THE READER’S PROFILE IN THE BRASILIAN LITERATURE TEACHING TEXTBOOK OF 2010’S

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mossi de Quadros, Camila
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Hisae Yaegashi Zaponne, Mirian
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interdisciplinar
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/18328
Resumo: Este artigo apresenta um recorte da tese intitulada O ensino de literatura em livros brasileiros (entredécadas 1960-2010) que identificou e analisou 28 livros que tematizavam o ensino de literatura e que foram publicados por autores brasileiros nesse período. As obras foram analisadas, cotejadas entre si e com os documentos educacionais, objetivando a definição de alguns aspectos relacionados ao ensino de literatura, dentre eles, do perfil do leitor predominante em cada década. Os resultados evidenciaram que as obras se antecedem à legislação brasileira sobre o tema, pois, em síntese, parte-se de um perfil de leitor humanizado (moralizado), nas décadas de 1960/1970, para um leitor emancipado na década. de 1980. O presente artigo apresenta o perfil do leitor que se configurou nos livros na década de 2010 a 2020. Neste período, há a progressiva supressão do perfil de leitor literário como aquele que se engaja socialmente, em direção à formação de um leitor fruidor, conceito que se consolida na década de 2010 e se reflete nos documentos legais, sendo adotado pela BNCC, em 2018, como objetivo da formação do leitor.
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spelling THE READER’S PROFILE IN THE BRASILIAN LITERATURE TEACHING TEXTBOOK OF 2010’SO PERFIL DO LEITOR NOS LIVROS BRASILEIROS DE ENSINO DE LITERATURA DA DÉCADA DE 2010Reader profileReader educationLiterary readingLiterature teachingTextbook analysisPerfil do leitorFormação de leitoresLeitura literáriaEnsino de literaturaAnálise de livrosEste artigo apresenta um recorte da tese intitulada O ensino de literatura em livros brasileiros (entredécadas 1960-2010) que identificou e analisou 28 livros que tematizavam o ensino de literatura e que foram publicados por autores brasileiros nesse período. As obras foram analisadas, cotejadas entre si e com os documentos educacionais, objetivando a definição de alguns aspectos relacionados ao ensino de literatura, dentre eles, do perfil do leitor predominante em cada década. Os resultados evidenciaram que as obras se antecedem à legislação brasileira sobre o tema, pois, em síntese, parte-se de um perfil de leitor humanizado (moralizado), nas décadas de 1960/1970, para um leitor emancipado na década. de 1980. O presente artigo apresenta o perfil do leitor que se configurou nos livros na década de 2010 a 2020. Neste período, há a progressiva supressão do perfil de leitor literário como aquele que se engaja socialmente, em direção à formação de um leitor fruidor, conceito que se consolida na década de 2010 e se reflete nos documentos legais, sendo adotado pela BNCC, em 2018, como objetivo da formação do leitor.This article presents the profile of the reader intended to be trained in nine literature teaching textbooks published in the 2010s. It is an excerpt from the original unpublished thesis O ensino de literatura em livros brasileiros (entredécadas 1960-2010), which identified 28 literature teaching textbooks published by Brazilian authors in this period. The materials were analyzed, compared to each other and to the Brazilian? educational documents, aiming to define some aspects regarding the teaching of literature, including the predominant reader’s profile in each decade. The results showed that the works precede the documents, because, in summary, the profile of a humanized reader (moralized) in the 1960’s and 1970’s was replaced by an emancipated reader in the 1980’s. In the 2000s, there is the progressive suppression of social engagement, towards the training of a fruition reader, a concept that is consolidated in the 2010s and is reflected in the legislation, being adopted by the BNCC in 2018 as the goal for reader training.Carlos Magno Santos2022-11-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1832810.47250/intrell.v37i1.p13-28Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 37: Ano XVII - jan-jun de 2022 | A literatura em espaços escolares e não escolares; 13-28Interdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 37: Ano XVII - jan-jun de 2022 | A literatura em espaços escolares e não escolares; 13-28Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 37: Ano XVII - jan-jun de 2022 | A literatura em espaços escolares e não escolares; 13-281980-887910.47250/intrell.v37i1reponame:Interdisciplinarinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/18328/13162Copyright (c) 2022 Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literaturainfo:eu-repo/semantics/openAccessMossi de Quadros, Camila Hisae Yaegashi Zaponne, Mirian 2022-11-11T22:42:32Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/18328Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/oaicalmag@bol.com.br1980-88791980-8879opendoar:2022-11-11T22:42:32Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
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O PERFIL DO LEITOR NOS LIVROS BRASILEIROS DE ENSINO DE LITERATURA DA DÉCADA DE 2010
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