Representações sociais de alunos e professores sobre a formação moral dos jovens na contemporaneidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardes, Sara
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4810
Resumo: Essa pesquisa tem como objetivo identificar as Representações Sociais dos alunos e professores sobre a Formação Moral dos jovens na contemporaneidade. Para alcançar nossos objetivos, realizamos uma revisão teórica articulando a teoria de Serge Moscovici sobre as Representações Sociais com os estudos teóricos de Ernst Tugendhat sobre a Justificação da Moral e um estudo empírico sobre as Representações Sociais da Formação Moral em dois grupos sociais compostos por alunos e professores do Ensino Médio da Rede Pública de Ensino. Centramos atenção sobre temas como ética e moral, os jovens e a contemporaneidade, os jovens e sua formação moral na sociedade contemporânea, a formação moral e a sua relação com o contexto educacional, entre outros temas que também foram abordados e considerados de grande interesse para essa pesquisa e para a área educacional ou pelo menos fazem parte de suas preocupações. Desta maneira, a pesquisa se deu em uma instituição estadual que contempla o Ensino Médio, na cidade de Goiânia, no estado de Goiás. A pesquisa caracteriza-se como um estudo qualitativo a partir de entrevistas realizadas por meio de questionários abertos, desenvolvidas com 19 professores que, por critério de inclusão, ministram aulas na 2ª série do Ensino Médio e 10 alunos que, também, por critérios de inclusão, estavam matriculados na referida série. Para o aporte teórico e metodológico utilizou-se a Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici (1978, 2012) e para a compreensão da Justificação da Moral, utilizou-se os estudos teóricos de Ernst Tugendhat (2012). Para a análise das informações, utilizou-se a análise do conteúdo dos discursos. Este procedimento metodológico possibilitou o conhecimento das experiências ancoradas em seus cotidianos, a compreensão dos processos de construção das realidades, as ideias compartilhadas e perspectivas diferentes sobre uma mesma questão, além dos modos como elaboram coletivamente suas representações. Para realizarmos essa análise dos conteúdos discursivos, as entrevistas foram transcritas e submetidas ao software IRAMUTEC, que classificou os discursos dos participantes em duas classes de categorias: uma classe de categoria para o grupo de professores e outra classe para o grupo de alunos. A partir da análise qualitativa das categorias, os resultados demonstram essencialmente as Representações Sociais de cada grupo pesquisado sobre a Formação Moral dos jovens na contemporaneidade, sendo nesse caso utilizado dois corpos, um para a classe do grupo de professores e outro para a classe do grupo de alunos. Evidenciando elementos em comum no Núcleo Central das Representações Sociais dos dois grupos, os mesmos não representam duas Representações Sociais inteiramente idênticas entre si ou uma mesma representação em dois grupos. Ainda em relação aos resultados, a pesquisa elucida que para o grupo de alunos a Moral está predominantemente vinculada à reciprocidade, onde os elementos contextuais em que a Moral é empregada nas falas nos remete a um valor mútuo, autônomo e recíproco. Já para o grupo de professores, os elementos contextuais das falas nos conduzem a uma Moral imbuída em uma justificação autoritária, que demonstra conservadorismo, onde, em uma verticalidade, a autoridade é considerada pelo indivíduo como algo determinante para se constituir a Moral em si próprio e no outro. As temáticas foram discutidas buscando esclarecer os objetivos levantados na pesquisa, entretanto sabemos que não responderíamos em uma dissertação de mestrado a tantos questionamentos pertinentes a esse tema que ainda carece de pesquisas, principalmente em diálogo com a área educacional
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Centramos atenção sobre temas como ética e moral, os jovens e a contemporaneidade, os jovens e sua formação moral na sociedade contemporânea, a formação moral e a sua relação com o contexto educacional, entre outros temas que também foram abordados e considerados de grande interesse para essa pesquisa e para a área educacional ou pelo menos fazem parte de suas preocupações. Desta maneira, a pesquisa se deu em uma instituição estadual que contempla o Ensino Médio, na cidade de Goiânia, no estado de Goiás. A pesquisa caracteriza-se como um estudo qualitativo a partir de entrevistas realizadas por meio de questionários abertos, desenvolvidas com 19 professores que, por critério de inclusão, ministram aulas na 2ª série do Ensino Médio e 10 alunos que, também, por critérios de inclusão, estavam matriculados na referida série. Para o aporte teórico e metodológico utilizou-se a Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici (1978, 2012) e para a compreensão da Justificação da Moral, utilizou-se os estudos teóricos de Ernst Tugendhat (2012). Para a análise das informações, utilizou-se a análise do conteúdo dos discursos. Este procedimento metodológico possibilitou o conhecimento das experiências ancoradas em seus cotidianos, a compreensão dos processos de construção das realidades, as ideias compartilhadas e perspectivas diferentes sobre uma mesma questão, além dos modos como elaboram coletivamente suas representações. Para realizarmos essa análise dos conteúdos discursivos, as entrevistas foram transcritas e submetidas ao software IRAMUTEC, que classificou os discursos dos participantes em duas classes de categorias: uma classe de categoria para o grupo de professores e outra classe para o grupo de alunos. A partir da análise qualitativa das categorias, os resultados demonstram essencialmente as Representações Sociais de cada grupo pesquisado sobre a Formação Moral dos jovens na contemporaneidade, sendo nesse caso utilizado dois corpos, um para a classe do grupo de professores e outro para a classe do grupo de alunos. Evidenciando elementos em comum no Núcleo Central das Representações Sociais dos dois grupos, os mesmos não representam duas Representações Sociais inteiramente idênticas entre si ou uma mesma representação em dois grupos. Ainda em relação aos resultados, a pesquisa elucida que para o grupo de alunos a Moral está predominantemente vinculada à reciprocidade, onde os elementos contextuais em que a Moral é empregada nas falas nos remete a um valor mútuo, autônomo e recíproco. Já para o grupo de professores, os elementos contextuais das falas nos conduzem a uma Moral imbuída em uma justificação autoritária, que demonstra conservadorismo, onde, em uma verticalidade, a autoridade é considerada pelo indivíduo como algo determinante para se constituir a Moral em si próprio e no outro. As temáticas foram discutidas buscando esclarecer os objetivos levantados na pesquisa, entretanto sabemos que não responderíamos em uma dissertação de mestrado a tantos questionamentos pertinentes a esse tema que ainda carece de pesquisas, principalmente em diálogo com a área educacionalThis research aims to identify the social representations of students and teachers about the moral formation of young people today. To achieve our goals, we carried out a theoretical review articulating Serge Moscovici theory on Social Representations with Ernst Tugendhat theoretical studies on moral justification and an empirical study on social representations of moral formation in two social groups composed of students and High School teachers in the Public Education Network. We focus on issues such as ethics and morals, young people and contemporaneity, young people and their moral formation in contemporary society, moral formation and their relationship with the educational context, among other topics that were also addressed and considered of great interest to this research is for the educational area or at least are part of their concerns. Thus, the research took place in a state institution that includes high school, in the city of Goiânia, in the state of Goiás. The research is characterized as a qualitative study based on interviews conducted through open questionnaires, developed with 19 teachers who, by inclusion criteria, teach classes in the 2nd grade of high school and 10 students who, also, by inclusion criteria, were enrolled in that grade. For the theoretical and methodological contribution, Serge Moscovici's Theory of Social Representations (1978, 2012) was used and for the understanding of the justification of morality, the theoretical studies of Ernst Tugendhat (2012) were used. For the analysis of the information, the analysis of the content of the speeches was used. This methodological procedure enabled the knowledge of experiences anchored in their daily lives, the understanding of the construction processes of realities, shared ideas and different perspectives on the same issue, in addition to the ways in which they collectively elaborate their representations. To carry out this analysis of discursive contents, the interviews were transcribed and submitted to the IRAMUTEC software, which classified the participants' speeches into two categories of categories: a category class for the group of teachers and another class for the group of students. From the qualitative analysis of the categories, the results essentially demonstrate the social representations of each researched group about the moral formation of young people in contemporary times. In this case, two bodies were used, one for the teacher group class and the other for the group class of students. Evidencing common elements in the central core of the Social Representations of the two groups, they do not represent two entirely identical social representations or the same representation in two groups. Still in relation to the results, the research elucidates that for the group of students, morality is predominantly linked to reciprocity, where the contextual elements in which morality is used in the speeches lead us to a mutual, autonomous and reciprocal value. As for the group of professors, the contextual elements of the speeches lead us to a moral imbued with an authoritarian justification, which demonstrates conservatism, where, in a verticality, authority is considered by the individual as something decisive for constituting morality in itself and on the other. The themes were discussed seeking to clarify the objectives raised in the research, however we know that we would not respond in a master's thesis to so many questions pertaining to this theme that still lacks research, especially in dialogue with the educational areaPontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e HumanidadesBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em EducaçãoLemes, Lila Maria Spadonihttp://lattes.cnpq.br/1490734770061584Torres, Ana Raquel Rosashttp://lattes.cnpq.br/1834839774850674Santos, Elismar Alves doshttp://lattes.cnpq.br/1094724490436663Bernardes, Sara2022-06-07T19:50:53Z2021-09-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBernardes, Sara. Representações sociais de alunos e professores sobre a formação moral dos jovens na contemporaneidade. 2021. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2021.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4810porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2022-06-08T04:00:23Zoai:ambar:tede/4810Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932022-06-08T04:00:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
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