistic. In contrast to health education based on communication of information, using an instrumentally conceived language and art, it was walked to reflections, from Walter Benjamin's understanding, about the possibility of the construction of artistic narratives related to a Health-Education that provides the elaboration of experiences. The narrative forms like a mosaic, occurring montages of tesserae by dialectical movements, by astonishment and charm, between memory, health, art, education, science. Therefore, it was possible to comprehend the health education in the language, constituting the subject by the narrative related to the health-disease processes, connecting the artistic language with the body language, enabling the elaboration of health-illness experiences and creating effulgent knowledges through the revelations of dialectical images.Pontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de PedagogiaBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em EducaçãoRoure, Glacy Queirós dehttp://lattes.cnpq.br/9023988496973401Ternes, Joséhttp://lattes.cnpq.br/4963109088070313Sugizaki, Eduardohttp://lattes.cnpq.br/4594074167998014Perotto, Lilian Uckerhttp://lattes.cnpq.br/1120812742549842Rocha, Maria Alice de Sousa Carvalhohttp://lattes.cnpq.br/2591284191781967Marinho, Jaqueline Luvisotto2016-11-10T13:57:50Z2016-09-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfMarinho, Jaqueline Luvisotto. SAÚDE, EDUCAÇÃO E ARTE: NARRATIVAS E EXPERIÊNCIAS. 2016. 134 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia - GO.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3540porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-07T21:26:08Zoai:ambar:tede/3540Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-07T21:26:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv SAÚDE, EDUCAÇÃO E ARTE: NARRATIVAS E EXPERIÊNCIAS
Health, Education and Art: narratives and experiences
title SAÚDE, EDUCAÇÃO E ARTE: NARRATIVAS E EXPERIÊNCIAS
spellingShingle SAÚDE, EDUCAÇÃO E ARTE: NARRATIVAS E EXPERIÊNCIAS
Marinho, Jaqueline Luvisotto
saúde-educação, saúde escolar, arte, experiência, narrativa, memória, linguagem, infância.
health-education, school health, art, experience, narrative, memory, language, infancy.
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short SAÚDE, EDUCAÇÃO E ARTE: NARRATIVAS E EXPERIÊNCIAS
title_full SAÚDE, EDUCAÇÃO E ARTE: NARRATIVAS E EXPERIÊNCIAS
title_fullStr SAÚDE, EDUCAÇÃO E ARTE: NARRATIVAS E EXPERIÊNCIAS
title_full_unstemmed SAÚDE, EDUCAÇÃO E ARTE: NARRATIVAS E EXPERIÊNCIAS
title_sort SAÚDE, EDUCAÇÃO E ARTE: NARRATIVAS E EXPERIÊNCIAS
author Marinho, Jaqueline Luvisotto
author_facet Marinho, Jaqueline Luvisotto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Roure, Glacy Queirós de
http://lattes.cnpq.br/9023988496973401
Ternes, José
http://lattes.cnpq.br/4963109088070313
Sugizaki, Eduardo
http://lattes.cnpq.br/4594074167998014
Perotto, Lilian Ucker
http://lattes.cnpq.br/1120812742549842
Rocha, Maria Alice de Sousa Carvalho
http://lattes.cnpq.br/2591284191781967
dc.contributor.author.fl_str_mv Marinho, Jaqueline Luvisotto
dc.subject.por.fl_str_mv saúde-educação, saúde escolar, arte, experiência, narrativa, memória, linguagem, infância.
health-education, school health, art, experience, narrative, memory, language, infancy.
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic saúde-educação, saúde escolar, arte, experiência, narrativa, memória, linguagem, infância.
health-education, school health, art, experience, narrative, memory, language, infancy.
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Esta pesquisa teórica se projeta para a interação entre Saúde, Educação e Arte, que se relaciona às trajetórias e experiências da pesquisadora nestes campos, caminhando no sentido de desterritorialização de saberes, de desconstrução de limites entre campos de conhecimentos e de seus enquadramentos. Buscou-se por fios que pudessem ser trançados objetivando construir reflexões no sentido de possibilidades de caminhos por ações de Saúde-Educação na Saúde Escolar que se constituissem como interações dialéticas, entre ciência, arte, saúde e educação. O percurso metodológico se fundamenta nas concepções de Walter Benjamin, se construindo como um mosaico, em montagens de experimentações com seus estranhamentos e encantamentos, sendo as tesselas do mosaico construídas por mesclas de singularidades e fluxos de conhecimentos dos campos em interação, de permeações de elementos (auto)narrativos autobiográficos e de reflexões a partir de obras artísticas. As ideias se enredam no mosaico como “imagens dialéticas”, formando constelações. As imagens dialéticas, conforme Walter Benjamin, revelam, constroem e são constituídas por movimentos dialéticos, entre contradições e aproximações, entre estranhamentos e reconhecimentos, entre tensões e flexões, entre movimentos e suspensões. São apresentadas reflexões sobre a relação do científico com as ações de educação em saúde, considerando o controle da relação cientificizante no campo da Saúde Escolar, e reflexões sobre a Arte como um fluxo para a possibilidade de desvio por outras opções de se pensar a educação em saúde. No elaborar de reflexões sobre o caminhar para possibilidades de se considerar a relação Saúde, Educação e Arte na escola, especificamente em relação às ações de educação em saúde, buscam-se os afluentes das ideias de experiência, infância, memória, narrativa, arte e linguagem, considerando as concepções de Walter Benjamin, conectando estas ideias com as noções de processos saúde-doença e de experiências de saúde-doença. O percurso de pesquisa conflui para reflexões sobre a elaboração de narrativas por experimentações artísticas como caminhar para a possibilidade de elaboração de experiências de saúde-doença, concebendo-se assim a educação em saúde e a saúde escolar para além da mera transmissão e internalização de normas padronizadas de comportamento e cuidado em saúde. Compreende-se esta elaboração narrativa de modo anacrônico, por imagens dialéticas, desconstruindo-se e reconstruindo-se os saberes científicos na interação com o artístico. Em contraposição à educação em saúde pautada em comunicação de informações, que se utiliza de uma linguagem e de uma arte concebidas de modo instrumental, caminha-se por reflexões, a partir das compreensões de Walter Benjamin, sobre a possibilidade de as construções de narrativas artísticas se relacionarem a uma Saúde-Educação que propicie a elaboração de experiências. A narrativa se configura como um mosaico, ocorrendo as montagens das tesselas por movimentos dialéticos, por espantos e encantos, entre memória, saúde, arte, educação, ciência. Portanto, fez-se possível compreender a educação em saúde na linguagem, constituindo-se o sujeito pelo narrar relacionado aos processos saúde-doença, conectando-se a linguagem artística com a linguagem de seu corpo, possibilitando-se a elaboração de experiências de saúde-doença e a criação de saberes fulgurantes por entre as revelações de imagens dialéticas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-10T13:57:50Z
2016-09-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Marinho, Jaqueline Luvisotto. SAÚDE, EDUCAÇÃO E ARTE: NARRATIVAS E EXPERIÊNCIAS. 2016. 134 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia - GO.
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3540
identifier_str_mv Marinho, Jaqueline Luvisotto. SAÚDE, EDUCAÇÃO E ARTE: NARRATIVAS E EXPERIÊNCIAS. 2016. 134 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia - GO.
url http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3540
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1809202265585614848