Aspectos da Apropriação das Linguagens Literário-Musical para Surdos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4232 |
Resumo: | Nesta investigação, parte-se do pressuposto de que os signos são as entidades do conhecimento e da percepção. Estes são instrumentos de comunicação e representação, na medida em que, com eles, configuramos linguisticamente a realidade e distinguimos os objetos entre si. Dessa forma, objetiva-se, neste estudo, verificar, por meio da interpretação de clássicos literários e peças musicais a construção de sentidos, no indivíduo surdo, dos signos necessários à compreensão e ao estabelecimento da relação dialógica de uma dimensão estética produtiva significado/ significante/significância nos diferentes graus de surdez. Sabemos que a associação conceito, imagem e som são diferentes para indivíduo surdo. Assim, a relação de ideia, pensamento e fala é concebida sem o som que será substituído por um sinal nessa língua. Esta concepção de significação para o surdo e sua comunidade é o alvo desta investigação. A educação de surdos é cercada de lacunas, ou seja, de possibilidades inexploradas de se potencializar o aprendizado geral do surdo. Esta investigação se propõe a avaliar como um objeto artístico, literário e musical pode contribuir para sua percepção universal na construção de significados e também influenciar no processo de cognição do surdo. Propõe-se através da interpretação em língua de sinais de obras literárias e músicas ressignificar o ambiente imaginativo e relacional, permitindo assim a incorporação de conceitos, valores e sentimentos que estas obras proporcionam à comunidade surda e ouvinte. A proposta é ainda mensurar e qualificar esta apropriação, discutindo a sua aplicabilidade e resultados junto à comunidade surda e referências bibliográficas. |
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Aspectos da Apropriação das Linguagens Literário-Musical para SurdosLiteratura. Música. Surdez. Cognição. Discurso.Literature. Music. Deafness. Cognition. Speech.LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASNesta investigação, parte-se do pressuposto de que os signos são as entidades do conhecimento e da percepção. Estes são instrumentos de comunicação e representação, na medida em que, com eles, configuramos linguisticamente a realidade e distinguimos os objetos entre si. Dessa forma, objetiva-se, neste estudo, verificar, por meio da interpretação de clássicos literários e peças musicais a construção de sentidos, no indivíduo surdo, dos signos necessários à compreensão e ao estabelecimento da relação dialógica de uma dimensão estética produtiva significado/ significante/significância nos diferentes graus de surdez. Sabemos que a associação conceito, imagem e som são diferentes para indivíduo surdo. Assim, a relação de ideia, pensamento e fala é concebida sem o som que será substituído por um sinal nessa língua. Esta concepção de significação para o surdo e sua comunidade é o alvo desta investigação. A educação de surdos é cercada de lacunas, ou seja, de possibilidades inexploradas de se potencializar o aprendizado geral do surdo. Esta investigação se propõe a avaliar como um objeto artístico, literário e musical pode contribuir para sua percepção universal na construção de significados e também influenciar no processo de cognição do surdo. Propõe-se através da interpretação em língua de sinais de obras literárias e músicas ressignificar o ambiente imaginativo e relacional, permitindo assim a incorporação de conceitos, valores e sentimentos que estas obras proporcionam à comunidade surda e ouvinte. A proposta é ainda mensurar e qualificar esta apropriação, discutindo a sua aplicabilidade e resultados junto à comunidade surda e referências bibliográficas.In this investigation it assumes that the signs are the entities of knowledge and of perception. These are instruments of communication and representation, insofar as, with them, we linguistically configure reality and distinguish objects from each other. Thus, the objective of this study is to verify through the interpretation of literary classics and musical pieces the construction of meanings in the deaf individual of the signs necessary for the understanding and establishment of the dialogical relationship of a productive aesthetic dimension meaning / signifier / differences in degrees of deafness. We know that the association concept, image and sound are different for deaf individual. Thus, the relation of idea, thought and speech is conceived without the sound that will be replaced by a sign in that language. This conception of meaning for the deaf and their community is the target of this investigation. The education of the deaf is surrounded by gaps, that is, unexplored possibilities of enhancing the general learning of the deaf. This research aims to evaluate how an artistic, literary and musical object can contribute to its universal perception in the construction of meanings and also influence the process of cognition of the deaf. It is proposed through the interpretation in sign language of literary works and music to re-signify the imaginative and relational environment, thus allowing the incorporation of concepts, values and feelings that these works provide to the deaf and listener community. The proposal is also to measure and qualify this appropriation, discussing its applicability and results with the deaf community and bibliographical references.Pontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de LetrasBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em LetrasPinto, Divino Joséhttp://lattes.cnpq.br/7196794396119181Mendes, Waléria Batista da Silva Vazhttp://lattes.cnpq.br/6517486234718510Lima, Maria de Fatima Gonçalveshttp://lattes.cnpq.br/8056641507047911Ribeiro, Alessandra Alves Vieira2019-05-20T16:47:10Z2019-03-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRibeiro, Alessandra Alves Vieira. Aspectos da Apropriação das Linguagens Literário-Musical para Surdos. 2019. 134 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4232porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2019-05-21T04:00:26Zoai:ambar:tede/4232Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932019-05-21T04:00:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
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