CONTANDO HISTÓRIAS NA SOCIEDADE DO ESPETÁCULO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/1275 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo compreender o sentido dos discursos dos professores sobre a contação de histórias na escola e como essa atividade tem sido significada em suas práticas. A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas semidirigidas com professores de escolas municipais de Goiânia. O grupo de dezoito professores entrevistados realizou o curso de contadores de histórias oferecido pela Secretaria Municipal de Educação. Essa pesquisa utiliza o dispositivo teórico Análise de Discurso (AD) da escola francesa, para apreender os sentidos das palavras, dos sujeitos da pesquisa os professores, considerando as condições de produção nas quais os discursos foram construídos. Além da AD, como fundamentação do objeto de estudo, apropriamos de teóricos que nos possibilitaram discutir conceitos: em Arendt (2002), tradição e cultura; em Benjamin (1994), tradição, narrativa e narrador; em Bettelheim (1980), análise dos contos de fadas, e teóricos da literatura infantil contemporânea: Coelho (2000), Perrotti (1986), Lajollo (1989), Turchi e Silva (2002), Yunes (1989) entre outros. Em Debord (2002) tomamos o conceito de espetáculo, que permitiu a reflexão sobre a apropriação do discurso do espetáculo na atividade de contar histórias. Quanto aos objetivos, as análises mostraram que a maioria dos professores entrevistados apresentou uma formação discursiva ligada à memória, à significação das lembranças da infância, de um passado vivido e reconstruído agora em suas práticas pedagógicas. Sobre o discurso pedagogizante da literatura foi possível perceber que apenas uma pequena parte dos professores se inscreve nessa formação discursiva e ainda assim não é a formação dominante em suas práticas. A análise das entrevistas apontou que o discurso pedagógico sobre a contação de histórias não possui características espetaculares, embora apareça, mas em menor proporção. A formação ideológica e discursiva da maioria dos professores pesquisados está relacionada à importância dada por esses à contação de histórias como lugar da palavra na valorização da tradição, dos costumes, do conhecimento e da experiência adquiridos pelas gerações passadas. |
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Além da AD, como fundamentação do objeto de estudo, apropriamos de teóricos que nos possibilitaram discutir conceitos: em Arendt (2002), tradição e cultura; em Benjamin (1994), tradição, narrativa e narrador; em Bettelheim (1980), análise dos contos de fadas, e teóricos da literatura infantil contemporânea: Coelho (2000), Perrotti (1986), Lajollo (1989), Turchi e Silva (2002), Yunes (1989) entre outros. Em Debord (2002) tomamos o conceito de espetáculo, que permitiu a reflexão sobre a apropriação do discurso do espetáculo na atividade de contar histórias. Quanto aos objetivos, as análises mostraram que a maioria dos professores entrevistados apresentou uma formação discursiva ligada à memória, à significação das lembranças da infância, de um passado vivido e reconstruído agora em suas práticas pedagógicas. Sobre o discurso pedagogizante da literatura foi possível perceber que apenas uma pequena parte dos professores se inscreve nessa formação discursiva e ainda assim não é a formação dominante em suas práticas. A análise das entrevistas apontou que o discurso pedagógico sobre a contação de histórias não possui características espetaculares, embora apareça, mas em menor proporção. A formação ideológica e discursiva da maioria dos professores pesquisados está relacionada à importância dada por esses à contação de histórias como lugar da palavra na valorização da tradição, dos costumes, do conhecimento e da experiência adquiridos pelas gerações passadas.This work has as objective to understand the sense of the teachers' speeches about the storytelling of stories in the school and how this activity has been significant in their practices. The research was accomplished through interviews semi-driven with teachers from Goiânia's municipal schools. The eighteen interviewed teachers' group accomplished the course of storytelling of stories offered by the Municipal General office of Education. This research uses the theoretical device of Analysis of Speech (AD) from the French school, to understand the words' meaning, of the subject of the research - the teacher - considering the production conditions in which the speeches were built. Besides AD, as base of the study object, we appropriated of theoretical like Arent (2002), who brought us the possibility to discuss the tradition and culture concepts, Benjamin (1994), tradition, narrative and narrator, Bettelheim (1980) and the theoretical of the contemporary childish literature like Coelho (2000), Perrotti (1986), Lajollo (1989), Turchi and Silva (2002), Yunes (1989) among others, and in Debord (2002) we took the spectacle's concept, that allowed the reflection about the appropriation of the spectacle's speech in the activity of storytelling of stories. As for the objectives, the analyses showed that most of the interviewed teachers presented a linked discursive formation to the memory, to the significance of the childhood's memories, of a lived past and rebuilt now in their pedagogic practices. About the literature's pedagogic speech it was possible to notice that just a small part of it enrols in this discursive formation and nevertheless it did not seem to be dominant. The analysis of the interviews pointed us that the pedagogic speech on the storytelling of stories does not possess spectacular characteristics, although it appears, but in smaller proportion. The ideological and discursive formation from the majority of the researched teachers is related to the importance given by those to the storytelling of stories as place of the word in the valorisation of the tradition, of the habits, of the knowledge and of the experience acquired by the last generations.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásEducaçãoRoure, Glacy Queirós dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792675Z1Brito, Maria Helena de Oliveirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787344H1Cruvinel, Maria de Fátimahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773967E0Manzan, Adriana Lino Alcantara2016-07-27T13:54:41Z2005-11-292005-09-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMANZAN, Adriana Lino Alcantara. CONTANDO HISTÓRIAS NA SOCIEDADE DO ESPETÁCULO. 2005. 123 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2005.http://localhost:8080/tede/handle/tede/1275porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-07T21:20:22Zoai:ambar:tede/1275Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-07T21:20:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
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