Licenciatura em Pedagogia no Brasil: Raízes Político-Pedagógicas de sua História Recente
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4341 |
Resumo: | Este estudo traz à discussão a situação atual curso de graduação em Pedagogia (licenciatura) tendo como pano de fundo os embates político-pedagógicos ocorridos ao longo do processo de reformulação do curso e seus desdobramentos até os dias atuais. A questão central consistiu em buscar rupturas epistemológicas incorporadas pelos cursos de Pedagogia após a promulgação das Diretrizes Curriculares Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura (Res. N. 1, 2006), ou seja, como os cursos refletem as propostas curriculares configuradas há treze anos. Para a coleta de dados, foram utilizados como procedimentos investigativos a pesquisa documental, a pesquisa bibliográfica e entrevistas com intelectuais que participaram do processo de elaboração e implantação das Diretrizes. A pesquisa documental consistiu na compilação e estudo de documentos nacionais, legais ou não, originados do MEC, Conselho Nacional de Educação, entidades e movimentos ligados à formação do educador. A pesquisa bibliográfica serviu-se das seguintes produções, entre outras: Aguiar et al. (2006), Brzezinski (2006, 2007), Durli (2007), Durli; Scheibe (2011), Durli; Bazzo (2008), Franco (2012), Franco; Libâneo; Pimenta (2007), Libâneo; Pimenta (1999), Freitas (1992, 1999, 2002, 2007), Kuenzer (2007), Scheibe (2008; 2007), Libâneo (1998; 2006; 2012), Somensi; Oittica; Vicente (2014), Pinto (2017), Silva (1998; 2003), Tanuri (2000; 2018), Triches (2016). Os dados acerca dos embates acadêmicos foram obtidos em produções acadêmicas (artigos, livros, teses e dissertações) e em depoimentos escritos ou orais de intelectuais que influenciam politicamente o campo pedagógico e que estiveram envolvidos no processo de discussão e formulação das Diretrizes. As entrevistas foram feitas com pesquisadores com atuação nos movimentos pela formação de professores e com produção acadêmica sobre o tema. O recorte temporal restringiu-se ao período entre os anos 1980 e 2016, considerando-se o surgimento de movimentos pela reformulação dos cursos de formação de professores nos anos 1980. Para o tratamento e análise dos dados, foram utilizadas as seguintes categorias: Trajetória de atuação dos entrevistados nos embates político-pedagógicos, posições defendidas sobre a docência, identidade profissional do pedagogo, impacto das Diretrizes Curriculares no curso de Pedagogia e embates e incertezas que persistem. As análises apontam aspectos relevantes e indicam tendências bastante verossímeis em relação a posicionamentos dos vários atores envolvidos nos embates em torno das Diretrizes Curriculares: a) reconhecimento do impacto da posição de defesa da docência como base da identidade do curso no movimento pela reformulação do curso e na legislação; b) persistência de opiniões que indicam o reducionismo do curso a apenas uma dimensão da Pedagogia, isto é, a preparação para o exercício da docência |
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Licenciatura em Pedagogia no Brasil: Raízes Político-Pedagógicas de sua História RecentePedagogia. Curso de Pedagogia. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação (Licenciatura) em Pedagogia. Identidade profissional do pedagogoPedagogy. Course of Pedagogy. National Curricular Guidelines for the Undergraduate Degree in Pedagogy. Professional identity of the pedagogue.CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEste estudo traz à discussão a situação atual curso de graduação em Pedagogia (licenciatura) tendo como pano de fundo os embates político-pedagógicos ocorridos ao longo do processo de reformulação do curso e seus desdobramentos até os dias atuais. A questão central consistiu em buscar rupturas epistemológicas incorporadas pelos cursos de Pedagogia após a promulgação das Diretrizes Curriculares Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura (Res. N. 1, 2006), ou seja, como os cursos refletem as propostas curriculares configuradas há treze anos. Para a coleta de dados, foram utilizados como procedimentos investigativos a pesquisa documental, a pesquisa bibliográfica e entrevistas com intelectuais que participaram do processo de elaboração e implantação das Diretrizes. A pesquisa documental consistiu na compilação e estudo de documentos nacionais, legais ou não, originados do MEC, Conselho Nacional de Educação, entidades e movimentos ligados à formação do educador. A pesquisa bibliográfica serviu-se das seguintes produções, entre outras: Aguiar et al. (2006), Brzezinski (2006, 2007), Durli (2007), Durli; Scheibe (2011), Durli; Bazzo (2008), Franco (2012), Franco; Libâneo; Pimenta (2007), Libâneo; Pimenta (1999), Freitas (1992, 1999, 2002, 2007), Kuenzer (2007), Scheibe (2008; 2007), Libâneo (1998; 2006; 2012), Somensi; Oittica; Vicente (2014), Pinto (2017), Silva (1998; 2003), Tanuri (2000; 2018), Triches (2016). Os dados acerca dos embates acadêmicos foram obtidos em produções acadêmicas (artigos, livros, teses e dissertações) e em depoimentos escritos ou orais de intelectuais que influenciam politicamente o campo pedagógico e que estiveram envolvidos no processo de discussão e formulação das Diretrizes. As entrevistas foram feitas com pesquisadores com atuação nos movimentos pela formação de professores e com produção acadêmica sobre o tema. O recorte temporal restringiu-se ao período entre os anos 1980 e 2016, considerando-se o surgimento de movimentos pela reformulação dos cursos de formação de professores nos anos 1980. Para o tratamento e análise dos dados, foram utilizadas as seguintes categorias: Trajetória de atuação dos entrevistados nos embates político-pedagógicos, posições defendidas sobre a docência, identidade profissional do pedagogo, impacto das Diretrizes Curriculares no curso de Pedagogia e embates e incertezas que persistem. As análises apontam aspectos relevantes e indicam tendências bastante verossímeis em relação a posicionamentos dos vários atores envolvidos nos embates em torno das Diretrizes Curriculares: a) reconhecimento do impacto da posição de defesa da docência como base da identidade do curso no movimento pela reformulação do curso e na legislação; b) persistência de opiniões que indicam o reducionismo do curso a apenas uma dimensão da Pedagogia, isto é, a preparação para o exercício da docênciaThis study brings to the discussion the current situation undergraduate course in Pedagogy (undergraduate) having as background the political-pedagogical clashes occurred throughout the process of reformulation of the course and its deployment to the present day through the analysis of the testimonies of intellectuals of the field and of the official legislation that regulated the course during its trajectory. The central question was to know that epistemological ruptures were incorporated by the current Pedagogy courses, post-institution of the Curricular Guidelines? In other words, how do the courses reflect the proposals made 13 years ago by the Guidelines? For the collection of data were used as investigative procedures documentary research, bibliographical research and interviews with researchers. The documentary research consisted of the compilation and study of national documents, legal or not, originating from the MEC, National Council of Education, entities and movements linked to the education of the educator. The data about the academic conflicts were obtained in academic productions (articles, books, theses and dissertations) and in written or oral testimonies of intellectuals that influence politically the pedagogical field and who were involved in the process of discussion and formulation of the National Curricular Guidelines of the Course of Pedagogy. The bibliographical research used the following productions, among others: Aguiar et al. (2006), Brzezinski (2006, 2007), Durli (2007), Durli; Scheibe (2011), Durli; Bazzo (2008), Franco (2012), Franco; Libâneo; Pimenta (2007), Libâneo; Pimenta (1999), Freitas (1992, 1999, 2002, 2007), Kuenzer (2006), Scheibe (2008, 2007), Libâneo (1998, 2006, 2012), Somensi; Oittica; Vicente (2014), Pinto (2017), Silva (1998; 2003), Tanuri (2000; 2018), Triches (2016). The interviews were carried out with researchers working on teacher education movements and academic production on the subject. The temporal cut-off was restricted to the period between 1980 and 2016, considering the emergence of movements for the reformulation of teacher training courses in the 1980s. For the treatment and analysis of data, the following categories were used: Trajectory of action in the political-pedagogical conflicts, positions defended on the teaching, professional identity of the pedagogue, impact of the Curricular Guidelines in the course of Pedagogy and persistent clashes and uncertainties. Analyzes point to relevant aspects and indicate quite plausible tendencies regarding the positions of the various actors involved in the conflicts around the Curricular Guidelines: a) recognition of the impact of the defense position of the teaching as the basis of the course's identity in the movement for the reformulation of the course and in the legislation; b) persistence of opinions that indicate the reductionism of the course to only one dimension of Pedagogy, that is, the preparation for the exercise of teaching, hindering the development of theory and research in the scientific field of PedagogyPontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de PedagogiaBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em EducaçãoLibâneo, José Carloshttp://lattes.cnpq.br/7261628151334430Tiballi, Elianda Figueiredo Aranteshttp://lattes.cnpq.br/1828025455687021Mesquita, Maria Cristina das Graças Dutrahttp://lattes.cnpq.br/4681160650808627Franco, Maria Amelia do Rosario Santoro FrancoRosa, Sandra Valéria Limontahttp://lattes.cnpq.br/6361226363713191Fernandes, Silvia Reis2019-09-12T17:20:17Z2019-06-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfFernandes, Silvia Reis. Licenciatura em Pedagogia no Brasil: Raízes Político-Pedagógicas de sua História Recente. 2019. 165 f. Tese (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4341porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2019-09-13T04:01:01Zoai:ambar:tede/4341Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932019-09-13T04:01:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
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Este estudo traz à discussão a situação atual curso de graduação em Pedagogia (licenciatura) tendo como pano de fundo os embates político-pedagógicos ocorridos ao longo do processo de reformulação do curso e seus desdobramentos até os dias atuais. A questão central consistiu em buscar rupturas epistemológicas incorporadas pelos cursos de Pedagogia após a promulgação das Diretrizes Curriculares Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura (Res. N. 1, 2006), ou seja, como os cursos refletem as propostas curriculares configuradas há treze anos. Para a coleta de dados, foram utilizados como procedimentos investigativos a pesquisa documental, a pesquisa bibliográfica e entrevistas com intelectuais que participaram do processo de elaboração e implantação das Diretrizes. A pesquisa documental consistiu na compilação e estudo de documentos nacionais, legais ou não, originados do MEC, Conselho Nacional de Educação, entidades e movimentos ligados à formação do educador. A pesquisa bibliográfica serviu-se das seguintes produções, entre outras: Aguiar et al. (2006), Brzezinski (2006, 2007), Durli (2007), Durli; Scheibe (2011), Durli; Bazzo (2008), Franco (2012), Franco; Libâneo; Pimenta (2007), Libâneo; Pimenta (1999), Freitas (1992, 1999, 2002, 2007), Kuenzer (2007), Scheibe (2008; 2007), Libâneo (1998; 2006; 2012), Somensi; Oittica; Vicente (2014), Pinto (2017), Silva (1998; 2003), Tanuri (2000; 2018), Triches (2016). Os dados acerca dos embates acadêmicos foram obtidos em produções acadêmicas (artigos, livros, teses e dissertações) e em depoimentos escritos ou orais de intelectuais que influenciam politicamente o campo pedagógico e que estiveram envolvidos no processo de discussão e formulação das Diretrizes. As entrevistas foram feitas com pesquisadores com atuação nos movimentos pela formação de professores e com produção acadêmica sobre o tema. O recorte temporal restringiu-se ao período entre os anos 1980 e 2016, considerando-se o surgimento de movimentos pela reformulação dos cursos de formação de professores nos anos 1980. Para o tratamento e análise dos dados, foram utilizadas as seguintes categorias: Trajetória de atuação dos entrevistados nos embates político-pedagógicos, posições defendidas sobre a docência, identidade profissional do pedagogo, impacto das Diretrizes Curriculares no curso de Pedagogia e embates e incertezas que persistem. As análises apontam aspectos relevantes e indicam tendências bastante verossímeis em relação a posicionamentos dos vários atores envolvidos nos embates em torno das Diretrizes Curriculares: a) reconhecimento do impacto da posição de defesa da docência como base da identidade do curso no movimento pela reformulação do curso e na legislação; b) persistência de opiniões que indicam o reducionismo do curso a apenas uma dimensão da Pedagogia, isto é, a preparação para o exercício da docência |
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