A LITERATURA NO AMBIENTE ESCOLAR: EXPLORANDO DESAFIOS.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/3215 |
Resumo: | Os escritos aqui desenvolvidos estão organizados dentro da linha de investigação científica Literatura e Crítica Literária , e faz indagações sobre as realidades e possibilidades do ensino de Literatura no contexto escolar. A intenção do estudo literário em sala de aula tem objetivo pedagógico, de incentivar e estabelecer elementos reflexivos dos discentes com relação ao seu cotidiano. A análise da literatura sem fins pedagógicos preza a apreciação artística da escrita, por meio de poesias e outros gêneros textuais. Os estudos literários, embora tenham uma orientação específica estabelecida nas Orientações Curriculares para o ensino médio, inscrevem-se no campo da disciplina Língua Portuguesa. Para compreender as condições em que são ministradas as aulas de Literatura no ambiente escolar, delimitaremos a concepção teórica que aborda os conceitos: literatura, leitura, leitor, presentes nos documentos que orientam o currículo do ensino médio, face às práticas docentes. O problema que levantamos refere-se ainda às implicações que permeiam as atividades por meio das quais o estudo e o ensino de literatura ocorrem, cotidianamente, e mostram-se a partir do senso comum. As implicações que interferem, neste caso, são reflexos de vários elementos que fazem parte do ambiente escolar. Para evidenciarmos, de forma prática, a discussão teórica sobre o ensino de literatura no ensino médio, realizamos encontros destinados à obtenção de dados e informações sobre a percepção dos alunos e dos professores em relação aos conteúdos e práticas realizadas no Colégio Estadual Dom Pedro I,em Aparecida de Goiânia, Goiás, Brasil. De posse dos resultados encontrados, avaliamos o perfil do escolar e do professor quanto ao ensino e o estudo literário, bem como as condições do trabalho docente. |
id |
PUC_GO_ab8a056f8926210259a6be7a181b5a53 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ambar:tede/3215 |
network_acronym_str |
PUC_GO |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository_id_str |
6593 |
spelling |
A LITERATURA NO AMBIENTE ESCOLAR: EXPLORANDO DESAFIOS.EnsinoEnsino de literaturaLeitorLeituraLiteraturaEducationTeaching literatureReaderReadingLiteratureCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASOs escritos aqui desenvolvidos estão organizados dentro da linha de investigação científica Literatura e Crítica Literária , e faz indagações sobre as realidades e possibilidades do ensino de Literatura no contexto escolar. A intenção do estudo literário em sala de aula tem objetivo pedagógico, de incentivar e estabelecer elementos reflexivos dos discentes com relação ao seu cotidiano. A análise da literatura sem fins pedagógicos preza a apreciação artística da escrita, por meio de poesias e outros gêneros textuais. Os estudos literários, embora tenham uma orientação específica estabelecida nas Orientações Curriculares para o ensino médio, inscrevem-se no campo da disciplina Língua Portuguesa. Para compreender as condições em que são ministradas as aulas de Literatura no ambiente escolar, delimitaremos a concepção teórica que aborda os conceitos: literatura, leitura, leitor, presentes nos documentos que orientam o currículo do ensino médio, face às práticas docentes. O problema que levantamos refere-se ainda às implicações que permeiam as atividades por meio das quais o estudo e o ensino de literatura ocorrem, cotidianamente, e mostram-se a partir do senso comum. As implicações que interferem, neste caso, são reflexos de vários elementos que fazem parte do ambiente escolar. Para evidenciarmos, de forma prática, a discussão teórica sobre o ensino de literatura no ensino médio, realizamos encontros destinados à obtenção de dados e informações sobre a percepção dos alunos e dos professores em relação aos conteúdos e práticas realizadas no Colégio Estadual Dom Pedro I,em Aparecida de Goiânia, Goiás, Brasil. De posse dos resultados encontrados, avaliamos o perfil do escolar e do professor quanto ao ensino e o estudo literário, bem como as condições do trabalho docente.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásLiteratura e Crítica LiteráriaMachado, Lacy Guaraciabahttp://lattes.cnpq.br/6281312559432634Silva, Marcos Amanco2016-08-10T11:07:04Z2014-11-192014-11-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Marcos Amanco. A LITERATURA NO AMBIENTE ESCOLAR: EXPLORANDO DESAFIOS.. 2014. 109 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2014.http://localhost:8080/tede/handle/tede/3215porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-25T21:53:27Zoai:ambar:tede/3215Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-25T21:53:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A LITERATURA NO AMBIENTE ESCOLAR: EXPLORANDO DESAFIOS. |
title |
A LITERATURA NO AMBIENTE ESCOLAR: EXPLORANDO DESAFIOS. |
spellingShingle |
A LITERATURA NO AMBIENTE ESCOLAR: EXPLORANDO DESAFIOS. Silva, Marcos Amanco Ensino Ensino de literatura Leitor Leitura Literatura Education Teaching literature Reader Reading Literature CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
title_short |
A LITERATURA NO AMBIENTE ESCOLAR: EXPLORANDO DESAFIOS. |
title_full |
A LITERATURA NO AMBIENTE ESCOLAR: EXPLORANDO DESAFIOS. |
title_fullStr |
A LITERATURA NO AMBIENTE ESCOLAR: EXPLORANDO DESAFIOS. |
title_full_unstemmed |
A LITERATURA NO AMBIENTE ESCOLAR: EXPLORANDO DESAFIOS. |
title_sort |
A LITERATURA NO AMBIENTE ESCOLAR: EXPLORANDO DESAFIOS. |
author |
Silva, Marcos Amanco |
author_facet |
Silva, Marcos Amanco |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Machado, Lacy Guaraciaba http://lattes.cnpq.br/6281312559432634 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Marcos Amanco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Ensino de literatura Leitor Leitura Literatura Education Teaching literature Reader Reading Literature CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
topic |
Ensino Ensino de literatura Leitor Leitura Literatura Education Teaching literature Reader Reading Literature CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
description |
Os escritos aqui desenvolvidos estão organizados dentro da linha de investigação científica Literatura e Crítica Literária , e faz indagações sobre as realidades e possibilidades do ensino de Literatura no contexto escolar. A intenção do estudo literário em sala de aula tem objetivo pedagógico, de incentivar e estabelecer elementos reflexivos dos discentes com relação ao seu cotidiano. A análise da literatura sem fins pedagógicos preza a apreciação artística da escrita, por meio de poesias e outros gêneros textuais. Os estudos literários, embora tenham uma orientação específica estabelecida nas Orientações Curriculares para o ensino médio, inscrevem-se no campo da disciplina Língua Portuguesa. Para compreender as condições em que são ministradas as aulas de Literatura no ambiente escolar, delimitaremos a concepção teórica que aborda os conceitos: literatura, leitura, leitor, presentes nos documentos que orientam o currículo do ensino médio, face às práticas docentes. O problema que levantamos refere-se ainda às implicações que permeiam as atividades por meio das quais o estudo e o ensino de literatura ocorrem, cotidianamente, e mostram-se a partir do senso comum. As implicações que interferem, neste caso, são reflexos de vários elementos que fazem parte do ambiente escolar. Para evidenciarmos, de forma prática, a discussão teórica sobre o ensino de literatura no ensino médio, realizamos encontros destinados à obtenção de dados e informações sobre a percepção dos alunos e dos professores em relação aos conteúdos e práticas realizadas no Colégio Estadual Dom Pedro I,em Aparecida de Goiânia, Goiás, Brasil. De posse dos resultados encontrados, avaliamos o perfil do escolar e do professor quanto ao ensino e o estudo literário, bem como as condições do trabalho docente. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-11-19 2014-11-03 2016-08-10T11:07:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Marcos Amanco. A LITERATURA NO AMBIENTE ESCOLAR: EXPLORANDO DESAFIOS.. 2014. 109 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2014. http://localhost:8080/tede/handle/tede/3215 |
identifier_str_mv |
SILVA, Marcos Amanco. A LITERATURA NO AMBIENTE ESCOLAR: EXPLORANDO DESAFIOS.. 2014. 109 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2014. |
url |
http://localhost:8080/tede/handle/tede/3215 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Ciências Humanas BR PUC Goiás Literatura e Crítica Literária |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Ciências Humanas BR PUC Goiás Literatura e Crítica Literária |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br |
_version_ |
1809202263637360640 |