Os egressos surdos do curso de Letras/Libras da Universidade Federal de Goiás: formação acadêmica e inserção social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Wanuse Souza
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4570
Resumo: O presente trabalho, inscrito na linha de pesquisa "Educação, Sociedade e Cultura", do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Goiás, é resultante das discussões do grupo de pesquisa "Juventude e Educação" e do projeto de pesquisa denominado "Diversidade Cultural nas Políticas e Diretrizes Educacionais, Nacionais e Internacionais", que nos possibilitaram pensar nas questões sociais que envolvem as minorias excluídas, das quais pertencem o surdo. Por esta razão, o sujeito desta pesquisa são os egressos do curso Letras/Libras da Universidade Federal de Goiás (UFG), considerados no intuito de responder a seguinte questão norteadora: Em que medida o curso Letras/Libras da UFG ampliou as possibilidades de inserção social do egresso surdo nas diversas esferas da sociedade e quais são os limites e as possibilidades da formação levando-se em consideração a realidade objetiva a qual estes estão inseridos? Questionamento que se justifica tendo em vista que o Projeto Pedagógico do Curso Letras/Libras da Universidade Federal de Goiás define a proposta o curso para a formação de professores de Libras para atuarem no ensino Fundamental ou Médio; uma formação que será baseada numa concepção formativa do aluno, no intuito de possibilitar a "interação entre surdos e ouvintes em várias esferas sociais" (PPC/LETRAS/LIBRAS, 2008, p. 11). O estudo tem como objetivo geral investigar a formação acadêmica e a inserção social do egresso surdo da graduação de Letras/Libras da UFG à luz dos objetivos expressos no PPC do Curso. Toma-se como referencial o Conhecimento Praxiológico e a Sociologia Reflexiva de Pierre Bourdieu, nas quais os fenômenos sociais são tratados na relação dialética entre o mundo objetivo e o mundo subjetivo. Como metodologia, foram realizadas análises documentais dos editais de seleção, do PPC do Curso e das resoluções do curso de Letras/Libras da UFG. Além disso, para coleta de dados, foi aplicado um questionário sociocultural utilizando o pacote estatístico SPSS (Statistical Package for Social Science) versão 26 para análise dos dados, junto a quatorze egressos do curso de Letras/Libras, dos quais sete participaram de uma entrevista aprofundada. E como referenciais norteadores da pesquisa foram consideradas as contribuições de Bourdieu (1983, 1989, 2012, 2012a, 2015, 2015a); Cavalcante (2010; 2014); Feres Júnior e Campos (2013); Klein (2001); Moehlecke (2004); Nogueira, Catani (2015); Quadros (2005); Skliar (2012); Strobel (2008, 2009), e outros. Os resultados, a partir da análise dos dados, mostram que o egresso surdo de Letras/Libras faz parte de uma minoria que conseguiu acesso ao ensino superior, muito em decorrência ao sistema de cotas. E que, durante a graduação, por meio das estratégias de ensino, este conseguiu se integrar ao curso, de modo a ampliar o vocabulário e desenvolver habilidades de leitura e escrita da língua portuguesa. Já com a graduação, a maioria alcançou o objetivo de ser professor de libras. Contudo, apesar disso, contatamos também que a comunicação ainda é a barreira que dificulta a inclusão do surdo. Assim, é preciso pensar em escolas inclusivas bilíngues, num currículo voltado para surdo, com pedagogias visuais, que contemplem, de fato, a cultura surda
id PUC_GO_a0ff95763f9aeed5446d1bdbe4b1e148
oai_identifier_str oai:ambar:tede/4570
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling Os egressos surdos do curso de Letras/Libras da Universidade Federal de Goiás: formação acadêmica e inserção socialDeaf graduates of the Letras / Libras course at the Federal University of Goiás: academic training and social insertionPolíticas de Inclusão. Ensino Superior. Letras/Libras. EgressosInclusion Policies. University education. Letters / Pounds. GraduatesCiências Humanas: EducaçãoO presente trabalho, inscrito na linha de pesquisa "Educação, Sociedade e Cultura", do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Goiás, é resultante das discussões do grupo de pesquisa "Juventude e Educação" e do projeto de pesquisa denominado "Diversidade Cultural nas Políticas e Diretrizes Educacionais, Nacionais e Internacionais", que nos possibilitaram pensar nas questões sociais que envolvem as minorias excluídas, das quais pertencem o surdo. Por esta razão, o sujeito desta pesquisa são os egressos do curso Letras/Libras da Universidade Federal de Goiás (UFG), considerados no intuito de responder a seguinte questão norteadora: Em que medida o curso Letras/Libras da UFG ampliou as possibilidades de inserção social do egresso surdo nas diversas esferas da sociedade e quais são os limites e as possibilidades da formação levando-se em consideração a realidade objetiva a qual estes estão inseridos? Questionamento que se justifica tendo em vista que o Projeto Pedagógico do Curso Letras/Libras da Universidade Federal de Goiás define a proposta o curso para a formação de professores de Libras para atuarem no ensino Fundamental ou Médio; uma formação que será baseada numa concepção formativa do aluno, no intuito de possibilitar a "interação entre surdos e ouvintes em várias esferas sociais" (PPC/LETRAS/LIBRAS, 2008, p. 11). O estudo tem como objetivo geral investigar a formação acadêmica e a inserção social do egresso surdo da graduação de Letras/Libras da UFG à luz dos objetivos expressos no PPC do Curso. Toma-se como referencial o Conhecimento Praxiológico e a Sociologia Reflexiva de Pierre Bourdieu, nas quais os fenômenos sociais são tratados na relação dialética entre o mundo objetivo e o mundo subjetivo. Como metodologia, foram realizadas análises documentais dos editais de seleção, do PPC do Curso e das resoluções do curso de Letras/Libras da UFG. Além disso, para coleta de dados, foi aplicado um questionário sociocultural utilizando o pacote estatístico SPSS (Statistical Package for Social Science) versão 26 para análise dos dados, junto a quatorze egressos do curso de Letras/Libras, dos quais sete participaram de uma entrevista aprofundada. E como referenciais norteadores da pesquisa foram consideradas as contribuições de Bourdieu (1983, 1989, 2012, 2012a, 2015, 2015a); Cavalcante (2010; 2014); Feres Júnior e Campos (2013); Klein (2001); Moehlecke (2004); Nogueira, Catani (2015); Quadros (2005); Skliar (2012); Strobel (2008, 2009), e outros. Os resultados, a partir da análise dos dados, mostram que o egresso surdo de Letras/Libras faz parte de uma minoria que conseguiu acesso ao ensino superior, muito em decorrência ao sistema de cotas. E que, durante a graduação, por meio das estratégias de ensino, este conseguiu se integrar ao curso, de modo a ampliar o vocabulário e desenvolver habilidades de leitura e escrita da língua portuguesa. Já com a graduação, a maioria alcançou o objetivo de ser professor de libras. Contudo, apesar disso, contatamos também que a comunicação ainda é a barreira que dificulta a inclusão do surdo. Assim, é preciso pensar em escolas inclusivas bilíngues, num currículo voltado para surdo, com pedagogias visuais, que contemplem, de fato, a cultura surdaThe present work, registered in the research line "Education, Society and Culture", of the Postgraduate Program in Education at PUC Goiás, is the result of the discussions of the research group "Youth and Education" and the research project called "Diversity" Cultural in Educational, National and International Policies and Guidelines ", which enabled us to think about the social issues that involve excluded minorities, of which the deaf belong. For this reason, the subjects of this research are the graduates of the Letras / Libras course at the Federal University of Goiás (UFG), considered in order to answer the following guiding question: To what extent did the Letras / Libras course at UFG expand the possibilities of insertion development of deaf graduates in different spheres of society and what are the limits and possibilities of training taking into account the objective reality to which they are inserted? Questioning that is justified considering that the Pedagogical Project of the Letras / Libras Course of the Federal University of Goiás defines the proposal the course for the training of Libras teachers to work in elementary or high school; a training that will be based on a formative conception of the student, in order to enable ¿interaction between deaf and listeners in various social spheres¿ (PPC / LETRAS / LIBRAS, 2008, p. 11). The general objective of the study is to investigate the academic formation and social insertion of the deaf graduate of the undergraduate course of Letters / Libras at UFG in the light of the objectives expressed in the PPC of the Course. Pierre Bourdieu's Praxiological Knowledge and Reflective Sociology are taken as a reference, in which social phenomena are treated in the dialectical relationship between the objective and the subjective world. As a methodology, documentary analyzes were carried out of the selection notices and resolutions of the Letras / Libras course at UFG. In addition, for data collection, a sociocultural questionnaire was applied using the statistical package SPSS (Statistical Package for Social Science) version 26 for data analysis, along with fourteen graduates of the Letras / Libras course, of which seven participated in an interview. in-depth. Bourdieu's contributions (1983, 1989, 2012, 2012a, 2015, 2015a) were considered as guiding references of the research; Cavalcante (2010; 2014); Feres Júnior and Campos (2013); Klein (2001); Moehlecke (2004); Nogueira, Catani (2015); Quadros (2005); Skliar (2012); Strobel (2008, 2009), and others. The results, from the analysis of the data, show that the deaf graduate of Letras / Libras is part of a minority that gained access to higher education, largely due to the quota system. And that, during graduation, through teaching strategies, he managed to integrate into the course, in order to expand the vocabulary and develop reading and writing skills in the Portuguese language. With graduation, most achieved the goal of being a teacher of pounds. However, despite this, we also contact that communication is still the barrier that hinders the inclusion of the deaf. Thus, it is necessary to think of inclusive bilingual schools, of a curriculum aimed at the deaf, with visual pedagogies, which, in fact, contemplate deaf culturePontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de PedagogiaBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em EducaçãoCavalcante, Cláudia Valentehttp://lattes.cnpq.br/2596699122693694Gomes, Marcilene PelegrinePires, Edna MissenoLopes, Wanuse Souza2021-01-12T18:54:31Z2020-08-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLopes, Wanuse Souza. Os egressos surdos do curso de Letras/Libras da Universidade Federal de Goiás: formação acadêmica e inserção social. 2020. 132 fl. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4570porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2021-01-13T04:00:32Zoai:ambar:tede/4570Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932021-01-13T04:00:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv Os egressos surdos do curso de Letras/Libras da Universidade Federal de Goiás: formação acadêmica e inserção social
Deaf graduates of the Letras / Libras course at the Federal University of Goiás: academic training and social insertion
title Os egressos surdos do curso de Letras/Libras da Universidade Federal de Goiás: formação acadêmica e inserção social
spellingShingle Os egressos surdos do curso de Letras/Libras da Universidade Federal de Goiás: formação acadêmica e inserção social
Lopes, Wanuse Souza
Políticas de Inclusão. Ensino Superior. Letras/Libras. Egressos
Inclusion Policies. University education. Letters / Pounds. Graduates
Ciências Humanas: Educação
title_short Os egressos surdos do curso de Letras/Libras da Universidade Federal de Goiás: formação acadêmica e inserção social
title_full Os egressos surdos do curso de Letras/Libras da Universidade Federal de Goiás: formação acadêmica e inserção social
title_fullStr Os egressos surdos do curso de Letras/Libras da Universidade Federal de Goiás: formação acadêmica e inserção social
title_full_unstemmed Os egressos surdos do curso de Letras/Libras da Universidade Federal de Goiás: formação acadêmica e inserção social
title_sort Os egressos surdos do curso de Letras/Libras da Universidade Federal de Goiás: formação acadêmica e inserção social
author Lopes, Wanuse Souza
author_facet Lopes, Wanuse Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cavalcante, Cláudia Valente
http://lattes.cnpq.br/2596699122693694
Gomes, Marcilene Pelegrine
Pires, Edna Misseno
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Wanuse Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas de Inclusão. Ensino Superior. Letras/Libras. Egressos
Inclusion Policies. University education. Letters / Pounds. Graduates
Ciências Humanas: Educação
topic Políticas de Inclusão. Ensino Superior. Letras/Libras. Egressos
Inclusion Policies. University education. Letters / Pounds. Graduates
Ciências Humanas: Educação
description O presente trabalho, inscrito na linha de pesquisa "Educação, Sociedade e Cultura", do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Goiás, é resultante das discussões do grupo de pesquisa "Juventude e Educação" e do projeto de pesquisa denominado "Diversidade Cultural nas Políticas e Diretrizes Educacionais, Nacionais e Internacionais", que nos possibilitaram pensar nas questões sociais que envolvem as minorias excluídas, das quais pertencem o surdo. Por esta razão, o sujeito desta pesquisa são os egressos do curso Letras/Libras da Universidade Federal de Goiás (UFG), considerados no intuito de responder a seguinte questão norteadora: Em que medida o curso Letras/Libras da UFG ampliou as possibilidades de inserção social do egresso surdo nas diversas esferas da sociedade e quais são os limites e as possibilidades da formação levando-se em consideração a realidade objetiva a qual estes estão inseridos? Questionamento que se justifica tendo em vista que o Projeto Pedagógico do Curso Letras/Libras da Universidade Federal de Goiás define a proposta o curso para a formação de professores de Libras para atuarem no ensino Fundamental ou Médio; uma formação que será baseada numa concepção formativa do aluno, no intuito de possibilitar a "interação entre surdos e ouvintes em várias esferas sociais" (PPC/LETRAS/LIBRAS, 2008, p. 11). O estudo tem como objetivo geral investigar a formação acadêmica e a inserção social do egresso surdo da graduação de Letras/Libras da UFG à luz dos objetivos expressos no PPC do Curso. Toma-se como referencial o Conhecimento Praxiológico e a Sociologia Reflexiva de Pierre Bourdieu, nas quais os fenômenos sociais são tratados na relação dialética entre o mundo objetivo e o mundo subjetivo. Como metodologia, foram realizadas análises documentais dos editais de seleção, do PPC do Curso e das resoluções do curso de Letras/Libras da UFG. Além disso, para coleta de dados, foi aplicado um questionário sociocultural utilizando o pacote estatístico SPSS (Statistical Package for Social Science) versão 26 para análise dos dados, junto a quatorze egressos do curso de Letras/Libras, dos quais sete participaram de uma entrevista aprofundada. E como referenciais norteadores da pesquisa foram consideradas as contribuições de Bourdieu (1983, 1989, 2012, 2012a, 2015, 2015a); Cavalcante (2010; 2014); Feres Júnior e Campos (2013); Klein (2001); Moehlecke (2004); Nogueira, Catani (2015); Quadros (2005); Skliar (2012); Strobel (2008, 2009), e outros. Os resultados, a partir da análise dos dados, mostram que o egresso surdo de Letras/Libras faz parte de uma minoria que conseguiu acesso ao ensino superior, muito em decorrência ao sistema de cotas. E que, durante a graduação, por meio das estratégias de ensino, este conseguiu se integrar ao curso, de modo a ampliar o vocabulário e desenvolver habilidades de leitura e escrita da língua portuguesa. Já com a graduação, a maioria alcançou o objetivo de ser professor de libras. Contudo, apesar disso, contatamos também que a comunicação ainda é a barreira que dificulta a inclusão do surdo. Assim, é preciso pensar em escolas inclusivas bilíngues, num currículo voltado para surdo, com pedagogias visuais, que contemplem, de fato, a cultura surda
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-17
2021-01-12T18:54:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Lopes, Wanuse Souza. Os egressos surdos do curso de Letras/Libras da Universidade Federal de Goiás: formação acadêmica e inserção social. 2020. 132 fl. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4570
identifier_str_mv Lopes, Wanuse Souza. Os egressos surdos do curso de Letras/Libras da Universidade Federal de Goiás: formação acadêmica e inserção social. 2020. 132 fl. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.
url http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4570
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1809202272385630208