SAÚDE, EDUCAÇÃO E ARTE: NARRATIVAS E EXPERIÊNCIAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3540 |
Resumo: | Esta pesquisa teórica se projeta para a interação entre Saúde, Educação e Arte, que se relaciona às trajetórias e experiências da pesquisadora nestes campos, caminhando no sentido de desterritorialização de saberes, de desconstrução de limites entre campos de conhecimentos e de seus enquadramentos. Buscou-se por fios que pudessem ser trançados objetivando construir reflexões no sentido de possibilidades de caminhos por ações de Saúde-Educação na Saúde Escolar que se constituissem como interações dialéticas, entre ciência, arte, saúde e educação. O percurso metodológico se fundamenta nas concepções de Walter Benjamin, se construindo como um mosaico, em montagens de experimentações com seus estranhamentos e encantamentos, sendo as tesselas do mosaico construídas por mesclas de singularidades e fluxos de conhecimentos dos campos em interação, de permeações de elementos (auto)narrativos autobiográficos e de reflexões a partir de obras artísticas. As ideias se enredam no mosaico como “imagens dialéticas”, formando constelações. As imagens dialéticas, conforme Walter Benjamin, revelam, constroem e são constituídas por movimentos dialéticos, entre contradições e aproximações, entre estranhamentos e reconhecimentos, entre tensões e flexões, entre movimentos e suspensões. São apresentadas reflexões sobre a relação do científico com as ações de educação em saúde, considerando o controle da relação cientificizante no campo da Saúde Escolar, e reflexões sobre a Arte como um fluxo para a possibilidade de desvio por outras opções de se pensar a educação em saúde. No elaborar de reflexões sobre o caminhar para possibilidades de se considerar a relação Saúde, Educação e Arte na escola, especificamente em relação às ações de educação em saúde, buscam-se os afluentes das ideias de experiência, infância, memória, narrativa, arte e linguagem, considerando as concepções de Walter Benjamin, conectando estas ideias com as noções de processos saúde-doença e de experiências de saúde-doença. O percurso de pesquisa conflui para reflexões sobre a elaboração de narrativas por experimentações artísticas como caminhar para a possibilidade de elaboração de experiências de saúde-doença, concebendo-se assim a educação em saúde e a saúde escolar para além da mera transmissão e internalização de normas padronizadas de comportamento e cuidado em saúde. Compreende-se esta elaboração narrativa de modo anacrônico, por imagens dialéticas, desconstruindo-se e reconstruindo-se os saberes científicos na interação com o artístico. Em contraposição à educação em saúde pautada em comunicação de informações, que se utiliza de uma linguagem e de uma arte concebidas de modo instrumental, caminha-se por reflexões, a partir das compreensões de Walter Benjamin, sobre a possibilidade de as construções de narrativas artísticas se relacionarem a uma Saúde-Educação que propicie a elaboração de experiências. A narrativa se configura como um mosaico, ocorrendo as montagens das tesselas por movimentos dialéticos, por espantos e encantos, entre memória, saúde, arte, educação, ciência. Portanto, fez-se possível compreender a educação em saúde na linguagem, constituindo-se o sujeito pelo narrar relacionado aos processos saúde-doença, conectando-se a linguagem artística com a linguagem de seu corpo, possibilitando-se a elaboração de experiências de saúde-doença e a criação de saberes fulgurantes por entre as revelações de imagens dialéticas. |
id |
PUC_GO_9799b2b45dc63a957a35242b0e9c1683 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ambar:tede/3540 |
network_acronym_str |
PUC_GO |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository_id_str |
6593 |
spelling |
SAÚDE, EDUCAÇÃO E ARTE: NARRATIVAS E EXPERIÊNCIASHealth, Education and Art: narratives and experiencessaúde-educação, saúde escolar, arte, experiência, narrativa, memória, linguagem, infância.health-education, school health, art, experience, narrative, memory, language, infancy.CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEsta pesquisa teórica se projeta para a interação entre Saúde, Educação e Arte, que se relaciona às trajetórias e experiências da pesquisadora nestes campos, caminhando no sentido de desterritorialização de saberes, de desconstrução de limites entre campos de conhecimentos e de seus enquadramentos. Buscou-se por fios que pudessem ser trançados objetivando construir reflexões no sentido de possibilidades de caminhos por ações de Saúde-Educação na Saúde Escolar que se constituissem como interações dialéticas, entre ciência, arte, saúde e educação. O percurso metodológico se fundamenta nas concepções de Walter Benjamin, se construindo como um mosaico, em montagens de experimentações com seus estranhamentos e encantamentos, sendo as tesselas do mosaico construídas por mesclas de singularidades e fluxos de conhecimentos dos campos em interação, de permeações de elementos (auto)narrativos autobiográficos e de reflexões a partir de obras artísticas. As ideias se enredam no mosaico como “imagens dialéticas”, formando constelações. As imagens dialéticas, conforme Walter Benjamin, revelam, constroem e são constituídas por movimentos dialéticos, entre contradições e aproximações, entre estranhamentos e reconhecimentos, entre tensões e flexões, entre movimentos e suspensões. São apresentadas reflexões sobre a relação do científico com as ações de educação em saúde, considerando o controle da relação cientificizante no campo da Saúde Escolar, e reflexões sobre a Arte como um fluxo para a possibilidade de desvio por outras opções de se pensar a educação em saúde. No elaborar de reflexões sobre o caminhar para possibilidades de se considerar a relação Saúde, Educação e Arte na escola, especificamente em relação às ações de educação em saúde, buscam-se os afluentes das ideias de experiência, infância, memória, narrativa, arte e linguagem, considerando as concepções de Walter Benjamin, conectando estas ideias com as noções de processos saúde-doença e de experiências de saúde-doença. O percurso de pesquisa conflui para reflexões sobre a elaboração de narrativas por experimentações artísticas como caminhar para a possibilidade de elaboração de experiências de saúde-doença, concebendo-se assim a educação em saúde e a saúde escolar para além da mera transmissão e internalização de normas padronizadas de comportamento e cuidado em saúde. Compreende-se esta elaboração narrativa de modo anacrônico, por imagens dialéticas, desconstruindo-se e reconstruindo-se os saberes científicos na interação com o artístico. Em contraposição à educação em saúde pautada em comunicação de informações, que se utiliza de uma linguagem e de uma arte concebidas de modo instrumental, caminha-se por reflexões, a partir das compreensões de Walter Benjamin, sobre a possibilidade de as construções de narrativas artísticas se relacionarem a uma Saúde-Educação que propicie a elaboração de experiências. A narrativa se configura como um mosaico, ocorrendo as montagens das tesselas por movimentos dialéticos, por espantos e encantos, entre memória, saúde, arte, educação, ciência. Portanto, fez-se possível compreender a educação em saúde na linguagem, constituindo-se o sujeito pelo narrar relacionado aos processos saúde-doença, conectando-se a linguagem artística com a linguagem de seu corpo, possibilitando-se a elaboração de experiências de saúde-doença e a criação de saberes fulgurantes por entre as revelações de imagens dialéticas.This theoretical research projects for the interaction between Health, Education and Art, related to the researcher’s trajectories and experiences in these fields, walking towards deterritorialisation of knowledges, deconstruction of limits between fields of knowledge and their frameworks. It was searched for threads that could be weaved to construct reflections towards possibilities of paths through Health-Education actions in School Health which constituted themselves as dialectical interactions between science, art, health and education. The methodological approach is based on the conceptions of Walter Benjamin, built as a mosaic, in montages of experimentation with their estrangements and enchantments, and the mosaic tesserae built by mixtures of singularities and knowledge flows of the fields in interaction, (auto)narrative and autobiographical elements permeations and from reflections of artistic works. The ideas are entangled in the mosaic as "dialectical images", forming constellations. Dialectical images, according to Walter Benjamin, reveal, build and are built from dialectical movements, between contradictions and approximations, between estrangements and recognition, between tensions and flexions, between movements and suspensions. Reflections about relation of the scientific with the health education actions are presented, considering the control of “scientificizing” relation in the field of School Health, and reflections about Art as a stream to the possibility of deviation by other options of thinking health education. In the elaboration of reflections about the path to possibilities of considering the relation between Health, Education and Art at school, specifically in relation to health education actions, the flows of the ideas of experience, infancy, memory, narrative, art and language were searched, considering the concepts of Walter Benjamin, connecting these ideas with the notions of health-disease processes and health-illness experiences. The research path converges to reflections about the elaboration of narratives by artistic experimentations like moving to the possibility of elaboration of health-illness experiences, conceiving so health education and school health beyond the mere transmission and internalization of standardized behaviour and health care norms. This narrative elaboration is understood in an anachronistic way, from dialectical images, deconstructing and reconstructing the scientific knowledges in the interaction with the artistic. In contrast to health education based on communication of information, using an instrumentally conceived language and art, it was walked to reflections, from Walter Benjamin's understanding, about the possibility of the construction of artistic narratives related to a Health-Education that provides the elaboration of experiences. The narrative forms like a mosaic, occurring montages of tesserae by dialectical movements, by astonishment and charm, between memory, health, art, education, science. Therefore, it was possible to comprehend the health education in the language, constituting the subject by the narrative related to the health-disease processes, connecting the artistic language with the body language, enabling the elaboration of health-illness experiences and creating effulgent knowledges through the revelations of dialectical images.Pontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de PedagogiaBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em EducaçãoRoure, Glacy Queirós dehttp://lattes.cnpq.br/9023988496973401Ternes, Joséhttp://lattes.cnpq.br/4963109088070313Sugizaki, Eduardohttp://lattes.cnpq.br/4594074167998014Perotto, Lilian Uckerhttp://lattes.cnpq.br/1120812742549842Rocha, Maria Alice de Sousa Carvalhohttp://lattes.cnpq.br/2591284191781967Marinho, Jaqueline Luvisotto2016-11-10T13:57:50Z2016-09-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfMarinho, Jaqueline Luvisotto. SAÚDE, EDUCAÇÃO E ARTE: NARRATIVAS E EXPERIÊNCIAS. 2016. 134 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia - GO.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3540porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-07T21:26:08Zoai:ambar:tede/3540Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-07T21:26:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SAÚDE, EDUCAÇÃO E ARTE: NARRATIVAS E EXPERIÊNCIAS Health, Education and Art: narratives and experiences |
title |
SAÚDE, EDUCAÇÃO E ARTE: NARRATIVAS E EXPERIÊNCIAS |
spellingShingle |
SAÚDE, EDUCAÇÃO E ARTE: NARRATIVAS E EXPERIÊNCIAS Marinho, Jaqueline Luvisotto saúde-educação, saúde escolar, arte, experiência, narrativa, memória, linguagem, infância. health-education, school health, art, experience, narrative, memory, language, infancy. CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
SAÚDE, EDUCAÇÃO E ARTE: NARRATIVAS E EXPERIÊNCIAS |
title_full |
SAÚDE, EDUCAÇÃO E ARTE: NARRATIVAS E EXPERIÊNCIAS |
title_fullStr |
SAÚDE, EDUCAÇÃO E ARTE: NARRATIVAS E EXPERIÊNCIAS |
title_full_unstemmed |
SAÚDE, EDUCAÇÃO E ARTE: NARRATIVAS E EXPERIÊNCIAS |
title_sort |
SAÚDE, EDUCAÇÃO E ARTE: NARRATIVAS E EXPERIÊNCIAS |
author |
Marinho, Jaqueline Luvisotto |
author_facet |
Marinho, Jaqueline Luvisotto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Roure, Glacy Queirós de http://lattes.cnpq.br/9023988496973401 Ternes, José http://lattes.cnpq.br/4963109088070313 Sugizaki, Eduardo http://lattes.cnpq.br/4594074167998014 Perotto, Lilian Ucker http://lattes.cnpq.br/1120812742549842 Rocha, Maria Alice de Sousa Carvalho http://lattes.cnpq.br/2591284191781967 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marinho, Jaqueline Luvisotto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
saúde-educação, saúde escolar, arte, experiência, narrativa, memória, linguagem, infância. health-education, school health, art, experience, narrative, memory, language, infancy. CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
saúde-educação, saúde escolar, arte, experiência, narrativa, memória, linguagem, infância. health-education, school health, art, experience, narrative, memory, language, infancy. CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Esta pesquisa teórica se projeta para a interação entre Saúde, Educação e Arte, que se relaciona às trajetórias e experiências da pesquisadora nestes campos, caminhando no sentido de desterritorialização de saberes, de desconstrução de limites entre campos de conhecimentos e de seus enquadramentos. Buscou-se por fios que pudessem ser trançados objetivando construir reflexões no sentido de possibilidades de caminhos por ações de Saúde-Educação na Saúde Escolar que se constituissem como interações dialéticas, entre ciência, arte, saúde e educação. O percurso metodológico se fundamenta nas concepções de Walter Benjamin, se construindo como um mosaico, em montagens de experimentações com seus estranhamentos e encantamentos, sendo as tesselas do mosaico construídas por mesclas de singularidades e fluxos de conhecimentos dos campos em interação, de permeações de elementos (auto)narrativos autobiográficos e de reflexões a partir de obras artísticas. As ideias se enredam no mosaico como “imagens dialéticas”, formando constelações. As imagens dialéticas, conforme Walter Benjamin, revelam, constroem e são constituídas por movimentos dialéticos, entre contradições e aproximações, entre estranhamentos e reconhecimentos, entre tensões e flexões, entre movimentos e suspensões. São apresentadas reflexões sobre a relação do científico com as ações de educação em saúde, considerando o controle da relação cientificizante no campo da Saúde Escolar, e reflexões sobre a Arte como um fluxo para a possibilidade de desvio por outras opções de se pensar a educação em saúde. No elaborar de reflexões sobre o caminhar para possibilidades de se considerar a relação Saúde, Educação e Arte na escola, especificamente em relação às ações de educação em saúde, buscam-se os afluentes das ideias de experiência, infância, memória, narrativa, arte e linguagem, considerando as concepções de Walter Benjamin, conectando estas ideias com as noções de processos saúde-doença e de experiências de saúde-doença. O percurso de pesquisa conflui para reflexões sobre a elaboração de narrativas por experimentações artísticas como caminhar para a possibilidade de elaboração de experiências de saúde-doença, concebendo-se assim a educação em saúde e a saúde escolar para além da mera transmissão e internalização de normas padronizadas de comportamento e cuidado em saúde. Compreende-se esta elaboração narrativa de modo anacrônico, por imagens dialéticas, desconstruindo-se e reconstruindo-se os saberes científicos na interação com o artístico. Em contraposição à educação em saúde pautada em comunicação de informações, que se utiliza de uma linguagem e de uma arte concebidas de modo instrumental, caminha-se por reflexões, a partir das compreensões de Walter Benjamin, sobre a possibilidade de as construções de narrativas artísticas se relacionarem a uma Saúde-Educação que propicie a elaboração de experiências. A narrativa se configura como um mosaico, ocorrendo as montagens das tesselas por movimentos dialéticos, por espantos e encantos, entre memória, saúde, arte, educação, ciência. Portanto, fez-se possível compreender a educação em saúde na linguagem, constituindo-se o sujeito pelo narrar relacionado aos processos saúde-doença, conectando-se a linguagem artística com a linguagem de seu corpo, possibilitando-se a elaboração de experiências de saúde-doença e a criação de saberes fulgurantes por entre as revelações de imagens dialéticas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-10T13:57:50Z 2016-09-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Marinho, Jaqueline Luvisotto. SAÚDE, EDUCAÇÃO E ARTE: NARRATIVAS E EXPERIÊNCIAS. 2016. 134 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia - GO. http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3540 |
identifier_str_mv |
Marinho, Jaqueline Luvisotto. SAÚDE, EDUCAÇÃO E ARTE: NARRATIVAS E EXPERIÊNCIAS. 2016. 134 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia - GO. |
url |
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3540 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia Brasil PUC Goiás Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia Brasil PUC Goiás Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br |
_version_ |
1809202265585614848 |