O Desenvolvimento Regional e a Educação Profissional e Tecnológica: Caso dos IFETs Da Microrregião do Sudoeste de Goiás

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Telma Regina de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4188
Resumo: Esta dissertação aborda o tema “Desenvolvimento regional e educação profissional e tecnológica” buscando compreender a dimensão espacial e territorial dos fenômenos socioeconômicos, o dinamismo de umas regiões e o declínio e estagnação de outras, a ocupação e a expansão da fronteira agrícola no estado de Goiás e a relevância dos municípios do sudoeste goiano no desenvolvimento do Estado considerando a importância e o papel da educação superior e da educação profissional e tecnológica para o crescimento e o desenvolvimento de uma determinada região. No intuito de esclarecer as indagações advindas das incertezas que permeiam o tema, adota-se como recorte temporal o período de 1995 a 2010, que coincide com o dos governos de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) e de Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010), marcados pelas políticas de expansão e interiorização da educação brasileira. O ponto central das análises destaca as legislações, os programas e as ações que contribuíram para a expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (REPCT), procurando instituir um contraponto para a reflexão e a análise do movimento expansionista no Brasil e em Goiás. A investigação procura avançar com proposições sobre a relevância da educação superior no processo de desenvolvimento regional, que decorre dos debates sobre a qualidade do ensino, a oferta de cursos ligados à expertise local, os papéis dos atores, os impactos na qualidade de vida da população, o desenvolvimento local, enfim, sobre os resultados apresentados nos aspectos sociais, econômicos e educacionais. Em decorrência disso, busca-se investigar se o crescimento da REPCT durante o período delineado para a pesquisa contribuiu para o desenvolvimento social, econômico e educacional do estado de Goiás e, sobretudo, dos municípios da Microrregião do Sudoeste de Goiás (MSG) nos quais foram reestruturados e/ou implantados os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFETs) que compõem a rede. Para responder a esse questionamento, a dissertação buscou levantar os seguintes tópicos relativos à microrregião em estudo: perfil socioeconômico dos municípios que a compõem; caracterização das estruturas educacionais; mapeamento da educação superior e da presença dos IFETs; e mensuração da formação de profissionais. Na pesquisa, partiu-se do geral – enquadramento teórico (aspectos teóricos do desenvolvimento regional) para o particular – enquadramento histórico-empírico. Também foi levantado o estado da arte do objeto de estudo (estrutura para a formação profissional) e realizado um Estudo de Caso – Abordagem Local-Empírico –, visando avaliar o papel da REPCT na qualificação de quadros profissionais. Concluiu-se, portanto, que o crescimento da REPCT durante o período delineado para a pesquisa (1995-2010) contribuiu para o desenvolvimento regional do país e, sobretudo, para os municípios da Microrregião do Sudoeste de Goiás.
id PUC_GO_aa7514d1cc2f2d17923225c51641d30e
oai_identifier_str oai:ambar:tede/4188
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling O Desenvolvimento Regional e a Educação Profissional e Tecnológica: Caso dos IFETs Da Microrregião do Sudoeste de GoiásDesenvolvimento Regional. Educação Superior. Educação Profissional e Tecnológica. Estado de Goiás. Microrregião do Sudoeste de Goiás.Regional Development. Higher Education. Professional and Technological Education. State of Goiás. Microregion of the Southwest of Goiás.CIENCIAS SOCIAIS APLICADASEsta dissertação aborda o tema “Desenvolvimento regional e educação profissional e tecnológica” buscando compreender a dimensão espacial e territorial dos fenômenos socioeconômicos, o dinamismo de umas regiões e o declínio e estagnação de outras, a ocupação e a expansão da fronteira agrícola no estado de Goiás e a relevância dos municípios do sudoeste goiano no desenvolvimento do Estado considerando a importância e o papel da educação superior e da educação profissional e tecnológica para o crescimento e o desenvolvimento de uma determinada região. No intuito de esclarecer as indagações advindas das incertezas que permeiam o tema, adota-se como recorte temporal o período de 1995 a 2010, que coincide com o dos governos de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) e de Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010), marcados pelas políticas de expansão e interiorização da educação brasileira. O ponto central das análises destaca as legislações, os programas e as ações que contribuíram para a expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (REPCT), procurando instituir um contraponto para a reflexão e a análise do movimento expansionista no Brasil e em Goiás. A investigação procura avançar com proposições sobre a relevância da educação superior no processo de desenvolvimento regional, que decorre dos debates sobre a qualidade do ensino, a oferta de cursos ligados à expertise local, os papéis dos atores, os impactos na qualidade de vida da população, o desenvolvimento local, enfim, sobre os resultados apresentados nos aspectos sociais, econômicos e educacionais. Em decorrência disso, busca-se investigar se o crescimento da REPCT durante o período delineado para a pesquisa contribuiu para o desenvolvimento social, econômico e educacional do estado de Goiás e, sobretudo, dos municípios da Microrregião do Sudoeste de Goiás (MSG) nos quais foram reestruturados e/ou implantados os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFETs) que compõem a rede. Para responder a esse questionamento, a dissertação buscou levantar os seguintes tópicos relativos à microrregião em estudo: perfil socioeconômico dos municípios que a compõem; caracterização das estruturas educacionais; mapeamento da educação superior e da presença dos IFETs; e mensuração da formação de profissionais. Na pesquisa, partiu-se do geral – enquadramento teórico (aspectos teóricos do desenvolvimento regional) para o particular – enquadramento histórico-empírico. Também foi levantado o estado da arte do objeto de estudo (estrutura para a formação profissional) e realizado um Estudo de Caso – Abordagem Local-Empírico –, visando avaliar o papel da REPCT na qualificação de quadros profissionais. Concluiu-se, portanto, que o crescimento da REPCT durante o período delineado para a pesquisa (1995-2010) contribuiu para o desenvolvimento regional do país e, sobretudo, para os municípios da Microrregião do Sudoeste de Goiás.This dissertation addressed the theme "Regional development and professional and technological education", seeking to understand the spatial and territorial dimension of socioeconomic phenomena, the dynamism of some regions and the decline and stagnation of others, occupation and expansion of the agricultural frontier in the state of Goiás and the relevance of the municipalities of southwestern Goiás in the development of the State, considering the importance and role of higher education and professional and technological education for the growth and development of a given region. In order to clarify the questions arising from the uncertainties that permeate the theme, the period from 1995 to 2010, which coincides with the governments of Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) and Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010), marked by the policies of expansion and internalization of Brazilian education. The focus of the analyzes highlights the legislation, programs and actions that contributed to the expansion of the Federal Network of Vocational, Scientific and Technological Education (REPCT), seeking to establish a counterpoint for the reflection and analysis of the expansionist movement in Brazil and in Goiás. The research seeks to move forward with proposals on the relevance of higher education in the regional development process, which stems from debates on the quality of education, the provision of courses linked to local expertise, the roles of the actors, the impacts on the quality of life of the population , the local development, finally, on the results presented in the social, economic and educational aspects. As a result, it was sought to investigate whether the growth of REPCT during the period delineated for the research contributed to the social, economic and educational development of the state of Goiás and, above all, the municipalities of the Southwest Microregion of Goiás (MSG) in which the Federal Institutes of Education, Science and Technology (IFETs) that make up the network have been restructured and / or implemented. To answer this question, the dissertation sought to raise the following topics regarding the microregion under study: socioeconomic profile of the municipalities that compose it; characterization of educational structures; mapping of higher education and the presence of IFETs; and measurement of professional training. In the research, we started with the general - theoretical framework (theoretical aspects of regional development) for the particular - historical-empirical framework. The state of the art of the object of study (structure for vocational training) was also studied and a Case Study - Local-Empirical Approach was carried out, in order to evaluate the role of REPCT in the qualification of professional staff. It was concluded, therefore, that the growth of the REPCT during the period defined for the research (1995-2010) contributed to the regional development of the country and, above all, to the municipalities of the Southwest Microregion of Goiás.Pontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Gestão e Negócios::Curso de Ciências EconômicasBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Desenvolvimento e Planejamento TerritorialBoaventura, Deusa Maria Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/4518779017675694Pietrafesa, José Paulohttp://lattes.cnpq.br/5325872034942622Vieira, Jeferson de Castrohttp://lattes.cnpq.br/0972106177221533Barros, Telma Regina de2019-04-17T12:37:35Z2019-03-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBarros, Telma Regina de. O Desenvolvimento Regional e a Educação Profissional e Tecnológica: Caso dos IFETs Da Microrregião do Sudoeste de Goiás. 2019. 173 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Desenvolvimento e Planejamento Territorial) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4188porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-04T20:31:49Zoai:ambar:tede/4188Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-04T20:31:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv O Desenvolvimento Regional e a Educação Profissional e Tecnológica: Caso dos IFETs Da Microrregião do Sudoeste de Goiás
title O Desenvolvimento Regional e a Educação Profissional e Tecnológica: Caso dos IFETs Da Microrregião do Sudoeste de Goiás
spellingShingle O Desenvolvimento Regional e a Educação Profissional e Tecnológica: Caso dos IFETs Da Microrregião do Sudoeste de Goiás
Barros, Telma Regina de
Desenvolvimento Regional. Educação Superior. Educação Profissional e Tecnológica. Estado de Goiás. Microrregião do Sudoeste de Goiás.
Regional Development. Higher Education. Professional and Technological Education. State of Goiás. Microregion of the Southwest of Goiás.
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
title_short O Desenvolvimento Regional e a Educação Profissional e Tecnológica: Caso dos IFETs Da Microrregião do Sudoeste de Goiás
title_full O Desenvolvimento Regional e a Educação Profissional e Tecnológica: Caso dos IFETs Da Microrregião do Sudoeste de Goiás
title_fullStr O Desenvolvimento Regional e a Educação Profissional e Tecnológica: Caso dos IFETs Da Microrregião do Sudoeste de Goiás
title_full_unstemmed O Desenvolvimento Regional e a Educação Profissional e Tecnológica: Caso dos IFETs Da Microrregião do Sudoeste de Goiás
title_sort O Desenvolvimento Regional e a Educação Profissional e Tecnológica: Caso dos IFETs Da Microrregião do Sudoeste de Goiás
author Barros, Telma Regina de
author_facet Barros, Telma Regina de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Boaventura, Deusa Maria Rodrigues
http://lattes.cnpq.br/4518779017675694
Pietrafesa, José Paulo
http://lattes.cnpq.br/5325872034942622
Vieira, Jeferson de Castro
http://lattes.cnpq.br/0972106177221533
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Telma Regina de
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento Regional. Educação Superior. Educação Profissional e Tecnológica. Estado de Goiás. Microrregião do Sudoeste de Goiás.
Regional Development. Higher Education. Professional and Technological Education. State of Goiás. Microregion of the Southwest of Goiás.
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic Desenvolvimento Regional. Educação Superior. Educação Profissional e Tecnológica. Estado de Goiás. Microrregião do Sudoeste de Goiás.
Regional Development. Higher Education. Professional and Technological Education. State of Goiás. Microregion of the Southwest of Goiás.
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
description Esta dissertação aborda o tema “Desenvolvimento regional e educação profissional e tecnológica” buscando compreender a dimensão espacial e territorial dos fenômenos socioeconômicos, o dinamismo de umas regiões e o declínio e estagnação de outras, a ocupação e a expansão da fronteira agrícola no estado de Goiás e a relevância dos municípios do sudoeste goiano no desenvolvimento do Estado considerando a importância e o papel da educação superior e da educação profissional e tecnológica para o crescimento e o desenvolvimento de uma determinada região. No intuito de esclarecer as indagações advindas das incertezas que permeiam o tema, adota-se como recorte temporal o período de 1995 a 2010, que coincide com o dos governos de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) e de Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010), marcados pelas políticas de expansão e interiorização da educação brasileira. O ponto central das análises destaca as legislações, os programas e as ações que contribuíram para a expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (REPCT), procurando instituir um contraponto para a reflexão e a análise do movimento expansionista no Brasil e em Goiás. A investigação procura avançar com proposições sobre a relevância da educação superior no processo de desenvolvimento regional, que decorre dos debates sobre a qualidade do ensino, a oferta de cursos ligados à expertise local, os papéis dos atores, os impactos na qualidade de vida da população, o desenvolvimento local, enfim, sobre os resultados apresentados nos aspectos sociais, econômicos e educacionais. Em decorrência disso, busca-se investigar se o crescimento da REPCT durante o período delineado para a pesquisa contribuiu para o desenvolvimento social, econômico e educacional do estado de Goiás e, sobretudo, dos municípios da Microrregião do Sudoeste de Goiás (MSG) nos quais foram reestruturados e/ou implantados os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFETs) que compõem a rede. Para responder a esse questionamento, a dissertação buscou levantar os seguintes tópicos relativos à microrregião em estudo: perfil socioeconômico dos municípios que a compõem; caracterização das estruturas educacionais; mapeamento da educação superior e da presença dos IFETs; e mensuração da formação de profissionais. Na pesquisa, partiu-se do geral – enquadramento teórico (aspectos teóricos do desenvolvimento regional) para o particular – enquadramento histórico-empírico. Também foi levantado o estado da arte do objeto de estudo (estrutura para a formação profissional) e realizado um Estudo de Caso – Abordagem Local-Empírico –, visando avaliar o papel da REPCT na qualificação de quadros profissionais. Concluiu-se, portanto, que o crescimento da REPCT durante o período delineado para a pesquisa (1995-2010) contribuiu para o desenvolvimento regional do país e, sobretudo, para os municípios da Microrregião do Sudoeste de Goiás.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-17T12:37:35Z
2019-03-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Barros, Telma Regina de. O Desenvolvimento Regional e a Educação Profissional e Tecnológica: Caso dos IFETs Da Microrregião do Sudoeste de Goiás. 2019. 173 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Desenvolvimento e Planejamento Territorial) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4188
identifier_str_mv Barros, Telma Regina de. O Desenvolvimento Regional e a Educação Profissional e Tecnológica: Caso dos IFETs Da Microrregião do Sudoeste de Goiás. 2019. 173 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Desenvolvimento e Planejamento Territorial) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.
url http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4188
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Gestão e Negócios::Curso de Ciências Econômicas
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Desenvolvimento e Planejamento Territorial
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Gestão e Negócios::Curso de Ciências Econômicas
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Desenvolvimento e Planejamento Territorial
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1809202270197252096