Aspectos da Apropriação das Linguagens Literário-Musical para Surdos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Alessandra Alves Vieira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4232
Resumo: Nesta investigação, parte-se do pressuposto de que os signos são as entidades do conhecimento e da percepção. Estes são instrumentos de comunicação e representação, na medida em que, com eles, configuramos linguisticamente a realidade e distinguimos os objetos entre si. Dessa forma, objetiva-se, neste estudo, verificar, por meio da interpretação de clássicos literários e peças musicais a construção de sentidos, no indivíduo surdo, dos signos necessários à compreensão e ao estabelecimento da relação dialógica de uma dimensão estética produtiva significado/ significante/significância nos diferentes graus de surdez. Sabemos que a associação conceito, imagem e som são diferentes para indivíduo surdo. Assim, a relação de ideia, pensamento e fala é concebida sem o som que será substituído por um sinal nessa língua. Esta concepção de significação para o surdo e sua comunidade é o alvo desta investigação. A educação de surdos é cercada de lacunas, ou seja, de possibilidades inexploradas de se potencializar o aprendizado geral do surdo. Esta investigação se propõe a avaliar como um objeto artístico, literário e musical pode contribuir para sua percepção universal na construção de significados e também influenciar no processo de cognição do surdo. Propõe-se através da interpretação em língua de sinais de obras literárias e músicas ressignificar o ambiente imaginativo e relacional, permitindo assim a incorporação de conceitos, valores e sentimentos que estas obras proporcionam à comunidade surda e ouvinte. A proposta é ainda mensurar e qualificar esta apropriação, discutindo a sua aplicabilidade e resultados junto à comunidade surda e referências bibliográficas.
id PUC_GO_9a1d0b59280dec5fc52f00cc1bd7d7ec
oai_identifier_str oai:ambar:tede/4232
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling Aspectos da Apropriação das Linguagens Literário-Musical para SurdosLiteratura. Música. Surdez. Cognição. Discurso.Literature. Music. Deafness. Cognition. Speech.LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASNesta investigação, parte-se do pressuposto de que os signos são as entidades do conhecimento e da percepção. Estes são instrumentos de comunicação e representação, na medida em que, com eles, configuramos linguisticamente a realidade e distinguimos os objetos entre si. Dessa forma, objetiva-se, neste estudo, verificar, por meio da interpretação de clássicos literários e peças musicais a construção de sentidos, no indivíduo surdo, dos signos necessários à compreensão e ao estabelecimento da relação dialógica de uma dimensão estética produtiva significado/ significante/significância nos diferentes graus de surdez. Sabemos que a associação conceito, imagem e som são diferentes para indivíduo surdo. Assim, a relação de ideia, pensamento e fala é concebida sem o som que será substituído por um sinal nessa língua. Esta concepção de significação para o surdo e sua comunidade é o alvo desta investigação. A educação de surdos é cercada de lacunas, ou seja, de possibilidades inexploradas de se potencializar o aprendizado geral do surdo. Esta investigação se propõe a avaliar como um objeto artístico, literário e musical pode contribuir para sua percepção universal na construção de significados e também influenciar no processo de cognição do surdo. Propõe-se através da interpretação em língua de sinais de obras literárias e músicas ressignificar o ambiente imaginativo e relacional, permitindo assim a incorporação de conceitos, valores e sentimentos que estas obras proporcionam à comunidade surda e ouvinte. A proposta é ainda mensurar e qualificar esta apropriação, discutindo a sua aplicabilidade e resultados junto à comunidade surda e referências bibliográficas.In this investigation it assumes that the signs are the entities of knowledge and of perception. These are instruments of communication and representation, insofar as, with them, we linguistically configure reality and distinguish objects from each other. Thus, the objective of this study is to verify through the interpretation of literary classics and musical pieces the construction of meanings in the deaf individual of the signs necessary for the understanding and establishment of the dialogical relationship of a productive aesthetic dimension meaning / signifier / differences in degrees of deafness. We know that the association concept, image and sound are different for deaf individual. Thus, the relation of idea, thought and speech is conceived without the sound that will be replaced by a sign in that language. This conception of meaning for the deaf and their community is the target of this investigation. The education of the deaf is surrounded by gaps, that is, unexplored possibilities of enhancing the general learning of the deaf. This research aims to evaluate how an artistic, literary and musical object can contribute to its universal perception in the construction of meanings and also influence the process of cognition of the deaf. It is proposed through the interpretation in sign language of literary works and music to re-signify the imaginative and relational environment, thus allowing the incorporation of concepts, values and feelings that these works provide to the deaf and listener community. The proposal is also to measure and qualify this appropriation, discussing its applicability and results with the deaf community and bibliographical references.Pontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de LetrasBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em LetrasPinto, Divino Joséhttp://lattes.cnpq.br/7196794396119181Mendes, Waléria Batista da Silva Vazhttp://lattes.cnpq.br/6517486234718510Lima, Maria de Fatima Gonçalveshttp://lattes.cnpq.br/8056641507047911Ribeiro, Alessandra Alves Vieira2019-05-20T16:47:10Z2019-03-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRibeiro, Alessandra Alves Vieira. Aspectos da Apropriação das Linguagens Literário-Musical para Surdos. 2019. 134 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4232porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2019-05-21T04:00:26Zoai:ambar:tede/4232Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932019-05-21T04:00:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv Aspectos da Apropriação das Linguagens Literário-Musical para Surdos
title Aspectos da Apropriação das Linguagens Literário-Musical para Surdos
spellingShingle Aspectos da Apropriação das Linguagens Literário-Musical para Surdos
Ribeiro, Alessandra Alves Vieira
Literatura. Música. Surdez. Cognição. Discurso.
Literature. Music. Deafness. Cognition. Speech.
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
title_short Aspectos da Apropriação das Linguagens Literário-Musical para Surdos
title_full Aspectos da Apropriação das Linguagens Literário-Musical para Surdos
title_fullStr Aspectos da Apropriação das Linguagens Literário-Musical para Surdos
title_full_unstemmed Aspectos da Apropriação das Linguagens Literário-Musical para Surdos
title_sort Aspectos da Apropriação das Linguagens Literário-Musical para Surdos
author Ribeiro, Alessandra Alves Vieira
author_facet Ribeiro, Alessandra Alves Vieira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinto, Divino José
http://lattes.cnpq.br/7196794396119181
Mendes, Waléria Batista da Silva Vaz
http://lattes.cnpq.br/6517486234718510
Lima, Maria de Fatima Gonçalves
http://lattes.cnpq.br/8056641507047911
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Alessandra Alves Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura. Música. Surdez. Cognição. Discurso.
Literature. Music. Deafness. Cognition. Speech.
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
topic Literatura. Música. Surdez. Cognição. Discurso.
Literature. Music. Deafness. Cognition. Speech.
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
description Nesta investigação, parte-se do pressuposto de que os signos são as entidades do conhecimento e da percepção. Estes são instrumentos de comunicação e representação, na medida em que, com eles, configuramos linguisticamente a realidade e distinguimos os objetos entre si. Dessa forma, objetiva-se, neste estudo, verificar, por meio da interpretação de clássicos literários e peças musicais a construção de sentidos, no indivíduo surdo, dos signos necessários à compreensão e ao estabelecimento da relação dialógica de uma dimensão estética produtiva significado/ significante/significância nos diferentes graus de surdez. Sabemos que a associação conceito, imagem e som são diferentes para indivíduo surdo. Assim, a relação de ideia, pensamento e fala é concebida sem o som que será substituído por um sinal nessa língua. Esta concepção de significação para o surdo e sua comunidade é o alvo desta investigação. A educação de surdos é cercada de lacunas, ou seja, de possibilidades inexploradas de se potencializar o aprendizado geral do surdo. Esta investigação se propõe a avaliar como um objeto artístico, literário e musical pode contribuir para sua percepção universal na construção de significados e também influenciar no processo de cognição do surdo. Propõe-se através da interpretação em língua de sinais de obras literárias e músicas ressignificar o ambiente imaginativo e relacional, permitindo assim a incorporação de conceitos, valores e sentimentos que estas obras proporcionam à comunidade surda e ouvinte. A proposta é ainda mensurar e qualificar esta apropriação, discutindo a sua aplicabilidade e resultados junto à comunidade surda e referências bibliográficas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-20T16:47:10Z
2019-03-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Ribeiro, Alessandra Alves Vieira. Aspectos da Apropriação das Linguagens Literário-Musical para Surdos. 2019. 134 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4232
identifier_str_mv Ribeiro, Alessandra Alves Vieira. Aspectos da Apropriação das Linguagens Literário-Musical para Surdos. 2019. 134 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.
url http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4232
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Letras
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letras
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Letras
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1796791400533065728